CANDACES - III CICLO INTERNACIONAL “Mulheres Negras e produção de epistemologias das Amefricanas”

NUPE DEDC I Inscrição - 13/09/2019 à 04/12/2019

IV COLÓQUIO FORMACCEINFÂNCIA, LINGUAGENS E EJA; II COLÓQUIO INTERNACIONAL FORMACCE FORINLEJA E I ENCONTRO GPELCH

NUPE DEDC I Inscrição - 13/09/2019 à 11/11/2019

História & Audiovisual: as artes e os artistas

NUPE DCH I Inscrição - 11/09/2019 à 17/09/2019

O seminário intitulado "História & Audiovisual: as artes e os artistas" é uma atividade de atualização científica voltada para os alunos do curso de graduação em História, para professores do ensino básico e público em geral. O evento contará com palestras e debates com artistas e pesquisadores abordando ofícios, práticas artísticas, de pesquisa e de ensino a partir da relação entre o conhecimento histórico e suas possíveis fontes audiovisuais. O primeiro encontro do seminário será realizado no dia 16 de setembro de 2019, no Auditório do CPEDR (UNEB – Salvador) das 08h às 10h da manhã, com a presença do compositor paulista Kleber Albuquerque apresentando seu projeto "Manufatura de Canções". Os encontros seguintes, realizados uma vez por mês, abordarão temas do cinema, música e teatro com participação de artistas e pesquisadores convidados. Coordenação da atividade -  profa. Dra. Priscila Gomes Correa  

FORMAÇÃO DOCENTE EM DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS

NUPE DEDC I Inscrição - 05/09/2019 à 07/09/2019

             

Dialogando com Robson Aldrin

DCHVI Inscrição - 03/09/2019 à 13/09/2019

Este é um evento que tem como foco homenagear professores que tiveram uma grande contribuição para o curso de matemática do Campus VI da UNEB, demonstrando o carinho e gratidão que existe por eles e pelo seu trabalho. Ocorrerá no dia 12 de Setembro de 2019 às 19h30min no auditório do Campus VI.

I Seminário Modelagem de Redes no/do DMMDC

ADM DCHI Inscrição - 01/09/2019 à 17/10/2019

REDEDMMDC I Seminário Modelagem de Redes no/do DMMDC Atenção: para que a inscrição seja confirmada se faz necessário o preenchimento do questionário disponível no link abaixo, para tanto, você precisa copiar todo o endereço abaixo e depois colar em um navegador:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYBr95aSZ7DOxnkKwgokkdUMDuqWOlkktk6NwuWH5BxFdV0A/viewform?usp=sf_link Data: 17 de outubro de 2019. Horário: 9h às 17h. Local: Auditório do DCHT - Departamento Camaçari - DCHT-CampusXIX.  Publico alvo: pesquisadores, docentes, discentes do DMMDC. Objetivo Geral:       Consolidar espaço/território paradiscussão e produção de pesquisas sobre modelagem de Redes no/do DMMDC. Objetivos Específicos: Promover diálogos sobre concepções de redes; Discutir estratégias para consolidar o programa DMMDC; Mapear as teses do DMMDC que versam sobre o tema de REDE; Debater as disciplinas do currículo que versam sobre REDE; Mapear os principaisconceitos e autores que debatem sobre REDE  trabalhados pelos docentes ediscentes do DMMDC;                     Divulgar resultados das atividades desteseminário com publicações.   Atividades: 17/10/2019. 9h – Abertura: Diretor do Depto XIX, Coordenador da UNEB noprograma DMMDC. 9h30min às 12h: Mesa Redonda “Modelagens de Redes no/do DMMDC”,Debatedores: Teresinha Froes Burnham (UFBA), Suely Messeder (UNEB), DanteGaleffi (UFBA) e Elias Ramos (IFBA)], Coordenação: Antônio Carlos Souza (IFBA)e Maria de Fátima (UNEB). 13h30min às 15h30min: Grupos de Trabalho relacionados amodelagem de redes do DMMDC. 15h30min às 16h30min: Avaliação do evento e proposta depublicação de um livro como produto do evento. 16h30min: Encerramento e  coffee break.   Apresentações: 4 comunicações por linha, para as  3 linhas. Com mediadores para a realização  das comunicações. ATENÇÃO: a submissão dos trabalhos serão recebidos pela Comissão Organizadora e Científica do período de 01/09/2019 a 10/10/2019. Comissão Organizadora Coordenação: Clícia Maria de Jesus Benevides Kathia Marise Borges Sales Marcus Túlio de Freitas Pinheiro Maria de Fátima Hanaque Campos Silvar Ferreira Ribeiro Suely Aldir Messeder   Equipe: Antônio Carlos Sanches Cardoso Arlindo de Araújo Pitombo Daniel Costa Santos Bomfim Clebemilton Gomes do Nascimento Gleiton Silva de Sales Jaqueline Gil Brito José Francisco Barretto Neto  José Roberto Silva de Oliveira Lenade Barreto Santos Ludmilla Monfort Oliveira Sousa Nadja Amado de Jesus  Warlen Aves de Oliveira Júnior Contatos: rededmmdc@gmail.com  

