Segredos do Bootstrap: Tecnologias para Desenvolvimento Web
INF DCETI Inscrição - 05/10/2017 à 11/11/2017O Minicurso Curso Segredos do Bootstrap: Tecnologias para Desenvolvimento Web, primeiro evento do Ciclo de Palestras e Minicursos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, tem por objetivo ensinar os principais conceitos envolvendo este poderoso framework front-end. O estudante aprenderá os conceitos mais básicos e até alguns intermediários. O Bootstrap consiste em um dos mais conhecidos frameworks para desenvolvimento responsivo do mundo. Bastante difundido e utilizado, é pré-requisito em diversas empresas e vagas de emprego.
Qualidade de Vida no Trabalho
INF DCETI Inscrição - 02/10/2017 à 08/11/2017O Projeto de Qualidade de Vida no Trabalho tem como iniciativa do Departamento de Ciências Exatas e da Terra - Campus I, que visa capacitar os servidores no sentido de contribuir com um melhor desempenho pessoal e funcional na instituição.
Colóquio Internacional Auto da Barca do Inferno 500 Anos
Catedra Inscrição - 01/10/2017 à 31/10/2017Colóquio Internacional Auto da Barca do Inferno 500 anos DESCRIÇÃO CIRCUNSTANCIADA: Neste ano de 2017 comemoram-se os 500 anos da representação do Auto da Barca do Inferno, encenado por primeira vez na “câmara, pera consolação da muito católica e santa rainha dona Maria, estando enferma do mal de que faleceu, na era do Senhor de 1517”, como informa a rubrica do auto publicado na Copilaçam de todalas obras de Gil Vicente, de 1562. O sucesso da encenação e sua imediata repercussão para fora dos espaços da Corte podem ser atestados pela edição em “folha volante” do auto, bem como de uma tradução para o castelhano, ambas muito provavelmente da primeira metade do séc. XVI. Além disso, a perfeição do modelo estrutural e o êxito de Inferno deram azo a que mais duas outras “Barcas” fossem produzidas e representadas pelo próprio Gil Vicente: o Auto da Barca do Purgatório, de 1518, e o Auto da Barca da Glória, de 1519. Após isso, a fortuna sorriu largamente para Inferno e é possível arrolar diversas edições do auto ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX, resultando em sua “canonização” didático-educacional no séc. XX, com dezenas de edições paradidáticas tanto em Portugal quanto no Brasil. Hoje, é recorrente a presença de trechos de Inferno em todos os livros didáticos produzidos no Brasil para o primeiro ano do Ensino Médio. Assim sendo, além da merecida comemoração dos 500 anos da encenação desse clássico da dramaturgia em língua portuguesa, faz-se necessário uma revisão e atualização crítica de seu legado. Com esta intenção, a Cátedra Fidelino de Figueiredo de Literatura Portuguesa da UNEB, o Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGELL/UNEB), Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPgLitCult/UFBA) e o Gabinete Português de Leitura de Salvador se juntam para promover este “Colóquio Internacional Inferno 500 anos”, congregando estudiosos de Portugal e Brasil, com a finalidade de comemorar, rever e atualizar a leitura do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. OBJETIVOS: São objetivos do “Colóquio Internacional Inferno 500 anos”: - congregar estudiosos da dramaturgia em língua portuguesa, muitos deles especializados na obra de Gil Vicente ou no teatro quinhentista luso-brasileiro, para troca de experiências de leitura e de ações investigativas; - possibilitar a nossos discentes de graduação e da pós-graduação o contato e a troca acadêmica com renomados pesquisadores portugueses e brasileiros da dramaturgia em língua portuguesa; - estreitar as relações entre as Instituições acadêmicas envolvidas: Cátedra Fidelino de Figueiredo – Instituto Camões/UNEB; Gabinete Português de Leitura; Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística – PPGELL/UNEB; Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura – PPgLitCult/UFBA, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, via o Centro de Estudos de Teatro; - promover uma releitura da fortuna crítica sobre Inferno; - atualizar a leitura do auto segundo perspectivas contemporâneas dos estudos de literatura; - discutir o papel de Inferno na tradição literária passada e na que construímos para o futuro. ATIVIDADES CONVIDADOS O Prof. Dr. Marcello Moreira – UESB/Vitória da Conquista proferirá uma comunicação no “Colóquio Internacional Inferno 500 anos”, sob o título “Uma retórica do Inferno”. Resumo: A despeito da pouca atenção que se dá aos estudos de Retórica na imensa fortuna crítica dedicada à obra de Gil Vicente, é incontestável a forte influência que esta Ciência possui na obra do dramaturgo. Tomarei Inferno como mote para defender um aprofundamento dos estudos retóricos na obra de Gil Vicente. Além dessa participação no “Colóquio Internacional Inferno 500 anos”, o Prof. Dr. Marcello Moreira desenvolverá as seguintes outras atividades junto ao PPgLitCult: Atividade 1: Dias 13 e 14 de novembro de 2017 Minicurso de 6h: “Crítica Textual e Ecdótica na contemporaneidade” Resumo: Busca-se apresentar as tendências editorias contemporâneas que são críticas às abordagens positivistas da teoria lachmanniana. O curso será realizadocomo atividade de extensão e ensino em conjunto com os discentes da disciplina A edição de textos modernos e os professores do Setor de Filologia Românica. Atividade 2: 15 a 17 de novembro de 2017 I SEMINÁRIO Nacional de paleografia Participação em mesa redonda Título: “Estilos de escrita e monumentos codicológicos ao tempo dos Felipes” Resumo: Partindo das Letras do Império Português, busca-se compreender os significados produzidos pelas formas scriptográficas que compõem os monumentos codicológicos da era dos Felipes. O Prof. Dr. Flávio Reis – UESB/Vitória da Conquista proferirá uma comunicação no “Colóquio Internacional Inferno 500 anos”, sob o título “Cavalaria no Inferno”. Resumo: Inferno se conclui com a chegada esperada dos Cavaleiros que morreram lutando pela “santa fé católica” e, por isso, são “absoltos a culpa e pena”. Este modelo de cavaleiro, com larga tradição, em Portugal, que vem desde a Demanda do Santo Graal, não é escolhido por Gil Vicente ao acaso. Discutindo os modelos de cavalaria vigentes no início do séc. XVI, observarei como Gil Vicente corrobora e renova o modelo em Inferno. PROGRAMAÇÃO DO EVENTO 08 de novembro de 2017 – quarta-feira: 08h – Credenciamento 08h: 30min – Sessão Solene de Abertura Participantes: Presidente do Gabinete Português de Leitura Presidenta da Cátedra Fidelino de Figueiredo – Instituto Camões/UNEB Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística – PPGELL/ UNEB Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Licenciatura e Cultura – PpgLitCult/UFBA 09h – Conferência de Abertura Conferencista: José Augusto Cardoso Bernardes (Universidade Coimbra) – “Inferno: revisão” Coordenação da Sessão: Marcia Arruda Franco – USP 10h: 30min – Mesa de Debates I – Leitores de Inferno no XVI Participantes: Márcia Arruda Franco – USP: “Práticas de leitura de Inferno” Sheila Hue – UERJ: “Vicente e Camões: outros infernos” Marcello Moreira – UESB/Conquista: “Uma retórica do Inferno” 17h – Intervalo – Café 17h: 30min – Atividade cultural: Leitura Dramática do Auto da Barca do Inferno 09 de novembro de 2017 – quinta-feira: 09h – Mesa de Debates III – Fortuna leitora de Inferno Participantes: Renata Junqueira – UNESP/ Araraquara: “Diabos infernais no XVIII” Flávio Reis – UESB/Conquista: “Cavalaria no Inferno” Flávio M. F. Sampaio Corradin – USP: “Inferno romantizado” 10h: 45min – Intervalo – Café 11h – Sessão de Comunicação: Vicente e mais “quinhentistas” Participantes: Paulo César Ribeiro Filho – Mestrado/USP Adriano Portela – Doutorado/UFBA Renata Reis – Mestrado/UFBA Verônica Cruz – Mestrado/UFBA 13h – Almoço 15h – Mesa de Debates IV – Inferno revistado e encenado Participantes: Carlos Gontijo Rosa- IFSP: “Inferno no teatro setecentista” Francisco M. Silveira – USP: “Personagens em trânsito: Inferno e Inês” Gil Vicente Tavares – Escola de Teatro UFBA: “Encenar Infernos” 17h – Intervalo – Café 17h: 30min – Conferência de Encerramento Conferencista: José Camões (Universidade Lisboa): “Pressupostos para edição de Inferno” Coordenação da Sessão: Márcio Ricardo Coelho Muniz – PPpgLitCult/UFBA 19h - Encerramento
IV Café Científico - Serviço de Psicologia
NUPE DEDC I Inscrição - 29/09/2017 à 06/10/2017O IV Café Científico é uma iniciativa do Serviço de Psicologia do DEDC-I com o apoio do Colegiado do Curso de Psicologia e da Direção do Departamento de Educação Campus I. O evento visa fomentar o compartilhamento de experiências em Estágio Supervisionado, bem como de outras modalidades de produção científica/acadêmica, buscando tornar possível a construção de um espaço onde se possam expor as diversas possibilidades do campo de atuação em psicologia, além de debater sobre o saber e a prática psicológicos.
