3º edição do Curso de Extensão em Estudos Africanos, Afro-brasileiro e Indígena

DCHIX Inscrição - 01/08/2019 à 31/08/2019

Na sua terceira edição em 2019 , o curso de Extensão em Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas será ministrado no Quilombo Sacutiaba e Riacho de Sacutiaba localizado no município de Wanderley. O Curso terá encontros quinzenais ao longo do semestre letivo de 2019.2, com 06 (seis) horas de duração cada, além de 04 (quatro) horas de atividades não presenciais, totalizando 10 (dez) horas para cada tema. O curso tem como público alvo predominante, professores e professoras que estão atuando em escolas quilombolas e do campo, além de lideranças das comunidade envolvidas e demais interessados dos municípios de Wanderley e Cotegipe no Oeste da Bahia. Os encontros serão compostos por aulas expositivas, seguidas de atividades dinâmicas e aprazíveis, tais como oficinas, exibição e debates de filmes, além de produções artísticas. A equalização do tempo para cada atividade ficará a critério de cada docente. Os e as responsáveis por cada módulo deverão indicar um texto de leitura básica e obrigatória (que deverá ser lido antes de cada encontro), além de uma bibliografia básica e acessível sobre o tema por ele ministrado. Estes e estas responsáveis por cada módulo serão convidados a escrever um texto em formato de artigo ou papper, entre dez e vinte laudas, versando sobre o teor ministrado no curso. Os estudantes também serão convidados a escrever um texto em formato análogo, num prazo máximo de até um mês após o término do último módulo, que servirá como atividade avaliativa para a conclusão do curso. Finalmente, todas essas produções textuais deverão ser publicadas com o intuito de registrar o histórico do curso para as edições subsequentes. CRONOGRAMA DE ENCONTROS TEMA DATA MEDIAÇÃO 1º Encontro: Leis 10.369/03 e 11.645/08: ensino da história e cultura africana. afro-brasileira e indígena 14/09/2019 Prof. Me. Diego Carvalho Correa Prof. Me. Edson Carvalho de Souza Santana 2º encontro: Educação do campo e educação escolar quilombola 21/09/2019 Me. Ari Fernandes Nogueira Ma. Shirley Pimentel 3º Encontro: Saberes em comunidades tradicionais: entre memórias e histórias 05/10/2019 Profa. Ma. Napoliana Pereira Santana Prof. Dr. Rafael Petri Trap 4º encontro: Relação África-Brasil 19/10/2019 Prof. Dr. José Francisco Santos 5º Encontro: Território e territorialidade quilombola 26/10/2019 Profa. Dra. Márcia Virgínia Pinto Bomfim Prof. Dr. Valney Dias Rigonato Obs. Terão ainda encontro presencias com orientadoras e orientadores para produção de um trabalho ao final do curso.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL – O QUE MUDA COM A BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR)

