II Congresso de Extensão Universitária da UNEB
PROEX Inscrição - 20/10/2022 à 26/05/2023O II Congresso de Extensão Universitária (CEU) 24 a 26 de maio de 2023 Acompanhe as noticias no II CEU! O Congresso de Extensão Universitária da UNEB (CEU) é um espaço múltiplo e plural para a discussão e debate de temas emergentes que venham colaborar com a reflexão acerca do papel da extensão universitária no atual contexto em que vivemos, bem como apontar os próximos desafios. A extensão universitária possui um papel singular na relação da universidade com a sociedade e, na UNEB, sobretudo, pela sua capilaridade multicampi, sendo, portanto, a dimensão acadêmica que se entrelaça com o ensino e a pesquisa de forma indissociável. Nos últimos 2 anos, por conta da pandemia de Covid-19, a UNEB se adaptou aos desafios gerados desenvolvendo suas atividades de forma online, deste modo, a primeira edição do CEU, que aconteceu em 2021, foi realizada em formato virtual e teve como resultado a publicação dos projetos apresentados nos anais do evento. Contudo, a partir da retomada gradual das atividades presenciais, tendo em vista que a extensão é “um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade” (FORPROEX, 2012), o II CEU acontecerá de forma presencial, no campus de Seabra, que foi selecionado por chamada pública aberta aos Campi do interior para sediar o evento. Tendo como temática geral “Extensão Universitária nas bordas multiterritoriais”, o congresso possibilitará reconhecimento das experiências extensionistas localizadas, bem como irrupção de novas reivindicações do ordinário, propiciando a abertura para o interseccional na compreensão de como a extensão acontece e pode vir a acontecer na UNEB. Os objetivos são os seguintes: Articular e socializar os trabalhos acadêmicos oriundos das práticas extensionistas, em diálogo com demandas territoriais; Discutir a produção acadêmica no campo das práticas extensionistas, pondo em questão o que, quem, como, para quem e por que, das ações que acontecem nos diversos territórios; Possibilitar a articulação de grupos de pesquisas e coletivos de extensão que trabalham com temáticas similares; Ampliar a compreensão de produção de saberes na extensão e suas ressonâncias em diferentes territórios. Assim, construímos o II CEU presencial e como um espaço de compartilhamento de experiências, reforçando a importância da extensão no contexto universitário e suas implicações para além das fronteiras da Universidade. Pelas/nas bordas das multiterritorialidades, vamos nos pensar/fazer as Políticas/Ações da Extensão Universitária juntes.
1º Seminário de Enfermagem: Boas práticas para a atuação hospitalar
DEDCVII Inscrição - 19/10/2022 à 30/10/2022A Universidade do Estado da Bahia - UNEB, em parceria com o Hospital Dom Antônio Monteiro, realizam nos dias 28, 29 e 30 de setembro o 1º Seminário de Enfermagem: Boas práticas para a atuação hospitalar, que acontecerá na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim. O objetivo do evento ofertar conhecimento atualizado com fins de implementar práticas baseadas em evidências em ambiente hospitalar, assegurando assistência de qualidade aos usuários. Esperamos você!
IV Simpósio de Saúde da População Negra
DEDCVII Inscrição - 17/10/2022 à 26/10/2022O evento traz por objetivo mobilizar usuários, gestores e trabalhadores do SUS para implementação da Política da População Negra no município de Senhor do Bonfim.
VII SEMANA DE PSICOLOGIA DA UNEB
NUPE DEDC I Inscrição - 15/10/2022 à 22/10/2022Objetivo geral: Promover um espaço de debate acerca dos temas que emergem no cenário contemporâneo e figuram no dia a dia, a partir da visão da Psicologia e demais áreas, visando assim uma maior aproximação discente com demandas que serão encontradas durante a atuação profissional. Período do Evento: 24 a 27/10/2022 Das 14h às 18h 120 Vagas Carga Horária: 15h
XI QUINTAS ACADÊMICAS: DIVULGAÇÃO E MEMÓRIA
DEDCX Inscrição - 13/10/2022 à 01/12/2022O projeto “Quintas Acadêmicas: divulgação e memória” foi concebido em uma reunião do Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX - Departamento de Educação, Campus X - da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, cuja participação envolve docentes e discentes. Garantir a divulgação dos conhecimentos produzidos pela comunidade acadêmica, bem como o registro, a organização e a preservação da memória acadêmica do Departamento de Educação - Campus X se constituem objetivos norteadores desse Projeto. Desde o ano de 2005, o “Quintas Acadêmicas: divulgação e memória” vem se constituindo em um espaço de socialização e discussão, de modo a favorecer a indissociabilidade entre os três pilares da Universidade - ensino, pesquisa e extensão. As atividades propostas estão pautadas no princípio de que a Universidade é um espaço privilegiado de produção do saber, de modo que se torna imprescindível que o conhecimento, nela