FUTURISMO - POSSIBILIDADES ALTERNATIVAS DE CARREIRA
TUR DCHI Inscrição - 26/09/2017 à 10/10/2017Analisando o ambiente acadêmico que vivenciamos atualmente e a situação econômica dos atuantes da área de turismo, percebem-se as diferentes áreas de atuações que veem ao longo do tempo sofrendo alterações no universo turístico, esse fenômeno processual desencadeia uma série de expectativas nos graduando da área. Com isso cria-se a necessidade de observar e planejar o desenvolvimento dessas novas áreas vinculadas ao fluxo turístico no meio acadêmico. A discussão da temática Futurismo, busca ampliar as possibilidades de atuação no mercado de trabalho pelos Bacharéis de Turismo e Hotelaria. Apresentação Evento Futurismo será realizado na Universidade do Estado da Bahia no dia 10/10/2017, através dos discentes do curso de Turismo e Hotelaria. Objetivo O objetivo desse evento será trazer motivação aos graduandos de Turismo e Hotelaria, outros estudantes que tenham interesse na área, mostrando a estes diferentes possibilidades no mercado de trabalho, distintas das que nos são apresentadas dentro do curso. Certificações Serão entregue os certificados aos ouvintes com carga horária de 04 (quatro) horas via e-mail, emitidos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Programação do Evento DATA HORÁRIO ATIVIDADES 10/10/2017 14h00min Credenciamento 10/10/2017 14h30min Abertura Oficial do Evento - Montagem da mesa 10/10/2017 14h40min Palestra: Uma trilha na viagem das oportunidades, ministrada pela Turismóloga Viviane Lafene 10/10/2017 15h40min Encerramento da palestra: Uma trilha na viagem das oportunidades, ministrada pela Turismóloga Viviane Lafene 10/10/2017 15h50min Palestra: O turismo autossustentável e o gerenciamento costeiro em Salvador, ministrada por Jorge Santana 10/10/2017 16h50min Encerramento da palestra: O turismo autossustentável e o gerenciamento costeiro em Salvador ministrada por Jorge Santana 10/10/2017 17h00min Debate com mediação 10/10/2017 18h00min Encerramento do debate
VI UNEBrinque - Semana da Criança da Brinquedoteca Paulo Freire/DEDC I/UNEB
NUPE DEDC I Inscrição - 25/09/2017 à 08/10/2017VI UNEBrinque – Semana da Criança da Brinquedoteca Paulo Freire/DEDC I/UNEB ATENÇÃO: INSCRIÇÕES ENCERRADAS VAGAS NO LOCAL APENAS PARA O DIA 10/10/17 - TEATRO UNEB - CRIANÇAS DE 02 a 06 ANOS (com acompanhante) COORDENAÇÃO: Antonete Araújo Silva Xavier e Jociane Cajado da Silva DATAS: 09, 10 e 11/10/2017 HORÁRIO 08h às 11h / 13:30 às 16:30 PÚBLICO-ALVO: Crianças da comunidade interna (filhos/netos/sobrinhos de servidores e estudantes), da comunidade externa e das escolas. INSCRIÇÃO ESCOLAS - https://goo.gl/forms/RuhRwwXB10bhjpTf1 INSCRIÇÃO CRIANÇAS DA COMUNIDADE - https://goo.gl/forms/Y9Krn8HH5YstQeBb2 ATENÇÃO: Transporte e lanche por conta do responsável/instituição. PROGRAMAÇÃO VI UNEBrinque Semana da Criança da Brinquedoteca Paulo Freire 09/10 10/10 11/10 PÚBLICO Crianças de 06 a 11 anos 60 VAGAS Crianças de 02 a 06 anos 450 VAGAS Crianças de 06 a 10 anos 450 VAGAS LOCAIS TOLDO DA BIBLIOTECA E DO DEDC I TEATRO UNEB TEATRO UNEB 08h às 11h ABERTURA – Fanfarra CEIFAR CIRCUITO OFICINAS 1. BEXIGUINHA e FANTOCHES - Débora Assis 2. DESCONSTRUINDO HISTÓRIAS - Sarlete Almeida 3. TANGRAN - Profª Isaura Nascimento 4. EXPERIÊNCIA LÚDICA EUREKA RECEPÇÃO: CIRCUITO DE OFICINAS 1. O ROSTO COMO TELA - Sara Correia 2. MASSA DE MODELAR - Natália Souza 3. CRIAR, RECRIAR, REINVENTAR DESCOBRIR E BRINCAR - Yêda Nascimento 4. RECREAÇÃO – Paulo Henrique Santos 5. TEREREIS - Tereza Santana e Elisangela Costa ANIMAÇÃO: As bonecas atrapalhadas – Débora Assis, Evaldina Silva, Sarlete Almeida e Viviane Oliva ATRAÇÕES: 1. A Turma do Barulho: Os três porquinhos – Escola MariJúnior – Viviane Oliva 2. A Turma do Barulho: Histórias na floresta – Escola MariJúnior – Viviane Oliva 3. Eu conto, acalento e cirandeio! – Acely Araújo e Caio Brandão 4. CIA O palhaço e a bailarina: Circo irmão Sol e irmã Lua - Chistian Fattorusso RECEPÇÃO: CIRCUITO DE OFICINAS 1. EXPOSIÇÃO PARTICIPATIVA DE JOGOS 2. DESENHO À LÁPIS - Hamilton Barbosa 3. ORIGAMI - Maria José Suzart 4. RECREAÇÃO – Paulo Henrique Santos 5. TEREREIS - Tereza Santana e Elisangela Costa 6. MINI-FEIRA DE SAÚDE – Ligas de saúde da UNEB – Campus I ATRAÇÕES: 1. Bailarina – Débora Almeida 2. Sessão de Cinema – Daniela Capistrano/VOO Audiovisual PÚBLICO Crianças de 06 a 11 anos 60 VAGAS Crianças de 02 a 06 anos 450 VAGAS Crianças de 10 anos em diante 450 VAGAS 13:30 às 16:30 CIRCUITO OFICINAS 1. DANDO VIDA AO DESENHO - Jaqueline Maia 2. BEXIGUINHA e FANTOCHES - Débora Assis 3. CAÇA AO TESOURO - Taís Viana e Vitória Melo 4. JARDINAGEM – Heli Freitas 5. EXPERIÊNCIA LÚDICA EUREKA ENCERRAMENTO - Varanda Music RECEPÇÃO: CIRCUITO DE OFICINAS 1. O ROSTO COMO TELA - Sara Correia 2. MASSA DE MODELAR – Natália Souza 3. CRIAR, RECRIAR, REINVENTAR DESCOBRIR E BRINCAR - Yêda Nascimento 4. RECREAÇÃO – Paulo Henrique Santos 5. TEREREIS - Tereza Santana e Elisangela Costa ANIMAÇÃO: As bonecas atrapalhadas - – Débora Assis, Evaldina Silva, Sarlete Almeida e Viviane Oliva ATRAÇÕES: 1. A Turma do Barulho; Histórias na floresta – Escola MariJúnior – Viviane Oliva 2. O roubo das galinhas – Raí Santana 3. Cadê minha princesa? – Leon Kian 4. Contação de histórias com a Emília – FormacceInfância - Profa. Rosemary Lapa RECEPÇÃO: CIRCUITO DE OFICINAS 1. EXPOSIÇÃO PARTICIPATIVA DE JOGOS 2. DESENHO À LÁPIS - Hamilton Barbosa 3. ORIGAMI - Maria José Suzart 4. RECREAÇÃO – Paulo Henrique Santos 5. TEREREIS - Tereza Santana e Elisangela Costa 6. MINI-FEIRA DE SAÚDE – Ligas de saúde da UNEB – Campus I 12/10 - UNEB Parque aberta a comunidade, das 09h às 16h. PARTICIPEM!!!! - Grupo TIPEMSE Realização: Apoio:
VI EdUReg - EDUCAÇÃO, um mundo de trabalho. II Seminário de Gestão da Educação. I Seminário de Práticas de leitura, escrita e cotidiano escolar
