OFICINAS DE MARCA: CRIAÇÃO E GESTÃO - DA TEORIA À PRÁTICA 2° TURMA

NUPE DCH I Inscrição - 14/11/2019 à 20/11/2019

A "OFICINAS DE MARCA: CRIAÇÃO E GESTÃO – da teoria à prática"  é uma atividade (curso) proposta pelo Projeto de extensão e-RP - Agência e Observatório das Relações Públicas, realizado pelo Curso de Relações Públicas, no âmbito das ações  do Grupo de Pesquisa Interfaces, Linha de Pesquisa Comunicação e Organizações. A ação busca municiar os cursistas na compreensão dos saberes relativos à política de Inovação, Empreendedorismo e Propriedade Intelectual, imbricados nos processos de criação e gestão de marcas, especialmente a partir da perspectiva da comunicação visual. O público pensado para a Oficina vai desde os estudantes universitários até sujeitos integrantes da comunidade local.   A Oficina propõe vivenciar uma combinação de conhecimentos pré-estabelecidos. Trata-se de utilizar um conjunto de Tecnologias Sociais voltadas para a construção participativa, bem como uma metodologia que consiste em compilar métodos inovativos e coletivos e  pesquisa de anterioridade, a fim de garantir a originalidade  para a construção de identidades visuais novas e inexistentes até aquele momento. Para tanto, serão reunidos um conjunto de conhecimentos em Gestalt da forma, Semiótica, composição gráfica, técnicas de desenho, estudos cromáticos, tipográficos, estudos semânticos figurativos e textuais, pesquisa de base cultural, exercícios de sinergia simbólica, formação em computação gráfica, desenho técnico, valendo-se, sempre, do universo de referências trazido pelos cursistas.   O ministrante da Oficina, Marlon Xavier, possui experiência em composição de marcas e as respectivas aplicabilidade gráficas; conhecimento nos métodos de gestão em marcas e transferência de tecnologia (licenciamento e cessão de uso); experiência em pesquisa de métodos participativos de composição coletiva de marcas e identidades visuais tendo ministrando oficinas para os mais variados públicos.   As atividades realizadas envolverão aulas expositivas sobre marcas existentes, concepções e significados intrínsecos, extrínsecos, implícitos e explícitos de cases já existentes; análise de sucesso de marcas conhecidas; conhecimentos e curiosidades sobre significados e composições; oficina mão-na-massa de construção criativa; métodos de construção coletiva de marcas.   O curso será ministrado 3 três módulos:   Módulo 1: Módulo Teórico Carga horária total: 10 horas Introdução ao Estudo de Marcas: História do Brandind; Tipos de Marcas; Marcas registráveis; Sinais não-registráveis.   A Evolução dos Signos visuais; Fatores Culturais utilizados na criação de marcas; Aspectos Históricos e Geográficos; Métodos de Criação de conceitos visuais; marcas e signos acessórios.   Semiótica voltada para a criação de Marcas; Gestalt da Forma; Percepção Visual.   Tipografia; Estudo de Cores; Composição Gráfica; Busca por anterioridade.   Como uma marca é criada: Fundamentação teórica; Conceitos utilizados; Estudo cromático (teórico).   Módulo 2: Módulo Prático Carga horária total: 15 horas   Uso de grades de diagramação; Princípios da Gestalt na Prática; Estudo artístico e signos visuais e exercícios de codificação imagética; Ferramentas para pesquisar anterioridade de marcas por nome e segmento.   Projeto individual de marca: primeiras orientações.   Projeto individual de marca: primeiro lote de técnicas.   Projeto individual de marca: segundo lote de técnicas.   Introdução ao trabalho colaborativo, participativo, e apresentação dos resultados obtidos.   Módulo 3: Módulo Participativo Carga horária total: 20 horas   Aula introdutória sobre metodologias participativas; base teórica; exemplos e cases; Tipos de Marcas Coletivas; diferenças entre métodos colaborativos e participativos; vantagens da construção criativa nesses moldes; Etapa preliminar da Construção Criativa Participativa: levantamento dos dados necessários para iniciar a construção criativa coletivamente.   1ª etapa da Construção Criativa Participativa: Brainstorm e Design Thinking.   2ª etapa da Construção Criativa Participativa: Painel Semântico e Design Thinking.   3ª Etapa da Construção Criativa Participativa: Composição Visual, escolhas dos elementos utilizados.   4ª Etapa da Construção Criativa Participativa: Prova de teste, prototipagem e validação.

II SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - UNEB DCHT XIX

DCHTXIX Inscrição - 11/11/2019 à 05/12/2019

Tema:  A Pesquisa e Inovação Responsáveis - uma abordagem para o fazer Ciência A II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – Campus XIX da Universidade do Estado da Bahia é um evento anual organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPE que visa apoiar e organizar a difusão do conhecimento científico produzido nas ações de ensino, pesquisa e extensão, pelos professores e estudantes que atuam nos cursos de graduação e de pós-graduação ofertados pelo Departamento. Entretanto, durante o período de submissão de trabalhos serão aceitas inscrições de professores e estudantes de outros segmentos da universidade e de instituições convidadas. Este ano a SEPEX estará voltada também para a articulação entre os programas de graduação e de pós-graduação, a integração dos grupos de pesquisa liderados por professores pesquisadores do departamento, para a divulgação dos livros publicados e/ou organizados pelos membros da sua comunidade acadêmica e de instituições convidadas e pela divulgação dos resultados das diversas atividades de extensão em cursos e/ou planejadas para oferta. A II SEPEX constitui-se um evento científico de grande relevância a sua realização justifica-se pela necessidade de promover a oportunidade para que a comunidade acadêmica do DCHT XIX publique a sua produção científica, articule entre si os diversos projetos e grupos de pesquisa do DCHT XIX, crie espaço e a cultura de participação em atividades de caráter científico para seus estudantes e envolva a comunidade interna e externa num ambiente de trocas e difusão de conhecimentos. Acesse o Link abaixo para Submissão de Trabalhos até o dia 25/11/2019: https://docs.google.com/forms/d/16mnKRjrqK3zSO2LRXt9p7bUR3p-LHozfc7ppVjx4wu0/edit Receberão certificados de 20 horas, os inscritos que obtiverem, no mínimo, de 03 turnos de frequência no evento. As inscrições para as oficinas e minicursos estarão abertas a partir do dia 26.11.2019. Serão emitidos certificados de 02 horas, correspondente a participação na oficina. Maiores informações no site do evento. https://sepexuneb19.home.blog/

Curso de Extensão - Antropologia, Gênero e Sexualidade (60 horas/Aulas)

CEGRES DIADORIM Inscrição - 11/11/2019 à 19/11/2019

EMENTA Sexualidade, Gênero e a Antropologia Clássica. O Tabu do incesto e a Antropologia. Dispositivo da Sexualidade. Etnografia do gênero e da sexualidade. Sexualidade e cultura brasileira. Antropologia feminista. Masculinidades. Estudos Gays e Lésbicos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O objetivo geral do curso é de oferecer uma introdução geral à abordagem da sexualidade da perspectiva das ciências sociais, com foco privilegiado (mas não exclusivo) na Antropologia.  O ponto de partida é a abordagem clássica do tema na disciplina, centrada na modelagem cultural do sexo. Especificamente, trataremos do campo realizando um percurso de elaborações cronologicamente posteriores - tendo em vista o impacto do interacionismo simbólico, do estruturalismo, da obra de Foucault, do feminismo e dos estudos sobre homossexualidade. Problematizaremos especificamente às relações entre natureza e cultura, corporalidades e gênero, corporalidades e identidades sexuais, que se manifestam tanto no debate teórico como em convenções sociais, técnicas corporais e movimentos políticos contemporâneos. Unidade I: Sexo, Gênero, Família: Universalidade e Diversidade Cultural. 1. A construção social da oposição “masculino” e “feminino” 2. Família, parentesco e vida sexual.  3. Sexo, Família e Fundamentos da Vida Social.   Unidade II: Antropologia e Feminismo 4. Feminismo e Antropologia. Gênero e Patriarcado. Problemas envolvidos na “busca dos universais” da vida social. 5. Sexo e poder: Foucault e os estudos de sexualidade 6. Sexo, gênero, corpo, biologia e cultura: problemas relativos à construção social de pessoas e corpos marcados pelo sexo e pelo gênero   Unidade III: Teoria Queer e Estudos sobre LGBT 7. Práticas eróticas e identidades 8. Repensando sexo, gênero, família e parentesco 9. Teoria Queer e os estudos sobre LGBT no Brasil Metodologia de Ensino Aulas expositivas e dialogadas. Apresentações de seminários, uso de filmes em sala de aula e realização de resenhas dos principais textos do curso.  CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO  A primeira avaliação será baseada na entrega de 10 resenhas sobre os textos trabalhados em sala de aula. A segunda avaliação é a entrega de um ensaio sobre algumas das temáticas do curso e da realização de seminários de apresentações dos textos-base do curso. E a terceira e última avaliação é a entrega de um texto de pesquisa do estudante com as leituras realizadas durante o curso.  REFERENCIAS BÁSICAS HOLANDA, HELOÍSA BUARQUE DE. PENSAMENTO FEMINISTA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS. Rio de Janeiro, ed. Bazar do Tempo, 2019. 440 p.  REFERENCIAS COMPLEMENTARES BUTLER, Judith. “O parentesco é sempre tido como heterossexual?” cadernos pagu, nº 21, 2003, p.219-260. FRY, Peter.  “Da hierarquia à igualdade: a construção histórica da homossexualidade no Brasil”. In: Para inglês ver: identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. Cap.4. (edição esgotada). Michel FOUCAULT. História da Sexualidade 1 – A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2003. HARAWAY, - Donna. “Gênero para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra”. cadernos pagu, nº 22, 2004, p. 201-246 LÉVI-STRAUSS, - Claude.  “A família”. In: Harry L. Shapiro, org. Homem, cultura e sociedade. São Paulo: Fundo de Cultura, 1956 (edição esgotada). LÉVI-STRAUSS, - Claude.  “O problema do incesto”. In: As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, 2003. Cap. 2. MALINOWSKI, Bronislaw. A vida sexual dos selvagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983 (edição esgotada). Cap. 1 “As relações entre os sexos na vida tribal”; Cap. 7 “A procriação e a gravidez segundo as crenças dos nativos”.   Mead, Margaret. Sexo e temperamento. São Paulo: Perspectiva, 2000. “Introdução”; Cap. 17 “A padronização do comportamento sexual”; Cap. 18 “O inadaptado”. “Conclusão”.  RUBIN, Gayle com Judith BUTLER. “Tráfico sexual – entrevista”. cadernos pagu, n º 21, 2003, p.157-209.   STRATHERN, - Marilyn. “Necessidade de pais e necessidade de mães”. Estudos Feministas, v. 3, nº 2, 1995.  VANCE, Carole. “A antropologia redescobre a sexualidade: um comentário teórico”. Physis – Revista de Saúde Coletiva, v. 5, ° 1, p. 7-31.  WEEKS, Jeffrey. “O corpo e a sexualidade”. In: Guacira Lopes Louro, org. O corpo educado – pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p.37-82. 