produzido, seja socializado a toda comunidade acadêmica e externa. Esperamos que essa prática possa continuar contribuindo no processo de formação dos discentes e docentes do Campus X, uma vez que o entrelaçamento entre ensino, pesquisa e extensão favorece reflexões mais consistentes sobre o fazer pedagógico, promovendo melhores condições para o desempenho do ofício de professor. A XI (décima primeira) edição do Projeto será realizada presencial, nos dias 30/11 e 01/12/2022, juntamente com a Campanha Novembro Negro UNEB 2022, coordenada pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas - PROAF, cujo o tema é IGUALDADE E JUSTIÇA: 20 ANOS DE COTAS NA UNEB. A proposta dessa edição, além do objetivo geral do projeto, é apresentar e discutir ações, projetos e políticas implantadas na UNEB/DEDC X campo da questão étnico-racial. PROGRAMAÇÃO DATA ATIVIDADE 30.11 (quarta-feira) 8h às 8h20min Cerimônia de Abertura Participantes: Direção, Coordenação do NUPEX, Coordenação do Quintas, Representante da Campanha Novembro Negro, Representante Técnico e Representante Discente Mestre Cerimônia: Gean Paulo Gonçalves Santana Exposição de poemas de poetas negros Coordenação: Gean Paulo Gonçalves Santana 8h20min às 8h35min Atividade do projeto de extensão “Catálogo de Árvores do Departamento de Educação, Campus X da Universidade do Estado da Bahia em Teixeira de Freitas, BA” da Profª. Dra. Joana Farias dos Santos Coordenadores: Joana farias dos Santos e Ivo Fernandes Gomes 8h45min às 10h Sessões de Comunicação Oral 14h às 15h30min Roda de Conversa com professores “IGUALDADE E JUSTIÇA: relatos de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus X da UNEB” Participantes: Gean Paulo Gonçalves Santana, Karina Lima Sales e Juciene Silva de Souza Nascimento Mediação: Édila Dalmaso Coswosk Roda de Conversa com alunos cotista “IGUALDADE E JUSTIÇA: a voz de alunos cotistas do Campus X da UNEB” Participantes: Mediação: Ivo Fernandes Gomes e Arolda Maria da Silva Figuerêdo 19h30min Mesa Redonda “Ancestralidade e religiosidade brasileira: por que tocam os tambores” Participantes: Mediação: Gean Paulo Gonçalves Santana 21h Lançamento do livro do DEDC X “Comunidade de saberes, meio ambiente e práxis pedagógica: uma relação epistêmica”, Autores Ana Odália Vieira Sena, Ariosvaldo Alves Gomes e Gean Paulo Gonçalves Santana Mediação: Gean Paulo Gonçalves Santana 01/12 (quinta-feira) 8h às 9h 45min Roda de Conversa com professores “IGUALDADE E JUSTIÇA: relatos de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus X da UNEB” Participantes: Aline Santos de Brito Nascimento, Arolda Maria da Silva Figuerêdo, Carlos Luís Pereira e Jacqueline Laranja Leal Marcelino Mediação: Tatiana Dias Silva 9h15min Lançamento do Livro “Contos yorubanos ano 2022”, Autor Wesley Luiz da Silva Lemos Mediação: Halysson Gomes da Fonseca 13h30min às 15h15min Sessões de Comunicação Oral 19h às 20h45min Sessões de Comunicação Oral TEREMOS AULA REGULAR APÓS O TERMINO DE TODAS AS ATIVIDADES DO TURNO INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS Os Trabalhos Científicos submetidos na XI edição do "Quintas Acadêmicas: divulgação e memória" para apresentação oral, devem ser enviados em formato de Resumo Simples, contendo no máximo 500 palavras, enquadrando-se em uma das seguintes categorias: ensino (Pibid, Monitoria, Estágio, Residência Pedagógica), pesquisa (Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Pós-graduação), extensão (Projetos, Programas, Monitoria). O Resumo Simples deve conter introdução, objetivos, metodologia, resultados (parciais ou finais) e conclusões. Ver maiores orientações no Template. Caso os/as autores/as tenham interesse em publicar nos Anais do evento, deverão encaminhar, posteriormente, o Resumo Expandido referente ao trabalho apresentado na comunicação oral (ver datas no cronograma). As normas para o Resumo Expandido constam no tópico a seguir e no Template. Serão aceitos para avaliação trabalhos com, no máximo, quatro autor(es) e/ou coautor(es). Um autor poderá inscrever até dois trabalhos como autor principal e sem limites para coautoria. O professor orientador deverá realizar a submissão do trabalho no evento. Para tanto, deverá preencher o formulário de submissão de trabalhos. Observações: Para participar do evento não é obrigatória a inscrição de trabalhos. Os trabalhos dos alunos da graduação deverão ser enviados pelos seus professores orientadores. INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS Serão publicados nos Anais somente Resumo Expandido, prazo de submissão até 10.02.2023. O Resumo Expandido submetido deve ter entre três e seis laudas e apresentar: introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões e referências. Ver maiores orientações no Template. Deve estar de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa. Abaixo o resumo, deverão ser inseridas quatro (04) palavras-chave