I Seminário de Práticas Biológicas nas Engenharias – I SemiBio ENG

DCHTXXIV Inscrição - 05/10/2020 à 30/10/2020

I SemiBio ENG I Seminário de Práticas Biológicas nas Engenharias A Engenharia sob a Ótica Ecossistêmica O I SemiBio ENG, realizado pelo Grupo de Estudos em Biologia Sistêmica (GEBS), campus XXIV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), será online, gratuito e contará com palestras, exposições fotográficas e científicas, e disponibilização de material gratuito. O evento ocorrerá nos dias 30 e 31/outubro e terá como temática "A Engenharia sob a Ótica Ecossistêmica", onde buscaremos evidenciar a aplicação de práticas (estudos) da biologia nas engenharias, através da abordagem sistêmica. Nossa proposta é, portanto, abordar aspectos das engenharias sob uma ótica ecossistêmica, teórico-prática e multidisciplinar através das temáticas que visam a compreensão e discussão do meio ambiente em sua complexidade, abrangendo as áreas das biológicas e engenharias, como ferramenta para uma atuação mais efetiva na engenharia. Inscrevam-se e acompanhe o nosso perfil no Instagram (@semibioeng) e o nosso site (www.semibio-eng.webnode.com) e fique por dentro da nossa programação. A transmissão do evento ocorrerá pelo canal no YouTube, acesse e se inscreva no canal (https://youtube.com/channel/UCckuDlRxG0nR67BX-FxzzkA).

Contribuição do Ipêterras para o desenvolvimento sustentável do território de Irecê - Mediação

DCHTXVI Inscrição - 02/10/2020 à 02/10/2020

Seminário do Curso de Direito: O Direito para além do capital - Conferência " O Direito fora dos padrões do estado capitalista na América Latina"

NUPE DCH I Inscrição - 30/09/2020 à 08/10/2020

Inscrição prorrogada até amanhã às 12h  08 de outubro. O Seminário " O direito para além do capital" é um evento realizado virtualmente que tem por objetivo expor e discutir os limites do direito em uma sociedade em transformação. Os temas serão debatidos por professores e pesquisadores de diferentes instituições, com o propósito de analisar de modo interdisciplinar a conjuntura e as perspectivas de mudanças a sociais. O Seminário terá início em 08/10, às 19h30, com a Conferência " O Direito fora dos padrões do estado capitalista na América Latina" a ser proferida pelo Professor Mario Ruiz Sotelo (UNAM), e prosseguirá com outras mesas até o dia 10/12. Estão todos convidados!

Palestra "Consultório Farmacêutico: implantação e rotinas"

DCVI Inscrição - 29/09/2020 à 01/10/2020

Prezados alunos do curso de Farmácia da UNEB e demais interessados, Para promover o conhecimento durante a suspensão das atividades presenciais devido a pandemia, a Coordenação do Colegiado, o Diretório Acadêmico e a Ligas Acadêmicas do curso de Farmácia estão se articulando para promover atividades on-line, com direito a certificação. Nessa semana, contamos com o apoio da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica e Farmacoterapia (LAFCLIN) para promover a seguinte atividade:  > 01/10 - 15 às 17h - Palestra "Consultório Farmacêutico: implantação e rotinas" - Profa. Dr. Antonio Anderson Importante: - Alunos de qualquer instituição/curso podem se participar;  - Inscrições de cada palestra se encerrarão 6 horas antes da sua realização, ou quando se esgotarem as vagas (200); - Atividades ocorrerão pelo  MICROSOFT TEAMS, cujo link de acesso será enviado por e-mail com 3 horas de antecedência do início da palestra;   - Vagas serão prioritárias a alunos do curso de Farmácia da UNEB;   - Concessão do certificado será condicionada ao rendimento de 60% (ou maior) em rápida avaliação on-line, aplicada ao final da atividade;   Dúvidas e atualizações, acompanhe as constas do Instagram -- >>  @colfaruneb e @dafaruneb e @lafclin #sepuderficaemcasa