NUPE DEDC I Inscrição - 30/07/2019 à 27/08/2019

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL – O QUE MUDA COM A BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR) APRESENTAÇÃO Alfabetização e letramento na Educação Infantil e Ensino Fundamental – o que muda com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Abordagem conceitual acerca das mudanças e permanências relativas aos i)conceitos de alfabetização e de letramento defendidos pela BNCC, em contraste com o debate nacional e as diretrizes anteriores - PCNs; PNAIC ii) os eixos estruturantes da proposta da BNCC e iii) o papel da formação e atuação docentes, e sua mediação no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais da educação pública, desafios docentes que persistem e os que se renovam. Ênfase no tratamento de questões relativas às práticas de planejamento e atuação docente em classes de alfabetização – Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental ; retomada de objetivos de ensino e os modos de ensinar a ler e escrever no contexto atual.  OBJETIVO GERAL Promover estudos extensionistas que melhorem a compreensão da perspectiva de alfabetização da BNCC e o compartilhamento de responsabilidades entre profissionais da UNEB, estudantes de Pedagogia de Salvador e Lauro de Freitas, e profissionais da rede pública de ensino dos municípios de Salvador e Lauro de Freitas, para avançarmos na qualidade da alfabetização das crianças de Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Criar espaço complementar de estudo e de debate sobre o que muda, com a BNCC, acerca das concepções de alfabetização, letramento e ação alfabetizadora na Educação Infantil e Séries iniciais do ensino fundamental, Melhorar a formação inicial de estudantes de Pedagogia e de professoras das redes municipais de Salvador e de Lauro de Freitas a respeito do que muda nas classes de alfabetizxação a partir do disposto na BNCC; Proporcionar orientação e trocas colaborativas na revisão crítica da praxis alfabetizadora praticada e a experimentação de novas modalidades de intervenção docente.  METODOLOGIA A metodologia de trabalho será marcada por práticas interativas de discussão e de debates, leitura e escrita colaborativas, voltadas para a busca e criação de estratégias pessoais e coletivas de abordagem da temática de estudo. As referências poderão ser múltiplas: desde os textos acadêmicos conceituais como artigos, relatórios, resumos críticos, documentos oficiais, vídeos, hipermídias. Os estudantes serão convidados a enriquecer as referências básicas e complementares de estudo, de acordo com seus interesses e perspectivas, além daquelas indicadas e disponibilizadas pela docente. Serão oferecidas 3 (três) turmas para essa atividade extensionista: duas em Salvador, nos turnos matutino e vespertino; uma turma em Lauro de Freitas no turno vespertino. A carga horária total é de 45 horas, assim distribuidas: 30 horas de atividades presenciais; 15 horas de atividades orientadas à distância, e de atendimento em grupo e individual. Essas atividades serão organizadas a partir de 3 tópicos básicos: Tópico I – A BNCC e seu alcance; o que muda e como conceituam a alfabetização e o trabalho educativo de ensino da leitura e escrita; eixos estruturantes da BNCC; o que muda em relação ao PNAIC – 10horas. Tópico II – Letramento, Alfabetização explícita e suas prioridades – o que, quando, para que e como ensinar sobre a estrutura, o funcionamento e uso social da língua escrita; perspectiva de linguagem e dimensões do ensino e aprendizagem na BNCC – 15 horas. Tópico III - A prática docente: revendo metodologias, objetivos e práticas de ensino; os desafios para planejar o ensino na perspectiva da alfabetização “explícita” e dos múltiplos letramentos– 20 horas. A avaliação ocorrerá processualmente, com flexibilidade para reoordenação da sequência de tratamento dos tópicos, em função do envolvimento e respostas do grupo participante. Espera-se a apresentação de propostas de continuidade, de atividades sequenciais de formação complementar relativa ao tema. Cronograma   LAURO DE FREITAS TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS Inicio – 12/08/19 Término - 07/10/2019 Horário – 19 às 21:30 TODAS AS QUARTAS-FEIRAS Inicio – 14/08/19 Término – 09/10/19 Horário – 14:30 as 17 SALVADOR TODAS AS QUINTAS-FEIRAS Inicio – 08/08/19 Termino – 03/10/19 Horário – 14 as 16:30 ATENÇÃO PÚBLICO ALVO ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA  CAMPUS I EM SALVADOR, DEDC-I E O NÚCLEO DE PEDAGOGIA DE LAURO DE FREITAS.

DIREITO NO CINEMA

DCHTXIX Inscrição - 30/07/2019 à 05/08/2019

O presente projeto intitulado "Direito no cinema" inicia uma nova forma de existência, utilizando dos recursos da Educação à distancia para alcançar um número maior de alunos.Em essência é um projeto interdisciplinar pois aborda conteúdos da economia, filosofia, sociedade através da sétima arte (cultura) na perspectiva jurídica (Direito). Semanalmente são disponibilizados links de filmes para analise e realização de tarefas. Serão trabalhados 6 filmes por se tratar de uma edição especial/ complementar ao semestre 2019.1

Introdução à História da Escravidão no Brasil

NUPE DCH I Inscrição - 29/07/2019 à 01/08/2019

O Curso pretende ser uma introdução aos estudos da escravidão no Brasil, analisando temas que vem sendo abordados pela historiografia da escravidão, como o trabalho escravo, as múltiplas formas de resistência à escravidão, o processo abolicionista, a vida dos libertos e dos negros livres na sociedade escravista e a gestação da cultura afro-brasileira. A abordagem dos temas se dará através de aulas expositivas, análise de textos e de documentos históricos.     Público-alvo: Estudantes de graduação em História e Professores de História Duração: 30h. Horário: Segundas-feiras 13:30 às 17:30h De 5 de agosto à 23 de setembro. Número de vagas: 20 vagas