separadas por ponto e vírgula. O documento deve estar em arquivo do WORD (.DOC ou .DOCX). Fonte: Arial - tamanho 12. Espaçamento entre linhas: 1,5. Margens: esquerda: 3,0 cm; direita: 2,0 cm; superior: 3,0 cm; inferior: 2,0 cm. Título: centralizado. Nome e referências (nota de rodapé) do(s) autor(es). Órgão/Agência de fomento (se houver). Parágrafos: Início a 1,25 cm a partir da margem esquerda; com exceção das referências. No Resumo Expandido, não há citações diretas. As citações devem ser indiretas e feitas no corpo do texto. Referências: Espaçamento simples entre linhas, separadas entre si por espaço simples, organizadas em ordem alfabética e com alinhamento justificado. Ex: BITTENCOURT, M. A. L. et al. (Org.). Normas técnicas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Ilhéus: Editus, 2010. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA OS TRABALHOS A COMPOR A PUBLICAÇÃO Os trabalhos submetidos pelos interessados deverão seguir as normas e calendário previamente divulgados. Todos os trabalhos serão avaliados por um parecerista da Comissão Científica composta por professores do Departamento de Educação, Campus X. Os trabalhos submetidos serão encaminhados para o Comitê Científico, que encaminhará o trabalho para o parecerista retirando o nome dos autores e referências que possam indicar a autoria do trabalho, bem como do parecerista, quando retornar ao autor. O parecerista procederá a avaliação, levando-se em consideração a cada um dos seguintes critérios de avaliação: a) Relevância do estudo, b) Estrutura do trabalho, c) Redação, d) Consistência do desenvolvimento do trabalho e, e) Grau de reflexividade. Os trabalhos serão classificados nas seguintes categorias: a) Favorável para comunicação e publicação; b) Favorável para comunicação e para posterior publicação, desde que atendidas as reformulações indicadas no parecer; c) Desfavorável. DIVULGAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS Os RESUMOS submetidos serão apresentados na modalidade Comunicação Oral. A Comunicação Oral será realizada presencialmente e poderá ser apresentada por até dois autores e/ou coautores. O cronograma de apresentação e da sala serão disponibilizadas no site do evento e enviado por e-mail. A apresentação do trabalho contará com 15 minutos para exposição oral e, ao final das apresentações será concedido um tempo para as considerações e debates sobre os trabalhos apresentados. O certificado de apresentação do trabalho irá conter o nome de todo(s) o(s) autor(es) e/ou coautor(es) do trabalho. Os nomes aparecerão no certificado da forma em que foram informados no formulário de submissão de trabalhos. Fique atento à grafia e não abrevie nenhum nome do(s) autor(es) e/ou coautor(es). Os RESUMOS EXPANDIDOS aceitos para publicação irão compor os Anais da “XI Quintas Acadêmicas: divulgação e memória”, desde que atendam orientações dos pareceres, em meio eletrônico disponível para download no site www.sge.uneb.br/quintasacademicas2022dedcx. DATAS IMPORTANTES SUBMISSÃO PRORROGADA ATÉ O DIA 13/11/2022 ATIVIDADE DATA Submissão de trabalhos para Apresentação Oral De 13/10 a 05/11/2022 Avaliação de trabalhos por pareceristas Até dia 22/11/2022 Publicação de trabalhos selecionados para Comunicação Oral Dia 25/11/2022 Apresentação de trabalhos Dia 01/12/2022 Submissão de trabalhos para publicação nos Anais pelos autores De 13/10/2023 a 10/02/2023 Avaliação de trabalhos por pareceristas Até dia 10/03/2023 Publicação dos Anais Até o dia 10/04/2023 ACESSO AOS ANAIS Anais da IX edição do Projeto Quintas Acadêmicas: divulgação e memória (2017). Anais da X edição do Projeto Quintas Acadêmicas: divulgação e memória (2020). COMISSÃO ORGANIZADORA Docentes Clovis Lisbôa dos Santos Junior Édila Dalmaso Coswosk Gean Paulo Gonçalves Santana Kildria Vieira Alves Gigante Minervina Joseli Espíndola Reis Priscila Alves Pereira Tatiana Dias Silva Técnicos Discentes REALIZAÇÃO Universidade do Estado da Bahia – UNEB Pró-Reitoria de Ações Afirmativas – PROAF Departamento de Educação – Campus X Núcleo de Pesquisa e Extensão do Campus X Projeto Quintas Acadêmicas: divulgação e memória LOCALIZAÇÃO DO EVENTO Departamento de Educação - Campus X da UNEB, em Teixeira de Freitas CONTATO Comissão Organizadora das Quintas Acadêmicas E-mail: quintasacademicascampusx@gmail.com Site: www.sge.uneb.br/quintasacademicas2022dedcx
Estudar sem constrangimento: Basta de assédio
DCHVI Inscrição - 13/10/2022 à 14/10/2022O evento "Estudar sem constrangimento: Basta de assédio" acontecerá do auditório da UNEB VI, no dia 14/10 (sexta-feira) nele será divulgado a campanha contra o assédio sexual. Teremos um mesa redonda com Nina Rodrigues, militante da Consulta Popular e do Movimento Estudantil, e Aline Ladeia, advogada. Neste dia entenderemos o que é assédio sexual, como identificar, quais as formas de denúncia e finalizará com um sarau como momento cultural.