Cefalometria aplicada à Fonoaudiologia

DCVI Inscrição - 25/09/2020 à 03/10/2020

A Cefalometria é uma importante ferramenta de diagnóstico complementar para o tratamento de patologias associadas a deformidades dentofaciais. Na área da Motricidade Orofacial, quando bem aplicada, possibilita elucidar possíveis causas das disfunções apresentadas pelos pacientes. Sendo assim, dominar essa técnica diagnóstica significa se capacitar de forma mais completa para exercer a profissão. O projeto visa capacitar os alunos quanto aos princípios básicos da Cefalometria; como se obtém a radiografia e o traçado das estruturas anatômicas; pontos, linhas e planos; Quais as grandezas cefalométricas adotadas; E quais as análises cefalométricas mais utilizadas na área da Fonoaudiologia

A (des)construção do brincar a partir da diversidade: desafios para a inclusão das diferenças

DEDCII Inscrição - 24/09/2020 à 05/10/2020

Curso vinculado ao Programa Encontros Formativos Pedagógicos em tempos de Pandemia -  Pedagogia Campus II  Docentes: Magdalânia França, Laíse Araújo Costa e Linna Almeida. Período: De 29/09/2020 à 17/11/2020 , com encontros semanais sempre na terça e quinta-feira, no horário de 18:30 às 21:00 Carga horária: 45 horas Apresentação  Abordar a diversidade de forma lúdica na infância visa contribuir para a formação de sujeitos mais bem resolvidos, com autoestima elevada, com atitude crítica e compromissada com a construção de novas formas de pensar, sentir e agir que constituirão o novo normal de uma sociedade mais justa, com equidade e respeito a toda diversidade humana. O ato de brincar enriquece a construção de significados e sentidos sobre a realidade vivenciada. Pelo brincar a criança e o adolescente explora as suas potencialidades de tornar-se pessoa ao tempo que deixa fluir a sua imaginação no mundo do faz de conta,  na imitação das cenas do cotidiano e pelos jogos experimenta os mecanismos das normas da convivência social. Segundo Vygotsky (1984) o brincar é a principal atividade da criança para o desenvolvimento de funções superiores contribuindo  para  a sua maturidade  psicossocial.  O brincar, assim como toda ação humana, também  reproduz  as  tensões sociais que nutrem as tramas da exclusão fabricadas culturalmente. Destarte, o bullyng caracterizado como violência reiterada contra o outro diferente,   tem ocupado amplo  espaço de discussão no cenário educacional e demanda transformações em vários campos sociais. Portanto, para subverter essa ordem excludente, propomos esse curso com o objetivo de problematizar, fundamentar teoricamente e propor intervenções na utilização do lúdico com as crianças na aprendizagem de temas sobre a diversidade  como um caminho de suma importância para o desenvolvimento de saberes, competências e atitudes para formar pessoas que respeitem a diversidade. Conteúdos   Módulo 1 -  Problematização sobre  a (des)construção do brincar e suas implicações na inclusão das diferenças na infância Módulo  2 - Diversidade na educação: fundamentos teóricos, concepções,  aspectos legais  Módulo 3  -  Diversidade na educação de crianças: práticas, projetos e aulas inclusivas

