Curso de Extensão: As relações laborais contemporâneas numa perspectiva interdisciplinar do Direito do Trabalho e do Direito Civil Constitucional
NUPE DCH I Inscrição - 18/09/2020 à 24/09/2020O curso enfrenta a interlocução essencial entre o Direito Constitucional, o Direito Civil e o Direito do Trabalho para a compreensão do impacto que as novas feições do mundo do trabalho na contemporaneidade terá sobre a sociedade que se edifica buscando a compreensão do trabalho como valor essencial. Perpassa por refletir a importância de se garantir aos trabalhadores o gozo de direitos de cidadania, a reparação do dano injusto e a reflexão da autonomia no ato da contratação em contemplação a sua condição de hipossuficiência.
I Mostra Virtual de TCCs 2020
NUPE DCH I Inscrição - 18/09/2020 à 23/09/2020O projeto de extensão intitulado “Socialização de Monografias de Conclusão de Curso - Letras Espanhol” tem como objetivo desenvolver a socialização de monografias de trabalho de conclusão de curso (TCC), do semestre 2019.2, do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas da UNEB(Campus I) que não foram defendidas presencialmente por conta da pandemia de COVID-19. No intuito de proporcionar o acesso a esses trabalhos acadêmicos, este projeto visa a estabelecer uma interlocução entre a produção de conhecimento na UNEB e a comunidade externa. O evento será realizado no dia 24 de setembro de 2020, coordenado pelos professores Me. Marco Luiz Mendes de Oliveira e Dr. Nerivaldo Alves Araújo, de forma remota pela plataforma Microsoft Team, mediando as discussões sobre os temas abordados nas monografias de TCC.
Palestra "Procedimentos de emergência em pacientes intoxicados"
DCVI Inscrição - 14/09/2020 à 17/09/2020Prezados alunos do curso de Farmácia da UNEB e demais interessados, Para promover o conhecimento durante a suspensão das atividades presenciais devido a pandemia, a Coordenação do Colegiado, o Diretório Acadêmico e a Ligas Acadêmicas do curso de Farmácia estão se articulando para promover atividades on-line, com direito a certificação. Nessa semana, contamos com o apoio da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica e Farmacoterapia (LAFCLIN) para promover a seguinte atividade: > 17/09 - 15 às 18h - Palestra "Procedimentos de emergência em pacientes intoxicados" - Prof. Ana Roseli Importante: - Alunos de qualquer instituição/curso podem se participar; - Inscrições de cada palestra se encerrarão 6 horas antes da sua realização, ou quando se esgotarem as vagas (200); - Atividades ocorrerão pelo MICROSOFT TEAMS, cujo link de acesso será enviado por e-mail com 3 horas de antecedência do início da palestra; - Vagas serão prioritárias a alunos do curso de Farmácia da UNEB; - Concessão do certificado será condicionada ao rendimento de 60% (ou maior) em rápida avaliação on-line, aplicada ao final da atividade; Dúvidas e atualizações, acompanhe as constas do Instagram -- >> @colfaruneb e @dafaruneb e @lafclin #sepuderficaemcasa
Estatística Aplicada às Ciências Sociais
DCHTXIX Inscrição - 14/09/2020 à 30/10/2020A realização do Curso de Extensão “Estatística Aplicada às Ciências Sociais” para discentes da UNEB e comunidade em geral tem como foco contribuir para o desenvolvimento de estratégias e ações que possibilitem aos alunos uma adequada análise e interpretação de gráficos e tabelas, auxiliando-os na compreensão de questões atuais, oferecendo à sua vida melhores propostas de encaminhamento. Desta forma, desejamos fornecer procedimentos que possibilitem ao alunos coletar, organizar e sintetizar levantamentos, comparar e analisar dados para defender ideias, bem como pesquisar e comunicar dados estatísticos das pesquisas através de tabelas e gráficos, interpretando as representações gráficas que aparecem frequentemente no dia-a-dia. Gráficos relacionados a diferentes disciplinas escolares auxiliam na obtenção de conhecimentos para uma formação de conceitos, contribuindo para o estímulo à leitura crítica e reflexiva das informações sociais, políticas e econômicas divulgadas em linguagem gráfica.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E DOCÊNCIA
