OFICINA DE PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS: No enlace dos laços, encontro VOCÊ
NUPE DEDC I Inscrição - 15/08/2019 à 26/08/2019OFICINA DE PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS com Rosemary Lapa e Zezé Matos No enlace dos laços, encontro VOCÊ Período: TEORIA: 20 e 27/08 PRÁTICA: 19/09 (Colóquio Formacce) e 11/10/19 (encerramento da UNEBrinque) Turno: vespertino Somos da oralidade, nos encontramos nas narrativas e estas nos envolvem no enlace único da vida, fortalece nossa existência e nos conecta à nossa ancestralidade. Pensando nestas afirmativas fomos impulsionadas a convidar você para um mergulho conosco neste universo lúdico e tão importante para todos nós. O que pretendemos? Numa construção coletiva, a partir de elementos produzidos pelos participantes, mediaremos uma oficina de produção e contação de histórias. Objetivo: Incentivar a criatividade dos participantes no processo lúdico de construção de histórias tendo como base a participação coletiva. Metodologia: Utilização de desenhos construídos pelos participantes para a montagem das histórias. Recursos: Papel metro, Giz de cera, adereços diversos, caixa de som, microfone, instrumentos musicais. Finalização: Apresentação das histórias construídas. Matrícula: 01 pacote de pirulito
CURSO DE EXTENSÃO LIBRAS: IDIOMA QUE SE FALA 2019
NUPE DEDC I Inscrição - 14/08/2019 à 21/08/2019LIBRAS: IDIOMA QUE SE FALA RESUMO Esse projeto visa preencher algumas lacunas que existem no meio acadêmico, sobre Libras, seus usuários, formas de educação e os mitos que circundam essa temática. Com este trabalho, poderemos nos preparar para uma sociedade mais igualitária que possibilita a comunicação entre as duas comunidades, de surdos e ouvintes, que coabitam o mesmo país, mas que muitas vezes tornam-se estranhos idiomáticos. Com a execução desse projeto alcançaremos benefícios para os docentes, discentes e comunidade externa, que não tiveram a oportunidades de cursar a disciplina Libras no período da graduação, quando a Libras ainda não era institucionalizada e que sentem necessidade de formular conhecimentos e conceitos nessa língua. A partir do ano de 2005, Libras passou ser uma disciplina obrigatória nas universidades, (dec. 5626/05, cap. II). Atualizar nossos discentes a respeito da educação dos surdos, da Libras e as complicações educionais com a ausência do seu uso nas escolas são algumas das discussões trazidas por Gesser, (ano, p. 2) dizem que “nossos estudos devem ser teorizados a partir de perspectivas das culturas surdas e dos contextos de língua de sinais.” Podemos ressaltar, ainda, a importância de possibilitar à Universidade Estadual da Bahia de se tornar um ambiente bilíngüe para os ouvintes e surdos da cidade do Salvador. OBJETIVO GERAL Estudar e compreender a importância de interagir socialmente por meio da língua brasileira de sinais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Aproximar a comunidade universitária da Língua Brasileira de Sinais - Libras; • Possibilitar a comunicação entre surdos e ouvintes; • Construir conhecimentos sobre a língua de sinais brasileira; • Conversar sobe a educação dos surdos no Brasil na atualidade; • Conversar sobre a história das línguas de sinais pelo mundo; • Conscientizar os participantes do curso sobre a importância de aprender a Libras para melhor interação social no contexto brasileiro. JUSTIFICATIVA Esse projeto visa preencher algumas lacunas que existem no meio acadêmico, sobre Libras, seus usuários, formas de educação e os mitos que circundam essa temática. Com este trabalho, poderemos nos preparar para uma sociedade mais igualitária que possibilita a comunicação entre as duas comunidades, de surdos e ouvintes, que coabitam o mesmo país, mas que muitas vezes tornam-se estranhos idiomáticos. Com a execução desse projeto alcançaremos benefícios para os docentes que não tiveram a oportunidades de cursar a disciplina Libras no período da graduação, quando a Libras ainda não era institucionalizada e que sentem necessidade de formular conhecimentos e conceitos nessa língua. A partir do ano de 2005, Libras passou ser uma disciplina obrigatória nas universidades, (dec. 5626/05, cap. II). Atualizar nossos discentes a respeito da educação dos surdos, da Libras e as complicações educionais com a ausência do seu uso nas escolas são algumas das discussões trazidas por Gesser, (ano, p. 2) dizem que “nossos estudos devem ser teorizados a partir de perspectivas das culturas surdas e dos contextos de língua de sinais.” Podemos ressaltar, ainda, a importância de possibilitar à Universidade Estadual da Bahia de se tornar um ambiente bilíngüe para os ouvintes e surdos da cidade do Salvador. METODOLOGIA A metodologia de ensino que norteará a execução deste projeto traz como base o método de interação mediante abordagem comunicativa. As aulas serão realizadas com diversos gêneros textuais, entre eles: vídeos (diálogos entre surdos e vídeo aulas), textos escritos em língua portuguesa (música, contos, piadas e etc).
