CURSO DE EXTENSÃO: O 'eu' nos entrelaçamentos familiares. Pensando a família na contemporaneidade. Parte I

NUPE DEDC I Inscrição - 06/07/2017 à 19/07/2017

CURSO DE EXTENSÃO: O 'eu' nos entrelaçamentos familiares. Pensando a família na contemporaneidade. Parte I

II Ciclo de Debates Memória Música e Devoção — Omolu, o Rei da Terra

NUPE DEDC I Inscrição - 05/07/2017 à 23/08/2017

O II Ciclo de Debates Memória Música e Devoção — Omolu, o Rei da Terra dá continuidade às iniciativas contempladas com os eventos: II O Barulho Criativo Filosofia, Música e Poesia (DCH-IV da UNEB); I Seminário Herança Africana na Bahia: Música e Candomblé Angola (DEDC-I da UNEB, Salvador, 20 e 21/11;2014); e,  I Ciclo de Debates Memória, Música e Devoção: Oyá e Santa Bárbara(DEDC-I da UNEB, Salvador, 18/11/2015).  O objetivo principal do Grupo de Estudos Estética e Contracultura (GEEC)  vinculado ao GEPMAB (Grupo Estudos e Pesquisa da Memória Afro-Baiana) do DEDC-I,  que organiza o referido evento é fomentar a difusão do conhecimento de natureza estética sobre a música e Cultura como contribuição para a difusão e perpetuação da Memória entendida como “acontecimento”;  que apresenta um contínuo com múltiplas durações; que molda formas de pensamento, modos de vida e visões de mundo na Modernidade (séc. XIX-atualidade). Em 2017, o Grupo de Estudos Estética e Contracultura (GEEC)  e  Grupo Estudos e Pesquisa da Memória Afro-Baiana (GEPMAB) do Departamento de Educação (DEDC-I) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), realiza de 21 a 23 de agosto de 2017; das 8h30min às 18h; no Auditório Jurandyr Oliveira do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I (Salvador) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o II CICLO DE DEBATES MEMÓRIA, MÚSICA E DEVOÇÃO: OMOLU — O REI DA TERRA. O evento tem caráter regional e possui como objetivo principal promover o debate entre as várias áreas do conhecimento, assim como, o intercâmbio e a consolidação de parceria entre Programas de Pós-graduação, Grupos de Pesquisa, Cursos de Graduação, docentes e discentes de diferentes IES do Estado da Bahia. A II edição do Ciclo de Debates propõe a difusão de conhecimento de natureza multidisciplinar relativo ao tema da Memória com enfoque especial para à reflexão sobre o objeto de arte (música, artes plásticas, cinema e literatura) e culto do Orixá Omolu na cultural e religiosa de matriz afro-brasileira. O II Ciclo de Debates integra a Programação Oficial do Centenário de Mestre Didi, Deoscóredes Maximiliano dos Santos (1917-2013), artista plástico, escritor (Contos Negros da Bahia e Contos Nagô [1961], Porque Oxalá Usa Ekodidé [1997]), ativista cultural (fundou o Afoxé Troça Carnavalesca Pai Buruko no final da década de 30”) e religioso do Candomblé (possuía o cargo de Assobá de Omolu). Ele era filho de Maria Bibiana do Espírito Santo, mais conhecida como Mãe Senhora, que foi a terceira Ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá. Deoscóredes dos Santos fundou em 1980, o Ilê Asipá,  uma comunidade e terreiro de culto aos ancestrais Egum. Foi iniciado no Candomblé aos 7 anos e possuía o cargo de Sumo Sacerdote Alapini - Ipekun Oye.  O evento dedicará parte da programação para discutir e divulgar o legado de Mestre Didi no que tange aos campos das artes plásticas, da literatura e da religiosidade do Candomblé. A programação do evento contempla a realização de conferências com pesquisadores  do GEPMAB e docentes convidados da UNEB e de outras IES, sessões de comunicação para difusão da pesquisa realizada por docentes e discentes da Linha de Pesquisa Estética e Contracultura do GEPMAB e do GEEC; e, apresentação do Coro Oyá Igbalé: Música Sacra de Matriz Afro-Brasileira do DEDC-I da UNEB, que executa  música sacra afro-brasileira. O evento conta com o apoio da Direção do Departamento de Educação da UNEB, NUPE do DEDC-I, GEPMAB (Grupo de Estudos e Pesquisa da Memória Afro-baiana) e tem parceria com: a PROAF (Pró-Reitoria de Ações Afirmativas), CEPAIA (Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americano), APIDIC (Assessoria de Projetos Interinstitucionais para a Difusão da Cultura), CPDER (Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Regional), Secretaria Especial de Articulação Interinstitucional (Seai), ASCOM/UNEB, PPG, SEAI  e  PROEX (Pró-reitoria de Extensão da UNEB) da UNEB; e, a Irmandade Beneficente e Religiosa de Ojés, Ogãs e Tatas: SIOBÁ. O evento é coordenado pelos docentes da linha de pesquisa estética e contracultura do GEPMAB Julice Oliveira (DEDC-I) e Francisco Sales (DCH-IV). Mais informações nas Páginas: https://www.facebook.com/events/464820520385818/ https://portal.uneb.br/noticias/2017/05/15/ciclo-de-debates-destaca-memoria-musica-e-devocao-inscricoes-abertas/  

