Curso de Extensão em Matemática Básica 2025
DCHTXIX Inscrição - 12/03/2025 à 16/03/2025Curso de Extensão em Matemática Básica Inscrições: 12/03/2025 a 15/03/2025 Período do curso: 17/03/2025 a 21/03/2025 Organizadores: Professor Joaquim Tavares Professora Ana Paula Nascimento Professora Doralice Sampaio
Semana de Planejamento Pedagógico - Palestra de Metodologias Ativas no Processo de Ensino e Aprendizagem
DCHTXVIII Inscrição - 11/03/2025 à 11/03/2025Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem - Semana de Planejamento do DCHT - Campus XVIII da UNEB
Curso de Extensão: Acolhendo e integrando competências socioemocionais
DEDCXIII Inscrição - 10/03/2025 à 13/03/2025O curso de extensão Acolhendo e integrando competências socioemocionais, pretende contribuir com a formação inicial e continuada de professores do município de Itaberaba e região, através de ação de extensão que aborda as competências socioemocionais, seus pressupostos teóricos, sua curricularização e reverberações no fazer docente, relacionando temas transversais e emergentes. Objetivos - apresentar as competências socioemocionais e seus pressupostos teóricos; refletir sobre a curricularização das competências socioemocionais na BNCC e as reverberações no fazer docente; desenvolver atividades práticas para inserir as competências socioemocionais no exercício docente; Público – estudantes e professores em formação inicial e continuada, aberto para comunidade interna e externa. Lócus – encontros híbridos | aulas remotas e presenciais - em sala de aula do Departamento de Educação - Campus XIII e na Plataforma Microsoft Teams. Cronograma – formação de turma com no máximo 30 estudantes e desenvolvimento no semestre de 2025.1 - periodicidade semanal, perfazendo 30 horas. Previsão dos encontros: março: 14, 18 e 25; abril: 01, 08 e 15. Metodologia de execução – os encontros do curso serão desenvolvidos a partir de abordagem interacionista, com socialização de teorias psicológicas e da educação, vivências através de exercícios e momentos reflexivos. Pretende-se com esse processo estimular a aprendizagem significativa e utilizar intencionalmente as metodologias ativas. A competência socioemocional está relacionada a uma inter-relação de habilidades emocionais e sociais que auxiliam a pessoa a manejar melhor suas emoções, a relacionar-se positivamente com outros e a executar seu fazer profissional (Marques; Tanaka; Foz, 2019). O desenvolvimento das competências socioemocionais na docência pressupõe que o aprender envolve não só os aspectos cognitivos e tecnicistas, mas também emocionais e sociais, focando na compreensão das relações interpessoais e das emoções emaranhadas no processo de ensino e da aprendizagem significativa (Abed, 2014). Essa discussão traz à tona, em meio a tantos temas emergentes, a relevância e inquestionável urgência do desenvolvimento das competências socioemocionais no processo de formação profissional, pressupondo sua integração nos currículos intertransculturais para formação continuada de professores, e no reconhecimento de sua contribuição no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação significativa (Abed, 2014). As tendências pedagógicas progressistas contemporâneas apontam que o desenvolvimento das competências socioemocionais é um desafio a ser incorporado na dinâmica escolar e dos seus atores. As competências socioemocionais constituem uma integração de saberes e fazeres sobre si mesmo e sobre os demais, apoiando-se na consciência, na expressão e no manejo das emoções, cujo objetivo é aumentar o bem-estar pessoal (subjetivo e psicológico) e a qualidade das relações sociais (Gondim; Morais; Brantes, 2014, p. 400). Corroborando com essa perspectiva, Rafael Bisquerra faz menção a cinco componentes da competência socioemocional: 1) consciência emocional de si e de outras pessoas; 2) regulação emocional, se refere ao gerenciamento das emoções; 3) autonomia emocional, que destaca a atitude positiva em relação a si mesmo e a vida, mantendo a autoestima elevada e reconhecendo os limites pessoais, recorrendo, em caso de necessidade, à ajuda externa; 4) domínio de