EdUReg Inscrição - 20/09/2017 à 20/11/2017O Seminário Educação, Universidade e Região é uma realização do grupo de pesquisa Educação, Universidade e Região (EdUReg) vinculado aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) - mestrado profissional e Educação em Contemporaneidade (PPGEduC) – mestrado e doutorado acadêmico. Desde a primeira edição, contou com o protagonismo dos mestrandos e de atores das redes escolares e institucionais nas quais as pesquisas têm sido desenvolvidas, com especial apoio do Departamento de Educação (DEDC) do campus Salvador – UNEB. O I Seminário trouxe a público pesquisas sobre a educação básica e ensino superior com o tema Gestão Educacional. No II Seminário o enfoque foi Financiamento, Expansão da Educação Básica e Ensino Superior na Bahia entre os anos 1995 a 2009. O III Seminário, realizado em dezembro de 2014, centrou-se no debate sobre a Pesquisa em Educação. O IV Seminário destacou as Tecnologias Aplicadas à Educação: seus conceitos, usos e produtos. O V Seminário, realizado em 2016, centrou-se nos debates sobre a articulação entre educação básica e superior. No mesmo evento houve o lançamento do primeiro livro do grupo de pesquisa com o título GESTÃO, TERRITÓRIOS E REDES. A formação dos profissionais da educação. Neste ano de 2017 realizaremos o VI Seminário do EdUReg com o temário geral EDUCAÇÃO, um mundo de trabalho. Uma das inovações deste seminário reside em darmos contornos mais precisos as duas grandes vertentes de pesquisa e produção do grupo, a saber: Gestão da Educação e Processos Pedagógicos. Deste modo o VI EdUReg será palco do II Seminário de Gestão da Educação e do I Seminário de Práticas de Escrita, Leitura e Cotidiano escolar. Espera-se, assim, reunir público, pesquisas, processos e produtos desenvolvidos no contexto da educação básica e superior, submetendo-os a crítica e debate públicos. Participe! OBJETIVO GERAL Debater pesquisas em torno do tema EDUCAÇÃO, um mundo de trabalho. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Discutir gestão da educação, práticas de leitura, escrita e cotidiano escolar; 2. Operar como espaço formativo de diálogo e articulação para profissionais da educação básica e ensino superior das redes públicas; 3. Difundir pesquisas, processos e produtos desenvolvidos no âmbito dos mestrados profissionais em educação; 4. Aproximar pesquisadores da área da Educação. EIXOS TEMÁTICOS 1. Gestão da Educação 2. Práticas de leitura, escrita e cotidiano escolar 3. Processos tecnológicos PÚBLICO ALVO Mestrandos e Doutorandos da área de Educação Pesquisadores da área de Educação Professores Universitários e da Educação Básica Profissionais e Técnicos da Educação Estudantes de Graduação INSCRIÇÕES Período de inscrição: 20 de setembro a 20 de novembro de 2017. Inscrições Informações www.sge.uneb.br/6edureg edureg.blogspot.com.br ou edureg@uneb.br https://www.facebook.com/edureg.edureg https://www.instagram.com/edureggrupodepesquisa/ SUBMISSÕES DE TRABALHOS Modalidade 1: Comunicação Oral Forma de submissão: Resumo Expandido de comunicação científica Período para submissão: 20 de setembro a 29 de outubro de 2017 Divulgação dos trabalhos aprovados: 6 de novembro de 2017 Data de apresentação: 20 e 21 de novembro de 2017 Vagas limitadas: Serão selecionadas 24 comunicações (12 por data). Modalidade 2: Mostra de Relato de Experiência (Produtos Tecnológicos, Projetos de intervenção, vídeos, documentário, roda de conversa, outros) Forma de Submissão: Resumo Expandido Período para submissão: 20 de setembro a 29 de outubro de 2017 Divulgação dos trabalhos aprovados: 6 de novembro de 2017 Data de apresentação: 20 e 21 de novembro de 2017 Número de resumos: Serão selecionados 08 relatos/produto/projetos de intervenção. Obs: Esta modalidade representa a aplicação do resultado da pesquisa do mestrado profissional e/ou doutorado em educação. Modalidade 3: Artigo Científico Forma de Submissão: Texto completo Período para submissão: 21 de novembro a 05 de dezembro de 2017 Divulgação dos trabalhos aprovados: 20 de dezembro de 2017 Data da publicação: à confirmar Número de artigos: Serão selecionados 10 artigos completos. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS ü A inscrição no evento é obrigatória para aqueles que desejam submeter trabalhos na modalidade Comunicação Oral e/ou Mostra/Relato de Experiência. ü A submissão de trabalhos será realizada através do www.sge.une.br/6edureg ü Em todos os trabalhos submetidos deverá ser especificado o Eixo Temático ü Devem ser encaminhados 2 arquivos, apresentados em formato docx conforme as regras abaixo: · Um arquivo em docx sem a identificação do (s) autor (es) · Um segundo arquivo em docx com a identificação do (s) autor (es) ü Submissões de trabalhos que não observarem as regras serão desclassificados. Modalidade 1 e 2: COMUNICAÇÃO ORAL e MOSTRA DE RELATO DE EXPERIÊNCIA ü Os trabalhos de Comunicação Oral devem ser submetidos no formato de Resumo Expandido e devem ter no máximo 4 laudas, cada uma com 500 palavras, o que não inclui título e identificação do(s) autor(es); ü O Título deve ser centralizado (em fonte Times New Roman, tamanho 14), o(s) nome do autor(es), sua vinculação institucional, titulação e endereço eletrônico (em fonte Times New Roman, tamanho 10) devem ser apresentadas logo abaixo do título no lado direito da página. As mesmas informações deverão ser apresentadas caso o resumo tenha coautores; ü O Resumo Expandido deve ser objetivo e conciso contendo os tópicos: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussões, Conclusão ou subtítulos que correspondam a estes acima referidos; ü As Palavras-chave devem vir no fim do resumo expandido e em número de 3 (três), separadas por ponto (.); ü As Referências devem ser apresentadas ao final do Resumo, após as |Palavras-chave no formato ABNT; ü Não incluir gráfico, tabelas e fotos no Resumo Expandido; ü Atenção: Para o caso de Comunicação Oral ou Mostra de Relato de Experiência de produto tecnológico ou artístico cultural que exija a inclusão de imagens, gentileza anexar em separado arquivo com extensão jpeg ou pdf ou gif; ü Será aceito somente 1 trabalho por autor principal. Para efeito de avaliação será considerado o último trabalho enviado; ü Serão aceitos somente trabalhos com até 3 autores (1 autor e 2 co-autores); ü O autor responsável pela apresentação do trabalho deverá necessariamente