OFICINAS DE MARCA: CRIAÇÃO E GESTÃO – DA TEORIA À PRÁTICA

NUPE DCH I Inscrição - 08/11/2019 à 14/11/2019

A "OFICINAS DE MARCA: CRIAÇÃO E GESTÃO – da teoria à prática"  é uma atividade (curso) proposta pelo Projeto de extensão e-RP - Agência e Observatório das Relações Públicas, realizado pelo Curso de Relações Públicas, no âmbito das ações  do Grupo de Pesquisa Interfaces, Linha de Pesquisa Comunicação e Organizações. A ação busca municiar os cursistas na compreensão dos saberes relativos à política de Inovação, Empreendedorismo e Propriedade Intelectual, imbricados nos processos de criação e gestão de marcas, especialmente a partir da perspectiva da comunicação visual. O público pensado para a Oficina vai desde os estudantes universitários até sujeitos integrantes da comunidade local.   A Oficina propõe vivenciar uma combinação de conhecimentos pré-estabelecidos. Trata-se de utilizar um conjunto de Tecnologias Sociais voltadas para a construção participativa, bem como uma metodologia que consiste em compilar métodos inovativos e coletivos e  pesquisa de anterioridade, a fim de garantir a originalidade  para a construção de identidades visuais novas e inexistentes até aquele momento. Para tanto, serão reunidos um conjunto de conhecimentos em Gestalt da forma, Semiótica, composição gráfica, técnicas de desenho, estudos cromáticos, tipográficos, estudos semânticos figurativos e textuais, pesquisa de base cultural, exercícios de sinergia simbólica, formação em computação gráfica, desenho técnico, valendo-se, sempre, do universo de referências trazido pelos cursistas.   O ministrante da Oficina, Marlon Xavier, possui experiência em composição de marcas e as respectivas aplicabilidade gráficas; conhecimento nos métodos de gestão em marcas e transferência de tecnologia (licenciamento e cessão de uso); experiência em pesquisa de métodos participativos de composição coletiva de marcas e identidades visuais tendo ministrando oficinas para os mais variados públicos.   As atividades realizadas envolverão aulas expositivas sobre marcas existentes, concepções e significados intrínsecos, extrínsecos, implícitos e explícitos de cases já existentes; análise de sucesso de marcas conhecidas; conhecimentos e curiosidades sobre significados e composições; oficina mão-na-massa de construção criativa; métodos de construção coletiva de marcas.   O curso será ministrado 3 três módulos:   Módulo 1: Módulo Teórico Carga horária total: 10 horas Introdução ao Estudo de Marcas: História do Brandind; Tipos de Marcas; Marcas registráveis; Sinais não-registráveis.   A Evolução dos Signos visuais; Fatores Culturais utilizados na criação de marcas; Aspectos Históricos e Geográficos; Métodos de Criação de conceitos visuais; marcas e signos acessórios.   Semiótica voltada para a criação de Marcas; Gestalt da Forma; Percepção Visual.   Tipografia; Estudo de Cores; Composição Gráfica; Busca por anterioridade.   Como uma marca é criada: Fundamentação teórica; Conceitos utilizados; Estudo cromático (teórico).   Módulo 2: Módulo Prático Carga horária total: 15 horas   Uso de grades de diagramação; Princípios da Gestalt na Prática; Estudo artístico e signos visuais e exercícios de codificação imagética; Ferramentas para pesquisar anterioridade de marcas por nome e segmento.   Projeto individual de marca: primeiras orientações.   Projeto individual de marca: primeiro lote de técnicas.   Projeto individual de marca: segundo lote de técnicas.   Introdução ao trabalho colaborativo, participativo, e apresentação dos resultados obtidos.   Módulo 3: Módulo Participativo Carga horária total: 20 horas   Aula introdutória sobre metodologias participativas; base teórica; exemplos e cases; Tipos de Marcas Coletivas; diferenças entre métodos colaborativos e participativos; vantagens da construção criativa nesses moldes; Etapa preliminar da Construção Criativa Participativa: levantamento dos dados necessários para iniciar a construção criativa coletivamente.   1ª etapa da Construção Criativa Participativa: Brainstorm e Design Thinking.   2ª etapa da Construção Criativa Participativa: Painel Semântico e Design Thinking.   3ª Etapa da Construção Criativa Participativa: Composição Visual, escolhas dos elementos utilizados.   4ª Etapa da Construção Criativa Participativa: Prova de teste, prototipagem e validação. ATENÇÃO: Quando o Número de inscritos atingir o numero de vagas disponíveis será criada uma lista de espera.