PERCURSOS IDENTITÁRIOS NA LITERATURA INFANTIL: LEITURAS E RELEITURAS CONTEMPORÂNEAS
NUPE DEDC I Inscrição - 08/08/2019 à 07/11/2019Percursos identitários na literatura infantil: leituras e releituras contemporâneas RESUMO A literatura, examinada a partir dos eixos identitários da raça, da etnia, da relação intergeracional e das diferenças que marcam os personagens que transitam pelo espaço ficcional, afigura-se como lugar das representações das relações sociais, configurando-se a literatura como um projeto ao mesmo tempo ético, estético e político, que possibilita uma reflexão mais ampla sobre questões relativas à alteridade.A inserção de práticas pedagógicas no Ensino Fundamental que contemplem atividades de construção de sentido a partir de textos literários em que sejam valorizadas a diversidade , as identidades e as diferenças, constitui-se um caminho importante para a educação intercultural e a formação de uma sociedade plural que acolha processos de comunicação abertos e dinâmicos OBJETIVO GERAL Formar professores com vistas à promoção de uma educação em que sejam valorizadas a diversidade, as identidades e as diferenças, recorrendo às potencialidades da literatura. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar a função literária, sociocultural e educativa da literatura infantil na sociedade contemporânea. • Organizar acervo temático, selecionando narrativas que valorizem a cultura indígena e a cultura negra. • Analisar as representações da realidade cultural e as imagens do Outro veiculadas em livros infantis. • Construir categorias de análise de obras infantis que contemplem seus aspectos formais e temáticos e possibilitem a identificação de diferentes modos de representação de percursos identitários. JUSTIFICATIVA A literatura infantil brasileira, examinada a partir dos eixos identitários da raça, da etnia, da relação intergeracional e das diferenças que marcam os personagens que transitam pelo espaço ficcional, afigura-se como lugar das representações das relações afetivas, familiares e comunitárias da criança, configurando-se como um projeto ao mesmo tempo ético, estético e político, que possibilita uma reflexão mais ampla sobre questões fundamentais do debate contemporâneo e privilegiado instrumento para se pensar a infância em relação aos contextos sociais. As narrativas identitárias, enquanto uma linha e tendência da literatura infantil contemporânea, conformada, principalmente em torno dos signos da memória e da ancestralidade, promovem o reconhecimento da alteridade e rasuram o discurso da igualdade como representativo da nação. A inserção de práticas pedagógicas no Ensino Fundamental que contemplem atividades de construção de sentido a partir de narrativas literárias em que sejam valorizadas a diversidade, as identidades e as diferenças, constitui-se em um caminho importante para a educação intercultural e a formação de uma sociedade plural que acolha processos de comunicação abertos e dinâmicos. A partir dessas reflexões é que se formula um projeto de Pesquisa e Extensão Extensão no âmbito da literatura infantil, com ênfase na investigação dos percursos de construção identitária nos textos literários. METODOLOGIA Utilizando a abordagem analítica-comparativa, a ação extensiva aspira ao conhecimento de obras literárias configuradas como construções identitárias e de seus usos na formação docente . Nessa perspectiva, propõe-se o seu desenvolvimento através das etapas concernentes a: a) Levantamento bibliográfico; b) Seleção de livros; c) Leitura e análise de obras de literatura infantil; d) Produção de categorias de análise das obras; e) Organização e circulação de acervos O curso se desenvolverá através de 10 sessões, realizadas em encontros semanais, durante o trimestre compreendido entre os meses de setembro a novembro de 2018.