Encontros Formativos Pedagógicos em tempos de Pandemia

DEDCII Inscrição - 24/09/2020 à 01/10/2020

CURSOS DE EXTENSÃO SOBRE TEMAS PEDAGÓGICOS   - Período: De setembro a novembro do ano de 2020. - Carga horária: Variável entre 20, 30 ou 45 horas, distribuídos em dois dias por semana - Ministrantes: 2 ou mais professores - Vagas: Total de 30 participantes por curso, sendo 20 para discentes Pedagogia e 10 outros estudantes UNEB e professores do Ensino Fundamental I. - Certificação: recebe o certificado o participante que alcançar, no mínimo, com 75% de presença, em cada curso.  - JUSTIFICATIVA: O estado pandêmico no qual nos encontramos, nos coloca o desafio, mas também a oportunidade de revitalizarmos o tecido comunitário como construto imprescindível à elaboração de propostas, realização de projetos e atividades voltadas para a reflexão das nossas práticas, sobre o enfraquecimento do bem comunitário pela apologia ao individualismo exacerbado, silenciamento e naturalização as desigualdades e violências sociais, da espetacularização das intolerâncias, privatização das riquezas e do acesso aos diversos serviços sociais. Se as exclusões são uma marca contundente de um projeto neoliberal de nação, com a pandemia, as consequências do estado mínimo se agigantaram ainda mais. Nesse contexto, enfatizamos os impactos violentos da pandemia para a sociedade, sublinhando o comprometimento da sobrevivência de uma parte da população, majoritariamente pobre. Pois, num estado neoliberal quando as políticas e programas sociais não são excluídos, perdem a sua força e abrangência. Deste modo, com todas as inquietações e descompassos que nos traz esse momento, destacamos enfaticamente a reverberação da pandemia sobre os sistemas de ensino e as atividades escolares em todos os níveis, uma vez que as atividades presenciais foram suspensas desde o mês de março, interrompendo abruptamente o processo de produção e apropriação do saber e conhecimento formal/escolarizado. Destarte, considerando as repercussões da não realização de atividades presenciais, de modo particular na UNEB pela sua estrutura multicampi e perfil socioeconômico de uma parcela significativa dos seus alunos e alunas, propusemos a realização de atividades virtuais, consolidadas através da realização do evento virtual intitulado Encontros Poéticos Pedagógicos em Tempos de Pandemia, realizado nos dias de 17, 24 e 31 de julho e 07, 14, 21 e 28 de agosto do ano 2020, que logrou êxito conforme a avaliação feita pelos participantes e nos serviu de parâmetro para a consolidação de uma proposta de oferta de cursos de extensão, pois compreendemos que a universidade é espaço-lugar de debate e reflexão sobre questões caras à sociedade e de criação de possibilidades para responder as suas demandas e necessidades. Logo, num cenário que nos impede de desenvolver atividades de ensino e algumas modalidades de pesquisa, deliberamos por assegurar o vínculo e produção da universidade, de acordo com a nossa abrangência, através do programa de extensão Pedagogia: desafios, diálogos, saberes e formação no contexto da pandemia da COVID-19. O programa de extensão está estruturado em 10 cursos, com carga horária variável entre 20, 30 e 45 horas, com encontros semanais, que se dará por meio atividades síncronas e com a realização aulas on-line e assíncronas conforme as atividades propostas para o desenvolvimento do curso. Utilizando as plataformas já utilizadas comumente pela comunidade da UNEB, como Microsoft Teams, Google meet, Whatsapp, e-mail.   - OBJETIVOS: · Discutir sobre temas relevantes ao ensino em ambiente virtual, aspectos teórico-conceituais da formação do pedagogo e limites e perspectivas/possibilidades do fazer pedagógico em meio ao desalinho provocado pela pandemia; · Refletir sobre a importância da manutenção da produção acadêmica como propulsora de releituras e sobre a proposição de intervenção que auxiliem na compreensão e superação dos impactos da pandemia; · Compartilhar práticas pedagógicas desenvolvidas por professores, gestores dos diversos níveis e modalidade de ensino, no contexto da pandemia; e · Discutir e apresentar contribuições das tecnologias digitais no processo de mediação, ensino e aprendizagem.   - PÚBLICO Os cursos de extensão serão destinados a professores e professoras do ensino fundamental de séries iniciais, aos estudantes do curso de pedagogia do Campus II da UNEB e aos demais de outras licenciaturas da UNEB.   Cursos de extensão: 1 - Afrobrasilidades: Educação para as relações étnico-raciais. Docentes: Cristiane Paixão, Patrícia Batista dos Santos, Margarida Lopes de Jesus e Polyana S. Silva Costa. Período: De 28/09/2020 à 23/11/2020, com encontros semanais sempre na segunda-feira de 15:00 às 17:30 e na quarta-feira de 18:00 às 20:30. Carga horária: 45 horas.   2 - Letramentos em movimento. Docentes: Elisabete Bastos e Iramayre Reis Período: De 30/09/2020 à 18/11/2020, semanalmente na quarta-feira das 19:00 às 21:00 e quinzenalmente na sexta-feira das 19:00 as 21:00. Carga horária: 30 horas.   3 - Desenvolvimento do pensamento matemático nos anos iniciais: desafios e possibilidades. Docentes: Grace Baqueiro, Maria de Fátima Leal, Maria Eliana Silva e Maridete Ferreira Período: De 28/09/2020 à 02/12/2020, com encontros semanais sempre na segunda-feira e na quarta-feira no horário de 18:30 às 20:30. Carga horária: 45 horas. Obs.: indicado para o 6º semestre.   4 - As Experivivências Educacionais em Tempos De Pandemia. Docentes: Luciana Nascimento e Lúcia Pedreira Período: De 29/09/2020 à 02/12/2020, com encontros semanais na terça-feira, no horário de 18:00 h às 20h30, sendo que a última aula será de 18:00 às 19:30. Carga horária: 30 horas.   5 - A Formação do professor e a construção da identidade criativa. Docentes: Iêda Fátima Período: De 29/09/2020 à 03/11/2020, com 02 encontros semanais, sempre na terça-feira, de 15:00 às 17:30, e na quinta-feira, de 18:30 às 20:30h, sendo que a última aula será de 15:00 às 16:30. Carga Horária: 30 horas.   6 - Criando trilhas, deixando rastros na Educação Infantil. Docentes: Isaura Fontes, Maria da Conceição Alves Ferreira e Rita Oliveira Período: De 01/10/2020 à 17/12/2020, com encontros semanais toda quinta-feira, de 18:30 às 20h30. Carga horária: 30 horas.   7 - Libras: Comunicando-se com as Mãos. Docente: Elisângela Vasconcelos Período: De 02/10/2020 à 20/11/2020, com encontros semanais toda sexta-feira, de 15:00 às 17:00. Carga Horária: 20 horas.   - Metodologia Pretende-se organizar encontros virtuais como espaços férteis para a problematização sobre os temas selecionados, incentivando a participação ativa, autônoma e colaborativa para a construção de conhecimentos, saberes e atitudes sobre às temáticas propostas. Utilizaremos atividades síncronas com aulas on-line e assíncronas de acordo às atividades propostas para o desenvolvimento do curso. Utilização de plataformas usuais pela comunidade da UNEB: Microsoft Teams, Google meet, Whatsapp, e-mail.