III UNEB Poética: Lutas populares

DCHVI Inscrição - 06/11/2019 à 21/11/2019

O evento busca por meio da utilização de documentários e curtas metragens, dialogar com a comunidade acadêmica, bem como a população caetiteense, questões voltadas para a sociedade em seus diversos aspectos.

Revisitando a Matemática na formação de futuros professores de matemática

DEDCX Inscrição - 05/11/2019 à 10/11/2019

O PCN (Brasil, 2001) assinala que a Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. O ensino efetivo de Matemática requer compreensão daquilo que os alunos sabem e precisam aprender, bem como o sequente estímulo e apoio para que o aprendam corretamente. Essa aprendizagem deve acontecer com compreensão, de forma a construir e/ou reconstruir ativamente novos conhecimentos a partir da experiência e de conhecimentos prévios. Neste sentido, o presente projeto de extensão pretende revisitar conceitos e conteúdos matemáticos a futuros professores de matemática (alunos da Licenciatura) num contexto da resolução de problemas, por acreditar que a Matemática é uma atividade criativa constituindo-se da formulação e da resolução de problemas. OBJETIVO GERAL O projeto pretende revisitar conceitos e conteúdos matemáticos a futuros professores de matemática (alunos da Licenciatura) num contexto de resolução de problemas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Mostrar os principais ramos da Matemática e suas singularidades. Relacionar integradamente a Aritmética, Geometria e Álgebra. Trabalhar conceitos e conteúdos matemáticos voltados para a Aritmética, Álgebra e Geometria Mostrar o significado e o sentido que a Matemática possui. Trabalhar a compreensão matemática, mostrando que suas ideias não estão isoladas e sim conectadas. Apresentar a resolução de problemas como um caminho para ensinar e aprender matemática. Favorecer um ambiente de formulação e resolução de problemas. METODOLOGIA O curso será ministrado pelos professores Célia Barros Nunes e Solon Gomes de Sousa durante o semestre 2019.2, uma vez por semana com carga horária semanal de 2h, totalizando ao final do curso 40h, com emissão de certificados. As aulas serão ministradas fazendo uso da metodologia de Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através Resolução de Problemas, no qual o problema será o ponto de partida para ressignificação do conceito ou conteúdo matemático que será explorado e ao mesmo tempo, trabalhar com a formulação de problemas.

Curso Básico de LDI- Lousa Digital Interativa

DEDCII Inscrição - 01/11/2019 à 05/11/2019

O presente curso de caráter extensionista, busca oferecer a comunidade interessada em aperfeiçoamento no uso de Lousa Eletronica. A comunidade está convidada e teremos o início com 01 turma com 15 (quinze) vagas, a serem ministradas no Laboratório de Língua da UNEB – Campus II – Alagoinhas .A metodologia seguirá com aulas práticas e teóricas de natureza dialógico-discursivas. tendo uma carga horária total de 20 horas/aulas, presenciais.   OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Apresentar o equipamento (LDI) ; - Discutir o uso do equipamento, relacionando : aplicação e possibilidade às diversas áreas do conhecimento; - Favorecer aperfeiçoamento e atualização à comunidade interessada na aplicação do equipamento a sua atuação no ambiente de trabalho;   Toda a comunidade participante ganhará com tal iniciativa, pois teremos crescimento da capacitação dos participantes, como também a otimização do bem público.

X Seminário do NUPE - Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da racionalidade neoliberal: como estamos resistindo?