inscrever-se no VI Seminário EdUReg; ü Será disponibilizado apenas um Certificado por trabalho apresentado contendo o nome dos autores e coautores; ü Os Certificados serão disponibilizados após o evento: http://www.sge.uneb.br/6edureg Modalidade 3: ARTIGO CIENTÍFICO texto completo ü Cada autor e/ou coautor poderá concorrer com apenas um artigo; ü Será aceito somente 1 trabalho por autor principal. Para efeito de avaliação será considerado o último trabalho enviado; ü Serão aceitos somente trabalhos com até 3 autores (1 autor e 2 co-autores); ü O autor deverá necessariamente inscrever-se no VI Seminário EdUReg; ü O resultado será publicado no endereço www.sge.uneb.br/6edureg; ü Será disponibilizado apenas uma Declaração de Aceite por trabalho contendo o nome do autor e coautor; ü A Declaração de Aceite será disponibilizada por e-mail para autor e coautores; ü O autor do artigo deve ser preferencialmente mestre ou mestrando e ter como co-autor estudantes de graduação ou profissionais da Educação com ou sem mestrado concluído; ü Os artigos devem observar as Normas Editoriais para a publicação de originais da Caderno de Pesquisa ESSEN IN CURSO, disponibilizadas no website das revistas UNEB https://www.revistas.uneb.br/index.php/esseincurso/user/register. ü No caso de artigos que necessitem de anuência de Comitê de Ética, será imperativo, para a publicação, apresentar a documentação de sua aprovação, quando for solicitado; ü No caso de inserção de fotos, gravuras e desenhos o arquivo deverá vir em separado, no programa de origem; resolução de 300 dpi; incluir numeração e legenda; indicar o local de sua inserção no texto; autorização de veiculação assinada pelo autor; em caso de ilustrações retiradas de outras fontes, o autor deve apresentar a respectiva autorização do uso de imagem (os formulários específicos constam no endereço www.sge.uneb.br/6edureg ); ü Os artigos deverão conter entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) páginas numeradas, incluindo as referências bibliográficas e os anexos, e deverão ser apresentados conforme a seção COMO PUBLICAR, no título NORMAS PARA PUBLICAÇÃO, disponibilizadas no website das revistas UNEB https://www.revistas.uneb.br/index.php/esseincurso/user/register. ü O artigo apresentado em formato diferenciado daquele indicado será desclassificado. INSTRUÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS A Comunicação Oral deverá ser apresentada em slide com o máximo de 8 telas, destacando os principais tópicos do trabalho, incluindo a capa e as referências. A apresentação terá duração de 15 min, sendo destinados 5 minutos a perguntas e respostas. CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DOS TRABALHOS (RESUMOS EXPANDIDOS SUBMETIDOS) Além dos requisitos de resumos acima explicitados a Comissão Avaliadora considerará os seguintes critérios: ü Relevância teórica e/ou natureza inovadora; ü Processo tecnológico e/ou educacional apresentado; ü Práticas? de pesquisa/Projetos de intervenção/Relatos de experiência implicados com a educação básica e/ou superior; ü Definição precisa de objeto de estudo/tema de estudo, objetivos, justificativa, metodologia, resultados esperados/alcançados e conclusões; ü Necessária aderência do objeto de estudo ao Eixo Temático indicado; ü Observância dos padrões de normalização e normatização prescritos no item NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS. Obs1: Os resumos que não cumprirem às normas para submissão não serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Obs2: Os resumos expandidos aprovados pela Comissão de Avaliação serão publicados nos ANAIS do Seminário nos endereços edureg.blogspot.com.br e www.sge.uneb.br/6edureg Obs3: Os artigos aprovados pela Comissão de Avaliação serão publicados na Revista ESSEN IN CURSO. DOCUMENTOS ü Resumo Expandido Download para MODELO Resumo Expandido (Word) disponível em: http://www.sge.uneb.br/6edureg ü Comunicação Oral Download para MODELO Comunicação Oral (PowerPoint) disponível em: http://www.sge.uneb.br/6edureg ü Artigo Científico texto completo Download para MODELO artigo completo (Word) disponibilizadas no website das revistas UNEB https://www.revistas.uneb.br/index.php/esseincurso/user/register. PROGRAMAÇÃO Disponível em: http://www.sge.uneb.br/6edureg ou edureg.blogspot.com.br COMITÊ CIENTÍFICO Dra. Betina Schüler – UNISINOS Dr. Edivaldo Machado Boaventura – UFBA/UNIFACS Dr. Fernando Juan Garcia Massip – UNAM Unidade Xochimilco – México Dra. Lídia Boaventura Pimenta – UNEB Dra. Maria Alba Guedes Machado Mello – UNEB Dra. Maria Cristina Elyote Marques Santos – UNEB Dra. Nádia Hage Fialho – UNEB Dr. Paulo César Marques de Andrade Santos - UPE Dra. Rosângela da Luz Matos – UNEB Dra. Rosilda Arruda Ferreira – UFRB Dra. Sônia Regina da Luz Matos – UCS
OFICINA SIMPLIFICANDO O LATTES
EdUReg Inscrição - 20/09/2017 à 27/09/2017EVENTO Oficina para orientações básicas de preenchimento do Currículo Lattes. OBJETIVO DO EVENTO Orientar os participantes quanto ao preenchimento dos dados inerentes a produção bibliográfica e técnica, experiências profissionais e demais dados na Plataforma Lattes CNPq. PÚBLICO ALVO Participantes da membros do grupo de pesquisa EDUREG. Nº DE PARTICIPANTES 20 participantes CARGA HORÁRIA / MODALIDADE 3 horas presencias RESPONSÁVEIS Kellen Lima Gomes OBJETIVO: - Apresentar a Plataforma Lattes CNPq e a sua importância - Trabalhar os elementos e técnicas para o preenchimento da Plataforma e elaboração de um currículo. - Auxiliar cada participante no preenchimento, tirando as dúvidas sobre a utilização da ferramenta. CONTEÚDO: - Formação, Produção Técnica, Produção Bibliográfica e Eventos. ATIVIDADES: - Apresentação em Power point da Plataforma, sua importância e funcionalidades. - Apresentação da Plataforma de cada um do módulos que devem ser preenchidos. - Atendimento individual ao participante, auxiliando o preenchimento de cada um dos módulos. - Espaço aberto para dúvidas e revisão do conteúdo estudado. RECURSOS: - Data show e laboratório de informática. AVALIAÇÃO: - Participação do grupo nas atividades e utilização da técnica estudada.
IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
PPG Inscrição - 15/09/2017 à 23/10/2017Entre os dias 24 e 26 de outubro de 2017, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação, através das Gerências de Pós-Graduação, Gerência de Pesquisa e Agência UNEB de Inovação, estarão realizando o IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, durante o II Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento desse ano tem por objetivo a socialização de pesquisas em desenvolvimento pelos bolsistas de Pós-Graduação, bem como o diálogo a respeito da Gestão dos nossos cursos de Mestrado e Doutorado. Esperamos contar com a participação dos nossos bolsistas, professores e pesquisadores no evento. Observação: Os participantes do IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação também deverão se inscrever no site www.sge.uneb.br/sppi para emissão de certificados. No site os participantes poderão se inscrever nas atividades: (i) Comunicação Oral (para bolsistas indicados pelos PPGs UNEB que irão apresentar trabalhos no IX SPPI), (ii) Apresentação de Pôster (demais bolsistas vinculados a PPGs UNEB que irão apresentar trabalhos no IX SPPI), (iii) Oficina Elaborando relatório descritivo para avaliação CAPES e preenchimento da Plataforma Sucupira e (iv) Ouvinte.
II Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNEB
PPG Inscrição - 15/09/2017 à 26/10/2017O Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNEB (ENINEPE) é um evento anual que visa à aproximação entre os pesquisadores, coordenadores de Pós-Graduação, coordenadores de Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE), líderes de grupo de pesquisa, diretores de departamento, docentes e demais membros da comunidade acadêmica, permitindo uma sinergia entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF). Com o tema: “Ética na Universidade: conhecimento, inovação e transformação” tem intenção de ser um meio provocador de oportunidades produtivas, fluxos comunicacionais e interações setoriais que podem identificar competências indutoras de novos processos de desenvolvimento e formação de recursos humanos, socialização de pesquisas e de experiências acadêmicas potenciais a solucionar problemas locais, regionais e nacionais. Seguindo a trajetória dos anos anteriores, Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação, através das Gerências de Pós-Graduação e Gerência de Pesquisa e da Agência UNEB de Inovação, estarão realizando a XXI Jornada de Iniciação Científica da UNEB e o IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, durante o II Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. A XXI Jornada de Iniciação Científica da UNEB tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica e demais participantes as ações de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas pelos bolsistas e voluntários de IC, durante o período da pesquisa, iniciada em agosto de 2016 e encerrada em julho de 2017. O IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação desse ano tem por objetivo a socialização de pesquisas em desenvolvimento pelos bolsistas de Pós-Graduação, dos projetos de pesquisa em andamento nos Grupos de Pesquisa da Universidade, bem como o diálogo a respeito da Gestão dos nossos cursos de Mestrado e Doutorado. A PROGRAD convida a todos para o II Colóquio de Qualificação da Graduação. Enquanto em 2016 a proposta foram rodas de conversa sobre as novas diretrizes de formação de professores, área de humanidades e atividade de campo, para este ano o foco está na socialização de experiências relativas de Monitoria de Ensino, Atividade de Campo, Estágio, PIBID, TCC, de qualquer modalidade de oferta da graduação. Conduziremos sessões de apresentação oral dos trabalhos selecionados por uma comissão científica em uma sala ampliada pela rede de videoconferência da UNEB para todos os Campi de nossa Universidade. A Mostra dos Projetos de Extensão da UNEB 2016, com o tema: da Ciência e Inovação à economia solidária tem como objetivo disseminar os conhecimentos produzidos pelos professores pesquisadores extensionistas que a partir de um diálogo com a sociedade desenvolveram projetos nos 29 (vinte e nove) Departamentos localizados em 18 (dezoito) territórios do Estado da Bahia. Pretende realizar uma exposição de Ciência e Tecnologia através do desenvolvimento de ações educativas que serão realizadas com a apresentação de pôsteres, que descrevem as ações realizadas nos projetos apoiados pelo PROAPEX/UNEB e PROBEX, sendo apontada a articulação destes com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, a Matemática está em tudo. Paralelo à exposição pretende-se realizar oficinas, que tem uma dimensão interdisciplinar e pluridisciplinar. Interdisciplinar por trazer uma dimensão da atitude de integração e interlocução do tripé da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Uma dimensão que traz a produção do conhecimento, realizada através das pesquisas científicas dialogadas com as demandas sociais do entorno em que a Universidade está desenvolvida e, ainda a integração de conhecimentos advindos das ciências exatas e da terra e da Educação. O caráter pluridisciplinar que ocorre a partir do diálogo que se pretende fazer entre várias disciplinas cursadas pelos alunos, seja na graduação e na pós-graduação. O I Ciclo de Palestras – Pesquisa em Ensino de História e História Regional e Local e II Oficina CITCEM-FLUP/PPGHIS-PROFHISTORIA/UNEB – 2017 é um evento promovido e organizado pelo PROFHISTORIA/UNEB em colaboração com o PPGHIS/Campus V e o CITCEM/FLUP (Centro de Investigação Transdisciplinar) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Compõe parte da programação do Evento Integrado, a ser realizado entre os dias 24 e 26/10, a ser promovido pelas Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Extensão da UNEB. O I Ciclo de Palestras se propõe divulgar pesquisas realizadas pelos investigadores que analisam o processo de ensino e divulgam experiências que vêm sendo desenvolvidas no ensino de história através de atividades educativas ocorridas em espaços não formais de educação. Entende-se por espaços não formais de educação, espaços de saber que também educam – espaços educativos – como museus, arquivos públicos, programas de televisão e/ou rádio (educativos ou apenas de lazer), filmes, peças de teatro, músicas, espaços de exposições, centros culturais, arquitetura de ruas antigas, monumentos, manifestações culturais, ambientes virtuais, etc. O Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), com o apoio do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), realizar no período de 23 a 25 de outubro de 2017 I Colóquio Internacional de Pesquisa Aplicada em Educação: diferentes olhares sobre abordagens metodológicas. São objetivos do evento: (i) Discutir com a comunidade acadêmica a pesquisa aplicada no contexto dos mestrados em Educação; (ii) Fomentar o debate interdisciplinar sobre a pesquisa aplicada entre os variados segmentos da comunidade acadêmica; (iii) Propiciar discussões sobre a atuação e protagonismo dos estudantes de pós-graduação; (iv) Promover