AULA MULTIMÍDIA: possibilidades do power point e outros

NUPE DEDC I Inscrição - 24/09/2020 à 27/09/2020

RESUMO O curso foca-se no desenvolvimento da ideia de uma pedagogia interativa e multilinguagem. O principal objetivo é apresentar possibilidades de produção de aula multimídia com diálogo com imagens e arte gráfica, guiado pela ideia de interação com várias linguagens, promovendo o engajamento, motivação e potencializando mudanças nas estratégias didáticas. Para isso, são levantadas reflexões sobre o ensino e a aprendizagem e o uso de recursos multimidiáticos interativo e diversificado. Assim, o curso será apresentado com aulas expo-dialogadas e oficinas de uso, principalmente, do power point como estratégias para o desenvolvimento de reflexões sobre o ensino, aprendizagem, mediação didática e interação. Ao final, serão produzidas aulas multimídias pelos cursistas de forma individual ou em grupo. OBJETIVO GERAL Produzir aulas multimídias, usando o pacote office, notadamente o power point com o desenvolvimento de recursos audiovisuais interativos, infográficos, animação, jogos, para elaboração de sequências didáticas e projetos didáticos.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Apresentar possibilidades de produção de aula multimídia com o diálogo com textos, imagens e sons, imagens e arte gráfica. - Interagir com várias linguagens promovendo o engajamento, motivação e potencializando mudanas nas estratégias didáticas. - Criar e compartilhar conteúdos mulmitimídiáticos com os potenciais do pacote ofiice.  COORDENAÇÃO Profa. Dra. Rosemary Lapa e Profa. Dra. Antonete Xavier  DIAS E HORÁRIOS - Encontros síncronos pela plataforma Microsoft Teams às quartas-feiras, 18h às 20h - período de 30/09 a 04/11/2020 OBSERVAÇÃO Para se inscrever no curso é IMPRESCINDÍVEL que o participante cumpra esses dois pré-requisitos: 1 - Tenha um endereço de e-mail do outlook que pode ser do tipo: xxxxxxx@outlook.com ou yyyyy@hotmail.com (os estudantes da UNEB já tem conta Microsoft); 2 - Tenha instalado o aplicativo Microsoft Teams.

CULTURA POPULAR E ASPECTOS DE ALGUMAS MANIFESTAÇÕES BRASILEIRAS: CONTO POPULAR, QUADRAS E ROMANCE

DCHVI Inscrição - 24/09/2020 à 30/09/2020

O curso aborda, de modo introdutório, aspectos de algumas manifestações tradicionais que persistem no imaginário coletivo de nosso povo, a saber: o conto popular, as quadras tradicionais e o romance. Através de uma abordagem interdisciplinar, estabelecendo confluências e transposições entre várias áreas das ciências humanas, história, sociologia, antropologia  e crítica literária, principalmente, buscaremos apresentar as origens, características e riqueza cultural, patrimonial e social ligadas à essas formas artísticas tradicionais.