NUPE DEDC I Inscrição - 13/09/2020 à 20/09/2020CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E DOCÊNCIA APRESENTAÇÃO. A prática de contar história na perspectiva da formação docente para atuar em espaços educativos formais e não formais. Discussões levantadas acerca do papel da contação de histórias na formação da subjetividade da pessoa humana, através do lúdico da oralidade. Recursos de contação de histórias como disparadores e centro da ação docente. Os distintos processos de ler e de contar histórias. Necessidade da formação para a contação de histórias. Estudo da narrativa fantástica. OBJETIVO GERAL. A prática de contar história na perspectiva da formação docente para atuar em espaços educativos formais e não formais. Discussões levantadas acerca do papel da contação de histórias na formação da subjetividade da pessoa humana, através do lúdico da oralidade. Recursos de contação de histórias como disparadores e centro da ação docente. Os distintos processos de ler e de contar histórias. Necessidade da formação para a contação de histórias. Estudo da narrativa fantástica. OBJETIVO ESPECÍFICOS. Compreender as possibilidades de usos das narrativas orais em sala de aula, como fonte de afetividade, de constituição de subjetividades e de fortalecimento de vínculos entre educadores e discentes, Incentivar a mediação para a constituição de leitores. Possibilitar aos participantes a pesquisa e a descoberta do estilo pessoal na arte de contar histórias. METODOLOGIA. Aula expodialogadas de forma síncrona e assíncrona no Microsoftteams uso de ferramentas da sala de aula do MicrosoftTeams vídeo-aulas do youtube uso de redes sociais: whatsapp e facebook, etc. MECANISMOS GERENCIAIS DE EXECUÇÃO MULTI-INSTITUCIONAL. Uso da plataforma MicrosoftTeams disponibilizado pela UNEB.
II Encontro Acadêmico de Biodiversidade Vegetal
NUPE DEDCVII Inscrição - 11/09/2020 à 03/11/2020Em comemoração aos seus dez anos de existência, o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal (PPGBVeg/ UNEB) promoverá a segunda edição do Encontro Acadêmico de Biodiversidade Vegetal (ENABVeg), tendo como tema “Biodiversidade vegetal: 10 anos de contribuição do PPGBVeg”. O evento será totalmente online e gratuito, no período de 10 a 13 de novembro de 2020 e visa integrar docentes, discentes, egressos, convidados e participantes interessados na Botânica, através da socialização e divulgação do conhecimento científico gerado pelas pesquisas desenvolvidas na região semiárida da Bahia e outros estados nordestinos, por meio de palestras, mesas redondas, minicursos e oficinas. Acompanhe os nossos perfis no Instagram (@enabveg.uneb e @ppgbveg) e fique por dentro da programação. A transmissão ocorrerá pelo canal no YouTube, basta acessar: https://www.youtube.com/channel/UCAQ0xe_VPDzmPKALtFxC1qQ
X Quintas acadêmicas: divulgação e memória
DEDCX Inscrição - 10/09/2020 à 06/11/2020O projeto “Quintas Acadêmicas: divulgação e memória” foi concebido em uma reunião do Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX - Departamento de Educação, Campus X - da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, cuja participação envolve docentes e discentes. Garantir a divulgação dos conhecimentos produzidos pela comunidade acadêmica, bem como o registro, a organização e a preservação da memória acadêmica do Departamento de Educação - Campus X se constituem objetivos norteadores desse Projeto. Desde o ano de 2005, o “Quintas Acadêmicas: divulgação e memória” vem se constituindo em um espaço de socialização e discussão, de modo a favorecer a indissociabilidade entre os três pilares da Universidade - ensino, pesquisa e extensão. As atividades propostas estão pautadas no princípio de que a Universidade é um espaço privilegiado de produção do saber, de modo que se torna imprescindível que o conhecimento, nela produzido, seja socializado a toda comunidade acadêmica e externa. Esperamos que essa prática possa continuar contribuindo no processo de formação dos discentes