Formação do(a) Pedagogo(a): Infância, Letramento, Ludicidade e Inclusão

DEDCII Inscrição - 30/08/2019 à 19/09/2019

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BONECOS DE TAMPINHAS

NUPE DEDC I Inscrição - 29/08/2019 à 30/08/2019

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BONECOS DE TAMPINHAS com Hamilton Barbosa DIA: 30/082019 HORÁRIOS: 02 TURMAS - 09h às 12h/ 14h às 17h LOCAL: Brinquedoteca Universitária Paulo Freire/DEDC I INSCRIÇÃO: 01 pacote de balas Com o intuito de organizar e melhor estruturar a dinâmica do brincar durante a 8ª Edição da UNEBrinque - Semana da Criança, a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire, localizada no Departamento de Educação - Campus I, realizará a OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BONECOS DE TAMPINHAS, ministrada por Hamilton Barbosa.  Todos são convidados a construir estes brinquedos e fazer a alegria de muitas crianças. Em paralelo, será realizada a I REUNIÃO DE MONITORIA do referido evento. Participem!!!!!

XI Encontro de Formação de Coordenadores de Colegiado (ENFOCO)

PROGRAD Inscrição - 29/08/2019 à 06/09/2019

XI Encontro de Formação de Coordenadores de Colegiado (ENFOCO) - Da Seleção ao Diploma: O papel da Coordenação de Colegiado na Gestão Acadêmica do Curso de Graduação. A décima primeira edição do ENFOCO tem a missão de acolher e direcionar coordenadores(as) de colegiado experientes ou empossados pela primeira vez para a gestão acadêmica universitária. Assim como em edições anteriores, esperamos colaborar no sentido de aprimorar as práticas, discutindo temas do cotidiano dos Colegiados de Curso de Graduação. Esta edição, no entanto, foi organizada de modo a proporcionar vivências e trocas de experiência sobre o essencial à atuação frente aos Colegiados.  A prática da gestão acadêmica será o elo de ligação entre os diferentes momentos formativos. Da Seleção ao Diploma, o Colegiado de Curso é sempre convocado a diversos procedimentos e reflexões que demandam conhecimento e estudo prévio. Todos os setores da Prograd estão envolvidos diretamente na organização e condução desse encontro e conta com a parceria das demais Assessorias, Secretarias e Pró-Reitorias ligadas à pauta acadêmica. Esperamos que a socialização de experiências seja enriquecedora para todos os participantes.