Minicurso de Língua Inglesa
DCHI Inscrição - 12/10/2022 à 20/12/2022Ei, você que é ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO!!! Nós, do curso de letras língua inglesa (UNEB), estamos ofertando de forma GRATUITA um minicurso de inglês com carga horária de 08h. Este ocorrerá às quintas-feiras das 17h às 18h:30min, de 03 a 24 de novembro. Mas corre, porque as vagas são limitadas!!! Inscrições até o dia 31.10.2022 Preencha o formulário abaixo para efetivarmos a sua inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1d6V2InBNZVS0uMfmHuy-6dTJ-KE4t7VBNPtek1TB7R4/edit
Encontros de Direito e Literatura - Vista Chinesa
DEDCVIII Inscrição - 12/10/2022 à 07/11/2022O Projeto de Extensão Encontros de Direito e Literatura terá como objeto de seu próximo encontro o romance brasileiro Vista Chinesa, de Tatiana Salem Levy. SINOPSE Estamos em 2014. Euforia no Brasil e especialmente na cidade do Rio de Janeiro. Copa do Mundo prestes a acontecer, Olimpíadas de 2016 à vista. Tempo de esperança e construção. Júlia é sócia de um escritório de arquitetura que está planejando alguns projetos na futura Vila Olímpica. No dia de uma dessas reuniões com a prefeitura, Júlia sai para correr no Alto da Boa Vista. A certa altura, alguém encosta um cano de revólver na sua cabeça e a leva para uma área baldia. É estuprada. Deixada largada e exangue na mata, ela se arrasta para casa, onde o namorado e alguns familiares a esperam. O rosário de dor é descrito com crueza e qualidade literária poucas vezes vistas em nossa ficção. SOBRE A AUTORA Tatiana Salem Levy (Lisboa, 1979) é escritora, ensaísta e pesquisadora na Universidade Nova de Lisboa. Seu romance A CHAVE DE CASA recebeu, em 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura como autora estreante. Mora em Lisboa e é colunista do jornal Valor Econômico. DADOS DO EVENTO Data: 07/11/2022 Horário: 16:00 Carga-horária: 2 h/a Local: UNEB - Campus VIIII - Paulo Afonso
ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM PACIENTES QUEIMADOS
DCVI Inscrição - 11/10/2022 à 18/10/2022Sessão aberta da LAFH
Apre. Conversando Sobre Projetos e Pesquisas - 2ed
DCHTXVI Inscrição - 11/10/2022 à 12/10/2022
VII SEMANA CIENTÍFICA DA UNEB, DCH-CAMPUS IX: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DO OESTE DA BAHIA
DCHIX Inscrição - 11/10/2022 à 05/12/2022Preza Prezados(as) docentes, discentes, pesquisadores e comunidade externa, Após dois anos de suspensão do evento mais aguardado do Campus IX devido a pandemia do Covid-19, temos a honra de convidá-los(as) a participarem da VII Semana Científica da Uneb, DCH-Campus IX, com a temática – Educação, Ciência e Tecnologia no Desenvolvimento do Oeste da Bahia, a ser realizada no período de 22 a 25 de novembro de 2022, no DCH-Campus IX, Barreiras-BA, na modalidade presencial. Inscrição sem submissão de trabalhos - Até 25/11/2022 (inscrição gratuita) Inscrição com submissão de trabalho - Até 07/11/2022 (inscrição encerrada) Submissões de trabalhos premiados A Comissão Organizadora da VII Semana Científica da Uneb, DCH-Campus IX tem a grata satisfação de anunciar aos discentes do Departamento os dois trabalhos contemplados nas modalidades de licenciatura e bacharelado, que obtiveram maiores pontuação conforme os critérios de avaliação, aqui, divulgados. Bacharelado TÍTULO: LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE FAUNA SILVESTRE NO CAMPUS IX DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), BARREIRAS, BAHIA. Autoria principal: Stéffane Sousa Silva, graduanda do curso de Medicina Veterinária, UNEB-Campus IX. Coautoria: Marcelo Dourado da Silva (Biólogo e graduando em Medicina Veterinária pela UNEB) Maria Eduarda Cerqueira Alcântara dos Santos (graduanda em Medicina Veterinária pela UNEB) Mariana Santos Campos (graduanda em Medicina Veterinária pela UNEB) Lourdes Marina Bezerra Pessoa (Professora do Colegiado de Medicina Veterinária da UNEB) Licenciatura TÍTULO: DISCURSOS CONTRA INDÍGENAS NO ESPAÇO VIRTUAL: IMAGINÁRIO E ÓDIO NAS REDES Autoria principal: Géssica Pereira de Jesus Lima, graduanda do curso de Letras, UNEB-Campus IX. Coautoria: Thiago Alves França -Docente do curso de Letras, UNEB-Campus IX. As autoras dos trabalhos premiados foram contempladas com passagens terrestre (ida e volta) para a cidade de Salvador. Caso não tenha interesse pode repassar para outro integrante que participou da produção