1.º Webinário Sociedade Inclusiva: Escuta, Perspectivas, Vivências e Ações

DMMDC Inscrição - 30/03/2020 à 03/04/2020

I WEBINÁRIO SOCIEDADE INCLUSIVA: Escuta, Perspectivas,Vivências e Ações. O 1.º Webinário Sociedade Inclusiva: Escuta, Perspectivas, Vivências e Ações é uma iniciativa formativa, que reúne um conjunto de olhares acerca do processo formativo e profissionalizante da/o Licenciada/o em Pedagogia. Essa ação vem sendo construída nas diversas salas de aulas que passamos ao longo da vida. O principal objetivo é discutir as questões que emergem do processo de Inclusão e Acessibilidade na Educação e na Sociedade como um todo. É uma proposta interdisciplinar em permanente construção e, tem o olhar dos estudantes de Pedagogia do 3° semestre da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação/Campus Avançado de Lauro de Freitas como principal elemento de condução desse trabalho. A apresentação é baseada no trabalho de campo, realizado como prática da disciplina Educação Inclusiva, ministrada pela prof.ª Patrícia Magris. Considerando as demandas da sociedade atual que se caracteriza pelo imediatismo, mudanças tecnológicas e a ausência de congruência nas relações sociais, sobretudo, no que tange às Pessoas com Deficiência (PcD), se faz necessário um olhar e ação dos profissionais da área de Educação, em especial os pedagogos, voltado à emancipação dos sujeitos sociais que são marginalizados socialmente. Nesse sentido, esse projeto se reveste de importância por valorizar a escrita e reflexão do discente em formação. Com a pandemia do COVID-19, foi necessário a reorientação  do trabalho para um Webinário.  Onde: O evento será realizado em ambiente virtual  através da transmissão e publicação de vídeos pelo canal Inclusão Lauro de Freitas no Youtube. Quando: 03 de abril de 2020 de 8h as 18h. Submissões de trabalhos: até 02 de abril de 2020.                                                                                                                                                            

I Jornada de TCC de Biologia

NUPE DCETII Inscrição - 11/03/2020 à 16/03/2020

799x1046 558x838 558x838 558x838 558x838 I Jornada de TCC de Biologia Com o término do semestre, chega também o final da graduação para muitos alunos da UNEB. O último passo dessa jornada é a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, frente a uma banca de avaliadores. É a culminação de todo o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos não só na produção do TCC, mas também durante a sua caminhada na educação superior. Nesse sentido, a  I Jornada de TCC de Biologia do Campus II da Universidade do Estado da Bahia tem como objetivo promover os trabalhos realizados pelos discentes do curso.                                                                                                                                                                  COMISSÃO ORGANIZADORA Caique Ferreira Grave Uinnie Paula da Cruz dos Anjos Giovana Oliveira Santos Vileneide Santana de Araujo David dos Santos Alves Coordenadora: Profa. Ma Márcia Lima de Jesus REALIZAÇÃO Diretório Acadêmico de Biologia Empresa Verde JR APOIO: Núcleo de pesquisa e extensão (Nupe) Colegiado de Biologia & Departamento de Ciências Exatas e da Terra - DCET 

Seminário de Biologia e Educação

DCHVI Inscrição - 10/03/2020 à 17/03/2020

Trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos do componente Seminários Temáticos III, orientados pela professora Poliana Gonçalves Guimarães Local: Auditório UNEB VI Data: 17 de março de 2020 às 7:30h 

PRÉ-SEMANA DE PSICOLOGIA: VIVÊNCIAS E INTEGRAÇÃO

NUPE DEDC I Inscrição - 10/03/2020 à 11/03/2020

Roda de Conversa com o autor Gino Tapparelli e apresentação da obra “Brasilização da Tortura: Vítimas Civis de Governos Democráticos”

DCHI Inscrição - 05/03/2020 à 10/03/2020

A tortura é uma prática que persiste no exercício do poder contemporaneamente. O autor evidencia que a tortura não está apenas no cenário da ditadura militar no Brasil, mas ela se manifesta recorrentemente nos tratamentos desumanos e degradantes praticados por agentes públicos até hoje. A tentativa de silenciamento da prática da tortura dificulta o mapeamento de estatísticas, mas a presente obra levanta dados impactantes demonstrando como os segmentos sociais mais vulneráveis são atingidos no seu quotidiano. Prof. Gino Tapparelli possui mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia, tem experiência na área de Sociologia, atuando em distintos temas relacionados à violência e direitos humanos.