e docentes do Campus X, uma vez que o entrelaçamento entre ensino, pesquisa e extensão favorece reflexões mais consistentes sobre o fazer pedagógico, promovendo melhores condições para o desempenho do ofício de professor. Devido ao atual contexto da pandemia do COVID-19, a decima edição do Projeto será realizada online. PROGRAMAÇÃO DATA ATIVIDADE 29/10/2020 19h às 21h Transmissão através do Canal UNEB Campus X no YouTube Atividade Cultural Mediadora: Gislaine Romana Carvalho da Silva (Licenciatura em Música) Cerimônia de Abertura Participantes: Direção, NUPEX e Coordenação do Quintas Mediadora: Kildria Vieira Alves Gigante Mesa Redonda Tema: O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior Participantes: Pró-Reitorias da UNEB - PPG, PROEX e PROGRAD Mediadora: Minervina Joseli Espíndola Reis 04/11/2020 14h30min às 16h30min Transmissão através da Plataforma Microsoft Teams UNEB Comunicação Oral 19h às 21h Transmissão através da Plataforma Microsoft Teams UNEB Comunicação Oral 05/11/2020 14h30min às 16h30min Transmissão através da Plataforma Microsoft Teams UNEB Comunicação Oral 19h às 20h30min Transmissão através do Canal UNEB Campus X no YouTube Lançamento de Livros de autores do Campus X Mediadora: Ana Odália Veira Sena 06/11/2020 19h às 21h Transmissão através do Canal UNEB Campus X no YouTube Atividade Cultural Mediador: Gean Paulo Gonçalves Santana Mesa Redonda Tema: O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior: narrativas de egressos do Campus X Participantes: Clóvis Lisboa dos Santos Júnior, Grégory Alves Dionor, Igor José Sousa Mascarenhas e Karina Lima Sales Mediador: Clóvis Lisboa dos Santos Júnior Transmissão através do Canal UNEB Campus X no YouTube Endereço: https://www.youtube.com/channel/UCJgrB_TncriEmnDKxstOQXA INSCRIÇÕES Para efetuar a inscrição no evento, o participante deverá preencher o formulário de inscrição no site do evento: www.sge.uneb.br/quintasacademicas2020dedcx. INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS Os Trabalhos Científicos submetidos na X edição do "Quintas Acadêmicas: divulgação e memória" devem ser enviados em formato de Resumo Expandido e serão apresentados na forma de Comunicação Oral, enquadrando-se em uma das seguintes categorias: ensino (Pibid, Monitoria, Estágio, Residência Pedagógica), pesquisa (Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Pós-graduação), extensão (Projetos Programas, Monitoria). Serão aceitos para avaliação trabalhos com, no máximo, quatro autor(es) e/ou coautor(es). Um autor poderá inscrever até dois trabalhos como autor principal e sem limites para coautoria. O professor orientador deverá realizar a submissão do trabalho no evento. Para tanto, deverá preencher o formulário de submissão de trabalhos e enviar o trabalho para o e-mail trabalhosquintasacademicas@gmail.com. Observações: Para participar do evento não é obrigatória a inscrição de trabalhos. Pode-se participar como ouvinte com direito a certificado de participação, aos anais e aos outros materiais distribuídos aos participantes; Os trabalhos dos alunos da graduação deverão ser enviados pelos seus professores orientadores. INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS O Resumo Expandido submetido deve ter entre três e seis laudas e apresentar: Introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências. Deve estar de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa. Abaixo o resumo, deverão ser inseridas quatro (04) palavras-chave separadas por ponto e vírgula. O documento deve estar em arquivo do WORD (.DOC ou .DOCX). Fonte: Arial - tamanho 12. Espaçamento entre linhas: 1,5. Margens: esquerda: 3,0 cm; direita: 2,0 cm; superior: 3,0 cm; inferior: 2,0 cm. Título: centralizado. Nome e referências (nota de rodapé) do(s) autor (es). Órgão/Agência de fomento (se houver). Parágrafos: Início a 1,25 cm a partir da margem esquerda; com exceção das referências. No Resumo Expandido, não há citações diretas. As citações devem ser indiretas e feitas no corpo do texto. Referências: Espaçamento simples entre linhas, separadas entre si por espaço simples, organizadas em ordem alfabética e com alinhamento justificado. Ex: BITTENCOURT, M. A. L. et al. (Org.). Normas técnicas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Ilhéus: Editus, 2010. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA OS TRABALHOS A COMPOR A PUBLICAÇÃO Os trabalhos submetidos pelos interessados deverão seguir as normas e calendário previamente divulgados. Todos os trabalhos serão avaliados por um parecerista da Comissão Científica composta por professores do Departamento de Educação, Campus X. Os trabalhos submetidos serão encaminhados para o Comitê Científico, que encaminhará o trabalho para o parecerista retirando o nome dos autores e referências que possam indicar a autoria do trabalho, bem como do parecerista, quando retornar ao autor. O parecerista procederá a avaliação, levando-se em consideração a cada um dos seguintes critérios de avaliação: a) Relevância do estudo, b) Estrutura do trabalho, c) Redação, d) Consistência do desenvolvimento do trabalho e, e) Grau de reflexividade. Os trabalhos serão classificados nas seguintes categorias: a) Favorável para comunicação e publicação; b) Favorável para comunicação e para posterior publicação, desde que atendidas as reformulações indicadas no parecer; c) Desfavorável. DIVULGAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS Os trabalhos submetidos serão apresentados na modalidade Comunicação Oral. A Comunicação Oral será realizada on-line através da plataforma Microsoft Teams e poderá ser realizada por até dois autor(es) e/ou coautor(es). O cronograma de apresentação e link da sala serão disponibilizados no site do evento e enviado por e-mail. A apresentação do trabalho contará com 15 minutos para exposição oral e, ao final das apresentações será concedido um tempo para as considerações e debates sobre os trabalhos apresentados. O certificado de apresentação do trabalho irá conter o nome de todos os autor(es) e/ou coautor(es) do trabalho. Os nomes aparecerão no certificado da forma em que foram informados na ficha de submissão de trabalhos. Fique atento à grafia e não abrevie nenhum nome dos autor(es) e/ou coautor(es). Todos os trabalhos aceitos para publicação irão compor os Anais da “X Quintas Acadêmicas: divulgação e memória”, desde que atendam orientações dos pareceres, em meio eletrônico disponível para download no site www.sge.uneb.br/quintasacademicas2020dedcx. DATAS IMPORTANTES Submissão de trabalhos prorrogada até o dia 16 de outubro de 2020. ATIVIDADE DATA Inscrição no evento On-line até o dia do evento Submissão de trabalhos De 10/09 a 12/10/2020 Avaliação de trabalhos por pareceristas Até dia 19/10/2020 Publicação de trabalhos selecionados para Comunicação Oral Dia 21/10/2020 Apresentação de trabalhos A partir do dia 30/10/2020 Revisão de trabalhos para publicação nos Anais pelos autores De 21/10 a 21/11/2020 Avaliação de trabalhos por pareceristas Até dia 30/11/2020 Publicação dos Anais Até dia 28/02/2021 ACESSO AOS ANAIS Anais da IX edição do Projeto Quintas Acadêmicas: divulgação e memória (2017) Anais da X edição do Projeto Quintas Acadêmicas: divulgação e memória (2020) REALIZAÇÃO Universidade do Estado da Bahia - UNEB Departamento de Educação – Campus X Núcleo de Pesquisa e Extensão do Campus X Projeto Quintas Acadêmicas: divulgação e memória COMISSÃO ORGANIZADORA Docentes Ana Odália Vieira Sena Clovis Lisbôa dos Santos Junior Gean Paulo Gonçalves Santana Gislaine Romana Carvalho da Silva Kildria Vieira Alves Gigante Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho Minervina Joseli Espíndola Reis Priscila Alves Pereira Tatiana Dias Silva Discentes Hávila Said Silva Evangelista Isadora Dias Mariano de Oliveira APOIO Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação – PPG Pró-Reitoria de Extensão – PROEX LOCALIZAÇÃO DO EVENTO Online na plataforma Microsoft Teams e Canal do YouTube do DEDC X CONTATO Comissão Organizadora das Quintas Acadêmicas E-mail: quintasacademicascampusx@gmail.com. Site: www.sge.uneb.br/quintasacademicas2020dedcx.