Curso de Extensão: Arte e Criatividade

NUPE DEDC I Inscrição - 04/07/2017 à 17/07/2017

No curso de Arte e Criatividade, iremos mergulhar na relação entre a ontologia de ser, estar, criar e transformar. Navegar é preciso, então o faremos! Vamos vestir a roupa de nossa profundidade e sensibilidade e entender que criar é um processo contínuo de experiências e aprendizagem. Daí, podemos entender a real importância dos processos artísticos nos modos constitutivos dos indivíduos intrinsecamente, externamente e socialmente. O curso tem três blocos e suas atividades são integradas com os textos, vídeos e filmes que integram as discussões temáticas. Então, vamos seguir pelo pensamento das artes como um objeto de conhecimento, geração de diálogo, a partir da tríade entre Arte, Sociedade e Comunicação. Repensar e ressignificar é preciso! Passear pelas linguagens artísticas nas manifestações da atividade humana como processo de crenças e valores, percepção, imaginação e, sobretudo, de respeito às diversidades e subjetividades dos sujeitos.  Sejamos todxs artistas!

CURSO DE EXTENSÃO: Produção de Trabalhos Acadêmicos

NUPE DEDC I Inscrição - 04/07/2017 à 12/07/2017

CIRCUITO FORMATIVO ENSINO APRENDIZAGEM - Módulo II - Produção de Trabalhos Acadêmicos com a Professora Dra. Heldina P. Pinto Fagundes CURSO DE EXTENSÃO: Produção de Trabalhos Acadêmicos COORDENAÇÃO: Dra. Heldina P. Pinto Fagundes DATAS E HORÁRIO: 10 a 14/07/2017 – 13h às 17h no DEDC I PÚBLICO ALVO: Equipe da Brinquedoteca (preferencialmente) e demais interessados.

ORGANIZAR COLETÂNEA de artigos acadêmicos: Um dedo de prosa sobre os requisitos, padrões de qualidade, fomento

EdUReg Inscrição - 01/07/2017 à 29/09/2017

O curso de curta duração ORGANIZAR COLETÂNEA DE ARTIGOS ACADÊMICOS: Um dedo de prosa sobre os requisitos, padrões de qualidade, fomento foi ofertado para o grupo de pesquisa Educação, Universidade e Região (EdUReg) e teve por finalidade dar a conhecer os caminhos que estudantes de pós-graduação podem percorrer para aprender a organizar coletâneas de artigos em acordo com as exigências das agências de pós-graduação no país. 

