II Encontro Baiano de Ciência, Tecnologia e Inovação & II Seminário de Inovação UNEB

Sobre o Evento

O evento acompanha a perspectiva da democratização da ciência, tecnologia e Inovação, situando os debates em três mesas, a fala de abertura, uma conferência e os grupos de trabalhos, bem como os observadores a serem designados pelo INPI (escritório Bahia), pela FINEP (MCTI) e pelo FORTEC Nordeste. O ethos da coexistência tem a ver com a totalidade e inteireza do evento, uma vez que as duas mesas centrais são construídas numa perspectiva de atender de um lado o debate sobre altas tecnologias trazendo a inteligência artificial, robótica, energias renováveis e invenções na saúde, nesta mesa possivelmente teremos uma trilha percorrida nas certificações de patentes, software e desenhos industriais. Por outro lado, a segunda mesa versará sobre Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, desembocará em tecnologias sociais e processos de saberes e fazeres. A terceira mesa teremos o contato com as startups baianas, ou melhor, empresas nascentes baianas, algumas oriundas das universidades, com a finalidade de conhecermos suas trajetórias.

Para além disso, apresentaremos as boas práticas que vêm sendo desenvolvidas pela Universidade do Estado da Bahia, mediante os resultados dos trabalhos oriundos do segundo Edital do PROINOVAÇÃO, cujo objetivo central foi incentivar aos docentes pesquisadores/as em investir em pesquisas que pudessem gerar para a universidade horizontes abertos no sentido das Propriedades Intelectuais patentes, registros de programas (jogos digitais, museus virtuais) desenhos industriais, com isto, incentivando o diálogo com INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). 

Além disso, neste II Encontro, teremos a oportunidade de realizar reuniões com os Núcleos de Inovação Tecnologia do Estado da Bahia. Essas interações serão fundamentais para pensar estratégias de utilização efetiva dos produtos e processos desenvolvidos, visando, entre outros objetivos, a transferência de tecnologia e a difusão do conhecimento científico. Esse encontro aspira explorar a possibilidade de criar um fórum dedicado a essas discussões, potencializando e fortalecendo a inovação e o desenvolvimento baiano de forma sustentável e inclusiva.


Prazo de inscrição: 25 de abril a 10 de junho de 2024.


Programação