FONTES VISUAIS E (DES)EDUCAÇÃO DO OLHAR: OFICINAS DE FOTOGRAFIA E EDIÇÃO DE IMAGENS

NUPE DCH I Inscrição - 27/07/2019 à 05/08/2019

O curso contará com a realização de oficinas de leitura e produção de imagens, destacando capacitação em recursos de edição e manipulação de imagens para a produção de animações audiovisuais e o domínio da linguagem fotográfica, utilizando o celular como ferramenta de captação, tratamento e postagem de fotografias. PÚBLICO ALVO: Estudantes da UNEB. NÚMERO DE VAGAS: 20 CARGA HORÁRIA: 48 horas. COORDENAÇÃO: Prof. Francisco Guimarães OFICINEIROS: Bruno Bastos e Marianne Bittencourt (bolsistas de IC) PÚBLICO ALVO: Estudantes da UNEB – 15 vagas INSCRIÇÕES ON-LINE  29/07 a 08/08/2019 LOCAL: Laboratório de Informática do DCH-I  e sala 105 do pavilhão de aulas de História PERÍODO:  08/08 à 09/09   dias de quinta e sexta-feira              HORÁRIO: 14 às 18h

INCLUSÃO SÓCIO DIGITAL NO EXTREMO SUL DA BAHIA: quebrando barreiras invisíveis

DEDCX Inscrição - 26/07/2019 à 05/08/2019

O Projeto de Extensão "INCLUSÃO SÓCIO DIGITAL NO EXTREMO SUL DA BAHIA: quebrando barreiras invisíveis" propõe a implantação de cursos de Inclusão Sócio Digital na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus X, com o intuito de ajudar a comunidade interna (alunos, professores e funcionários) e externa a se apropriarem das tecnologias, tornando-os, assim, preparados para enfrentar as mudanças do mundo contemporâneo, bem como orientá-los para o uso adequado dos recursos computacionais em sua vida acadêmica, profissional e social. O Projeto oferece no semestre 2019.1 o Curso de Informática Básica, que tem como objetivos: Capacitar o aluno a compreender conceitos básicos e históricos da informática, da computação e das redes de computadores. Habilitar o aluno à manipulação de arquivos e pastas. Habilitar o aluno à criação e edição de documentos em Processador de textos. Habilitar o aluno à criação e edição de planilhas para a realização de cálculos e apresentação de dados através de gráficos e tabelas. Habilitar o aluno à criação e edição de apresentações gráficas. Capacitar o aluno para a compreensão da importância e uso adequado dos recursos computacionais na sala de aula e em seu cotidiano. Estimular o desenvolvimento da autonomia e desenvoltura dos alunos na execução de atividades computacionais compatíveis com o desempenho das atividades acadêmicas, profissionais e sociais. Incentivar o desenvolvimento do pensamento criativo, exploratório, inventivo e investigativo do aluno. Informações sobre o curso: Tem como público alvo a comunidade interna (alunos, professores e funcionários) e externa. Será ministrado por Tatiana Dias Silva (professora) e Thefany Hellen Souza Rodrigues (monitora). Será realizado na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus X - Teixeira de Freitas. Tem carga horária de 40h (20h preseciais e 20h a distância) com certificado para os participantes que tiverem 80% de participação nas aulas e realização das atividades solicitadas. Os encontros presenciais ocorrerão nos dias 09, 13, 20, 27/08 e 03/09 das 14 às 18h. São ofertadas 25 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição. Após preenchimento das vagas, o sistema irá bloquear novas inscrições. As inscrições serão realizadas neste site no período de 28/07 a 04/08/2019. REALIZAÇÃO Universidade do Estado da Bahia – UNEB Departamento de Educação da UNEB, Campus X – DEDC X Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX Colegiado de Matemática da UNEB, Campus X APOIO Pró-Reitoria de Extensão – PROEX LOCALIZAÇÃO DO CURSO Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação da UNEB, Campus X – DEDC X Avenida Kaikan, s/n, Jardim Caraípe, Teixeira de Freitas – BA CEP 45998-004 CONTATO Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX Tel: (73) 3263-8076 E-mail: nupex.campusx@yahoo.com.br

