MONITOR da X Semana de Matemática: A matemática e suas aplicações na sociedade

DEDCVIII Inscrição - 29/10/2022 à 30/10/2022

OFICINA - Uso do Ábaco em Sala de Aula

DEDCVIII Inscrição - 29/10/2022 à 05/11/2022

OFICINA - Construção do Icosaedro

DEDCVIII Inscrição - 29/10/2022 à 05/11/2022

Sessão Aberta da LANAF: Impactos da longa permanência em UTIs neonatais

DCVI Inscrição - 28/10/2022 à 01/11/2022

Sessão aberta sobre os impactos da longa permanência na UTI neonatal com o fonoaudiólogo Ian Cerqueira

Produção de Conteúdo para Divulgação Científica em Redes Sociais

DCETI Inscrição - 27/10/2022 à 01/11/2022

O Mini-curso de Produção de Conteúdo para Divulgação Científica em Redes Sociais é uma iniciativa da disciplina de CPD033 - Sistemas Multimídia do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação em parceria com o Núcleo de Comunicação, Desenvolvimento e Tecnologia do Departamento de Ciências Exatas e da Terra do Campus I da UNEB.  O conteúdo do Mini-curso compreende: - Fotografias com Smartphones - Produção de Posts, Stories e Reels para Instragram - Uso de Hashtags - Textos Descritivos O Mini-curso será ministrado por: Diêgo Aric Cerqueira Souza e Cruz Assessoria de Comunicação - DCET I

FÓRUM DO EMPREENDEDOR 2022 2º Encontro

NUPE DEDCXII Inscrição - 25/10/2022 à 27/10/2022

ENCONTRAR NOVOS MERCADOS SIGNIFICA PARA UMA EMPRESA PODER DESENVOLVER AS SUAS ATIVIDADES EM UM NOVO PAÍS OU NOVO SEGMENTO. SIGNIFICA ENCONTRAR NOVOS DESTINATÁRIOS PARA OS NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS; IMPLICA AJUSTES NOS PRODUTOS DESENVOLVIDOS, POTENCIANDO ATÉ DESCOBERTAS DE NOVAS APLICAÇÕES, POSICIONANDO-OS EM VERDADEIROS NICHOS DE MERCADO. É POR TUDO ISSO QUE FAZ SENTIDO FALAR-SE DE EMPREENDEDORISMO. UM EMPREENDEDOR É AQUELA PESSOA QUE TEM A CAPACIDADE DE SE REDESCOBRIR, DE SE REPOSICIONAR, DE SE RENOVAR E SÃO AS QUE TÊM A CAPACIDADE DE TRANSFORMAR AS SUAS VULNERABILIDADES EM OPORTUNIDADES. ESTE PROJETO BUSCA COLOCAR O DISCENTE COM SUAS TEORIAS DE FRENTE COM A APLICABILIDADE DELAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS, COMO FORMA DE ANALISAR MELHOR O QUE ESTÁ ESCRITO E COMO REALMENTE SE APLICAM.   APRESENTAÇÃO DE CASES OU PALESTRAS DOS EMPREENDEDORES REGIONAIS CONVIDADOS, ATRAVÉS DE "MESA REDONDA", DESTACANDO A REALIDADE QUE ESSAS EMPRESAS PASSARAM PARA CONSEGUIR CHEGAR AO SUCESSO E DISCUTINDO A REALIDADE ENTRE O MERCADO E A TEORIA.   O SONHO DE MUITOS BRASILEIROS, BAIANOS, GUANAMBIENSES, EM ESPECIAL OS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, É DEIXAR DE SER EMPREGADO E CONQUISTAR AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA EMPREENDER O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO. ENTRETANTO, SER EMPREENDEDOR NÃO É APENAS TER VONTADE PRÓPRIA E VISÃO DE NEGÓCIOS, MAS EXECUTAR AS SUAS ATIVIDADES COM PLANEJAMENTO, DETERMINAÇÃO, PROFISSIONALISMO E UMA BOA DOSE DE OUSADIA, SE DIFERENCIANDO DOS PROFISSIONAIS COMUNS, SEM MEDIR ESFORÇOS QUANTO AOS SEUS OBJETIVOS. O EMPREENDEDOR É UMA PESSOA DECIDIDA, CORAJOSA, CAPAZ DE CALCULAR OS RISCOS, FOCADA, PERSISTENTE, OTIMISTA E QUE ESTÁ SEMPRE BUSCANDO E IDENTIFICANDO NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS, GERANDO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, EMPREGO E RENDA. A CIDADE DE GUANAMBI, LOCALIZADA NO TERRITÓRIO DO SERTÃO PRODUTIVO, POSSUI UM PERFIL DE DESENVOLVIMENTO E EMPREENDEDORISMO, REFORÇANDO, AINDA MAIS, A NECESSIDADE EM DEMONSTRAR ESSES PERFIS ATRAVÉS DE UMA TROCA DE EXPERIÊNCIAS, COM UMA SÉRIE DE EVENTO, "MESA REDONDA", INTEGRANDO A REALIDADE DE MERCADO AO CONHECIMENTO TEÓRICO DOS LIVROS. 