I Seminário de (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias

Geplet DEDCI Inscrição - 20/06/2017 à 17/08/2017

O evento será realizado de 19 a 21 de setembro de 2017. No Departamento de Educação - UNEB - Cabula.  Organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET), que pertence ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais (CV), do PPGEDUC/ UNEB, tem como intenção criar uma parceria/intercâmbio entre discentes, professores da Educação Básica e da universidade, entre pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, de diferentes instituições de ensino superior em torno do tema, a partir de debates teóricos e compartilhamento de experiências, vivenciadas no campo dos (multi)letramentos, da Pedagogia dos Multiletramentos (proposta pelo Grupo de Nova Londres) e das tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional.  Está organizado de modo a propiciar a socialização de pesquisas desenvolvidas, nos âmbitos da graduação, do mestrado e do doutorado, em andamento ou concluídas, relatos de experiências vividas em sala de aula, histórias de sala de aula, apresentação de projetos de trabalho, com vista a uma articulação da teoria e da prática, no ensino e aprendizagem de conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento.

FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA ANALÍTICA - Curso de Extensão

NUPE DEDC I Inscrição - 13/06/2017 à 22/06/2017

O Serviço de Psicologia do Departamento de Educação Campus I da UNEB constitui-se como uma unidade de apoio ao ensino, pesquisa e extensão acadêmica, devendo responder à função de suporte às atividades e projetos desenvolvidos pelo corpo docente e discente do Curso, na perspectiva de melhor formar o estudante, aspirante à analista. Sendo assim, faz-se necessário um espaço de acompanhamento, através de conversações, debates, oficinas, eventos, grupos de estudo, estudos de caso, atendimento e supervisão nas diferentes abordagens analíticas. Uma dessas abordagens diz respeito à Psicologia Analítica, linha em ampla expansão mundial e nacional, que busca apoiar pessoas, em qualquer faixa etária, na busca de seu processo de realização pessoal, bem-estar e vida em sociedade da maneira mais produtiva e equilibrada possível. Na visão junguiana, o analista em formação precisa realizar experiências de atendimento clínico com supervisão adequada, a fim de poder construir sua identidade profissional que passa, também, por uma formação pessoal. Sendo assim, os estudantes que apresentarem uma identificação com essa linha terapêutica e que considerarem importante como suporte para a sua ampliação de conhecimento, na área da psicologia analítica, encontrarão um espaço para estudo, conversação, interação, prática clínica e supervisão. Como se trata de uma Universidade, não é aconselhável que a mesma desenvolva pesquisas somente em torno de uma ou duas linhas psicoterapêuticas. É de fundamental importância apresentar ao estudante de psicologia outras abordagens, a fim de que no término da sua formação possa escolher a sua linha de preferência, pois muitas são completamente divergentes, tanto na visão teórica, epistemológica e filosófica, quanto na prática clínica, propriamente dita. A Psicologia Analítica foi fundada por Carl Gustav Jung que, inicialmente, estudou e fez parceria de trabalho com Sigmund Freud, pai da Psicanálise que viu em Jung a possibilidade de dar continuidade às suas pesquisas, experimentos e prática médica. Durante