Gestão Estratégica de Custos 2019

NUPE DCH I Inscrição - 25/07/2019 à 02/08/2019

Será realizado um estudo interativo acerca da teoria básica de custos; desenvolverá processos de custeamento de bens e serviços; será desenvolvido estudo de implantação de sistemas de custeio; elaboração de preços de venda; cálculos e análises de geração de indicadores para planejamento e controle. Público  Alvo: Estudantes de Ciências Contábeis e administração, profissionais da área contábil, empresários e outros interessados da comunidade interna e externa, em gestão de custos, faz-se necessária, visto que, atualmente, com a alta concorrência entre as micro e pequenas empresas, há uma necessidade de se conhecer os custos dos produtos e serviços a fim de que sejam planejadas todas as ações, de forma que haja um desenvolvimento sustentável dos negócios. Portando será viabilizada a ação dos alunos nos processos de custeamento de bens e serviços; implantação de sistemas de custeio; elaboração de preços de venda; geração de indicadores para planejamento. Tais ações potencializam os futuros profissionais da Contabilidade para que desenvolvam na prática profissional a Contabilidade Prospectiva. O curso ocorrerá durante 6 (seis) domingos das 8h às 12h . Inicio das aulas: 04 de agosto de 2019 Local: Departamento de Ciências Humanas  Sala 05 Subsolo.

11 CAFÉ CIENTÍFICO

MPEJA I Inscrição - 23/07/2019 à 25/07/2019

11 Edição Café Científico do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA. O Café Científico MPEJA é um evento de cunho científico, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos/MPEJA do Departamento de Educação DEDC I da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, desde 2013. Visa como objetivo ampliar as discussões e socializar as experiências de pesquisa com a comunidade, promovendo atividades acadêmicas de cunho científico - pedagógico que retratem as diferentes temáticas do contexto da Educação de Jovens e Adultos. O referido evento surge da necessidade de se estabelecer o diálogo com a sociedade civil no intuito de disseminar diagnósticos e entender a problemática em torno da formação educacional dos Jovens e Adultos e sua articulação com as demandas do mundo do trabalho. Objetivos: a)Proporcionar o encontro de pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento com gestores, professores e integrantes da comunidade, como forma de ampliar os debates acerca de temas inerentes à EJA no intuito de poder contribuir para a construção de uma sociedade mais dinâmica e transformadora. b) Realizar atividades científico-pedagógicas nos diferentes espaços públicos e privados promovendo a integração entre a Universidade e a comunidade local com o intuito de apresentar experiências exitosas e promover a divulgação das produções científicas no âmbito da EJA.

CURSO DE EXTENSÃO A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A AUTONOMIA ESCOLAR