WORKSHOP PELO DIA MUNDIAL DO DIABETES MELLITUS

DCVI Inscrição - 24/10/2022 à 01/12/2022

Evento  com apoio da Extensão em Pé de Risco e Amputação de Membro Inferior (EPRAMI) que abordará  o Pé diabético e medidas para prevenção das amputações em pessoas com diabetes mellitus, contando com participação de pessoas com diabetes

OFICINA - Materiais manipuláveis no ensino de matemática: uma tendência das redes sociais

DEDCVIII Inscrição - 23/10/2022 à 04/11/2022

OFICINA - Desafios e Possibilidades no uso das Metodologias Ativas

DEDCVIII Inscrição - 23/10/2022 à 05/11/2022

OFICINA - A matemática financeira como ferramenta para Engenharia Econômica: análise de projetos de investimento

DEDCVIII Inscrição - 23/10/2022 à 06/11/2022

OFICINA - Estudo dos polígonos através das dobraduras

DEDCVIII Inscrição - 23/10/2022 à 05/11/2022

OFICINA - A matemática na arte através da Geometria

DEDCVIII Inscrição - 23/10/2022 à 06/11/2022

OFICINA - A matemática no campo

DEDCVIII Inscrição - 23/10/2022 à 04/11/2022

VI DIÁLOGOS SOBRE A PESQUISA

GEFEP Inscrição - 20/10/2022 à 22/11/2022

O Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação – GEFEP UNEB/CNPq realiza, bienalmente, o Diálogos sobre a Pesquisa. Neste ano (2022), em sua 6ª edição, celebraremos 10 anos deste evento com a temática AQUI É UMA ESCOLA: identidades (não) anunciadas.   Em sua primeira edição (2012), reunimos estudantes e pesquisadores para discutirmos O Ensino pela Pesquisa, valorizando a participação de estudantes da graduação envolvidos em projetos de pesquisa. Na segunda (2014), debatemos sobre a Educação de Jovens e Adultos, contando com a participação de professores e estudantes da graduação, da pós-graduação e da Educação Básica. Na terceira (2016), problematizamos a Formação Docente após a LDB 9394/96, ampliando a participação de professores e estudantes interessados na temática, na parceria entre Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Faculdade de Educação (FACED UFBA). Na edição seguinte (2018), buscando ampliar esta participação tivemos os Dispositivos Metodológicos de Pesquisa na Pós-graduação como mote das discussões. Na última edição (2020), provocados pelo contexto internacional motivado pela COVID-19, assumimos como tema Desterritorializados pelo ensino remoto: quais educações são possíveis e necessárias?   O evento está vinculado ao Programa de Pós-graduação stricto sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC). Em sua organização, conta com estudantes da graduação e da pós-graduação; além de acolher a participação de atores da escola básica da rede de ensino pública – estadual e municipal -, de Institutos Federais; e de técnicos da UNEB – todos integrantes do GEFEP. OGEFEP tem parceria com os Grupos de Pesquisa FEL UNEB/CNPq e FEP UFBA/CNPq; e com o Colégio Estadual Governador Roberto Santos (Salvador/BA). Nestes espaços de discussão, as pesquisas realizadas vêm fortalecendo as redes colaborativas de trabalho, na Educação.   Para o VI Diálogos sobre a Pesquisa assumimos a seguinte questão-problema: O que faz deste lugar um espaço educativo? Intentamos, assim, promover difusão e divulgação do conhecimento científico e acadêmico desenvolvido nos diversos espaços educativos, provocando o protagonismo nas redes públicas de ensino; e socializar experiências de pesquisa na Educação, tendo como perspectiva a necessária articulação entre Universidade e Educação Básica. Esperamos, assim, ampliar espaços de discussão entre profissionais da Educação em seus distintos segmentos e suas modalidades de ensino, tendo como objeto a formação docente no e para o exercício da sua profissão. Objetivos Promover a divulgação e a difusão do conhecimento científico e acadêmico produzido nos diversos espaços educativos, destacando