1º WORKSHOP EDUCACIONAL DE SOFTWARES MATEMÁTICOS E PRÁTICAS EXITOSAS

DCHVI Inscrição - 28/02/2020 à 12/03/2020

1º WORKSHOP EDUCACIONAL DE SOFTWARES MATEMÁTICOS E PRÁTICAS EXITOSAS – WESMAT,com a finalidade de divulgar a produção científica - através de oficinas, painéis e comunicações orais, dos cursos de áreas afins da UNEB e demais instituições de ensino do país. Acrescenta-se como objetivo do 1º WESMAT a promoção e socialização de informações, ações educativas no que diz respeito a recursos didáticos relacionados ao ensino, no intuito de permitir aos alunos um repensar de como orientar os processos metodológicos e aos alunos em geral as aplicações referentes aos universos dessas ciências. Além de aproximar as práticas do cotidiano, fazendo com que os envolvidos observem e interajam com fenômenos simples e pertencentes a sua realidade, a fim de promover a observação analítica e instigar a curiosidade.

DANÇAS CIRCULARES: CONSTRUINDO VÍNCULOS 2020

NUPE DEDC I Inscrição - 17/02/2020 à 06/04/2020

OFICINAS DO V SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA

DEDCX Inscrição - 12/02/2020 à 14/02/2020

Espaço destinado às inscrições nas Oficinas que ocorrerão no V Simpósio de Matemática (V SIMPMAT). O V SIMPMAT será realizado no dia 14 de fevereiro de 2020 e promovido pelo Colegiado de Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus X, o com o apoio da direção departamental. O evento busca propiciar um momento de discussão e reflexão sobre a importância da pesquisa na formação de futuros professores de Matemática. Com o V SIMPMAT, buscaremos promover a ideia de pesquisa como componente necessário ao trabalho e à formação de professores. A pesquisa está presente em obras de inúmeros estudiosos da educação e já aparece em leis, projetos e planos governamentais.Para inscrições e mais informações sobre o evento acesse: http://www.sge.uneb.br/simpmat2020dedcx.   Oficina 1  Tema: Formatação de Trabalhos Acadêmicos Responsáveis: Tatiana Dias Silva, Hávila Said Silva Evangelista e Thaís Santos Pereira Local: Laboratório de Matemática   Oficina 2  Tema: Elaboração e formatação de artigo científico Responsável: Aline Santos de Brito Nascimento Local: Laboratório de Informática (CPD)   Oficina 3  Tema: O ensino de frações para pessoas surdas na educação: a ludicidade como ferramenta de trabalho Responsáveis: Cristiane Gomes Ferreira, João Vitor Silva de Oliveira, Sinoélia Silva Pessoa, Tânia Maria Boschi e Yasmim Soares Dias Local: Sala 01, pavilhão 01   Informações sobre as oficinas:   Tem como público alvo alunos da graduação e professores do Ensino Superior. As oficinas serão realizadas no dia 14 de fevereiro de 2020 das 14 às 18h na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus X -Teixeira de Freitas. Tem carga horária de 5 horas com certificado de participação. São ofertadas 20 vagas para cada oficinas que serão preenchidas por ordem de inscrição. Após preenchimento das vagas, o sistema irá bloquear novas inscrições.

SARAU CULTURAL: LITERATURA LATINO-AMERICANA

DCHVI Inscrição - 11/02/2020 à 17/02/2020

OFICINA DE SURDOCEGUEIRA

NUPE DEDC I Inscrição - 10/02/2020 à 12/02/2020

II Workshop A Presença Feminina nas Ciências Exatas e da Terra

NUPE DCET I Inscrição - 05/02/2020 à 16/03/2020

II Workshop A Presença Feminina nas Ciências Exatas e da Terra, acontecerá no dia 17 de março de 2020, no Departamento de Ciências Exatas e da Terra – Campus I, na Universidade do Estado da Bahia, das 8 às 18 horas. O evento é parte do projeto de pesquisa Elas nas Exatas e é uma ação do Grupo de Extensão e Pesquisa em Matemática Aplicada, sendo aberto a todo o público de qualquer gênero que se interesse pela discussão. A programação consta de mesas redondas, rodas de discussão e minicursos.