do trabalho. Solicitamos às contempladas a gentileza de entrar em contato com a coordenação do evento pelo telefone: (77) 98057318 Certificados A coordenação da VII Semana Científica do DCH-Campus IX informa aos docentes e técnicos que todos os certificados do evento já estão disponíveis para download no seguinte endereço https://www.sisproex.uneb.br/login/index. O login é o numero de CPF e a senha, a data de nascimento do participante. Em tempo, esclarecemos que o certificado de apresentação de trabalho foi cadastrado no CPF do autor principal e a carga horária presente no certificado de ouvinte corresponde ao quantitativo de assinaturas confirmadas nas listas presença nas atividades. Por gentileza, tente visualizar os certificados o mais breve possível para que qualquer erro que por ventura tenha seja logo sanado. Qualquer dúvida, dificuldade de acesso ou erro encontrado, por gentileza, entre em contato com Ana Paula Souza do Prado Anjos, WhatsApp (77) 981057318. Programação 22/11/2022 23/11/2022 24/11/2022 25/11/2022 Matutino 08h às 09h – Conferência de Abertura Local: Auditório 09h às 09h30 – Atividade Cultural 09h30 às 11h – Mesa 1 – IMPORTÂNCIA DA CURRICULARIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Expositoras: Prof. Dra. Rosane Vieira (Pró-reitora de Pesquisa e Extensão da Uneb) Prof. Dra. Maria Inês da Silva de Souza Carvalho (UFBA) Local: Auditório Vespertino 13h30 às 15h30 - Mesa 2 - Seminário interdisciplinar de DE/Produção docente Local: Sala de Vídeo 15h45 às 17h45 - Mesa 3 - Seminário interdisciplinar de DE/Produção docente Local: Sala de Vídeo Noturno 19h às 19h:30 – Lançamento de livros Local: Sala de Vídeo 19h:30 às 22h - Mesa 4 - Seminário interdisciplinar de DE/Produção docente Local: Sala de Vídeo Matutino 08h às 10h - 1ª etapa do minicurso (02 h) Local: Salas de aula 10h às 10h20 – Atividade cultural 10h20 às 11h20 – Sessão de pôsteres Local: Hall do Campus IX Vespertino 14h às 16h - 1ª etapa do minicurso (02 h) Local: Salas de aula 16h às 16h20 – Atividade cultural 16h40 às 17h20 – Sessão de pôsteres Local: Hall do Campus IX Noturno 19h às 22h30 – minicurso completo Local: Salas de aula Matutino 08h às 10h - 2ª etapa do minicurso (02 h) Local: Salas de aula 10h às 12h – Mesa 5: Diálogo com os grupos de pesquisa do DCH-Campus IX Local: Sala de Vídeo 10h às 12h – Mesa 6: Diálogo com os grupos de pesquisa do DCH-Campus IX Local: Sala 2.6 As atividades dos turnos vespertino e noturno foram remanejadas para o dia 25/11/2022 devido o Jogo da Copa. Matutino 08h às 10h – Mesa 7 - Socialização das pesquisas de mestrado e doutorado dos servidores do Campus IX (defendidas entre 2020 e 2022) Local: Sala de Vídeo 08h às 12h - Feira de Ciência (expositores: SESC, SESI, Colégio São José, Centro Juvenil e CETEP) Local: Salas de aula e estandes no estacionamento 08h às 12h - Mostra de Cursos do DCH-Campus IX (Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Pedagogia, Ciências Contábeis, Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica) Local: Salas de aula e estandes no estacionamento Vespertino 14h às 16h - 2ª etapa do minicurso (02 h) Local: Salas de aula 16h às 17h – Defesa de TCC de Janine Pires Fárias, tema: Alfabetização e Letramento de Pessoas Surdocegas. Local: Auditório 17h30h às 19h00 – Palestra: Acessibilidade e Inclusão na Educação Superior (Dra. Shirley Rodrigues Maia – AHIMSA) Local: Auditório 14h às 18h – Continuidade da Feira de Ciência e Mostra de cursos Local: Salas de aula e estandes no estacionamento Noturno 19h às 20h – Sessão de pôsteres Local: Praça do auditório 20h– Encerramento e Atividade cultural Local: Estandes no estacionamento Minicursos/oficinas Inscrições para minicursos como ouvintes (serão realizadas 30 minutos antes do início dos mesmos nas salas em que serão ofertados) Os/as discentes podem participar de mais de um minicurso/oficina em datas e turnos diferentes. Quadro I – Minicursos/oficinas disponíveis Data Minicurso/Oficina Responsável(is) Total de vagas Público Sala 23/11/2022 Horário: 08h às 10h 24/11/2022 Horário: 08h às 10h Minicurso: Determinação da emissão de C-CO2 através da respiração edáfica do solo. Adilson Alves Costa (Orient.), Thaís dos Santos Rodrigues; Cleuber Oliveira de Souza; Inglid Laís Batista Cunha de Souza e Naiane de Macedo Oliveira 40 Graduandos de Engenharia Agronômica, Veterinária, Ciências Biológicas