NUPE DEDC I Inscrição - 18/07/2019 à 04/08/2019

CURSO DE EXTENSÃO A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A AUTONOMIA ESCOLAR            I.     RESUMO Essa atividade de extensão propõe a oferta de curso de formação em um tema específico, com a carga total de 60 horas, para alunos do curso de Pedagogia do Departamento de Educação – Campus 1. Visa a aplicabilidade do conhecimento teórico construído ao longo do curso de formação inicial, favorecendo a relação entre teoria e prática, a partir da inserção do estudante no campo de atuação profissional. Busca contribuir para a ampliação do trabalho formativo realizado pela Universidade do Estado da Bahia garantindo, ainda, a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão. O planejamento escolar constitui um instrumento fundamental para uma escola democrática e transformadora, pois está alinhado ao processo de decisões e implementação de ações que ultrapassam o âmbito técnico da gestão escolar para assumir uma concepção política, visto que os interesses da escola estão em permanente interlocução com o saber e poder que transitam na sociedade. O Projeto Politico Pedagógico (PPP) é um instrumento que visa promover a mediação entre as diretrizes do sistema educacional e as proposições educativas da escola, tendo em vista o contexto em que se insere. Viabiliza a busca dos anseios da escola, permitindo que a equipe gestora, o corpo docente e outros membros da comunidade escolar envolvidos nos processos de ensinar e aprender criem um diálogo entre a realidade existente e a mudança desejada.   II.            OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Entender a importância do Projeto Político Pedagógico como instrumento orientador das deliberações e diretrizes que norteiam o trabalho escolar com vistas à promoção de uma ação educativa crítica, reflexiva e emancipatória. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ·                    Relacionar o planejamento escolar com o sistema educacional vigente; ·                    Identificar o planejamento participativo e suas possibilidades de aplicação na escola; ·                    Perceber o projeto político-pedagógico da escola como elemento fundamental para a prática educativa; ·                    Reconhecer os elementos que compõem o Projeto Político Pedagógico e suas funcionalidades para o processo da gestão pedagógica.   III.           OPERACIONALIZAÇÂO DO CURSO   Serão oferecidas duas turmas com previsão de matrícula de 30 alunos em cada, sendo que uma turma funcionará às segundas-feiras, no horário das 16:45 às 18:22 horas, a outra, as terças, das 16:45 às 22 horas. A duração do curso será de 60 horas, distribuída da seguinte forma: 40 horas de estudos teóricos e 20 horas de atividades técnicas na unidade escolar investigada. Serão realizados 10 encontros presenciais ao longo do semestre, no período de 22 de julho a 23 de setembro do corrente ano.

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DCHTXX Inscrição - 11/07/2019 à 11/07/2019

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12º Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão do DCH-I

NUPE DCH I Inscrição - 05/07/2019 à 20/08/2019

12º Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão do DCH-I recebe inscrições ( INSCRIÇÕES PRORROGADAS ) Promovida pelo Núcleo dePesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Ciências Humanas do Campus I(DCH-I) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ocorrerá, nos dias 20, 21 e 22 de agosto, a 12ª Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão (12ª JOINPE). A iniciativa está em período de inscrições para a submissão de trabalhos acadêmicos para estudantes e pesquisadores da UNEB. As inscrições são feitas online,gratuitamente, INSCRIÇÕES PRORROGADAS  ATÉ  DIA DIA 11 AGOSTO de 2019. O evento tem como finalidade criar um espaço de publicização da pesquisa e da extensão do DCH-I, apresentando as ações colaborativas interdisciplinares desenvolvidas no decurso do último ano. Na ocasião, será debatido o cenário atual de crise das Universidades Públicas, em especial das universidades estaduais, considerando as medidas de contingenciamento que impactaram, principalmente, na produção de pesquisa e extensão universitária. Nesta edição, a jornada abordará os desafios e conquistas da UNEB, apresentando para o público externo e interno “O que produzimos na universidade pública: desafios e conquistas”. As atividades buscam promover a comunicação, socialização, integração e reflexão acerca de práticas de ensino, pesquisa e extensão por meio da pesquisa científica e da extensão universitária. Durante os três dias de evento a programação prevê: Conferência de Abertura e Roda de Conversa no auditório do CPEDR, além de Roda Cultural e Apresentação de Trabalhos no DCH-I.Os trabalhos serão apresentados em um dos cinco eixos temáticos a seguir: Extensão Universitária – Da Teoria à Prática; Construção colaborativa entre pesquisa,ensino e extensão; As Tecnologias na Extensão Universitária; Metodologias nos Grupos de Pesquisa; e Fórum de Qualidade de Vida no Trabalho. Podem se inscrever como ouvintes profissionais, estudantes de graduação e da educação básica, técnicos administrativos, professores do Ensino Superior, da graduação, pós-graduação, e dos Institutos Federais, além da comunidade externa e do entorno da universidade. As inscrições para ouvintes irão ocorrer até o dia 19 de agosto,no site www.sge.uneb.br. Entenda cada eixo temático para adequação dos  trabalhos: Eixo 1: Extensão Universitária: Da Teoria à Prática. A extensão como função acadêmica da universidade; Habilidades para transitar entre a teoria e a prática; Sala de aula “sem paredes”; Aproximação e apreensão da realidade, e o desenvolvimento crítico da tomada de consciência. Eixo 2: Construção colaborativa entre pesquisa, ensino e extensão. Compreensão do ensino-pesquisa como balizares para o desenvolvimento da práxis extensionista: serviços e atendimento das necessidades sociais. Extensão como via de mão dupla na qual sociedade e universidade se integram a fim de gerir oportunidades, favorecendo um reconhecimento entre suas esferas. Eixo 3:  AsTecnologias na Extensão Universitária.  Transferência de tecnologia em atividades de extensão universitária; a Tecnologia Social como uma prática extensionista articulada à economia popular e solidária; Extensão Universitária e Responsabilidade Social.   Eixo 4: Metodologias nos Grupos de Pesquisa. Organização dos Grupos de Pesquisa e Extensão; Processos da organização das produções dos grupos; Socialização das produções dos grupos; Articulação dos grupos.   Eixo 5: Fórum de Qualidade de Vida no Trabalho. O significado de qualidade de vida no trabalho; Como mensurar a qualidade de vida dos profissionais?; O investimento no bem-estar das equipes; Manutenção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.   INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHO: 1. Possuir ou realizar cadastro pessoal no SGE-UNEB; 2. Na página consultar eventos com inscrições em aberto; 3. Clique no evento 12ª JOINPE - cadastra-se no evento;  4. Clique para se inscrever; 5. Clique em registro; 6. Consulte eventos inscritos para preencher as informações do trabalho no formulário; 7. Clique no formulário - preencha as informações  e salve; 8. Submeta sem se identificar no trabalho  (Formato PDF e máximo de 300 palavras) e salve. Pronto, aguarde a publicação do resultado no site. --------------------- Para mais informações, entre em contato com o NUPE do DCH-I: Tel.: (71) 3117-2455 E-mail: nupedch1@gmail.com Facebook: www.facebook.com/nupedch1