DEDCXI Inscrição - 30/10/2019 à 29/11/2019

O Seminário do Núcleo de Pesquisa e Extensão é um evento anual do Departamento de Educação (DEDC), Campus XI - Serrinha da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), organizado e realizado pelos diversos segmentos que compõem sua comunidade acadêmica. O evento de 2019 pretende fortalecer uma trajetória de debates e de socialização dos conhecimentos que estão sendo produzidos, pelos diversos grupos de pesquisa alocados, no Departamento de Educação. Além disso, também visa ser espaço de aprofundamentos teóricos e metodológicos com vistas a revigorar as forças dos estudantes, docentes, pesquisadores e da comunidade externa frente ao contexto de recrudescimento dos conflitos e de ataque à ciência e a universidade pública. Assim, irá analisar e discutir, com a comunidade interna e externa, a relação entre a conjuntura sociopolítica orientada pela racionalidade neoliberal e as estratégias de resistência adotadas no âmbito institucional para minimizar os impactos no funcionamento das atividades de pesquisa, ensino e extensão da universidade, além de potencializar a socialização e a discussão da produção científica e das ações extensionistas. No rastro do legado destes dez anos de existência do Seminário do NUPE, trabalhamos incessantemente para que o ensino, a pesquisa e extensão resista e se comprometa, sobretudo, com a educação pública, a escola de educação básica e com a classe trabalhadora. Neste sentido, este evento pretende tornar público as ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas no contexto do departamento destacando o seu papel político e social no Território do Sisal.    A sua Edição X, intitulada " Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da racionalidade neoliberal: como estamos resistindo?", acontecerá de 4 a 6 de dezembro de 2019 e  será espaço de análise e de debates sobre as políticas neoliberais que atacam o funcionamento da universidade pública no seu tripé essencial - ensino, pesquisa e extensão - e nas políticas de permanência estudantil. Tais ações terão o intuito de provocar atos de enfrentamento para a resistência e permanência da e na universidade pública   Objetivos Promover o debate sobre a racionalidade neoliberal, a ideia de universidade pública presente nesta racionalidade, os impactos na ideia de ensino, pesquisa e extensão. Apresentar a produção do conhecimento do Departamento de Educação da UNEB (Serrinha) para a comunidade interna e externa como um ato de resistência territorial; Ampliar o diálogo com a Educação Básica, os movimentos sociais, a rede de economia solidária, os sindicatos e as organizações governamentais e não governamentais do Território do Sisal, através dos trabalhos apresentados nas sessões de comunicação e posters, bem como nas rodas de conversa; Oportunizar as condições para publicação das experiências científicas e extensionistas;  Fortalecer as redes e grupos de investigação e cooperação no âmbito departamental, interdepartamental e interinstitucional; Viabilizar o debate sobre os limites e possibilidades da formação profissional nas áreas de Educação, Administração e Geografia no atual contexto da universidade pública;                 Integrar a comunidade da discussão, planejamento e desenvolvimento de ações de pesquisa e extensão no DEDC/XI. Coordenação Geral: Profa. Dra. Janeide Bispo dos Santos Secretaria: Geivison Silva dos Anjos  Nélia de Mattos Monteiro Uelton Rocha Paixão Comissão Organizadora: Alan Barbosa Barros Ana Paula Araújo Lopes Diego Calçada Rigaut Félix Geovana Santos Cedraz Geivison Silva dos Anjos  Heloisa Klecia da Silva Lima  Ione Góes da Silva Janeide Bispo dos Santos Jean da Silva Santos Jeane Ferreira de Oliveira Juliana Melo Leite Jusceli Maria Oliveira de Carvalho Cardoso Leane Liny dos Santos Lima Maria Claudete Marques Barbosa Estrela Marize Damiana Moura Batista e Batista  Nélia de Mattos Monteiro Sandra Célia Coelho Gomes da Silva Uelton Rocha Paixão Vanessa Luciano Brito Comitê Científico Profa. Ma. Adriana Carneiro da Silva (UNEB) Profa. Ma. Adriana Matos de Almeida (SEC/BA) Profa. Dra. Ana Cristina de Mendonça Santos (UNEB) Profa. Ma. Ana Cristina S. de Oliveira Pereira (UNEB) Prof. Dr. Bruno Leonardo Goncalves e Castro (UNEB) Prof. Me. Carlos Rangel Portugal Pereira (UNEB) Profa. Ma. Claudene Ferreira Mendes Rios (UNEB) Prof. Dr. Cleber de Souza Couto (UNEB) Profa. Dra. Dilzete da Silva Mota Ramos (UNEB) Prof. Me. Edson Barreto Lima (UNEB) Profa. Ma.  Elivânia Reis de Andrade Alves (UNEB) Profa. Ma. Elizabete Bastos da Silva (UNEB) Profa. Ma. Gelcivânia Mota Silva (UNEB) Profa. Ma. Gildaite Moura de Queiroz (UNEB) Profa. Dra. Glauce Maciel Barbosa Pereira(UNEB) Prof. Me. Ibraim Lustosa Vieira(UNEB) Profa. Ma. Isabel de Jesus Santos dos Santos (UFRB) Profa. Dra. Isabelle Sanches Pereira (UNEB) Profa.  Dra. Isaura Santana Fontes (UNEB) Prof. Dr. Ivan dos Reis Cardoso(UNEB) Profa. Dra. Ivonete Barreto de Amorim (UNEB) Profa. Dra. Jacqueline dos Santos Silva (UNEB) Profa. Dra. Janeide Bispo dos Santos(UNEB) Profa. Dra. Janúzia Souza Mendes de Araújo (UNEB) Prof. Me. Jean da Silva Santos (UNEB) Prof. Me. Joao Evangelista dos Santos Filho (UNEB) Profa. Ma. Jocely Santos Caldas Almeida (UNEB) Profa. Ma. Josianne  da Silva Lima (UNEB) Profa. Dra.  Jucelia Macedo Pacheco (UNEB) Profa. Ma. Juciara Costa da Fonseca Rios (UNEB) Prof. Dr.  Júlio César Gomes Santos (UNEB) Profa. Dra. Jusceli Maria Oliveira de C. Cardoso (UNEB) Profa. Dra. Jussara Fraga Portugal (UNEB) Profa. Dra.  Licia Maria de Lima Barbosa (UNEB) Profa. Ma. Lorena Ferreira de Souza Almeida (UNEB) Profa. Esp. Lucimeire Lobo Almeida (UNEB) Prof. Me. Luiz Carlos Jandiroba (UNEB) Prof. Me. Luiz Rogerio de Lima Macêdo (UNEB) Profa. Ma. Luiza Cristina Silva Silva (UNEB) Prof. Dr. Macário Protazio Costa Junior (UNEB) Profa. Ma. Madryracy Ferreira C. M. Ovídio (UNEB) Prof. Esp. Manoel Silva Santos Filho (UNEB) Analista Universitária Dra. Marcia Raimunda de Jesus Moreira da Silva (UNEB) Profa. Dra. Márcia Torres Neri Soares (UNEB) Profa. Dra. Maria Elizângela R. Junqueira (UNEB) Profa. Dra. Maria Leny Souza de Oliveira (UNEB) Profa. Dra. Marize Damiana Moura B. e Batista (UNEB) Profa. Ma. Miriam Barreto de A. Passos (UNEB) Profa. Dra. Mônica Moreira de O. Torres (UNEB) Profa. Ma. Nayana Sepúlveda Suzart (UNEB) Profa. Dra. Patrícia Júlia Souza Coelho (UNEB) Assistente Social Me. Reginaldo Dias de Miranda (SEPLAN) Profa. Ma. Renata Adrian Ribeiro S. Ramos (UNEB) Prof. Dr. Renato Leone Miranda Leda (UNEB) Profa. Dra. Selma Barros Daltro de Castro (UNEB) Profa. Dra. Simone Santos de Oliveira (UNEB) Profa. Ma. Telma Regina Batista Nascimento (UNEB) Profa. Esp. Urania Maria Vieira Alves (UNEB) Prof. Dr. Valdemiro Lopes Marinho (UNEB) Profa. Dra. Zoraya Mª de Oliveira Marques (UNEB)   Mais informações, acesse: https://seminariodonupe.weebly.com/  