um longo período, Freud e Jung estabeleceram longos diálogos e acompanhamentos de pacientes em comum, onde, na maioria das vezes, Freud representava para Jung um conselheiro, um modelo, um mestre. Porém os estudos de Jung começaram a divergir do seu mentor, pois eram pessoas de orientação familiar e ambiental bem diferente. Jung publica um ensaio sobre Energia Psíquica, o qual Freud não aprova por não considerar com bases psicanalíticas. Por essa razão, acontece o rompimento entre eles e mais tarde Jung declara-se um homem religioso, o que faz com que Freud não continue sendo seu mentor, pois os fenômenos da espiritualidade nunca foram considerados, pela psicanálise, como elementos para análise dos pacientes. A partir daí, muitos outros pontos começam a separar os dois e Jung decide se afastar definitivamente de Freud. Jung, então, funda a Psicologia Analítica que tem como base, além da consciência regida pelo ego, dois inconscientes: pessoal e coletivo. Jung inaugura sua teoria a partir dos estudos dos complexos e consolida o termo arquétipo como norteador do inconsciente coletivo. Nascem, assim, os pressupostos da teoria junguiana. Carl Gustav Jung busca mapear o aparelho psíquico a partir da força entre dois opostos que ele intitula persona e sombra e com essa referência trata seus pacientes, a fim de que possam se curar da neurose ou adaptar-se melhor à psicose, de maneira a integrar a personalidade, através da ligação entre o Self e o ego; consciência e inconsciente. Com essa perspectiva, Jung conhece várias civilizações, estuda filosofia profundamente e vai além com os estudos da alquimia, onde estabelece uma relação da psique com a transformação do metal em ouro (pedra filosofal). Jung se utilizou do estudo e análise da sua própria personalidade, postulando assim, o conceito do processo de individuação. Para ele, terapeuta e paciente formam no setting terapêutico o quaternário psíquico, onde ambos fazem parte do processo analítico intitulado como participacion mystique. Nesse sentido, o Núcleo Junguiano da Uneb visa apoiar os estudantes em sua trajetória, de maneira que eles possam se submeter a um estudo e uma ampliação da consciência, a fim de atenderem melhor os pacientes e poderem compreender o método analítico, de maneira integrada à formação teórica. O Núcleo abarcará todas as atividades ligadas ao exercício de formação em Psicologia Analítica, na graduação e também nos Cursos de Extensão, bem como grupos de estudo e supervisão dos pacientes que procurarem o serviço de atendimento clínico da Uneb. Esse espaço nasce porque a formação acadêmica regular não compreende a carga horária necessária para uma formação adequada em Psicologia Analítica. A ideia é que exista um espaço delimitado para que seja procurado pelos estudantes que desejarem conhecer e aprofundar seus estudos nessa abordagem.   II. OBJETIVO GERAL Atender a demanda de estudantes interessados em outras linhas de trabalho analítico, além do currículo oficial contemplado na formação acadêmica regular. Além disso, visa ampliar o olhar do profissional psicólogo para que o mesmo reconheça que o aparelho psíquico pode ser analisado sob vários ângulos e tratado de maneira diversificada, com diferentes técnicas e métodos de análise  III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS * Fornecer subsídios teóricos e práticos numa abordagem junguiana; * Apoiar os estudantes para atenderem pessoas de qualquer faixa etária com demanda analítica;