XXII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa

DCHI Inscrição - 03/02/2020 à 14/02/2020

Nós, o corpo docente e discente do curso de Direito do DCH-I, convidamos a todos e todas para participar do XXII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa, cujo tema é "Estado, Democracia e Subjetividade: Você tem fome de quê?". Será nos dias 13 e 14 de fevereiro, das 8h às 12h30, no Auditório do CPEDR, na Universidade do Estado da Bahia - Campus I, Salvador. Com o intento de contribuir e aprender, iremos dispor de diversos Grupos de Trabalho, com o objetivo de discutir assuntos que se relacionem com a democracia, o direito, a arte e as diversas manifestações de cultura e da política. Assim, serão apresentadas as pesquisas de discentes da UNEB sobre essas temáticas, para o compartilhamento de vivências, na expectativa de ouvir e ser ouvido. Siga nossa rede social para acompanhar as novidades até o evento: @seminterxxii (Instagram) Esperamos você!

ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS

NUPE DEDC I Inscrição - 29/01/2020 à 01/05/2020

ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS O Encontro Interinstitucional de Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais – EnTILS – constitui-se em Projeto de Extensão e Pesquisa, cadastrado no Sistema de Planejamento Integrado da Universidade do Estado da Bahia e no Sistema Eletrônico de Informações do Governo do Estado da Bahia. Tendo sido avaliado e aprovado por banca do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Departamento de Educação, Campus I, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), esse encontro foi proposto e será gerenciado pela docente Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa, Professora do Departamento de Educação.    O EnTILS é um evento bienal, interinstitucional, e, nesta primeira versão, será sediado na Universidade do Estado da Bahia. Nesta primeira edição, a UNEB tem contado com o apoio e a parceria de diversas Instituições de Ensino Superior no âmbito nacional, bem como instituições que atuam no campo da tradução e interpretação da Libras.    Os objetivos deste encontro são: investir na formação continuada de profissionais de tradutores e intérpretes de Libras; discutir academicamente a teoria e práxis do exercício de tradução e interpretação Libras - Língua Portuguesa; apresentar pesquisas de campo e bibliográficas com pesquisadores que discutem os temas relativos ao campo da tradução e interpretação de línguas de sinais; promover espaços para exposição/organização de Simpósios Temáticos por profissionais tradutores e intérpretes de Libras; além de propiciar oportunidades para apresentação de Comunicações Orais por estudantes de graduação e pós-graduação. Ademais, o evento oportunizará a participação de discentes em atividades de monitorias. O encontro atende aos dispositivos do Decreto nº 5.626/2005; tanto no que diz respeito ao uso e à difusão da Libras quanto no que se refere à formação (continuada) dos tradutores e intérpretes de Libras/Língua Portuguesa. Haverá publicação por meio de Anais dos trabalhos aceitos e apresentados no evento, bem como serão lançados E-books com tópicos relevantes acerca da área de tradução/interpretação de Libras. SEGUE LINK ABAIXO PARA MAIORES INFORMAÇÕES  https://www.avp.pro.br/course/view.php?id=44