a interconexão entre diversos/as pesquisadores, estudiosos/as e interessados/as na pesquisa aplicada na área da Educação. O Colóquio conta com o protagonismo dos mestrandos e de atores das redes escolares e institucionais nas quais as pesquisas e produtos tecnológicos têm sido desenvolvidos, com especial apoio da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As inscrições podem ser realizadas online, por meio do site do evento: https://www.doity.com.br/coinpae. Dessa forma, o II ENINEPE será o elemento de articulação entre os pesquisadores no sentido de fortalecer os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, NUPES e Grupos de Pesquisa. Busca-se obter um incremento na melhoria da qualificação de recursos humanos da pesquisa e a potencialização da produção científica, contribuindo assim para consolidação e ampliação do pensamento crítico em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional. O evento constitui, ainda, uma importante ocasião para a reflexão acerca da estruturação da política de pesquisa da Universidade. Aguardamos a sua presença! Objetivo Socializar vivências e experiências voltadas ao ensino, pesquisa e extensão, oportunizando a discussão acerca da ética na universidade, através do conhecimento, inovação e transformação. Público Alvo Comunidade UNEB (alunos, professores e técnicos universitários); Escolas da Educação Básica; Grupos de Pesquisa; Pesquisadores de outras Instituições de Ensino; Comunidade externa em geral. Normas de Submissão Os Anais do II Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNEB (ENINEPE) serão compostos por resumos submetidos e aprovados no II Colóquio de Qualificação da Graduação, IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e Mostra de Extensão da UNEB, uma vez que os demais eventos já possuem ISSN. O Relato de Pesquisa deve observar as orientações de cada evento e seguir a formatação do Template disponível no site do Eninepe (www.sge.uneb.br/eninepe). Os relatos submetidos devem conter, necessariamente, dois autores – quem realiza a pesquisa e quem orienta. A inscrição no evento é obrigatória para todos que submeterem Relatos de Pesquisa (autor e coautor). Só serão aceitos resumos no idioma português. Os Resumos deverão ser submetidos à Comissão Científica de cada evento integrado seguindo as orientações: II Colóquio de Qualificação da Graduação: deverão ser enviados para o e-mail coloquio.grad@gmail.com até o dia 01/10/2017; IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação: deverão ser enviados para o e-mail ppguneb.externo@gmail.com até o dia 04/10/2017; Mostra de Extensão da UNEB: deverão ser enviados para o e-mail eventosproex@uneb.br até o dia 29/092017. No corpo do e-mail deverão constar o título, nome completo dos autores e seus respectivos e-mails, filiação científica de cada autor (departamento, IES, sigla). Devem ser encaminhados por e-mail dois arquivos, apresentados em formato Word, conforme as orientações a seguir: um arquivo em doc ou docx sem a identificação do (s) autor(es); um arquivo em doc ou docx com identificação do (s) autor(es). Para efeito de avaliação será considerado somente o último relato de pesquisa enviado. A organização das sessões será feita por afinidade temática. Não serão aceitos trabalhos fora das normas. A avaliação dos Relatos de Pesquisa será realizada por um comitê científico e irá considerar a adequação do texto ao formato solicitado e aos objetivos do evento, bem como análise do mérito do texto. Todos os resumos aprovados para apresentação no evento serão publicados Anais do Evento e disponibilizados para download na página do evento. Inscrições Gratuitas Ouvinte, sem apresentação de trabalho: até o dia 24 de outubro de 2017. Realização Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação – PPG Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD Pró-Reitoria de Extensão – PROEX Pró-Reitoria de Ações Afirmativas – PROAF Apoio Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação – SECTI Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC Comissão organizadora Ana Vitória da Paixão Silva Euclides da Silva Santos Juliana Cardoso de Araújo Kellen Lima Gomes Maiana Rosari Lima Alcântara Márcea Andrade Sales - Presidente do Grupo de Trabalho Natalícia Lima Barbosa Rita de Cássia Santana de Oliveira Rosimeire Silva dos Santos Lima Suely Brasileiro Dantas Tatiana Dias Silva Telma Cristina Barros dos Santos Comissão Científica – II Colóquio de Qualificação da Graduação Edineiram Marinho Maciel Joelma Boaventura da Silva Bonfim Mônica de Souza Massa Raquel Aparecida Sousa Azevedo Souza Rita de Cássia Santana de Oliveira Comissão Científica – IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Edgar Lira de Lima Ivan Andrade Almeida Júlia Santana de Britto Cunha Kellen Lima Gomes Nélio Bispo Oliveira Santana Júnior Renata Chaves Rodrigues Comissão Científica – Mostra dos Projetos de Extensão da UNEB Eliene Maria da Silva Márcia Santos Cerqueira Venétia Durando Braga Rios Contato Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG): (71) 3406-4613 Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD): (71) 3406-4633 Pró-Reitoria de Extensão (PROEX): (71) 3372-7201 / 7255 Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF): (71) 3241-0840 Local Universidade do Estado da Bahia - UNEB Rua Silveira Martins, 2555, Cabula. CEP: 41.150-000 - BA – Salvador, Bahia https://portal.uneb.br
Abordagem Quantitativa na Pesquisa em Educação
EdUReg Inscrição - 12/09/2017 à 26/09/2017Este curso tem como objetivo central apresentar questões básicas e introdutórias relativas à Pesquisa Quantitativa na área de Educação. PÚBLICO ALVO: Alunos dos cursos de pós-graduação stricto sensu que irão submeter sua pesquisa ao tratamento Estatístico OBJETIVOS 1. Definir Pesquisa Quantitativa; 2. Conhecer conceito básicos na área de Estatística; 3. Identificar uma técnica para acoleta de dados; 4. Análisar dados por meio de software/aplicativos. PROGRAMAÇÃO: MÓDULO I: 12 e 26/09 1. Pesquisa Quantitativa em Educação 2. Conceitos Básicos de Estatística 3. Técnica de Análise de Dados 4. Abordagem da Pesquisa 5. População e Amostra MÓDULO II: 10 e 17/10 1. Banco de dados 2. Normas de Representação Tabular 3. Análise de Dados
EDITAL 02/2017 - GESTEC - CHAMADA DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO EM LIVRO