Palestras - Descartes e Spinoza: A liberdade de pensar

NUPE DEDC I Inscrição - 08/06/2017 à 17/06/2017

Dois fatores distantes no tempo dificultaram a construção de um conhecimento baseado nas conexões entre pensamento e extensão. O primeiro nos remete ao modo de percepção da consciência por ela mesma, elaborada no século XVII, por Descartes, e o segundo, nos remete às disputas epistemológicas no século XIX. Ora, uma consciência que se evidenciou a partir de si mesma, sem considerar as ideias das modificações corporais e ainda as relações com as outras consciências, instalou um modo de percepção que isolou uma dimensão do nosso ser, a dimensão cognitiva, de tudo que nos compõe como seres humanos. Isolou uma dimensão que no real jamais poderá estar isolada. Assim, consideramos esse primeiro fator uma dificuldade inicial para pensar a unidade psicofísica como uma concepção capaz de orientar um modo de conhecer que, considera as conexões imanentes entre as ideias e as coisas. Um fator mais recente foi a formação de uma perspectiva disciplinar do conhecimento. Sabemos que as disputas epistemológicas do final século XIX foram acirradas. Tivemos, de um lado, por exemplo, a tentativa da sociologia em se constituir como ciência independente da psicologia. O caso mais emblemático foi, talvez, quando Durkheim ao conceber o "fato social" como objeto da sociologia, subordinou o elemento psicológico ao social. Mas, do outro lado, também havia uma psicanálise em construção a partir da noção de "inconsciente". Assim, "fato social" e "inconsciente" foram inventados como dois objetos distintos; cada qual com o seu método próprio de investigação. Um tempo de filiações teóricas e de fundações de áreas científicas; enfim, de divisões e disputas epistemológicas. Assim, conceber um modo de conhecer que considera tanto as conexões causais, quanto as equivalências sem causalidades, é uma maneira de superar dicotomias e disputas epistemológicas, que mais serviram para a defesa de campos de conhecimentos e divisões, do que para a formação de uma visão epistemológica baseada em noções compartilhadas e apropriadas segundo as linguagens pertinentes aos envolvidos no processo de construção do conhecimento. OBJETIVO GERAL O objetivo geral do projeto antes foi construir um modo de conhecer a partir da concepção de unidade entre corpo e mente elaborada por Spinoza. Agora, a partir de 2017.1, trabalharemos os desdobramentos da relação corpo e mente tendo como foco o Livro IV da Ética de Spinoza. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OS dois objetivos específicos foram: 1) formular uma epistemologia que, além de desmistificar as dicotomias entre mente e corpo, indivíduo e sociedade, cultura e natureza, afeto e razão, construa uma maneira de conhecer, orientada pela ideia fundamental de que existe uma conexão necessária entre as ideias e as coisas; e 2) conceber, a partir dessa epistemologia, elementos que contribuam para a invenção de modos de expressões (linguagens) afinados com a ideia de unidade indissociável entre pensamento e extensão.

I WORKSHOP INTERNACIONAL EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO: TECNOLOGIA SOCIAL, EMPREENDEDORISMO SOCIAL E ECONOMIA CRIATIVA