CURSO DE EXTENSÃO DE MÚSICA - Bandolim e Cavaquinho

NUPE DEDC I Inscrição - 26/10/2019 à 05/11/2019

CURSO DE EXTENSÃO DE MÚSICA DA UNEB Atividades oferecidas pelo curso de LICENCIATURA ESPECIAL EM MÚSICA DA UNEB em parceria com a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire - DEDC I/UNEB                   As turmas de instrumento serão separadas por faixa etária e divididas de acordo com a demanda de inscrição: ·         De 12 anos a 17 anos. ·         A partir de 18 anos.   As turmas de teoria não terão classificação, podendo, o aluno, se matricular no mesmo dia/turno escolhido.  OBSERVAÇÕES: O aluno que se matricular na aula de instrumento, necessariamente terá que escolher uma turma de teoria, pois a Teoria musical é uma ferramenta de grande valor para o estudo do instrumento; O aluno matriculado terá por semana: uma aula de instrumento (01 hora) e uma aula de Teoria musical (01 hora), totalizando duas aulas semanais (02 horas).   Público-alvo: para toda a comunidade, ampliando para estudantes e funcionários da UNEB.  Haverá uma seleção no primeiro dia de aula, onde o aluno, obrigatoriamente, precisa levar o instrumento. O aluno inscrito que não comparecer no dia indicado para a seleção, será automaticamente eliminado, não podendo concorrer a matricula da vaga inscrita.                                                                                      CALENDÁRIO DAS OFICINAS DE MÚSICA 05/11 a 20/12/19 07 aulas Oficinas de sexta-feira - 06 aulas por conta do feriado de 15/11/19 28/01 a 19/02/20 04 aulas Oficinas de quinta e sexta 02 aulas por conta do feriado de Carnaval. Pode ser reposta em 27 e 28/02 – a confirmar com as turmas. 03/03 a 27/03/20 04 aulas As oficinas que ficarem pendentes podem ser repostas até 08/04/20 – a confirmar com as turmas.  

CURSO DE EXTENSÃO DE MÚSICA - VIOLÃO Turmas 01, 02 e 03

NUPE DEDC I Inscrição - 26/10/2019 à 05/11/2019

CURSO DE EXTENSÃO DE MÚSICA DA UNEB Atividades oferecidas pelo curso de LICENCIATURA ESPECIAL EM MÚSICA DA UNEB em parceria com a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire - DEDC I/UNEB COORDENAÇÃO GERAL: Profa. Dra. Claúdia Sisan                   As turmas de instrumento serão separadas por faixa etária e divididas de acordo com a demanda de inscrição: ·         De 12 anos a 17 anos. ·         A partir de 18 anos.   As turmas de teoria não terão classificação, podendo, o aluno, se matricular no mesmo dia/turno escolhido.  OBSERVAÇÕES: O aluno que se matricular na aula de instrumento, necessariamente terá que escolher uma turma de teoria, pois a Teoria musical é uma ferramenta de grande valor para o estudo do instrumento; O aluno matriculado terá por semana: uma aula de instrumento (01 hora) e uma aula de Teoria musical (01 hora), totalizando duas aulas semanais (02 horas).  Público-alvo: para toda a comunidade, ampliando para estudantes e funcionários da UNEB.  Haverá uma seleção no primeiro dia de aula, onde o aluno, obrigatoriamente, precisa levar o instrumento. O aluno inscrito que não comparecer no dia indicado para a seleção, será automaticamente eliminado, não podendo concorrer a matricula da vaga inscrita.                                                                                      CALENDÁRIO DAS OFICINAS DE MÚSICA 05/11 a 20/12/19 07 aulas Oficinas de sexta-feira - 06 aulas por conta do feriado de 15/11/19 28/01 a 19/02/20 04 aulas Oficinas de quinta e sexta 02 aulas por conta do feriado de Carnaval. Pode ser reposta em 27 e 28/02 – a confirmar com as turmas. 03/03 a 27/03/20 04 aulas As oficinas que ficarem pendentes podem ser repostas até 08/04/20 – a confirmar com as turmas.