GESTEC Inscrição - 08/09/2017 à 20/10/2017EDITAL 02/2017 CHAMADA DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO EM LIVRO O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação - GESTEC, do Departamento de Educação - DEDC-I, com o propósito de divulgar a produção acadêmica de pesquisadores, torna público o presente Edital de chamada de artigos para compor o Livro Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação: Novos olhares na pesquisa em Educação. Capítulo I – DO OBJETO Art. 1º – O presente Edital busca selecionar artigos inéditos de produção qualificada na áreas A – Gestão da Educação e Redes Sociais; B – Processos Tecnológicos e Redes Sociais; Art. 2º – Deste Edital, poderão participar docentes, egressos de programas de mestrado e doutorado, e doutorandos e mestrandos na condição de coautores junto a autores com titulação de doutor. Art. 3º - Os artigos devem observar as Normas Editoriais constantes no Anexo I deste edital. Art. 4º - Cada autor e/ou co-autor poderá concorrer com no máximo 1 artigo. Art. 5º - No caso de artigos que necessitem de anuência de Comitê de Ética, será imperativo, para a publicação, apresentar a documentação de sua aprovação, quando for solicitado. Parágrafo Único – No caso de inserção de fotos, gravuras e desenhos o arquivo deverá vir em separado, no programa de origem; resolução de 300 dpi; incluir numeração e legenda; indicar o local de sua inserção no texto; autorização de veiculação assinada pelo autor; em caso de ilustrações retiradas de outras fontes, o autor deve apresentar a respectiva autorização do uso de imagem (os formulários específicos constam no endereço eletrônico www.sge.uneb.br/livgest1). Capítulo II – DA CONFECÇÃO DOS ARTIGOS Art. 6º - Os artigos deverão conter de 13(treze) a 15(quinze) páginas numeradas, incluindo as referências bibliográficas e os anexos, e deverão ser apresentados de acordo com as normas do Anexo I deste edital. Capítulo III – DA SELEÇÃO DOS ARTIGOS Art. 7º - A seleção dos artigos será realizada em cinco etapas, quais sejam: I – Submissão dos artigos; II – Avaliação e julgamento dos artigos por pareceristas; III – Resultado da avaliação; IV – Encaminhamento dos originais no formato livro à Editora; V – Publicação do livro. Art.8º - O artigo apresentado em formato diferenciado daquele indicado neste Edital não será apreciado. Capítulo IV – DA SUBMISSÃO DOS ARTIGOS Art.9º - O artigo deverá ser submetido por meio eletrônico, no formato doc, docx, ou Rich Text (RTF), através do endereço eletrônico www.sge.uneb.br/livgest1. Parágrafo Único – A submissão de artigo deverá ser feita em dois arquivos. O primeiro arquivo deverá ser nomeado exatamente como segue: 1_AREA_SIGLADAINSTITUIÇÃO_CPF e deverá constar SOMENTE de título e artigo completo. O segundo arquivo que deverá ser nomeado exatamente como segue: 2_AREA_SIGLADAINSTITUIÇÃO_CPF e deverá conter o(s) nome(s) do(s) autore(s) disposto(s) obrigatoriamente no corpo do artigo, abaixo do título à direita. Abaixo da identificação deverá constar formação, titulação acadêmica, instituição de ensino, e-mail para contato e link de acesso ao currículo Lattes, nesta ordem. A seguir apresenta-se, respectivamente, exemplos das formas com as quais os arquivos de submissão deverão ser apresentados: Exemplo 1: 1_A_UNEB_905876698-16 , este equivale ao arquivo SEM identificação dos autores(1), que pertence a Area A(Gestão da Educação e Redes Sociais) e que foi enviado pelo dono do CPF 905876698-16. Exemplo 2: 2_A_UNEB_905876698-16 , este equivale ao arquivo COM identificação dos autores(1), que pertence a Area A(Gestão da Educação e Redes Sociais) e que foi enviado pelo dono do CPF 905876698-16. Art.10º - Cada artigo poderá ter, no máximo, 3 (Três) autores. Art.11 - O período de submissão de artigos será de 08/ 09/ 2017 a 20/10/2017. CAPÍTULO V – DA AVALIAÇÃO DO ARTIGO Art.12 - O artigo classificado será avaliado de acordo com os critérios e pontuação contidos no Anexo I deste edital, disponibilizado no endereço eletrônico( www.sge.uneb.br/livgest1 ) Parágrafo Único - A fim de garantir o anonimato no processo de avaliação, os artigos serão remetidos a pareceristas, em cópia cega. Art.13 – Os artigos considerados qualificados e não classificados para o livro, estarão automaticamente convidados para publicação nos Anais do II Colóquio Internacional de Pesquisa Aplicada em Educação, a ser realizada em 2018, desde que o autor proceda a inscrição e submissão no trabalho seguindo as regras do referido evento, quando receber a carta convite. Parágrafo Único - Será facultado ao(s) autor(es) apresentar o artigo em formato de comunicação oral no referido Colóquio, desde que proceda a inscrição no evento. Capítulo VI – DO RESULTADO Art.14 - Os artigos selecionados serão divulgados a partir de 03 de Novembro de 2017, no endereço eletrônico www.sge.uneb.br/livgest1 e na página do GESTEC, www.uneb.br/gestec e na página da UNEB, www.uneb.br. A Comissão Organizadora encaminhará comunicação, por e-mail, para o(s) autor(es) de artigo selecionado. Capítulo VII – DA PUBLICAÇÃO Art.15 - O lançamento do livro se dará em evento específico, com data, local e horário a ser definido pela Comissão Organizadora. Capítulo VIII – DO CRONOGRAMA Art. 16 – O cronograma ocorrerá conforme o disposto abaixo: Etapas Datas Publicação do Edital 05/09/2017 Submissão de artigo 08/09 a 20/10/2017 Avaliação e julgamento até 30/10/2017 Divulgação de artigos qualificados e classificados 03/11/2017 Organização dos originais para envio à Editora 04/11 a 08/11/2017 Período para ajustes conforme parecer da Editora 09/11 a 15/11/2017 Publicação do Livro A definir Capítulo IX - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art.17 - A submissão não prevê a cobrança de taxas de nenhuma espécie. Art.18 - A participação neste processo seletivo implica a completa ciência e aceitação tácita dos termos e condições estabelecidos neste Edital, sobre os quais o candidato não pode interpor recurso ou alegar desconhecimento. Art.19 - Os autores dos artigos selecionados cedem, desde já os direitos autorais a editora, bem como a utilização do artigo, o uso do nome e das imagens relativas à produção e divulgação para fins de promoção institucional do livro de que este Edital trata. Art.20 - As dúvidas poderão ser solucionadas pelo e-mail: secretariagestec@uneb.br Parágrafo Único: mensagens encaminhadas para o e-mail devem conter obrigatoriamente no assunto: Edital 02/2017 – LIVRO GETEC. Art.21 - Os autores são responsáveis pela veracidade, ideias, discussões e imagens apresentadas no artigo de sua autoria. Art.22 - Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora. Salvador (BA), 04 de Setembro de 2017. Dr. André Ricardo Magalhães Dra. Lídia Pimenta Boaventura Dra. Rosângela da Luz Matos Dra. Patrícia Lessa Santos Costa Dra. Dídima Maria de Melo Andrade Dra. Tânia Maria Hetkowski Dra. Claudia Paranhos de Jesus Portela Dr. Marcus Túlio de Freitas Pinheiro COMISSÃO ORGANIZADORA ANEXO I NORMAS PARA PUBLICAÇÃO PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS Formatação: texto em tamanho papel A4, uma face, fonte Times New Roman corpo 12, entrelinha 1,5;entre 13(treze) a 15(quinze) páginas incluindo as referências bibliográficas e os anexos. Conteúdo: os originais resultantes de teses e dissertações devem ser OBRIGATORIAMENTE redigidos e estruturados sem os elementos que caracterizam o trabalho acadêmico, desnecessários e mesmo impróprios na editoração de um livro, visando a dar fluidez ao texto. Ex.: abstract, longos agradecimentos, muita subdivisão em seções e subseções (numeração progressiva), repetição de conceitos, reprodução da metodologia, excesso de citações, uso de remissivas no corpo do texto (ver capítulo tal, etc), redação personalizada pelo uso do pronome pessoal (seja na primeira pessoa do singular ou no plural majestático), entre