ADM DCHI Inscrição - 06/06/2017 à 20/07/2017

I WORKSHOP INTERNACIONAL EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO: TECNOLOGIA SOCIAL, EMPREENDEDORISMO SOCIAL E ECONOMIA CRIATIVA Data: 27 e 28 de julho de 2017. Local: TEATRO DO MESTRADO EM CRÍTICA CULTURAL - Universidade do Estado da Bahia – Alagoinhas Objetivo: Criar espaço para discussão e produção de conhecimentos sobre difusão do conhecimento: tecnologia social, empreendedorismo social e economia criativa. a) Dar visibilidade aos grupos de pesquisa. b) Promover diálogos sobre difusão do conhecimento: tecnologia social, empreendedorismo social e economia criativa. c) Formar redes para construção de parcerias. d) Divulgar resultados das atividades com publicações. Público alvo: Corpo docente e discente do DMMDC e do Mestrado em Crítica Cultural com pesquisas e atuações em tecnologia social, empreendedorismo social e economia criativa, e os professores(as) do Colégio de Educação Profissional (CETEPS) - Alagoinhas. PROGRAMAÇÃO: 27 de julho de 2017 8:30 – Credenciamento. 9:00 – Abertura – apresentação feita pela Coordenadora do Programa de Doutorado (DMMDC), Coordenadora do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Político Pedagógico da Rede Estadual de Educação Profissional, Coordenadora do I workshop em difusão do conhecimento, Coordenadora do Programa de Mestrado de Crítica Cultural e Representante da SEDUC-Alagoinhas. 9:30 – Conferência da Dra. Cristina Albuquerque (Universidade de Coimbra).  10:45 – Mesa-redonda 1: Abordagens Conceituais Tecnologia Social, Empreendedorismo Social e Economia Criativa.              Expositores: Elias Ramos (IFBA), José Cláudio Rocha (UNEB) e Suely Messeder (UNEB).              Coordenadora: Núbia Moura Ribeiro (IFBA).              Debatedor: Felipe Bonfim (UNEB). 12:00 – Intervalo.  13:30 – Comunicações Orais das produções do DMMDC e Mestrado de Crítica Cultural. 17:30 – Encerramento e coffee break. 28 de julho de 2017 9:00 – abertura – apresentação feita pela Coordenadora do Programa de Doutorado DMMCD. 9:30 – Mesa-redonda 2: Abordagens Conceituais Tecnologia Social, Empreendedorismo Social e Economia Criativa.              Expositores: Fátima Hanaque (UNEB), Sérgio Conceição (UNEB) e Maria Inês Marques (UFBA).              Coordenadora: Leliana Santos de Sousa (UNEB).              Debatedora: Nadja Amado (UFBA). 10:45 – Mesa-redonda 3: Abordagens Conceituais Tecnologia Social, Empreendedorismo Social e Economia Criativa.              Expositores: Hugo Saba (UNEB) e Francisca de Paula Silva (UNEB).               Coordenadora: Núbia Moura Ribeiro (IFBA).              Debatedor: Felipe Bonfim (UNEB). 12:00 – Intervalo.  13:30 – Mesa-redonda 4: Design Cognitivo e Tecnologia Social.              Expositores: Alfredo Matta (UNEB) e Emanuel Nonato (UFBA).               Coordenador: Antônio Carlos Sanches (UFBA).              Debatedor: Francisco Neto (UFBA). 15:00 – Conferência da Dra. Tânia Covas (Universidade de Coimbra).  17:30 – Encerramento e coffee break. Instituições realizadoras: DMMDC – Doutorado Multinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI/CIMATEC/LNCC) DCHT – Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (UNEB/Camaçari) DEDC – Departamento de Educação (UNEB/Campus I Salvador) DEDC – Departamento de Educação (UNEB/Alagoinhas) Mestrado em Crítica Cultural (UNEB)   Instituições Apoiadoras: IFBA – Instituto Federal da Bahia Universidade de Coimbra - Portugal FAPESB – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia Prefeitura Municipal de Alagoinhas / SEDUC - Secretaria Municipal de Educação Comissão Cientifica: Ana Maria Ferreira Menezes Alfredo Eurico Rodrigues Matta Elaine Cristina Cambui Barbosa Elias Ramos Francisca de Paula Santos da Silva Maria de Fátima Hanaque Campos Núbia Ribeiro Suely Aldir Messeder   Comissão Organizadora Coordenação: Suely Aldir Messeder Maria de Fátima Hanaque Campos Maria Inês Corrêa Marques Equipe: Antônio Carlos Sanches Arlindo Pitombo José Francisco Neto Nadja Amado Natalícia Lima Barbosa Saulo Robledo Washington Santos Critérios para Envio de Trabalhos Enviar para fatimahanaque@hotmail.com um resumo em um único parágrafo com 150 a 500 palavras. Acrescentar no final três palavras-chave.

V edição do Café Científico MPEJA

NUPE DEDC I Inscrição - 05/06/2017 à 04/07/2017

O Café Científico MPEJA é um evento de cunho científico, promovido pelo Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos-MPEJA do Departamento de Educação DEDC-I da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, com objetivo de ampliar as discussões e socializar as experiências de pesquisa com a comunidade, promovendo atividades acadêmicas de cunho científico - pedagógico que retratem as diferentes temáticas do contexto da Educação de Jovens e Adultos. O referido evento surge da necessidade de se estabelecer o diálogo com a sociedade civil no intuito de disseminar diagnósticos e entender a problemática em torno da formação educacional dos Jovens e Adultos e sua articulação com as demandas do mundo do trabalho. OBJETIVOS a) Proporcionar o encontro de pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento com gestores, professores e integrantes da comunidade, como forma de ampliar os debates acerca de temas inerentes à EJA, no intuito de poder contribuir para a construção de uma sociedade mais dinâmica e transformadora. b) Realizar atividades científico-pedagógicas nos diferentes espaços públicos e privados promovendo a integração entre a Universidade e a comunidade local com o intuito de apresentar experiências exitosas e promover a divulgação das produções científicas no âmbito da EJA