Minicurso - Técnica Shantala
NUPE DEDCVII Inscrição - 07/08/2019 à 27/08/2019X RECEPÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMAGEM Técnica Shantala (Silvana Gomes Nunes Piva) Horário: 08:00 às 12:00 Sala: 02 Pav. Enfermagem Vagas: 20
Minicurso - Auriculoterapia
NUPE DEDCVII Inscrição - 07/08/2019 à 27/08/2019X RECEPÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMAGEM Auriculoterapia (Eliana do Sacramento Almeida) Horário: 14:00 às 17:00 Sala: 01 Pav. Administrativo Vagas: 20
Minicurso - Técnicas não farmacológicas para o alívio da dor durante o trabalho de parto
NUPE DEDCVII Inscrição - 07/08/2019 à 27/08/2019X RECEPÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMAGEM Técnicas não farmacológicas para o alívio da dor durante o trabalho de parto (Doula Dannyely Andreia Silva) Horário: 8:00 às 12:00 Sala: 06 Pav. Administrativo Vagas: 40
Minicurso - Primeiros Socorros
NUPE DEDCVII Inscrição - 07/08/2019 à 27/08/2019X RECEPÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMAGEM Primeiros socorros (Agnete Troelsen Pereira/Valdinei de Souza Xavier) Horário: 14:00 às 18:00 Sala: Auditório Vagas: 35
Minicurso - Libras no contexto da saúde
NUPE DEDCVII Inscrição - 07/08/2019 à 27/08/2019X RECEPÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMAGEM Libras no contexto da saúde (Davi Figueiredo de Lima) Horário: 14:00 às 18:00 Sala: 10 Pav. Olga Campos Vagas: 30
X Recepção Acadêmica de Enfermagem
NUPE DEDCVII Inscrição - 07/08/2019 à 27/08/2019X Recepção Acadêmica de Enfermagem Populações em situação de vulnerabilidade: desafios e perspectivas do cuidado em Enfermagem.
X Recepção Acadêmica de Enfermagem
NUPE DEDCVII Inscrição - 07/08/2019 à 07/08/2019X Recepção Acadêmica de Enfermagem Populações em situação de vulnerabilidade: desafios e perspectivas do cuidado em Enfermagem.
Café & Sal
NUPE DCETII Inscrição - 07/08/2019 à 04/09/2019Café & Sal: às quartas na UNEB Café tanto acalma, como acorda ou distrai. O sal, condimenta, conserva e protege os alimentos. Nesta combinação e somatória de elementos tão baianos quanto brasileiros, vamos reunir mensalmente especialistas de áreas diversas em uma conversa que vai nos auxiliar em diferentes aspectos dos desafios do cotidiano, de modo prático e específico, fruto das demandas apresentadas pelo corpo universitário, em vista a socialização e aumento da capilaridade das atividades de pesquisa, ensino e extensão da UNEB para a sociedade de Alagoinhas e região. A estrutura do evento está pensada para abrigar uma palestra interativa nuclear, aberta para o máximo de 100 pessoas, e que será complementada com duas rodas de conversa vivenciais, que ocorreram logo após, um café, com o especialista da vez. Como somos uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, o Café & Sal é uma atividade gratuita, da Universidade para a Sociedade.