Curso de extensão - Libras: falando com as mãos e escutando com os olhos
DCHVI Inscrição - 10/09/2020 à 24/09/2020Libras: Falando com as mãos e ouvindo com os olhos O projeto Libras: Falando com as mãos e ouvindo com os olhos, propõe abordar aspectos linguísticos, culturais e identitários dos sujeitos surdos, com o intuito de desmistificar mitos e preconceitos que giram em torno do surdo e da libras. E de forma lúdica e interativa ensinar aos cursistas vocabulário básico dessa língua visuo-espacial, contextualizando-os em situações cotidianas em especial no convívio escolar e social dos surdos. Inicio e termino do evento : de 5 de outubro até 7 de dezembro. O curso será semanalmente (às segundas-feira às 19:00 ) pela plataforma google meet;
Tópicos em pesquisa II: Mulheres na Ciência
DCHVI Inscrição - 09/09/2020 à 04/10/2020O webseminário apresentará trajetórias de conquistas, empreendedorismo e inovação protagonizadas por mulheres. Oportunizará aos ouvintes reflexões nas barreiras sócio-culturais a serem transpostas; fortalecimento individual ou coletivo para romper barreiras; sistematização para o desenvolvimento humano e científico; organização e planejamento individual/profissional para o futuro.
CINEMATECA JURÍDICA VIRTUAL - Filme: Parasita. Uma reflexão sobre a luta de classes
DCHI Inscrição - 08/09/2020 à 08/09/2020O CALAW convida todxs para a Cinemateca Jurídica virtual onde será debatido o tema luta de classes através do filme Parasita, por meio da plataforma virtual de encontros Discord. Será no dia 22 de setembro, sexta-feira, às 18:30 e terá carga horária de 3 horas. Obs: para quem for assistir pelo computador, é necessário baixar o Discord, não basta entrar pelo navegador.
Palestra "Atenção farmacêutica em psicofármacos"
DCVI Inscrição - 08/09/2020 à 10/09/2020Prezados alunos do curso de Farmácia da UNEB e demais interessados, Para promover o conhecimento durante a suspensão das atividades presenciais devido a pandemia, a Coordenação do Colegiado, o Diretório Acadêmico e a Ligas Acadêmicas do curso de Farmácia estão se articulando para promover atividades on-line, com direito a certificação. Nessa semana, contamos com o apoio da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica e Farmacoterapia (LAFCLIN) para promover a seguinte atividade: > 10/09 - 15 às 17h - Palestra " Atenção farmacêutica em psicofármacos" - Profa. Clezio Abreu Importante: - Alunos de qualquer instituição/curso podem se participar; - Inscrições de cada palestra se encerrarão 6 horas antes da sua realização, ou quando se esgotarem as vagas (200); - Atividades ocorrerão pelo MICROSOFT TEAMS, cujo link de acesso será enviado por e-mail com 3 horas de antecedência do início da palestra; - Os dados de e-mail dos inscritos serão também utilizados pela instituição parceira ICTQ exclusivamente para veicular opções de cursos de pós-graduação; - Vagas serão prioritárias a alunos do curso de Farmácia da UNEB; - Concessão do certificado será condicionada ao rendimento de 60% (ou maior) em rápida avaliação on-line, aplicada ao final da atividade; Dúvidas e atualizações, acompanhe as constas do Instagram -- >> @colfaruneb e @dafaruneb e @lafclin #sepuderficaemcasa
9ª Webinar do NEPST – Professor de Geografia: Trabalho docente, formação e seus desafios
DCHIV Inscrição - 07/09/2020 à 25/09/2020