I ENCONTRO DE HISTÓRIA: HISTÓRIA E DIVERSIDADES

HIS DCHI Inscrição - 31/05/2017 à 15/08/2017

O I ENCONTRO DE HISTÓRIA, promovido pelo Colegiado de História do Departamento de Ciências Humanas da UNEB- Campus I, tem como foco temático a questão da diversidade, que, embora há algumas décadas já faça parte da pauta de discussões em muitos países, no referido evento, serão acrescentados outros elementos, sobretudo visando o reconhecimento das diferenças, da pluralidade e do multiculturalismo. Trata-se de um tema ainda pouco consolidado quanto às políticas e ações de afirmação oriundas de debates aprofundados envolvendo a universidade e a sociedade como um todo. Esse debate ainda se faz premente pela busca de convivência pacífica, tendo em vista desdobramentos da chamada “globalização”, sobretudo econômica, que não tem satisfatoriamente levado em consideração a diversidade cultural e seus processos históricos, também múltiplos, o que contribui, por vezes, para a permanência( s) de práticas racistas, xenófobas e intolerantes. Um problema histórico crucial, que demanda perspectivas analíticas multidisciplinares,  bem como, o aprofundamento da compreensão da relação “História e Diversidade”, visando ampliar as discussões que apontem para valores contrários `a desigualdade e ao desrespeito aos direitos humanos e cidadania. Com esse escopo, convidamos a todos(as) para participar desse encontro que se materializa nas conferências, mesas-redondas, simpósios-temáticos, minicursos e atividades culturais, lugares exclusivos para a construção contínua de conhecimento e discussão sobre temas e abordagens teórico-metodológicas em torno dessa problemática, envolvendo cultura, gênero, ensino, escravidão e pós-abolição, história indígena, trabalho, política, memória e patrimônio cultural.  

Genealogias: Seminário sobre o método genealógico desde Nietzsche e Foucault

NUPE DEDC I Inscrição - 31/05/2017 à 18/06/2017

Seminário em dois dias consecutivos, a ser realizado nos dias 5 e 6 de junho de 2017,das 16:00 às 18:30 h, com apresentação dos métodos genealógicos de Foucault e Nietzsche, e das pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa pós teoria, incluindo orientadores (professores da UNEB e da UFBA) e orientandos (de Doutorado e de Iniciação Científica), no Auditório Milton Santos, Prédio da Pós-Graduação, UNEB - Campus I. Nos conceitos e técnicas fornecidos por Nietzsche e por Foucault, estudiosos atuais, especialmente das áreas de Ciências Humanas, encontram ferramentas importantes para a análise e crítica de aspectos centrais de nossa civilização, em sua profundidade sóciohistórica. Daí a importância de divulgar essas ferramentas e esclarecer os métodos genealógicos, o de Foucault e o de Nietzsche, demarcando a distância entre eles. O seminário Genealogias é de caráter interdisciplinar, envolvendo as áreas de Filosofia, História, Letras e Urbanismo, com apresentação de professores da UNEB e da UFBA e de orientando de Doutorado e de Iniciação Científica, e que fazem parte do grupo de pesquisa pós teoria, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural: Pós- Crítica da UNEB, campus 11.Também será exposta a proposta de criação de um Centro de Pesquisa, com a temática Genealogias do Contemporâneo. OBJETIVO GERAL Discutir os métodos genealógicos de Foucault e de Nietzsche e apresentar pesquisas atuais afins ao método. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Apresentar aspectos centrais das genealogias de Nietzsche e de Foucault; - Contribuir para a discussão entre áreas distintas, fomentando a interdisciplinariedade; - Divulgar as pesquisas do Grupo de Pesquisa pós teoria; - Introduzir bolsistas de IC na apresentação acadêmica; - Formação de discentes do curso de Filosofia através de monitor de extensão voluntária; - Fornecer certificado para uso em AACC. METODOLOGIA O seminário tem o formato clássico, com apresentações de vinte minutos, a ocorrem em blocos temáticos, seguidas de debate, com 10 minutos destinados a cada apresentação, conforme programação a seguir. Como forma de envolvimento de discentes e de garantir o bom funcionamento do evento, serão escolhidos dois monitores de extensão voluntários para auxiliarem na organização do evento acadêmico.