formação a docente no exercício da profissão e a necessária articulação entre a Universidade e a Educação Básica; Discutir políticas públicas voltadas para a formação docente em exercício, tendo em vista a valorização do magistério; a indução à docência; a gestão na Educação; Debater a valorização do magistério com ênfase na articulação entre Universidade e Educação Básica, visibilizando pesquisas realizadas em Instituições de ensino, na graduação e na pós-graduação; Difundir pesquisas e perspectivas metodológicas desenvolvidas na graduação e em Programas stricto sensu em Educação que tenham como objeto de estudo a formação em exercício de professores, o currículo, a gestão da educação, a relação ensino e pesquisa e as tecnologias educacionais.   Público Alvo Professores e Estudantes de Educação Básica e Superior – Graduação e Pós-graduação – e Institutos Federais; Profissionais e Técnicos da Educação.   O VI Diálogo sobre a Pesquisa (2022) ocorrerá de forma presencial, tendo a participação de convidados/as que discutem as temáticas relacionadas a este Evento, situadas nos Eixos a seguir.  Eixo 1: Políticas Públicas Educacionais, Financiamento e Gestão na Educação Básica A partir do cenário de pandemia a importância das políticas públicas ficou mais latente para toda a população, demandando intervenções do Estado na Educação através de políticas públicas educacionais. Este eixo aborda as ressonâncias destas políticas e do financiamento a instituições de ensino, tendo em vista a Educação Básica e o Ensino Superior. Não obstante, pesquisas em torno da Gestão na Educação Básica também compõem nosso horizonte de categorias para propiciar uma discussão sobre a gerência da educação antes, durante e no planejamento das mudanças tanto para o ensino mediado por tecnologias, quanto para a volta às aulas.   Eixo 2: Currículo e Formação de Professores Desde a pandemia da COVID-19 as discussões sobre currículo e formação de professores - seja para a Educação Básica ou Educação Superior - foram intensificadas. Aqui, circundamos o currículo voltado à formação de professores e os desafios que o permeiam, tendo em vista as concepções desta formação em seus diversos espaços de atuação, provocadas pela mediação tecnológica. Programas voltados à Formação em Exercício de Professores; assim como pesquisas que envolvem narrativas na investigação sobre formação docente, são instados a debater sobre metodologias e experiências curriculares situadas no contexto da prática docente no ensino remoto.   Eixo 3: Gestão Educacional No espaço escolar os sujeitos se conectam para performar sentido, pois, aí, todos têm contribuições e saberes para compartilhar, já que os processos realizados neste espaço são experiências formativas. No entanto, no contexto da COVID-19,conexões/relações para formação foram revisitadas, instando repensar sobre as alternativas de gestão para o enfrentamento do distanciamento social. A gestão e os direcionamentos que a escola é submetida foram provocados a serem repensados, tendo em vista a necessária participação democrática de atores da organização escolar, diante da importância de entender como as tecnologias de gestão aplicadas a espaços escolares podem contribuir para adaptação à nova realidade da educação.   Eixo 4: Educação para Jovens e Adultos em situação de Restrição e Privação de Liberdade A Educação para privados e restritos de liberdade, seja em Unidades Escolares Prisionais ou na Socioeducação, deve ser discutida na perspectiva da importância da intersetorialidade na relação do educar em espaços socialmente reconhecidos. Busca-se, assim, discutir políticas públicas na área da Execução Penal e Educação para os privados de liberdade, situando demandas da educação em prisões e na Socioeducação com os atores sociais que atuam nesses espaços. Além disto, diante das recomendações sanitárias da Organização Mundial de Saúde(OMS), importa problematizar propostas educacionais para o ensino para jovens e adultos privados de liberdade.     