Palestra "Tipos de vacinas e condução dos estudos clínicos na Covid-19"

DCVI Inscrição - 22/09/2020 à 24/09/2020

Prezados alunos do curso de Farmácia da UNEB e demais interessados, Para promover o conhecimento durante a suspensão das atividades presenciais devido a pandemia, a Coordenação do Colegiado, o Diretório Acadêmico e a Ligas Acadêmicas do curso de Farmácia estão se articulando para promover atividades on-line, com direito a certificação. Nessa semana, contamos com o apoio da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica e Farmacoterapia (LAFCLIN) para promover a seguinte atividade:  > 24/09 - 15 às 17h - Palestra "Tipos de vacinas e condução dos estudos clínicos na Covid-19" - Profa. Carolina Pacca Importante: - Alunos de qualquer instituição/curso podem se participar;  - Inscrições de cada palestra se encerrarão 6 horas antes da sua realização, ou quando se esgotarem as vagas (200); - Atividades ocorrerão pelo  MICROSOFT TEAMS, cujo link de acesso será enviado por e-mail com 3 horas de antecedência do início da palestra;   - Vagas serão prioritárias a alunos do curso de Farmácia da UNEB;   - Concessão do certificado será condicionada ao rendimento de 60% (ou maior) em rápida avaliação on-line, aplicada ao final da atividade;   Dúvidas e atualizações, acompanhe as constas do Instagram -- >>  @colfaruneb e @dafaruneb e @lafclin #sepuderficaemcasa

Introdução à Sociolinguística e à Dialetologia do Espanhol

NUPE DCH I Inscrição - 21/09/2020 à 25/09/2020

INÍCIO DO CURSO: 08 de outubro de 2020. Datas dos encontros: 08, 15, 22 e 29 de outubro. Horário: às 14h00mim às 16h00min. PÚBLICO ALVO: Público interno: Estudantes do Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol (Campus I) Público externo: Estudantes egressos do Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol da UNEB e Estudantes de Cursos de Letras-Espanhol matriculados em outras instituições de ensino superior. O projeto de extensão Ensinando e Aprendendo a Língua Espanhola em Comunidade, do Departamento de Ciências Humanas da UNEB (Campus I, Salvador) oferece o minicurso Introdução à Sociolinguística e à Dialetologia do Espanhol, que será realizado de forma remota pela plataforma da Microsoft Teams, no mês de outubro deste ano. A atividade tem como objetivo apresentar conceitos básicos de sociolinguística e dialetologia do espanhol, tratar acerca da língua espanhola e suas variantes, bem como promover reflexões no que diz respeito à variação linguística do espanhol e o processo de ensino-aprendizagem. Serão no total quatro encontros, um por semana, coordenados pela professora responsável pelo projeto, Profª Dra. Aline Silva Gomes e pelo Prof. Me. Marco Luiz Mendes de Oliveira, em que serão discutidos os seguintes temas: Sociolinguística, dialetologia e a língua espanhola no mundo; A língua espanhola e suas variantes; Variação linguística e ensino aprendizagem de espanhol.

DIÁLOGOS INTERNACIONAIS: EDUCAÇÃO, GESTÃO E AVALIAÇÃO - Tema 4

ADM-I Inscrição - 21/09/2020 à 07/10/2020

O Grupo de Pesquisa Núcleo de Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF) promove o evento DIÁLOGOS INTERNACIONAIS: EDUCAÇÃO, GESTÃO E AVALIAÇÃO.   Nesta edição apresentamos o tema 4, no dia 08/10, que abordará as “Políticas de avaliação para a Educação Superior”. As conferências ficarão a cargo do Prof. Dr. Robert Evan Verhine (UFBA – Brasil -  http://lattes.cnpq.br/8612465206032005)  e do Prof. Dr. Paulo Gabriel Soledade Nacif (CEE/BA – Brasil - http://lattes.cnpq.br/8537690856693034 ).   A web conferência acontecerá no Microsoft Teams, cujo link para acesso será enviado para o e-mail de cada participante inscrito. Os referidos participantes terão direito a certificação.   As inscrições se encerram no dia 06/10/2020 e as vagas são limitadas!  

Podando meu jardim... Cuidando bem de mim.