habilidades sociais, em que se destaca a capacidade de se comunicar, ser assertivo e adotar atitudes respeitosas para com as demais pessoas; e 5) habilidades de vida e bem-estar, definidas como a capacidade de adotar comportamentos apropriados e responsáveis na solução de problemas pessoais, familiares, profissionais e sociais, preservando o bem-estar pessoal e social (2009, p.143). Salientamos que a inclusão das competências socioemocionais na Base Nacional Curricular Comum - BNCC (BRASIL, 2018) se configura um avanço, que incrementa a qualificação, na medida em que propicia formação multidimensional, para o exercício de sua cidadania ativa no mundo do trabalho e na sociedade do século XXI. Desse modo, [...] as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos, habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho (BRASIL, p. 10, 2018). Diferente de outros aspectos (que não constituem o foco neste espaço) aos quais cabe mais apurada análise, certa reserva e críticas às normativas da BNCC (2018), a centralidade conferida às competências não é só “mais uma exigência burocrática” ou “modismo pedagógico”, é sim plenamente justificável do ponto de vista educacional em se tratando de saberes e fazeres comprovadamente essenciais na vida subjetiva, social e profissional dos sujeitos. Trabalhar as competências socioemocionais nos docentes pressupõe oportunizar intencionalmente, o desenvolvimento da inteligência emocional e das habilidades sociais e emocionais a partir do reconhecimento, acolhimento e manejo assertivo das emoções básicas e complexas. Ademais, as competências socioemocionais incidem nas competências cognitivas e reverberam nas subjetividades dos sujeitos e nos processos de socialização e profissionalização, conforme salientam Gondim, Morais e Brantes (2014): As competências socioemocionais, funcionam como via pela qual as demais competências são expressas e desenvolvidas. Em outras palavras, o domínio de aspectos motivacionais e afetivos, em si e nos outros, assegura a aprendizagem, o desenvolvimento e a transferência dessas capacidades para outros contextos (p. 395). Nesse sentido, torna-se necessária a intensificação desse debate nos ambientes acadêmicos e escolares, por efeito da curricularização das competências socioemocionais e concomitante desenvolvimento de estratégias que visem assegurar a formação continuada dos professores em exercício, os quais não podem se furtar desse processo. Postula-se assim, que os professores conheçam o que são as competências socioemocionais, que as compreendam na inteireza, que tenham clareza da concepção de competência de que se fala nesse contexto, entendendo que diferem substancialmente do modelo de competência posto pelo paradigma tecnicista - produtivista. Observação: Para maiores informações e dúvidas, entrar em contato com a Profa. Coordenadora do Projeto de Extensão DialogicaMente Aissa Lisboa através do e-mail: alisboa@uneb.br
Formação Pedagógica UNEAD 2025.1
UNEAD Inscrição - 25/02/2025 à 14/03/2025OBJETIVO: A Formação Pedagógica UNEAD 2025.1, planejada pela Coordenação Geral da UNEAD e pelo Núcleo de Design Educacional da unidade, tem como principal objetivo a capacitação de tutores e professores formadores dos cursos de nível superior, na modalidade a distância, para a criação, desenvolvimento e acompanhamento de ambientes virtuais de aprendizagem no Moodle. A Formação Pedagógica visa proporcionar um aprendizado prático e interativo sobre os principais instrumentos utilizados na elaboração do planejamento de ensino de disciplinas, bem como desenvolver habilidades para interagir com as interfaces do Moodle. A ação, realizada semestralmente pela UNEAD, será transmitida no canal do YouTube da UNEAD e poderá ser acessada em: https://www.youtube.com/@UNEADUNEB/. O evento é aberto à comunidade interna e externa da UNEB, e as inscrições podem ser feitas pelo Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da universidade. A carga horária total do evento será de 30 horas, e os participantes inscritos poderão obter certificado ao final do curso. Atividade Data/Horário Palestrante Link de acesso Atribuições