CURSO DE EXTENSÃO: INTRODUÇÃO À LÓGICA SIMBÓLICA

NUPE DEDC I Inscrição - 26/05/2017 à 02/06/2017

Objetivo geral: - Compreender a linguagem simbólica como possibilidade de análises de proposição nas relações lógicas de argumentação. Objetivos específicos: - Compreender a passagem da lógica clássica aristotélica para a linguagem simbólica; - Refletir acerca das problemáticas lógicas no seio da Filosofia do Séc. XIX; - Investigar as noções de proposição, símbolo, funções de verdade e tabelas de verdade; - Calcular proposições a partir de símbolos em tabelas de proposição; - Pensar acerca das relações entre Filosofia e Matemática na contemporaneidade.

CURSO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA

NUPE DEDC I Inscrição - 25/05/2017 à 06/06/2017

No decorrer das 20 horas de trabalho, os cursistas podem iniciar uma construção/ reconstrução acerca de como a criança constrói o conceito de número bem como das operações cognitivas envolvidas nessa construção. Para tanto, serão realizadas oficinas teórico - metodológicas, cuja metodologia teve como eixo central a resolução de problemas e a metacognição. A construção/reconstrução, acerca dos conteúdos associados aos eixos temáticos do curso, ocorrerá a partir da análise dos estudos de Jean Piaget. Segundo ele, Número é um conhecimento lógico-matemático, portanto não é possível ensiná-lo. É uma construção do sujeito, quando este faz uma síntese entre a relação de ordem e inclusão hierárquica de classes. Embora o conceito de número não possa ser ensinado, o cursista pode ser o mediador dessa construção. Nesse contexto, entende-se Mediação como um ato intencional com propósito específico, no qual o mediador trabalha ativamente para focar a atenção no estímulo (Mentis, 1997, p.25 ). Partindo desta perspectiva, os cursistas podem analisar e refletir acerca :   •     dos estágios de desenvolvimento cognitivo segundo Piaget; •    das operações cognitivas envolvidas na construção do conceito de número pela criança; •     das competências numéricas a serem desenvolvidas pelas crianças.

CURSO DE EXTENSÃO: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EDUCAÇÃO & LITERATURA

NUPE DEDC I Inscrição - 12/05/2017 à 23/05/2017

 RESUMO Este curso visa ao conhecimento das diferentes formas de discriminação racial e da construção da identidades étnicos-raciais, seu conceito e sua emergência na história da sociedade brasileira, com o intuito de formar professores para lidar com a criança e o jovem educando. É direcionado para discentes das áreas de licenciatura. OBJETIVO GERAL - Construir estratégias linguísticas, sociais e cognitivas de leitura/ produção de textos.Compreender o processo histórico e social que geraram afirmação/rejeição das diferentes origens étnico-raciais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Conhecer a origem histórica do racismo no Brasil; - Refletir sobre os diversos discursos que produzem a discriminação racial e sua estruturação na sociedade brasileira; - Conhecer as leis, contextos e personalidades da luta antirracista no Brasil; - Construir formas cotidianas de combate ao racismo na sala de aula com as crianças e os jovens educandos, através de metodologias, narrativas, contos e romances da nossa literatura.