VI Encontro de Leitura e Literatura da Uneb - Com Submissão de Trabalho

DEDCXIX Inscrição - 02/07/2019 à 21/08/2019

O Encontro de Leitura e Literatura da UNEB – ELLUNEB, em sua 6ª edição, tem como tema: DIREITOS HUMANOS, LEITURA E LITERATURA: CRIAR, EXISTIR E RESISTIR. Centra-se no diálogo de pesquisadores que trabalham com a formação continuada do professor, a reflexão e a práxis sobre o lugar da literatura na constituição do leitor e as práticas culturais de leitura, a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas e em diferentes espaços socioculturais e midiáticos. Constituem-se em eixos fundamentais de discussão desta edição a questão dos direitos humanos e suas relações com as existências humanas, suas potencialidades criativas, como também sua capacidade de resistir às práticas que se opõem à integridade e plenitude de suas vidas, no âmbito social, cultural e histórico. A cada edição do encontro, buscou-se integrar o intercâmbio de experiências leitoras, o estímulo às articulações interinstitucionais. Assim, desde a sua primeira edição buscou-se discutir, não apenas de uma perspectiva sincrônica, mas ainda diacrônica, o lugar dos processos de mediação leitora e da literatura nos espaços destinados à constituição de sujeitos leitores. Nas demais edições, que ocorreram a cada dois anos, houve um avanço em relação às discussões que envolvem a problemática da leitura literária, adentrando-se pelas veredas dos diversos discursos que atravessam tanto as práticas quanto as mediações leitoras, ocorridas fora e dentro dos espaços escolares. O ELLUNEB constitui-se, também, numa plataforma de visibilidade e de sociabilização para professores da Escola Básica.