DEDCXIII Inscrição - 21/09/2020 à 28/09/2020

Palestra mediada por profissionais da educação e da psicologia com objetivo de refletir sobre o sofrimento psíquico e suas reverberações nos sujeitos contemporâneos. OBJETIVO GERAL - Refletir sobre a importância do autocuidado no enfrentamento do sofrimento psíquico e suas reverberações na contemporaneidade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Enfatizar a valorização à vida e necessidade do autocuidado na contemporaneidade; Compartilhar estratégias de autocuidado e de prevenção ao suicídio; Acompanhar a campanha do Setembro Amarelo da UNEB – “Seja sua prioridade”. JUSTIFICATIVA - Vivenciamos na contemporaneidade o crescimento significativo do sofrimento psíquico e de mortes por suicídio em todos os países do mundo, sendo, o setembro amarelo configurado o mês internacional de prevenção ao suicídio e de valorização a vida. A Associação Brasileira de Psiquiatria, aponta que 96% dos casos de suicídio têm alguma relação com transtornos mentais. Nessa conjuntura, a situação se agrava diante do contexto pandêmico que atravessamos, onde, pesquisas evidenciam o aumento exponencial de casos de depressão, ansiedade, fobias e estresse, tornando urgente o debate, a reflexão e o compartilhamento de estratégias de enfrentamento. METODOLOGIA - A palestra será transmitida remotamente na plataforma de videoconferências Microsoft Teams. O encontro terá composição  interacionista com a socialização de dados científicos, teorias psicológicas acerca da temática e diálogos com os participantes. O objetivo é provocar a reflexão sobre a importância do autocuidado no enfrentamento do sofrimento psíquico e de suas reverberações na contemporaneidade.                                                                                        

II Semana de Ciência e Tecnologia de Xique-Xique

DCHTXXIV Inscrição - 19/09/2020 à 08/10/2020

A revolução digital acelerou e expandiu, causando transformações na sociedade. Neste contexto destaca-se a Inteligência Artificial, com aplicações em todos os setores da sociedade, assim a II Semana de Ciência e Tecnologia de Xique- Xique promoverá discussões e reflexões sobre a  Inteligência Artificial para ciência no Semiárido. Um Evento interdisciplinar, em parceria entre a UNEB DCHT XXIV e IFBaiano Campus Xique-Xique,  que por meio de palestras e minicurso promoverá aos participantes uma abordagem sobre o crescimento e as possibilidades da Inteligência Artificial a fim de buscar soluções para os atuais problemas da sociedade  O objetivo da II SCT é fomentar espaços de discussão e disseminação do conhecimento com temas atuais para os estudantes e servidores das Instituições que promovam o estímulo  à ciência e tecnologia no processo de inovação, bem como permitir o aperfeiçoamento dos docentes.

CLUBE DE LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E PERFORMANCES ARTÍSTICAS E LITERÁTIAS DA 3ª IDADE (CL3)

NUPE DEDC I Inscrição - 19/09/2020 à 27/09/2020

CLUBE DE LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E PERFORMANCES ARTÍSTICAS E LITERÁTIAS DA 3ª IDADE (CL3) APRESENTAÇÃO. À natureza lúdica e reflexiva da literatura, acrescentamos a ideia de clube da leitura, uma simbologia que representa espaço de trocas de leituras de textos literários, numa relação dialógica. Essa abordagem metodológica para o curso de extensão CLUBE DE LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E PERFORMANCE busca desenvolver ações de leitura e escrita e a ação terapêutica inerente a essas ações como mediação de constituição de sujeitos leitores em combate aos efeitos colaterais do COVID19. OBJETIVO GERAL. Proporcionar encontros poéticos através da criação e contação de histórias e noções de textos dramáticos e performáticos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS. Promover ações de leitura, seguindo as orientações da Linguística Textual; Mediar produção de leitura, visando enleituramento; Desenvolver ações de escrita em variados gêneros textuais; Apresentar possibilidades de um trabalho interdisciplinar focado na multidisciplinaridade presente no acervo literário; METODOLOGIA. O desenvolvimento de ações síncronas e assíncronas em ambientes digitais: MicrosoftTeams e redes sociais Encontros presenciais (síncronos) mediados por tecnologias com mediação de discussões sobre as leituras realizadas; Contação e leitura de histórias; Aulas palestras dialogadas; Seminários com estudo de textos disponibilizados pelas docentes; Breves leituras brancas e dramáticas de textos teatrais; Debates de situações reais de acontecimento de leitura.