SUBMISSÃO DE RELATO DE PESQUISA SUBMISSÃO PRORROGADA ATÉ O DIA 15/11/2022   Período: 20 de outubro a 15 de novembro de 2022. Orientação: vide Template Submissão: via e-mail - gefep@uneb.br   Poderão participar estudantes de graduação (em andamento ou concluída); estudantes de pós-graduação (em andamento ou concluída) e professores da Educação Básica.   Emissão de Certificado: evento com carga horária de 20 horas com, no mínimo, 75% (setenta por cento) de participação efetiva.   Publicação dos Relatos: Os trabalhos aprovados e apresentados para socialização e discussão, serão publicados nos Anais do VI Diálogos sobre a Pesquisa, desde que cumpram, rigorosamente, as normas de submissão constantes no Template.   PROGRAMAÇÃO   23 de novembro de 2022 15h00 às 17h00 – Conferência de Abertura Temática: Aqui é uma Escola: identidades (não) anunciadas Convidados/as: Maria Inez Carvalho/FACED UFBA Mediação: Márcea Andrade Sales/DEDC I UNEB Local: Colégio Estadual Governador Roberto Santos   24 de novembro de 2022 09h00as 12h00 - Roda de Diálogo 1: Experiências com Pesquisa na Educação Convidados/as: Gideon Borges/Fiocruz – RJ; Elizeu Pinheiro/DCH I UNEB; Verônica Domingues/FACED UFBA Mediação: Ivete dos Santos/UNEB DCHT XXII Local: Auditório Milton Santos – prédio da Pós-graduação em Educação/Campus I 25 de novembro de 2022 09h00 as 12h00 - Roda de Diálogo 2: Formação de Professor e Pesquisa Implicada Convidados/as: Marcus Túlio/GESTEC UNEB; Mônica Daltro/EBMSP Mediação: Ginaldo Araújo/UNEB DCHT VI Local: Auditório Milton Santos – prédio da Pós-graduação em Educação/Campus I   14h00às 17h00 - Relatos de Pesquisa (4 eixos) Local: Salas de Aula - Prédio da Pós-graduação em Educação/Campus I   As atividades serão exibidas pelo Microsoft Teams através do link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:dc2524d4ddab4c3ca690dc6b8d03c435@thread.tacv2/1668707954518?context=%7B%22Tid%22:%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22,%22Oid%22:%2228a4e683-4c0f-4adf-9a98-ede91cd48c87%22%7D     COMISSÃO ORGANIZADORA Adriana Maria Gomes Lopes – SEC Bahia Camila Ferreira Arouca – SMED Salvador Daiane Silva das Chagas – Educação Básica Daniele Santana Santos – UNEB Érica Ramos Rocha Silva – Educação Básica Ginaldo Cardoso de Araújo – DCH VI UNEB Ivete Teixeira dos Santos – DCHT XXII UNEB Jeovangela de Matos R. Ribeiro – IFBA/Seabra Maria das Graças Reis Barreto – SEC Bahia Márcea Andrade Sales – DEDC I UNEB Neurisângela Maurício dos S Miranda – IF BAIANO Newdith Mendonca Dias – SEC Bahia Rosilene Souza de Oliveira – IFSERTÃO-PE Tatiana Dias Silva – DEDC X UNEB Vivia Santos Andrade – SMED Cansanção/BA   COMISSÃO DE APOIO Andréa Ladslau – SMED Salvador Bárbara Garcez – EBMSP Deise das Mercês – SEC Bahia Hávila Said – IC UNEB Judiney Abbodanza – SEC Bahia Jurema Oliveira Brito – SEC Bahia Kleber Henrique Santos da Silva – IC UNEB Leandro Meneses – IC Jr UNEB Mariana Nunes – SMED Salvador

Sessão Aberta LAFITO: Training para Escore de Comprometimento Neuropático

DCVI Inscrição - 20/10/2022 à 30/10/2022

Trata-se de uma Sessão aberta da Liga Acadêmica de Fisioterapia Traumato-ortopédica (LAFITO). A identificação precoce das alterações nos nervos periféricos é fundamental para classificação do grau de comprometimento neuropático em pessoas com e sem diabetes mellitus e, consequentemente, tomada de decisão para intervenção precoce e eficaz. Nesse sentido, a LAFITO traz uma sessão aberta para abordar, de forma prática e interativa, os diferentes recursos utilizados para o Escore de Comprometimento Neuropático.