outros. Este parágrafo constitui um elenco de orientações gerais, a título de recomendação, que agilizam a tramitação do processo; Pé de página: deve ser utilizado preferentemente para notas explicativas, endereços, aditamentos ao texto, mas não para referências bibliográficas (a não ser que o autor opte pelo sistema numérico de citação); Sistema de citação recomendado: autor-data (NBR 10520/2002); Citações literais: além da indicação do autor e ano da publicação, é indispensável indicar a(s) página(s) de onde foram retiradas; evitar que sejam numerosas e extensas; Citações traduzidas de língua estrangeira: devem ser seguidas da expressão “tradução nossa” entre parênteses; caso a citação seja em língua estrangeira, sua tradução deve vir no pé da página, com igual identificação entre parênteses; Referências bibliográficas: devem seguir a NBR 6023/2002; Numeração progressiva recomendada: quando for imprescindível o seu uso, adotar até a seção terciária (ex.: 1.1.1); Uso de itálico: a) títulos de livros, jornais, artigos, crônicas etc, bastando usar em maiúscula a primeira palavra (ex.: Gabriela cravo e canela; A casa das sete mulheres); b) palavras ou expressões estrangeiras (goal, american way of life), excetuando: – nomes de entidades (Library of Congress), empresas (Edizione Scientifiche Italiane), países (United Kingdom), pessoas (Claude Lévy-Strauss). Exceção: expressões latinas usadas no texto, segundo autorizam as normas da ABNT (ex.: et al. e apud), que devem figurar em redondo; Uso de aspas: preferentemente, apenas para as citações curtas no corpo do texto, embora possam ser aplicadas em caso de neologismos ou de palavras e expressões que mereçam destaque (neste caso, usá-las com parcimônia); Revisão: antes de dar entrada na solicitação de publicação, o autor deve proceder à revisão dos originais; Fotos, gravuras e desenhos: arquivo em separado, no programa de origem; resolução de 300 dpi; incluir numeração e legenda; indicar o local de sua inserção no texto; autorização de veiculação assinada pelo autor; em caso de ilustrações retiradas de outras fontes, o autor deve apresentar a respectiva autorização do uso de imagem (solicite os formulários específicos); Autores estrangeiros: o texto será mantido na língua original do autor e serão respeitadas as normas de referenciação do país de origem;
I SEMINÁRIO ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS – UNEB
ADM DCHI Inscrição - 04/09/2017 à 30/10/2017I SEMINÁRIO ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS – UNEB Data: 31 de outubro de 2017. Local: UNEB – Campus I / Auditório do Departamento de Ciências da Vida (DCV - Manhã) e Sala 5 do Departamento de Ciências Humanas (DCH - Tarde) Objetivo: Criar espaço para discussão e produção de pesquisas sobre acompanhamento e avaliação de políticas públicas. Dar visibilidade ao grupo de pesquisa; Promover diálogos sobre acompanhamento e avaliação de políticas públicas; Formar redes para construção de parcerias; Divulgar resultados das atividades com publicações. Público Alvo: Pesquisadores, docentes, profissionais, discentes e interessados no tema acompanhamento e avaliação de políticas públicas. Atividades: 9h – Abertura: Líder e vice-líder do Grupo AAPP, Direção do DCH I, Coordenação do Colegiado de Administração. 9:30h às 11:30h: Mesa redonda: “O ciclo das políticas públicas”. Coordenação: Profª Drª Sylvia Maria Torres Bezerril. 13h às 17h: Comunicações Temáticas: LINHA 1 LINHA 2 LINHA 3 Educação Superior Coord: Profa. Dra. Regina Celi Gestão Pública, Inovação e Cidadania Coord: Prof. Dra. Ana Menezes Redes e Agentes Sociais Prof. Dr. José Leão 17h: Encerramento. Coordenação e Comissão Científica Maria de Fatima Hanaque Campos Jose Antônio Carneiro Leão Sylvia Maria Torres Bezerril Ana Maria Ferreira Menezes Equipe Organizadora Anne Alves Angélica Olímpia Ariana Oliveira Antonio Carlos Sanches Cardoso Antonio Ribas Reis Arlindo Pitombo Darluce Oliveira Emile Rosa Felipe Fernandes Hércules Santos Herbênia Souza Ivna Souza Jose Francisco Neto Marli Divino Nadja Amado Regina Celi Rita Conceição Barral Passos Inscrição Gratuita (Ficha Online): Período: Ouvintes - 04 de setembro a 30 de outubro de 2017. Apresentação - Com comunicações e pôsteres até o dia 16 de outubro de 2017 (Limitada a 04 por Linha) Prazo de resposta da submissão de Trabalhos: 23 de outubro de 2017. Informações e envio da Ficha de Inscrição - jleao@uneb.br
I Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos do Oeste da Bahia
DCHIX Inscrição - 01/09/2017 à 15/11/2017O SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO OESTE DA BAHIA é uma iniciativa dos servidores técnicos administrativos da UNEB – DCH/Campus IX de Barreiras. Desponta, em 2017, como um espaço de reflexão sobre as produções científicas e as atividades desenvolvidas no âmbito das instituições públicas. Deste modo, na sua 1ª edição, a ser realizada nos dias 16 e 17 de novembro de 2017, visa compartilhar o conhecimento técnico-científico e as experiências profissionais e sociais dos técnicos administrativos da UNEB de Barreiras com as demais instituições de educação da região do Oeste da Bahia. Acesse www.sintad.xyz .
Curso de Extensão: Introdução à Matéria e Espírito na Psicologia Analítica
NUPE DEDC I Inscrição - 26/08/2017 à 25/11/2017O Departamento de Educação Campus I da UNEB constitui-se como uma unidade de ensino, pesquisa e extensão acadêmica, devendo responder à função de suporte ás atividades e projetos desenvolvidos pelo corpo docente e discente do Curso, na perspectiva de melhor formar o estudante, aspirante à profissão de piscólogo(a). Sendo assim, faz-se necessário um espaço de formação em extensão, através do curso de extensão que venha contemplar esta formação, visto que este componente curricular não se encontra na grade oficial do referido curso. Esta abordagem diz respeito à Psicologia Analítica, criada e desenvolvida pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, linha, atualmente, em ampla expansão mundial e nacional, que busca a realização de atendimento clínico e de formação de pessoas, em qualquer faixa etária, na busca de seu processo de realização pessoal, bem-estar e vida em sociedade da maneira mais produtiva e equilibrada possível. É de fundamental importância, para o(a) piscólogo(a) em formação, o conhecimento de um leque de intervenções, a fim de que possa escolher aquela que mais se identificar, buscando, a posteriori, um aprofundamento adequado. Como se trata de uma Universidade, não é aconselhável que a mesma desenvolva estudos somente em torno de uma ou duas linhas psicoterapêuticas. É de fundamental importância apresentar ao estudante de psicologia outras abordagens, pois algumas são completamente divergentes, tanto na visão teórica, epistemológica e filosófica, quanto na prática clínica, propriamente dita. Sendo assim, os estudantes que apresentarem uma identificação com essa linha terapêutica e que considerarem importante como suporte para a sua ampliação de conhecimento, na área da psicologia analítica, encontrarão um espaço para o aprendizado dos fundamentos junguianos.