e demais envolvidos na área de ciências agrárias. Sala 4.8 Sexta-feira Atividade de campo 23/11/2022 Horário: 08h às 10h e 25/11/2022 Horário: 08h às 10h Minicurso: Hematologia de Répteis Lourdes Marina Bezerra Pessoa 40 Graduandos de Medicina Veterinária / Ciências Biológicas Sala 4.4 Minicurso: Tecnologias Educacionais no Ensino da Geometria Plana, Espacial e Analítica: uma aprendizagem ativa e prazerosa nos saberes matemáticos Athos Conegundes Ramos 40 Discentes e docentes do curso de Matemática, Professores da Educação Básica, Profissionalizante, Técnica e Superior de instituições públicas ou privadas. Quarta-feira Sala 2.7 Sexta-feira Sala 3.6 Oficina: Projeto educacional horta na escola Cristiane Lima, Daiane Ferreira, Valéria Castelo e Marina Silva. 40 Docentes, discentes, pesquisadores e público em geral. Sala 4.6 Minicurso: Avaliação da viabilidade de sementes – Teste Tetrazólio Leandra Brito de Oliveira 15 Discentes Laboratório de Botânica Minicurso: Estimativa da área foliar e do IAF (índice de área foliar) das plantas utilizando processamento de imagens digitais/orbitais Pesquisadores do GAMU (Marcos Antonio Vanderlei Silva e Acássio Nadson Gomes Freitas) 15 Discentes e Docentes (Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas Laboratório de Informática 23/11/2022 Horário: 14h às 16h e 25/11/2022 Horário: 14h às 16h Minicurso: Agenciamentos artivistas de atitude decolonial. Carlana Faria Rocha 40 Docentes, discentes, pesquisadores e público em geral. Sala 4.3 Minicurso: O contexto escolar e as estratégias de produção textual para o Enem: a tipologia, as competências e o repertório sociocultural em foco. Carolina Lima Chagas e Leonardo José F. dos Santos 50 Graduandos de Letras e profissionais da educação Sala 4.4 Oficina: Festa Literária de Barreiras como promotora de cultura Marilde Queiroz Guedes, Ananda Lima S. Arruda, Antônia Maria P. O De Araújo e Théo de Araújo Santos 40 Estudantes, professores e leitores Sala 4.6 23/11/2022 Horário 19h às 22h30 Minicurso: Mudança climática e o desafio da adaptação Maria Anália M. de Miranda e Deivd Renan Oliveira Laranjeira 50 Estudantes universitários 2.1 Minicurso: Técnicas de identificação taxonômica e dissecção de crustáceos utilizados na culinária baiana Vanessa Santana Freitas 40 Graduandos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária 2.2 Minicurso: A utilização do Scratch no Ensino de Matemática Simone Santos Barros e Layla Raquel Barbosa Lino Rayla Santos Cirilo 15 Graduandos e professores de Matemática Laboratório de Informática Minicurso: Cultura Lúdica no cotidiano escolar Ana Jovina Oliveira V. de Carvalho 50 Graduandos de cursos de licenciatura e profissionais da educação 2.4 Oficina: Musicenafro – música, teatro e identidade negra João Victor Soares 25 Graduandos de Pedagogia, Letras, e demais interessados 2.5 Minicurso: O Labor Filológico: reflexões sobre as práticas de edição de textos e o ensino de língua portuguesa Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto 30 Interessados em geral 2.6 Minicurso: Escrita Cientifica no Ensino Superior: Por onde começar? Neiva dos Santos Pereira e Darto Vicente da Silva 50 Graduandos do Curso de Pedagogia e dos demais cursos de Licenciatura 2.7 24/11/2022 Horário: 08h às 12h Minicurso: A construção de Sólidos Geométricos através de dobraduras Simone Santos Barros e Layla Raquel Barbosa Lino 40 Graduandos e professores de Matemática 4.4 25/11/2022 Horário: 08h às 10h 14h às 16h Oficina: Projeto Vozes: um programa de educação ambiental para região Oeste da Bahia Ângelo Gabriel da C. Silva, Maria Anália M. de Miranda e Berenice Lima Peres 20 Estudantes universitários Sala 4.5 Comissão Organizadora Direção/Coordenação/Assessorias Reginaldo Conceição Cirqueira – Diretor do DCH-Campus IX Ana Paula Souza do Prado Anjos – Assesoria Pedagógica José Lucas Souza Santos – Assessoria de Comunicação Viviany Teixeira do Nascimento – Coord. Ciências Biológicas Thiago Alves França - Coord. Letras Simone Leal Souza Coité - Coord. Matemática Christiane Andrade Regis – Coord. Pedagogia Sandra Elisa Guimarães - Coord. Medicina Veterinária Tadeu Cavalcante Reis – Coord. Engenharia Agronômica Carlos Alberto Ferraz – Coord. Ciências Contábeis Marcos Antônio V. Silva – Coord. Nupe Docentes Daniela Rossato Stefanelo - Engenharia Agronômica Marta Maria Silva de Faria Wanderley – Letras