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio do Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST), vêm respeitosamente solicitar a V.Sa. a divulgação da 9ª Webinar – Professor de Geografia: Trabalho docente, formação e seus desafios, ministrada pela Profa. Dra. Lana de Souza Cavalcanti (UFG) que se realizará no dia 25 de setembro de 2020 às 16h00min. A 9ª Webinar do NEPST visa a promover o aperfeiçoamento das comunidades acadêmica e externa a fim de mantê-las atualizadas nas questões inerentes à pandemia da COVID-19, considerando o contexto de distanciamento social. Esta iniciativa representa compromisso social da UNIVASF (Campus Senhor do Bonfim) e da UNEB (Campi I e IV) no que se refere à valorização profissional mediante cursos de formação continuada. Ressaltamos que esta atividade de extensão é gratuita e será expedido certificado de participação aos ouvintes. Os interessados deverão se inscrever no 9ª Webinar NEPST - 25/09/20 no endereço eletrônico:
Curso de Extensão Processos, Tecnologias, Sistemas de Gestão e o Contexto Econômico
NUPE DCH I Inscrição - 07/09/2020 à 10/09/2020DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - DCH I COLEGIADO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE EXTENSÃO PROCESSOS, TECNOLOGIAS, SISTEMAS DE GESTÃO E O CONTEXTO ECONÔMICO Prezados (as), Devido ao encerramento das inscrições para participação no Curso de Extensão Processos, Tecnologias, Sistemas de Gestão e o Contexto Econômico e a procura ainda por vagas, a coordenação informa que infelizmente não existem vagas. Entretanto, caso aconteça desistência de inscritos na primeira semana do curso, estaremos disponibilizando vagas residuais que vierem ocorrer. Inscrevam-se durante o período de 07/09/2020 a 10/09/2020 na lista de espera para caso ocorram vagas. A convocação para utilização dessas vagas será realizada por ordem de inscrição. Caso tenham interesse, estejam atentos! Coordenação do Curso ========================================================================================================================================= Trata-se de atividade extensionista que tem como público alvo a comunidade externa e interna da Universidade (preferencialmente) da área de Administração, Ciências Contábeis e áreas afins. Será na modalidade a distância com o uso das ferramentas disponibilizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem MS-TEAMS e MOODLE (ferramentas institucionais disponibilizadas pela UNEAD – no Ambiente Virtual de Aprendizagem). O objetivo é ampliar conteúdos formadores de conhecimentos na área de gestão, conteúdos nas áreas de macroeconomia, organização sistemas e métodos, administração de sistemas de informação, conforme ementa do curso de Administração e possibilitar atividades complementares de curso. Terá abordagem interdisciplinar das temáticas em pauta. A certificação será estabelecida para cada módulo concluído pelo cursista. As disciplinas serão oferecidas em 3 Módulos. Modulo I - Contexto Econômico (60 hs); Modulo II - Processos Organizacionais (60 hs); e Modulo III- Tecnologias e Sistemas de Gestão (60 hs). Total: 180 horas Distribuição da Carga Horária por cada Módulo :51 hs assíncronas e 9 hs síncronas (, totalizando 60 hs para cada Módulo. TÍTULO DO CURSO: Processos, Tecnologias, Sistemas de Gestão e o Contexto Econômico COORDENADOR (ES): Rosana Cruz Marques da Silva (responsável) Aliger dos Santos Pereira e Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque PÚBLICO ALVO: alunos do curso de Administração, Ciências Contábeis e a comunidade externa e interna (da Universidade) INICIO DA INSCRIÇÃO: 17/08/2020 TÉRMINO DA INSCRIÇÃO: 23/08/2020 INÍCIO DO CURSO: 08/09/2020 NÚMERO DE VAGAS: 100 + 50 +50 CARGA HORÁRIA: 180 hs NOTA: 1- As aulas síncronas serão ministradas às terças e quintas a noite e quartas pela manhã, em horário a ser combinado após o início das aulas. 2 - Devido a grande procura pelo curso, foram acrescentadas mais 50 vagas ampliando a oferta para 200.