VI ENCONTRO DE LEITURA E LITERATURA DA UNEB - OUVINTE

DEDCXIX Inscrição - 02/07/2019 à 04/10/2019

O Encontro de Leitura e Literatura da UNEB – ELLUNEB, em sua 6ª edição, tem como tema: DIREITOS HUMANOS, LEITURA E LITERATURA: CRIAR, EXISTIR E RESISTIR. Centra-se no diálogo de pesquisadores que trabalham com a formação continuada do professor, a reflexão e a práxis sobre o lugar da literatura na constituição do leitor e as práticas culturais de leitura, a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas e em diferentes espaços socioculturais e midiáticos. Constituem-se em eixos fundamentais de discussão desta edição a questão dos direitos humanos e suas relações com as existências humanas, suas potencialidades criativas, como também sua capacidade de resistir às práticas que se opõem à integridade e plenitude de suas vidas, no âmbito social, cultural e histórico. A cada edição do encontro, buscou-se integrar o intercâmbio de experiências leitoras, o estímulo às articulações interinstitucionais. Assim, desde a sua primeira edição buscou-se discutir, não apenas de uma perspectiva sincrônica, mas ainda diacrônica, o lugar dos processos de mediação leitora e da literatura nos espaços destinados à constituição de sujeitos leitores. Nas demais edições, que ocorreram a cada dois anos, houve um avanço em relação às discussões que envolvem a problemática da leitura literária, adentrando-se pelas veredas dos diversos discursos que atravessam tanto as práticas quanto as mediações leitoras, ocorridas fora e dentro dos espaços escolares. O ELLUNEB constitui-se, também, numa plataforma de visibilidade e de sociabilização para professores da Escola Básica.  

SONS DE SINS, NÃO CONTUDO - II Jornada de Estudos Eliaseanos

PROAF Inscrição - 15/06/2019 à 22/10/2019

A II Jornada de Estudos Eliaseanos intitulada Sons de Sins, não contudo... ocorrerá entre os dias 27 a 30 de outubro de 2019, na ilha de Boipeba do município de Cairu no Estado da Bahia - inscrição abertas de 15 de junho a 15 de setembro de 2019. Promovida por meio da parceria dos Grupos de Estudos “Rizomar - Diálogos Deleuzo-Guattariaonos e Eliaseanos para pensar a educação” e “Cinema e História: campos em diálogos” do Departamento de Educação do Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia e do Grupo de Estudos Norbert Elias do Campus Valença do Instituto Federal da Bahia, a Jornada se constitui espaço de reflexão, aprofundamento, construção e desconstrução conceitual da obra eliaseana.A II Jornada de Estudos Eliaseanos, especificamente, se propõe a discutir e adensar reflexões acerca da noção de Balança de Poder. A II Jornada de Estudos Eliaseanos, para além da divulgação das produções científicas dos grupos e dos seus membros será um espaço para compartilhar dúvidas, descobertas, equívocos, relações inusitadas, dificuldades, análises idiossincráticas na produção de conhecimentos atravessados pela Sociologia Processual. A Jornada de Estudos Eliaseanos é um espaço para o saber, para o não saber e, principalmente, para o saber-se. Restrita aos grupos de estudos e grupos de pesquisas dedicados à sociologia processual de Norbert Elias é, antes de tudo, um nascedouro de pesquisas outras. A jornada é restrita aos grupos de estudo e pesquisa abaixo selecionados: Grupo de Estudos “Rizomar - Diálogos Deleuzo-Guattariaonos e Eliaseanos para pensar a educação”do Departamento de Educação Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Grupo de Estudos “Cinema e História: campos em diálogos” do Departamento de Educação Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Grupo de Estudos em Norbert Elias (GENE) do Campus Valença do Campus Valença do Instituto Federal da Bahia (IFBA); Grupo de Pesquisa em Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Valença do Campus Valença do Instituto Federal da Bahia (IFBA); Grupo de Pesquisa Educação e Processos Civilizadores (GPEdPC) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores (GPPC) da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Grupo de Pesquisa Educação e Processos Civilizadores (GPEdP) da Universidade Federal do Espirito Santos(UFES); Centro de Memória Esportiva (CEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Praticas Coletivas (GEPCOL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE/FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Grupo de Pesquisa Interinstitucional Educação, Cultura e História: Brasil, séculos XVI, XVII, e XVIII – (DEHSCUBRA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Grupo de Investigação em Educação Especial (GEPES) da Universidad de Buenos Aires (UBA); Todas as Artes - Rede Luso-Afro-Brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes da Universidade do Porto (UP)/Universidade Federal Fluminense (UFF)/Universidade Federal do Ceará (UFC). Participem! Coordenação da II Jornada de Estudos Eliaseanos sonsdesins@gmail.com

Educação Profissional e Evasão Escolar

DMMDC Inscrição - 13/06/2019 à 18/06/2019