JORNADA UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA POPULAR – TIPNI 2023

Sobre o Evento


Neste Ano de 2023, a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular completa dez anos. Uma década de experiência coletiva, aglutinando saberes, se espalhando em mais de setenta Instituições de Ensino Superior; Grupos, Núcleos e Laboratórios de Estudo e Pesquisa; Programas de Pós-Graduação; Coletivos de Trabalho; Estudantes, Movimentos e Organizações Populares do Campo e da Cidade, articulados em torno da compreensão da Questão Agrária e da construção da Reforma Agrária Popular. Os fios da História e da Memória Social viva, tecem os conteúdos de Mística da Jornada. A Jornada se constitui como espaço de aglutinação, resistência e de contribuição à batalha das ideias própria de nosso tempo. Os esforços coletivos de uma década carecem de uma sistematização coletiva, na forma de um Balanço da Jornada, como uma cartografia dos territórios participantes, dos diálogos entre os coletivos envolvidos, das instituições, grupos e coletivos, as temáticas em destaque, as ações realizadas; projetos, pesquisas e cursos envolvidos ou realizados; liames da cultura, da pedagogia e das artes da resistência, publicações, alcance público das ações, dentre outros aspectos que impulsionaram nosso quefazer nesses anos. Esta é uma de nossas tarefas em 2023: recolher da caminhada e dos passos dados, material para uma sistematização coletiva da função pedagógica da Jornada e que nos fortaleça na projeção de ações que estejam em sintonia com os desafios da realidade brasileira atual.

Compreendemos a articulação da JURA como parte de nossa resistência ativa. Desde a conjuntura regressiva de 2016 e aprofundada durante o governo genocida a partir de 2019, resistimos contra o completo desmonte das políticas publicas para a reforma agrária e o ataque sistemático aos vetores da cultura e memória pública, às universidades e ao complexo de ciência e tecnologia, às agências do meio ambiente e à criminalização das lutas sociais. A JURA é parte das lutas do Abril Vermelho, e em destaque o dia 17 de Abril, em Memória aos Mártires do Massacre em Eldorado dos Carajás; data que sugerimos se mantenha como Abertura da Jornada.

O Calendário para o ano de 2023 pode ser construído levando em devida conta as especificidades locais, a conjuntura do país, o calendário de Memória a Co-memorar, configurando a Jornada como uma atividade-processo ao longo de 2023 em suas diversificadas ações, porém concentrando suas atividades principais entre os meses de abril e julho. A JURA traz como lema este ano, REFORMA AGRÁRIA POPULAR: EM DEFESA DA NATUREZA E DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS! A JURA do TIPNI é uma ação coordenada pelo Centro Acadêmico de Educação do Campo ; CAECDT/Campus VII, UNIVASF, IF-Baiano, Movimento dos Trabalhadores/as Assentados/as, Acampados/as e Quilombolas - CETA; Comissão Pastoral da Terra - CPT; Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares – CACTUS; Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA; Central das Associações da Agricultura Familiar do Território Piemonte Norte do Itapicuru - CAAF pela Consulta Popular . 

O objetivo da JURA é desenvolver ações que fortaleçam os movimentos de luta pela terra e a organização social em defesa de uma sociedade justa e igualitária, tendo a pauta da reforma agrária popular como mobilizadora das ações. 

Objetivos específicos: 

1. Desenvolver atividades integradas nacionalmente, no Estado e no Território, envolvendo as IES públicas, organizações, movimentos sociais de luta pela terra e a Educação Básica. 2. Integrar estudantes da graduação e da pós graduação nas discussões da luta pela terra; 3. Ampliar a participação dos movimentos sociais de luta pela terra nas IES; 4. Fortalecer o Colegiado Territorial; 5. Ampliar e fortalecer a Educação do Campo no Território. 6. Estimular pesquisas e trabalhos de conclusão de curso que envolvam as temáticas agrárias na relação com a educação. 

Programação

Mais Informações