Seminário Temático I - Pós graduação em Gestão e Politicas Públicas da Educação Básica
DCHTXVII Inscrição - 04/09/2020 à 11/09/2020O Seminário Temático I acontecerá nos dias 11 e 12/09/20 e propõe: *Debater um conjunto de referenciais teóricos fundamentais para a compreensão dos fenômenos da Gestão e Políticas Públicas para Educação Básica; *Divulgar pesquisas científica e os temas propostos envolvendo a construção de um trabalho interdisciplinar e *Ação coletiva, com a apresentação dos temas ligados aos eixos temáticos I, II e III.
Seminário Virtual Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadoras e Educadores
CEGRES DIADORIM Inscrição - 03/09/2020 à 06/09/2020Seminário Virtual Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadoras e Educadores Realização: Diadorim – Centro de Estudo em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade Apoio: PROAF e PPG - UNEB Data: 16 e 17 de setembro/ às 14h Carga horária: 8 horas Plataforma: Google Meet Link: https://meet.google.com/ujs-nohv-qaz Número de Vagas: 100 Coordenação: Cláudia Pons Cardoso e Marco Antonio Matos Martins APRESENTAÇÃO O Seminário Virtual Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadoras e Educadores reúne as pesquisas de conclusão de curso desenvolvidas por discentes do Curso de Especialização Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadoras/es ofertado pelo CEGRES/Diadorim, entre 2017-2019. A concepção geral do Seminário coloca-se no debate atual das pedagogias feministas decoloniais, reconhecendo a importância das diferentes propostas de intervenção e insurgência promovidas por diferentes sujeitos, tanto nos espaços oficiais de escolarização quanto entre os agenciamentos educacionais criados pelos movimentos sociais, configurando uma busca por direitos que reconhece na educação importante projeto de construção e articulação coletiva. PROGRAMAÇÃO 16/09 EDUCAÇÃO, IDENTIDADE ETNICO-RACIAL E GÊNERO Luana Vidal dos Santos Borges - Educação Infantil e Currículo: percepções de profissionais da Educação Infantil sobre as questões Étnico-Raciais no Referencial Curricular Municipal para a Educação Infantil de Salvador Roberta Evely Passos - Currículo como território de identidades. Carla Santos Pinheiro - Ser docente de creche: identidade étnico-racial nas políticas públicas do município de Lauro de Freitas. Celio de Souza Mota - A disciplina “pré-policial militar” no CPM alagoinhas: poder disciplinar e relações raciais e de gênero entre alunxs do ensino médio (2017 a 2019). Mônica Cristina da Fonseca - A escolha do livro didático no colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia: PNLD, a história e a cultura da África e dos afro-brasileiros. EMPODERAMENTO FEMININO E ANCESTRALIDADE Luziane Carneiro de Oliveira - Empoderamento feminino: um estudo do movimento de mulheres de Retirolândia – BA. Maria Assunção Santos Oliveira - A cor da benção: ancestralidade, essência e segredos. 17/09 EDUCAÇÃO, RACISMO E SEXUALIDADES Thiffany Odara Lima da Silva - Pedagogia da desobediência: travestilizando a educação. Emanoel Santana Sampaio Silva Filho - Racismo Sutil: juízo professoral, juízo de valor e prejuízo. Vonei Campos Nascimento - RACISMO NAS ESCOLAS DE JEQUIÉ (BA): Pedagogia do teatro na educação das relações étnico-raciais. Donminique Azevedo dos Santos - Campanhas online de denúncia sobre casos racismo em instituições de ensino das hashtags #meuprofessorracista e #leaozinhonaescola, no facebook: reflexos das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Daniele Lopes Ferreira - Retratos das Pedagogias Feministas: uma reflexão sobre o Programa Novo Mais Educação no Colégio Estadual Antônio Bahia. Carlos Élber Ribeiro Machado - Relações de Gênero na Educação: Uma análise do cotidiano escolar na educação infantil. ARTES E EMPODERAMENTO ETNICO-RACIL Jéssica Dos Anjos Oliveira - Agua negra e outras águas: instrumento de empoderamento e representatividade para as estudantes negras baianas do ensino médio público. Hildebrando José Teixeira de Sena - Teatro na Escola como elemento identitário. Camila Bonifácio Santos de Jesus - Negrificar: uma pedagogia negroreferenciada nas aulas de teatro no ensino público estadual.