ABUSO DO PODER RELIGIOSO E ELEIÇÕES NO BRASIL

Sobre o Evento

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS XV

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS INTERDEPARTAMENTAIS EM CULTURAS E RELIGIÕES - CEPICR

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM RELIGIÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SAÚDE - GEPERCS


CONVITE. nº 07/2021.

Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamentais em Culturas e Religiões (CEPICR) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS) convidam toda comunidade para participar do evento acadêmico *ABUSO DO PODER RELIGIOSO E ELEIÇÕES NO BRASIL* em formato de mediação tecnológica, com transmissão pelo Canal Apontamento de Pesquisa, no YouTube. O evento acontecerá no dia 21 de julho de 2021 com programação em anexo a este texto-convite. Este evento é uma iniciativa do curso de extensão "Estudos críticos sobre linguagem, filosofia e fenômeno religioso".

OBJETO E JUSTIFICATIVA DO EVENTO.

Este evento se justifica na medida em que busca investigar as relações entre o abuso do poder religioso e as eleições diretas no Brasil, como forma de reflexão sobre os princípios democráticos como a liberdade de voto, com novos cenários de discussão no campo da política, das ciências da religião, da sociologia e do Direito. O tema é relevante porque está constantemente em pauta no Supremo Tribunal Federal quando se fala no tema da liberdade religiosa. A imposição de limites às atividades eclesiásticas representa uma medida necessária à proteção da liberdade de voto e da própria legitimidade do processo eleitoral, dada a ascendência incorporada pelos expoentes das igrejas em setores específicos da comunidade. O STF propõe que a partir das próximas eleições, o Judiciário passe a considerar o abuso religioso com uma ilegalidade semelhante ao abuso de poder econômico.

Nessa perspectiva, enquanto espaço de discussão, pesquisa e conhecimento, o evento busca analisar se existe abuso de poder religioso no processo eleitoral, com base naquilo que chamamos de legitimação confessional no espaço comum, a partir de uma reflexão constitucional de alteridade. Além do mais, não se pode desconsiderar os aspectos da laicidade do Estado de modo que a concepção do abuso do poder religioso poderá corromper o princípio da igualdade na teoria da eficácia horizontal dos direitos fundamentais, dos quais seus efeitos foram tão benéficos para a consolidação de direitos fundamentais que se encontram no catálogo constitucional da Carta Magna da República. Entre a liberdade religiosa e o abuso do poder religioso existe uma antinomia jurídica e divina que merece atenção. É o que se propõe neste importante debate.

CONVIDADOS

Jacó Lula da Silva.
Deputado Estadual (PT-BA).

Profª Magali do Nascimento Cunha.
Pesquisadora em comunicação e religiões - ISER.

Prof. Dr. Everton Nery Carneiro.
Docente UNEB e Coordenador CEPICR.

Como posso me Inscrever? Para participar do evento pelo YouTube, você deverá se inscrever no site do Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ingressando no link disponibilizado neste texto-convite.

PERIODO DE INSCRIÇÃO: 14/07 a 21/07/2021.

Clique aqui para inscrição ? https://www.sge.uneb.br/inicio/detalhe/4042?sigla=EVENTO_CEPICR_UNEB_09&nome=ABUSO+DO+PODER+RELIGIOSO+E+ELEI%C3%87%C3%95ES+NO+BRASIL&tipo=1

Onde posso assistir? Todos os eventos mediados por tecnologias de digitais de transmissão de áudio e vídeo podem ser acessados no site do Canal de Apontamento de Pesquisas no YouTube, pelo celular, pelo tablet ou pelo computador.


O evento conta com certificado de participação expedido pela própria instituição. Para ter direito ao certificado, o participante inscrito deverá preencher o formulário de frequência, disponibilizado pelos monitores no dia do evento.

Contamos com a sua presença!

Programação

Mais Informações