Café & Sal
NUPE DCETII Inscrição - 07/08/2019 à 04/09/2019Café & Sal: às quartas na UNEB Café tanto acalma, como acorda ou distrai. O sal, condimenta, conserva e protege os alimentos. Nesta combinação e somatória de elementos tão baianos quanto brasileiros, vamos reunir mensalmente especialistas de áreas diversas em uma conversa que vai nos auxiliar em diferentes aspectos dos desafios do cotidiano, de modo prático e específico, fruto das demandas apresentadas pelo corpo universitário, em vista a socialização e aumento da capilaridade das atividades de pesquisa, ensino e extensão da UNEB para a sociedade de Alagoinhas e região. A estrutura do evento está pensada para abrigar uma palestra interativa nuclear, aberta para o máximo de 100 pessoas, e que será complementada com duas rodas de conversa vivenciais, que ocorreram logo após, um café, com o especialista da vez. Como somos uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, o Café & Sal é uma atividade gratuita, da Universidade para a Sociedade.
Café & Sal
NUPE DCETII Inscrição - 07/08/2019 à 04/09/2019Café & Sal: às quartas na UNEB Café tanto acalma, como acorda ou distrai. O sal, condimenta, conserva e protege os alimentos. Nesta combinação e somatória de elementos tão baianos quanto brasileiros, vamos reunir mensalmente especialistas de áreas diversas em uma conversa que vai nos auxiliar em diferentes aspectos dos desafios do cotidiano, de modo prático e específico, fruto das demandas apresentadas pelo corpo universitário, em vista a socialização e aumento da capilaridade das atividades de pesquisa, ensino e extensão da UNEB para a sociedade de Alagoinhas e região. A estrutura do evento está pensada para abrigar uma palestra interativa nuclear, aberta para o máximo de 100 pessoas, e que será complementada com duas rodas de conversa vivenciais, que ocorreram logo após, um café, com o especialista da vez. Como somos uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, o Café & Sal é uma atividade gratuita, da Universidade para a Sociedade.
II Ciclo de Palestras: Ensino, Linguagem e Sociedade
DCHVI Inscrição - 05/08/2019 à 15/08/2019II CICLO DE PALESTRAS: ENSINO, LINGUAGEM E SOCIEDADE Palestra 1 - Corpo, discurso e subjetividade Prof. Dr. Cleudemar Alves Fernandes (UFU) DIA 15/08/2019 19:00h - Auditório Palestra 2 - Integridade acadêmica e ética da pesquisa e das publicações Profª. Drª Marta Maria de Araújo (UFRN) DIA 15/08/2019 20:30h - Auditório MINICURSO - ESTUDOS LINGUÍSTICOS DISCURSIVOS COM MICHEL FOUCAULT Prof. Dr. Cleudemar Alves Fernandes (UFU) DIA 15/08/2019 9:00h - Sala do Mestrado OFICINA - EDIÇÃO DE PERIÓDICOS Profª. Drª Marta Maria de Araújo DIA 15/08/2019 14:00h Sala do Laboratório - DisSe
Oficina Penso, logo...escrevo? Processos de criação e escrita de crônicas, poema livre, auto ficção e outras experimentações literárias
NUPE DCH I Inscrição - 05/08/2019 à 09/08/2019Objetivo: orientar para o exercício da escrita literária com a ajuda do pensamento mais consciente, (auto)crítico, criativo e sensível, realizando experimentações práticas na leitura, na escuta, escrita e reflexão dos estilos literários selecionados. Carga horária: 12 horas, com 04 (quatro) encontros semanais, de 9:00 às 12:00 hs, às segundas feiras, nos dias 12,19 e 28 de agosto e 02 de setembro de 2019. Resultados esperados: que os textos produzidos pelos estudantes ao final da oficina(pelo menos um) sejam postados semanalmente no “Espaço Literário” do Portal da UNEB. Pré-requisito: tre familiaridade e/ou já gostar de ler e escrever textos literários. Importante: Por se tratar de uma oficina com carga horária reduzida(apenas 12 horas), recomendamos que os interessados já desenvolvam a escrita e /ou tenha familiaridade e interesse na leitura e escrita literárias e disponha de tempo às segundas- feira das 09h00min às 12h00min horas.