II CONGRESSO SOBRE O PENSAMENTO DAS MULHERES NEGRAS NO BRASIL

Sobre o Evento

*** A inscrição não garante vaga. O acesso às salas será por ordem de chegada e limitado a capacidade física do espaço. ***

O I Congresso sobre o Pensamento de Mulheres Negras no Brasil e na Diáspora Africana, realizado, em novembro de 2014, por DIADORIM/UNEB em parceria com Criola/RJ, NEIM/Ufba e com a Escola de Música/Ufba, surgiu com o objetivo de explorar a produção de conhecimento promovida pelas mulheres negras em diferentes áreas e, também para divulgar o pensamento das mulheres negras e suas diversas atuações e linguagens no campo cultural, social e político.
Através de mesas-redondas, apresentações de trabalho e workshops congregou pesquisadoras/es durante três dias. O evento contou com o apoio total de Luiza Bairros, na época, ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/SEPPIR. O apoio fazia parte de um conjunto de ações realizadas pelo ministério para celebrar os 20 anos do legado de Lélia Gonzalez.
Em 2016 Luiza Bairros foi tocada por Iku, desligando-se deste mundo e acordando no Òrun.  Seu pensamento continuará entre nós através de gerações, constituindo um legado precioso de ensinamentos que nos permitirão prosseguir com a construção de uma forma feminista negra de pensar e intervir na realidade para o enfrentamento do racismo e sexismo. Entretanto, sem perder de vista a comunidade negra como um todo.
O II Congresso sobre o Pensamento das Mulheres Negras no Brasil e na Diáspora Africana é nossa homenagem à Luiza Bairros. Com o tema “SOMOS TODAS LUIZA BAIRROS” o evento tem a pretensão de constituir-se em um momento de formação e articulação de perspectivas, saberes e fazeres de mulheres negras, como forma alternativa de reflexão e estudos acerca das desigualdades raciais e de gênero. Nesta nova edição conta com a realização de CEGRES DIADORIM/UNEB, Criola/RJ, Grupo de Pesquisa Candaces/UNEB, Grupo de Pesquisa em Cultura, Linguagens e Educação, DEDC/Campus I e com apoio do NUPE/DEDC.
O II Congresso sobre o Pensamento das Mulheres Negras no Brasil e na Diáspora Africana quer contribuir com os estudos feministas, de gênero e raça, a partir do pensamento das mulheres negras brasileiras. Além de colaborar para o fortalecimento da área de estudos de gênero e raça da UNEB.
O evento ocorrerá articulado com o V Kizomba, evento organizado anualmente pelo DEDC/Campus I para celebrar o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra na UNEB; com o II Encontro Nacional Turbanteiras e Trançadeiras; e com o I Encontro Nacional Moda e Ancestralidade.

Programação

Mais Informações