Seminário TICASE 2019

DMMDC Inscrição - 26/08/2019 à 20/11/2019

I CICLO DE DEBATES - AUTISMO: ENTRE FALAS E ESCRITAS

NUPE DEDC I Inscrição - 22/08/2019 à 22/08/2019

Mesa redonda: O Kimbundu do dia a dia na Bahia

DCHI Inscrição - 20/08/2019 à 23/08/2019

EVENTO Mesa redonda: O Kimbundu do dia a dia na Bahia. PROMOÇÃO Núcleo de Estudos Estrangeiros (NEE) Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado da Bahia. OBJETIVO Refletir a respeito da distribuição geográfica do povo Kimbundu bem como situá-lo na diáspora, especialmente na Bahia, trazendo elementos linguísticos e culturais que fazem parte de toda a população baiana e, em certa medida, de outros lugares da diáspora. Com isso, espera-se trazer para perto do público o sentimento de pertencimento por perceber que o "português" que se fala aqui interage com o kimbundu até dias atuais em vários níveis da língua (fonológico, lexical, sintático...) e na cultura, permanecendo, consequentemente, na atmosfera rítmica e gestual do povo brasileiro. PARTICIPANTES O evento contará com a participação dos docentes Prof. Dr. Tiganá Santana, Profa. Dra. Denise Carrascosa, Profa. Dra. Zelinda Barros, Prof./Escritor Landê Onawale Munzanzu e o Prof. Niyi Monazambi. DATA 23 de agosto de 2019 HORÁRIO 19h LOCAL Centro de Formação em Artes. Rua do Bispo, 23, próximo ao Batalhão da Polícia Militar, Pelourinho. VAGAS Limitadas

Encontro de Discussão da Práxis Pedagógica e Administrativa – UPT UNEB 2019

ASCOM Inscrição - 19/08/2019 à 30/08/2019

CERTIFICADOS DISPONÍVEIS!   O Encontro de Discussão da Práxis Pedagógica e Administrativa – UPT UNEB 2019 tem como finalidade reunir coordenadores pedagógicos, gestores, supervisores, secretários de apoio escolar e assistentes/auxiliares administrativo/financeiro do UPT da capital e do interior, no intuito de avaliar o andamento das atividades desenvolvidas, através da gestão participativa, criando estratégias de informar sobre as ações a serem desenvolvidas no período, bem como ouvir atentamente as necessidades, dando retorno e solucionando os questionamentos e reivindicações, além de criar vínculos de proximidade, restabelecendo a teia das relações. Vale ressaltar que a práxis aqui compreendida, perpassa o processo de reflexão/ação no sentido da transformação. Ademais, cria na formação continuada dos colaboradores, a contribuição para a qualificação constante da prática pedagógico-administrativa. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de agosto, no Hotel Vila Velha, no Corredor da Vitória, em Salvador.        Objetivo 1       ·         Socializar a proposta pedagógica do Projeto UPT na UNEB e as ações previstas para o ano de 2019; ·     Proporcionar uma gestão participativa, tanto do ponto de vista pedagógico quanto administrativo, em um processo democrático, onde todos possam opinar, contribuir nas decisões, programar metas, ou seja, não ser apenas um “fazente” mas sim um sujeito que pensa refletidamente a todo tempo em sua práxis; ·         Produzir espaço de discussão de temas e demandas que fazem parte das ações de cada categoria de cooperadores da UPT.

OFICINA DE PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS: No enlace dos laços, encontro VOCÊ

NUPE DEDC I Inscrição - 15/08/2019 à 26/08/2019

OFICINA DE PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS com Rosemary Lapa e Zezé Matos No enlace dos laços, encontro VOCÊ   Período: TEORIA: 20 e 27/08 PRÁTICA: 19/09 (Colóquio Formacce) e  11/10/19 (encerramento da UNEBrinque)   Turno: vespertino Somos da oralidade, nos encontramos nas narrativas e estas nos envolvem no enlace único da vida, fortalece nossa existência e nos conecta à nossa ancestralidade. Pensando nestas afirmativas fomos impulsionadas a convidar você para um mergulho conosco neste universo lúdico e tão importante para todos nós.  O que pretendemos? Numa construção coletiva, a partir de elementos produzidos pelos participantes, mediaremos uma oficina de produção e contação de histórias. Objetivo: Incentivar a criatividade dos participantes no processo lúdico de construção de histórias tendo como base a participação coletiva. Metodologia: Utilização de desenhos construídos pelos participantes para a montagem das histórias. Recursos: Papel metro, Giz de cera, adereços diversos, caixa de som, microfone, instrumentos musicais. Finalização: Apresentação das histórias construídas.  Matrícula: 01 pacote de pirulito