ENCONTRO DE ESTUDANTES DO COMPONENTE CURRICULAR LIBRAS NA GRADUAÇÃO

NUPE DEDC I Inscrição - 29/01/2020 à 20/05/2020

ENCONTRO DE ESTUDANTES DO COMPONENTE CURRICULAR LIBRAS NA GRADUAÇÃO RESUMO. O Encontro de Estudantes do Componente Curricular Libras - EECCLibras Constitui-se em Projeto de Extensão e Pesquisa, cadastrado no Sistema de Planejamento Integrado da Universidade do Estado da Bahia e no Sistema Eletrônico de Informações do Governo do Estado da Bahia. Avaliado e aprovado por banca do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Departamento de Educação, Campus I, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), esse encontro foi proposto e será gerenciado pela docente Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa, Professora do Departamento de Educação. O EECCLibras é um evento bienal, interinstitucional, e, conta com apoio e a parceria da UFBA, UFOPA, UEA, INES, UFRJ, UFRGS, UFSM, UNB, IFMT, IFGO, UFS e a AjnTRAD. Esta proposta é resultado de atividades e reflexões durante as aula de Libras nos cursos de pedagogia, fonoaudiologia, química, ciências sociais, psicologia e todos os cursos que recebem estudantes para o Componente Curricular Libras no DEDC I. Representa questionamentos docentes e discentes sobre a inclusão e objetivo desse componente na formação dos estudantes, e quais resultados que geram para a comunidade surda. Pois busca refletir e discutir a (in)formação mediante essa inclusão obrigatória do Componente Curricular Libras na graduação. Este projeto busca agregar trabalhos que versam sobre atendimento especializado para Surdos. Busca-se proporcionar o encontro para estudantes de outros campi da UNEB, e quiçá de outras IES que tenham o mesmo contexto: estudantes de graduação que tenham o Componente Curricular Libras na grade curricular. Será aberto espaço para submissão e apresentação de comunicações orais e publicação de Resumos em Anais. O evento contará com painéis e palestras. Ocorrerá no dia 20 de maio de 2020. Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa Coordenação Geral OBJETIVO GERAL. Através da investigação buscamos garantir disseminação de pesquisas de campo, revisão de literatura e relatos de experiência que colaboram com os Estudos Surdos, no recorte da formação docente e formação profissional de estudantes que cursam o componente curricular Libras. OBJETIVOS ESPECÍFICOS. Desenvolver o caráter pesquisador dos discentes da UNEB; Publicação de obra literária dos estudantes de fonoaudiologia da UNEB; Publicação de trabalhos acadêmicos de congressistas por meio de Anais de congresso. Público Alvo: Estudantes de Libras Vagas: 130 Programação:  https://www.avp.pro.br/mod/page/view.php?id=1162    

O AGIR DOCENTE E A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE HANS JONAS

NUPE DEDC I Inscrição - 22/01/2020 à 18/02/2020

O AGIR DOCENTE E A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE HANS JONAS RESUMO. A ética como elemento constitutivo da formação do ser está presente nas ações cotidianas de sujeitos integrantes de qualquer sociedade, em qualquer temporalidade independente da estrutura, organização e da diversidade que institui a cultura de uma sociedade. No entanto, é mister compreender os modos como cada civilização lida com as questões éticas que a estruturam e como enfrenta os dilemas que se apresentam frente aos problemas econômicos, políticos, sociais e ambientais. As mudanças ocorridas ao longo da história das sociedades, em decorrência das relações de poder no âmbito econômico, político e social, provocadas principalmente pelo desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente no ramo das telecomunicações com destaque para as áreas de comunicação e informática,depois da Segunda Guerra Mundial. Sem dúvida, essas mudanças geram impactos que reconfiguram as relações no mundo do trabalho e os modos como sujeitos interagem e pautam as suas formas de ser e estar no mundo. Muitas dessas relações são pautadas por normas de conduta e regras que regem o comportamento individual e coletivo dos indivíduos e permitem a convivência em comunidade. E nas relações cotidianas surgem situações nas quais os sujeitos sentem a necessidade de pautar as suas ações por normas que se julgam mais apropriadas ou dignas de serem cumpridas. Vázquez (2012, p.16) sinaliza que estas normas, se aceitas, internalizadas e reconhecidas como obrigatórias tornam se ações morais do homem que, como resultado de uma decisão refletida, sofre o julgamento de outros que formulam juízos, aprovam ou desaprovam moralmente os atos. Diante das constantes intervenções antropogênicas nos ecossistemas da biosfera e da insustentável fragilidade que tomou conta do equilíbrio ecológico do planeta, provocada por essa intervenção técnica do homem, faz-se necessária uma reflexão acerca dos problemas ambientais gerados pela humanidade no contexto da pós revolução industrial, fruto dos avanços científicos e tecnológicos nas últimas décadas; com o intúito de que esta também represente um extraordinário momento de reflexão para os professores de Ciências Naturais ressignificarem o seu papel no processo educativo de formação de indivíduos críticos e conscientes de sua presença planetária no Universo. OBJETIVO GERAL. Discutir as contribuições do pensamento de Hans Jonas para a formação de professores de Ciências Naturais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS. - Discutir o agir docente fundamentado na ética da responsabilidade; - Problematizar a formação de sujeitos éticos numa perspectiva do ensino por investigação em Ciências Naturais; - Discutir os conceitos de ética e responsabilidade como categorias do entendimento humano; - Despertar o interesse das(os) professoras(es) para a construção de propostas pedagógicas pautadas nos conceitos de ética e de e de responsabilidade. METODOLOGIA: Exposição dialogada e dinâmica de trabalho em grupo.