CULTURA DE PAZ EM TEMPOS DE EXCEPCIONALIDADE

Sobre o Evento

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS INTERDEPARTAMENTAIS EM CULTURAS E RELIGIÕES - CEPICR
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, RELIGIÃO, CULTURA E SAÚDE

CONVITE. nº 02/2021. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamentais em Culturas e Religiões (CEPICR) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS) convida toda comunidade para participar do evento acadêmico Cultura de Paz em Tempos de Excepcionalidade em formato de mediação tecnológica, com transmissão pelo Canal Apontamento de Pesquisa, no YouTube. O evento acontecerá no dia 22 de fevereiro de 2021, a partir das 17h00.

O evento se justifica na medida em que se insere num conjunto de discussões acadêmicas necessárias em torno da reflexão sobre a importância do diálogo e da tolerância como fatores imprescindíveis construir uma formação cidadã e humana e consequentemente uma cultura de paz. Ultimamente, testemunhamos os efeitos mais diretos das instabilidades sócio-políticas com maior intensidade no aumento da violência de grupos armados, tráficos de drogas, femincídio, perseguição religiosa e nítida violação de direitos humanos e terrorismo. Assim, a cultura de paz se coloca como um espaço dinâmico de mediação de conflitos diversos e preservação da vida.

Uma cultura de paz é uma forma de abordagem integral onde se conjugam e convergem esforços para prevenir a manifestação da violência em qualquer nível, baseada em tolerância religiosa, educação para a paz, na economia solidária, na sustentabilidade ambiental, no desenvolvimento social, técnico, político e também na definição de pautas de igualdade e justiça social entre homens e mulheres, diminuição dos sistemas de opressão ao trabalhadores, consolidação de um estado democrático de Direito e nas políticas criminais de desarmamento.

Neste cenário, surge a necessidade de difusão de ambientes de cultura de paz, para cooperação e diálogo entre todas as religiões, organizações, instituições orientando para toda forma de eliminação de pensamentos e atos discriminatórios na sociedade assim como o cerceamento de meios de discriminação baseadas em religiões e suas convicções mais absolutas. A cultura de paz é uma abordagem que preza pela liberdade de expressão, respeito, minimizando as ofensas à dignidade da pessoa humana, que atentam para as liberdades fundamentais em nossa sociedade. Com este contexto, convidamos a comunidade acadêmica a partir de nosso evento.

CONVIDADOS

¦ Prof. Paulo Mendes Pinto. Universidade Lusófona.
¦ Profª Paula Odilon dos Santos. UFBA.
¦ Prof. Marinilson Barbosa da Silva. UFPB.
¦ Profª Danielle Ventura de Lima Pinheiro.

*Como posso me Inscrever?* Para participar do evento pelo YouTube, você deverá se inscrever no site do Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ingressando no link disponibilizado neste texto-convite.


*Onde posso assistir?* Todos os eventos mediados por tecnologias de digitais de transmissão de áudio e vídeo podem ser acessados no site do Canal de Apontamento de Pesquisas no YouTube, pelo celular, pelo tablet ou pelo computador.

O evento conta com *certificado de participação* expedido pela própria instituição. Para ter direito ao certificado, o participante inscrito deverá preencher o formulário de frequência, disponibilizado pelos monitores no dia do evento.

CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA.

Programação

Mais Informações