CURSO DE EXTENSÃO LIBRAS: IDIOMA QUE SE FALA 2019

NUPE DEDC I Inscrição - 14/08/2019 à 21/08/2019

LIBRAS: IDIOMA QUE SE FALA  RESUMO Esse projeto visa preencher algumas lacunas que existem no meio acadêmico, sobre Libras, seus usuários, formas de educação e os mitos que circundam essa temática. Com este trabalho, poderemos nos preparar para uma sociedade mais igualitária que possibilita a comunicação entre as duas comunidades, de surdos e ouvintes, que coabitam o mesmo país, mas que muitas vezes tornam-se estranhos idiomáticos. Com a execução desse projeto alcançaremos benefícios para os docentes, discentes e comunidade externa, que não tiveram a oportunidades de cursar a disciplina Libras no período da graduação, quando a Libras ainda não era institucionalizada e que sentem necessidade de formular conhecimentos e conceitos nessa língua. A partir do ano de 2005, Libras passou ser uma disciplina obrigatória nas universidades, (dec. 5626/05, cap. II). Atualizar nossos discentes a respeito da educação dos surdos, da Libras e as complicações educionais com a ausência do seu uso nas escolas são algumas das discussões trazidas por Gesser, (ano, p. 2) dizem que “nossos estudos devem ser teorizados a partir de perspectivas das culturas surdas e dos contextos de língua de sinais.” Podemos ressaltar, ainda, a importância de possibilitar à Universidade Estadual da Bahia de se tornar um ambiente bilíngüe para os ouvintes e surdos da cidade do Salvador. OBJETIVO GERAL Estudar e compreender a importância de interagir socialmente por meio da língua brasileira de sinais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Aproximar a comunidade universitária da Língua Brasileira de Sinais - Libras; • Possibilitar a comunicação entre surdos e ouvintes; • Construir conhecimentos sobre a língua de sinais brasileira; • Conversar sobe a educação dos surdos no Brasil na atualidade; • Conversar sobre a história das línguas de sinais pelo mundo; • Conscientizar os participantes do curso sobre a importância de aprender a Libras para melhor interação social no contexto brasileiro.  JUSTIFICATIVA Esse projeto visa preencher algumas lacunas que existem no meio acadêmico, sobre Libras, seus usuários, formas de educação e os mitos que circundam essa temática. Com este trabalho, poderemos nos preparar para uma sociedade mais igualitária que possibilita a comunicação entre as duas comunidades, de surdos e ouvintes, que coabitam o mesmo país, mas que muitas vezes tornam-se estranhos idiomáticos. Com a execução desse projeto alcançaremos benefícios para os docentes que não tiveram a oportunidades de cursar a disciplina Libras no período da graduação, quando a Libras ainda não era institucionalizada e que sentem necessidade de formular conhecimentos e conceitos nessa língua. A partir do ano de 2005, Libras passou ser uma disciplina obrigatória nas universidades, (dec. 5626/05, cap. II). Atualizar nossos discentes a respeito da educação dos surdos, da Libras e as complicações educionais com a ausência do seu uso nas escolas são algumas das discussões trazidas por Gesser, (ano, p. 2) dizem que “nossos estudos devem ser teorizados a partir de perspectivas das culturas surdas e dos contextos de língua de sinais.” Podemos ressaltar, ainda, a importância de possibilitar à Universidade Estadual da Bahia de se tornar um ambiente bilíngüe para os ouvintes e surdos da cidade do Salvador.  METODOLOGIA A metodologia de ensino que norteará a execução deste projeto traz como base o método de interação mediante abordagem comunicativa. As aulas serão realizadas com diversos gêneros textuais, entre eles: vídeos (diálogos entre surdos e vídeo aulas), textos escritos em língua portuguesa (música, contos, piadas e etc).