Emanuela Nataly Ribeiro Barbosa - Medicina Veterinária Nilza da Silva Martins – Pedagogia Técnicos Administrativos Maria Regina Souza do Prado – Sec. Nupe Irlan Nunes dos Santos Silva – Sec. Ciências Biológicas Maria Jamile de Queiroz Pereira – Sec. Ciências Contábeis Carlos Antônio Brito Tiano – Coord. de Informática Vandeilson Ribeiro de Souza – Licitação Catiane dos Santos Nascimento Mota – Licitação Zênia Paula Ribeiro das Mercês – Sec. Direção Departamental Ana Clara de Lima Serpa – Sec. Direção Departamental Miriam Pereira Rodrigues de Souza – Coord. Financeira Itana Rios Queiroz – Setor Financeiro Nilberto Celestino de Freitas – Almoxarifado Joabe Aparecido Santos Silva – Coord. Administrativo Ailton Pereira de Abreu – Coord. Terceirizados DAs dos cursos Qualquer dúvida entre em contato com os membros da Comissão Organizadora ou com a Assessora Pedagógica Ana Paula Souza do Prado Anjos, pelo WhatsApp (77) 98105-7318
Uma conversa com especialista - Atitudes e Soft Skills para ter melhor desempenho na sua carreira na Fisioterapia
DCVI Inscrição - 11/10/2022 à 20/10/2022EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO FISIOTERAPEUTA PROMOVIDO PELA COMISSÃO DE ACONSELHAMENTO DA CARREIRA ACADÊMICA DO COLEGIADO DE FISIOTERAPIA - DCV CONVIDADA: PROFA. DRA. LUCIANA BILITÁRIO HORÁRIO: 19H ATRAVÉS DA PLATAFORMA TEAMS CERTIFICADO DE 2hs ACESSO A SALA DE REUNIÃO: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZWNjZTcwNzEtZTA1NC00ZDEzLWFiYjUtZDE1YThkMTY4MjUz%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22%2c%22Oid%22%3a%22b810b7f3-c282-4529-b19a-8b36eb85cfa1%22%7d
XXVI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNEB E COLÓQUIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
PPG Inscrição - 10/10/2022 à 08/11/2022Seguindo a trajetória dos anos anteriores, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação - PPG, através da Gerência de Pesquisa e Gerência de Pós-graduação estará realizando entre os dias 07 e 10 de novembro de 2022, no Hotel Concept, em Salvador-Bahia, a XXVI Jornada de Iniciação Científica da UNEB e o Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação. O tema deste ano será : Valorização da ciência em defesa da vida, contará com a presença do Professor Dr. Poty Rodrigues de Lucena (UFOB), ministrando a palestra de abertura intitulada: A evolução da pesquisa no Brasil: Ciência de Dados na Perspectiva Histórica. A conferência será transmitida pela TV Uneb no link (660) Palestra - A Evolução da Pesquisa no Brasil: Ciência de Dados na Perspectiva Histórica | Poty Lucena - YouTube A XXVI Jornada de Iniciação Científica da UNEB tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica e demais participantes as ações de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas pelos bolsistas e voluntários de IC. Ressaltamos que as apresentações dos bolsistas e voluntários do Edital 013/2021 serão realizadas de forma remota, através da Ferramenta Microsoft Teams. O Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação desse ano tem por objetivo a socialização dos projetos de pesquisa desenvolvidos nos programas de Pós- Graduação e projetos de bolsistas premiados dos anos 2019 a 2021. Neste Colóquio também teremos uma Roda de Conversa com os Líderes Grupos de Pesquisa com apresentação das repercussões de cada grupo participante. Destacamos que os bolsistas e orientadores de Iniciação Científica premiados nos anos 2019, 2020 e 2021 e os bolsistas de Pós- Graduação do PROGPESQ, FAPESB e CAPES foram convidados a submeterem trabalhos completos, no formato de artigo, com apresentação presencial e a obrigatoriedade da presença do orientador, nos dias 07 e 08/11/2022, os artigos aprovados serão publicados em uma seção especial do Anuário de Pesquisa Busca-se obter um incremento na melhoria da qualificação de recursos humanos da pesquisa e a potencialização da produção científica, contribuindo assim para consolidação e ampliação do pensamento crítico em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional. O evento constitui, ainda, uma importante ocasião para a reflexão acerca da estruturação da política de pesquisa da Universidade. Aguardamos a sua presença! Objetivo Socializar vivências e experiências voltadas ao ensino e pesquisa oportunizando a discussão acerca da pesquisa científica e do ensino na universidade, através do conhecimento, inovação