CURSO DE EXTENSÃO DE MÚSICA - Viola e Violino

NUPE DEDC I Inscrição - 26/10/2019 à 04/11/2019

CURSO DE EXTENSÃO DE MÚSICA DA UNEB Atividades oferecidas pelo curso de LICENCIATURA ESPECIAL EM MÚSICA DA UNEB em parceria com a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire - DEDC I/UNEB COORDENAÇÃO GERAL: Profa. Dra. Claúdia Sisan                   As turmas de instrumento serão separadas por faixa etária e divididas de acordo com a demanda de inscrição: ·         De 12 anos a 17 anos. ·         A partir de 18 anos.   As turmas de teoria não terão classificação, podendo, o aluno, se matricular no mesmo dia/turno escolhido.  OBSERVAÇÕES: O aluno que se matricular na aula de instrumento, necessariamente terá que escolher uma turma de teoria, pois a Teoria musical é uma ferramenta de grande valor para o estudo do instrumento; O aluno matriculado terá por semana: uma aula de instrumento (01 hora) e uma aula de Teoria musical (01 hora), totalizando duas aulas semanais (02 horas).  Público-alvo: para toda a comunidade, ampliando para estudantes e funcionários da UNEB.       É Haverá uma seleção no primeiro dia de aula, onde o aluno, obrigatoriamente, precisa levar o instrumento. O aluno inscrito que não comparecer no dia indicado para a seleção, será automaticamente eliminado, não podendo concorrer a matricula da vaga inscrita.                                                                                      CALENDÁRIO DAS OFICINAS DE MÚSICA 05/11 a 20/12/19 07 aulas Oficinas de sexta-feira - 06 aulas por conta do feriado de 15/11/19 28/01 a 19/02/20 04 aulas Oficinas de quinta e sexta 02 aulas por conta do feriado de Carnaval. Pode ser reposta em 27 e 28/02 – a confirmar com as turmas. 03/03 a 27/03/20 04 aulas As oficinas que ficarem pendentes podem ser repostas até 08/04/20 – a confirmar com as turmas.

CURSO DE EXTENSÃO DE MÚSICA - VIOLÃO Turmas 04 e 05

NUPE DEDC I Inscrição - 26/10/2019 à 07/11/2019

CURSO DE EXTENSÃO DE MÚSICA UNEB Atividades oferecidas pelo curso de LICENCIATURA ESPECIAL EM MÚSICA DA UNEB em parceria com a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire - DEDC I/UNEB COORDENAÇÃO GERAL: Profa. Dra. Claúdia Sisan                   As turmas de instrumento serão separadas por faixa etária e divididas de acordo com a demanda de inscrição: ·         De 12 anos a 17 anos. ·         A partir de 18 anos.   As turmas de teoria não terão classificação, podendo, o aluno, se matricular no mesmo dia/turno escolhido.  OBSERVAÇÕES: O aluno que se matricular na aula de instrumento, necessariamente terá que escolher uma turma de teoria, pois a Teoria musical é uma ferramenta de grande valor para o estudo do instrumento; O aluno matriculado terá por semana: uma aula de instrumento (01 hora) e uma aula de Teoria musical (01 hora), totalizando duas aulas semanais (02 horas).  Público-alvo: para toda a comunidade, ampliando para estudantes e funcionários da UNEB.      Haverá uma seleção no primeiro dia de aula, onde o aluno, obrigatoriamente, precisa levar o instrumento. O aluno inscrito que não comparecer no dia indicado para a seleção, será automaticamente eliminado, não podendo concorrer a matricula da vaga inscrita.                                                                                         CALENDÁRIO DAS OFICINAS DE MÚSICA 05/11 a 20/12/19 07 aulas Oficinas de sexta-feira - 06 aulas por conta do feriado de 15/11/19 28/01 a 19/02/20 04 aulas Oficinas de quinta e sexta 02 aulas por conta do feriado de Carnaval. Pode ser reposta em 27 e 28/02 – a confirmar com as turmas. 03/03 a 27/03/20 04 aulas As oficinas que ficarem pendentes podem ser repostas até 08/04/20 – a confirmar com as turmas.

CURSO DE EXTENSÃO DE MÚSICA - VIOLÃO Turmas 06 e 07

NUPE DEDC I Inscrição - 26/10/2019 à 08/11/2019

CURSO DE EXTENSÃO DE MÚSICA DA UNEB Atividades oferecidas pelo curso de LICENCIATURA ESPECIAL EM MÚSICA DA UNEB em parceria com a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire - DEDC I/UNEB COORDENAÇÃO GERAL: Profa. Dra. Claúdia Sisan                   As turmas de instrumento serão separadas por faixa etária e divididas de acordo com a demanda de inscrição: ·         De 12 anos a 17 anos. ·         A partir de 18 anos.   As turmas de teoria não terão classificação, podendo, o aluno, se matricular no mesmo dia/turno escolhido.  OBSERVAÇÕES: O aluno que se matricular na aula de instrumento, necessariamente terá que escolher uma turma de teoria, pois a Teoria musical é uma ferramenta de grande valor para o estudo do instrumento; O aluno matriculado terá por semana: uma aula de instrumento (01 hora) e uma aula de Teoria musical (01 hora), totalizando duas aulas semanais (02 horas).  Público-alvo: para toda a comunidade, ampliando para estudantes e funcionários da UNEB.      Haverá uma seleção no primeiro dia de aula, onde o aluno, obrigatoriamente, precisa levar o instrumento. O aluno inscrito que não comparecer no dia indicado para a seleção, será automaticamente eliminado, não podendo concorrer a matricula da vaga inscrita.                                                                                                                                    CALENDÁRIO DAS OFICINAS DE MÚSICA 05/11 a 20/12/19 07 aulas Oficinas de sexta-feira - 06 aulas por conta do feriado de 15/11/19 28/01 a 19/02/20 04 aulas Oficinas de quinta e sexta 02 aulas por conta do feriado de Carnaval. Pode ser reposta em 27 e 28/02 – a confirmar com as turmas. 03/03 a 27/03/20 04 aulas As oficinas que ficarem pendentes podem ser repostas até 08/04/20 – a confirmar com as turmas.