e transformação social. Público Alvo Comunidade UNEB (alunos, professores e técnicos universitários); Grupos de Pesquisa; Pesquisadores de outras Instituições de Ensino; Comunidade externa em geral. Inscrições Gratuitas Até o dia 25 de outubro de 2022 Realização Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação – PPG Apoio Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB Comissão organizadora ANA AMÉRICA ASTOLFO COUTINHO SANTOS ANA LÚCIA PARANHOS DE JESUS MOTA ANA VITÓRIA DA PAIXÃO SILVA ANANETE DE OLIVEIRA SAMPAIO DANIELE TRINDADE RODRIGUES QUEIROZ EDUARDO MANUEL DE FREITAS JORGE ISLLA MIRELY SILVA DANTAS IVAN ANDRADE ALMEIDA JOÃO JOSÉ DE SANTANA BORGES - COMITÊ DE IC KELLEN LIMA GOMES LEILA NUNES LANDIM BATISTA LUCIANA RIBEIRO PEREIRA RAMOS MARY VALDA SOUZA SALES NATALÍCIA LIMA BARBOSA RENATA CHAVES RODRIGUES RUDVAL SOUZA DA SILVA - COMITÊ DE IC TÂNIA MARIA HETKOWSKI - PRESIDENTE THARSIS DE CARVALHO SANTOS Comissão Científica ANA LÚCIA PARANHOS DE JESUS MOTA ANA VITÓRIA DA PAIXÃO SILVA EDUARDO MANUEL DE FREITAS JORGE - PRESIDENTE ESMERALDA GUIMARÃES MEIRA MARY VALDA SOUZA SALES TÂNIA MARIA HETKOWSKI THARSIS DE CARVALHO SANTOS Contato Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG): (71) 3612-1410 Local HOTEL CONCEPT R. Dr. Augusto Lopes Pontes, 1207 - Costa Azul, Salvador - BA, 41760-035
Curso de Educação Financeira, Empreendedora e Contábil
DCHTXIX Inscrição - 10/10/2022 à 26/10/2022Apresentação: Esta ação de Extensão Universitária trata-se da continuidade do projeto,denominado A Educação Financeira e Empreendedora e a Renda BásicaEmergencial (RBE) da pandemia da COVID-19: Um portal de difusão doconhecimento para os trabalhadores informais, beneficiado pelo Edital n° 030/2020,que subsidiou ações de Extensão no Programa PROBEX - EDIÇÃO ESPECIAL deprevenção e combate â COVID-19. Este projeto deu origem ao Portal do TrabalhadorIn(Formal), um espago construído, originalmente, para a orientação, consultoria edifusão do conhecimento em Educação Financeira, Empreendedora e Contábil,voltada para trabalhadores Informais (Ambulantes, Feirantes, Vendedores deTransportes Coletivos, Camelos das Estações de Metrô e das vias públicas, dentreoutros). Com o avanço das atividades de pesquisa e intervenção sociais, ficounotório e imperioso a adição de um segundo grupo de sujeitos sociais, não apenaspelo quantitativo existente na cidade de Salvador, como também e em consequênciadisto, pela importância social, econômica, empresarial e de arrecadação fiscal etrabalhista dos mesmos: Os Microempreendedores Individuais (MEI). Considerandoa continuidade dos trabalhos já desenvolvidos, este projeto tem como foco centralampliar as atividades já iniciadas para um recorte geográfico maior, através dainclusão de algumas regiões da Região Metropolitana de Salvador (RMS).Adicionalmente, propomos organizar aplicações pedagógicas mais estruturadas, aexemplo de Minicursos, oficinas, capacitações, etc, através do Ambiente Virtual deAprendizagem Moodle da Unidade de Ensino a Distância (UNEAD), por entender arelevância dessas ações para a retomada das atividades desses sujeitos sociais,após consideráveis prejuízos provocados pelo isolamento social, determinado pelasautoridades sanitárias, como meio de enfrentamento da pandemia do COVID-19. Enquanto metodologia, utilizaremos o mapeamento socioeconômico, empresarial econtábil para contextualizar os aspectos mais necessários de intervenção, além dedirecionar as temâticas mais carentes desses sujeitos sociais. Coordenação Geral: Josete Bispo Ribeiro. Linhas de Pesquisa: Educação Financeira: Josete Bispo Ribeiro. Educação Empreendedora: João Pereira Oliveira Júnior. Educação Contábil – Custos: Tânia Ferreira dos Santos Bomfim Educação Contábil – Fiscal e Trabalhista: Nayara Batista Moreira eLeandro do Nascimento Santos. Período de inscrição: De 10/10/2022 à 18/10/2022. Data de Realização: De 17/10/2022 à 10/12/2022. Modalidade de oferta: A distância. Carga-Horária Total: 90h (Noventa horas).
Submissão de pôster - prazo final
NUPE DCET I Inscrição - 10/10/2022 à 10/10/2022A comissão científica da IV Japex informa que está aceitando submissão de pôster até hoje. Os que desejarem submeter deverão fazê-lo, usando o template para a modalidade, até às 23:59 h, não havendo possibilidade de prorrogação. Agradecemos aos proponentes pelo interesse em participar da nossa Japex.