XIII Semana de Urbanismo

DCETI Inscrição - 25/10/2019 à 08/11/2019

A Semana de Urbanismo (SEMUR) é um evento de caráter acadêmico e natureza extensionista, que promove discussões e reflexões sobre as diversas problemáticas inseridas no meio urbano com uma linguagem interdisciplinar envolvendo as áreas das humanidades e das ciências sociais aplicadas. Acontece regularmente em ciclo anual no mês de novembro, para a celebração do dia Internacional do Urbanista sendo esse último celebrado no dia 08. Têm um público alvo diversificado, sendo de antemão o foco principal os discentes, docentes e egressos vinculados ao curso. Contudo entende-se que o planejamento e gestão urbanos necessitam de uma ampla abordagem entre outros profissionais tais como, arquitetos, antropólogos, economistas, geógrafos, sociólogos, entre outros, os quais são convidados a participarem do evento bem como os estudantes desses cursos em outras Universidades localizadas em Salvador e no país, gestores vinculados a órgãos estaduais e municipais, membros de associação de moradores e lideranças de bairro, comunidades socialmente excluídas e pessoas de modo geral que tenham interesse e/ou atuação na área, quer seja de maneira formal ou informal. Nessa décima terceira edição, o evento ganha um novo formato o de “Desconferência” que visa a promoção de uma maior interação entre os participantes na construção dos debates a serem propostos, retirando-os do lugar de meros ouvintes e provocando-os a compartilhar suas próprias experiências, reconhecendo-os como agentes produtores do espaço urbano e inseridos dentro de uma complexa rede de relações interseccionadas nos aspectos etnográficos, de gênero, renda e diversidade sexual e comportamental. A formatação promove também uma maior aproximação através de uma formalidade menos rígida, visando romper o estigma da inacessibilidade da participação popular de eventos promovidos por entidades acadêmicas, reconfigurando desde a inscrição e divulgação do evento – em formato viral; através das redes sociais oficiais do evento no Facebook; e de maneira performática indo nas instituições de ensino -  até a organização espacial das salas e o horário das atividades – concentrando-as no turno da manhã e da tarde – visando possibilitar uma maior acessibilidade ao evento. O evento desse ano tem como principal tema: “Os rumos da cidade – Por novas utopias urbanas”; distribuindo-se em três eixos temáticos: “Autonomia popular e poder local”; “Labor e a produção do espaço urbano”; “Inclusão e justiça social”. As discussões serão desdobradas durante os 05 dias de evento, com a conferência de abertura sendo realizada pela noite. As mesas de debate serão distribuídas nos demais dias concentrando-se no turno matutino.

A COMPETÊNCIA LEITORA EM INGLÊS INSTRUCIONAL 2019.2

NUPE DCH I Inscrição - 24/10/2019 à 30/10/2019

Curso de Extensão: (VAGAS LIMITADAS). A COMPETÊNCIA LEITORA EM INGLÊS INSTRUCIONAL, será  ministrado pela profa. Dra. Rita Angélica de Oliveira Luz, sendo o início da inscrição no dia 24/10/2019 e término às 23h:59min do dia 31/10/2019.    Vagas: 30.    Carga horária: 60 horas.   O início do curso será no dia 24/10/2019 -  Quinta- feira de 18h:00 às 21h:20min. Local: Sala 102 do Pavilhão de Aulas Multidisciplinar - PAM  O curso, tem por finalidade contribuir com o processo de desenvolvimento de habilidades na competência em leitura e compreensão de textos científico-acadêmicos autênticos, desde quando, faz-se necessário o aprendizado em leitura de uma língua, a todo profissional que deseja participar do processo de seleção em Cursos e Concursos, como também, participar em testes de Proficiência em Língua Estrangeira nos Programas de Pós-graduação. Esse curso se justificativa, e importa saber, hoje, frente ao processo de internacionalização das universidades brasileiras, que é de fundamental necessidade a cada indivíduo, sua constante busca pelo aperfeiçoamento de suas habilidades e conhecimentos, com o objetivo de potencializar cada vez mais as competências em cada área de formação profissional, resultando na melhoria do processo de desenvolvimento pessoal e profissional, bem como estar contribuindo com o crescimento da instituição.  Ademais, o curso de especialização constitui mais um passo que este indivíduo deve dar em direção ao seu bom desempenho.  E para submeter-se à seleção de qualquer um destes níveis é preciso ter o conhecimento de várias línguas, inclusive Inglês, como pré-requisito para a referida seleção. Uma vez sabido desta necessidade, o curso de capacitação em leitura e compreensão de textos em Inglês instrumentaliza a habilidade de acessar todo e qualquer conhecimento veiculado no atual mundo globalizado, tão exigido em cursos e concursos de qualquer área de formação profissional.