e competências dos Profissionais do EAD: o uso da IA na EAD 10/03/2025, às 19h Francine Mendes e Ana Santiago https://www.youtube.com/watch?v=lw8hKDAbcgw Planejamento de Ensino e Configuração do AVA 11/03/2025, às 19h Marcio Palmeira e Leonardo Ferraz https://www.youtube.com/watch?v=keWzblh9ObE Avaliação em EAD e critérios de avaliação 12/03/2024, às 19h Kathia Sales https://www.youtube.com/watch?v=85yCDrGF4TM Interfaces do AVA Moodle – recursos e atividades 13/03/2024, às 19h Danila Vasconcelos https://www.youtube.com/watch?v=fVwrbSRYY10 Ensino, Pesquisa Extensão e Formação na UNEAD 14/03/2024, às 19h Ana Paula Conceição https://www.youtube.com/watch?v=vmnxQgEFQqY Atuação da Tutoria na UNEAD 14/03/2024, às 19h Roberta Leal https://www.youtube.com/watch?v=lhtlpvXEu8s
RESERVA - UNEB FOLIA ESPAÇO CIDADANIA
PROEX Inscrição - 24/02/2025 à 04/03/2025O UNEB FOLIA ESPAÇO CIDADANIA, é um espaço cedido pela Secretaria de Cultura (SECULT) e estará localizado na Biblioteca Anísio Teixeira, ao lado da Igreja São Bento, na Avenida 7 de Setembro. O funcionamento ocorrerá entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, a partir das 14h, proporcionando um ambiente de apoio para instituições, como a SEPROMI, Casarão da Diversidade, SPM e IBCM, que circularão informativos, cartilhas e outros materiais de orientação e prevenção das violências sofridas por populações em situações de vulnerabilidade, além de orientações referentes a prevenção a saúde da população LGBTQIAPN+ e de trabalhadoras e trabalhadores do Carnaval . O espaço também estará aberto à Comunidade Unebiana que desejar aproveitar a programação do Carnaval durante os dias mencionados. O espaço está sujeito a lotação, então para que possamos organizar de forma justa e ordenada, abrimos essa inscrição para garantir a reserva. Ressaltamos que acompanhantes externos necessitam também realizar a inscrição para reserva de vaga. Menores de idade só entram acompanhados dos responsáveis.
Encontros de Direito & Literatura: O que nos restou
DEDCVIII Inscrição - 22/02/2025 à 21/03/2025Oi, gente! O livro do nosso encontro do mês de março é a novela "O que lhes restou", do escritor palestino Ghassan Kanafani. Ambientada em Gaza, apresenta cinco personagens centrais: Mariam, seu marido Zakaria, seu irmão mais novo Hamed, o deserto e um relógio. A narrativa acompanha os dois irmãos por meio de uma estrutura inovadora, marcada por idas e vindas no tempo e no espaço, com diferentes tipografias que criam simultaneidades, deslocamentos e rupturas. Embora a história se desenrole ao longo de apenas um dia, sua brevidade contrasta com a intensidade dramática da obra, a vastidão dos acontecimentos e a complexidade dos significados que emergem a cada página. Essa novela reafirma a genialidade de Ghassan Kanafani, um dos grandes nomes da literatura árabe. Vamos conversar sobre essa obra marcante e suas conexões com o Direito e os direitos humanos! Data: 21/03/2025 Horário: 16h00 Onde: Plataforma Microsoft TEAMS Carga horária: 6 h/a O Projeto de Extensão Encontros de Direito e Literatura é desenvolvido pelo Colegiado de Direito do Departamento de Educação, campus VIII, em Paulo Afonso, sob a coordenação do Prof. Dr. Ivandro Pinto de Menezes. *Sinopse adaptada da página da Editora Tabla.
III FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO PRISIONAL E INSERÇÃO SOCIAL - EDIÇÃO INTERNACIONAL
GEFEP Inscrição - 10/02/2025 à 30/05/2025O que é o FNEPIS? O Fórum Nacional de Educação Prisional e Inserção Social (FNEPIS) foi instituído a partir de 2014 com professores, técnicos, pessoas em privação de liberdade e profissionais que trabalham no sistema penitenciário, tendo por objeto as Políticas Públicas referentes à educação e inserção social de pessoas privadas de liberdade e em cumprimento de penas, restritivas de direitos e alternativas penais. O escopo das intervenções do FNEPIS é direcionado a garantia e criação de novos direitos para essas pessoas, jovens e adultos. Esta é uma iniciativa do Instituto Amendoeiras o qual assume como projeto social motivar pessoas em restrição e privação de liberdade, em situação de exclusão social a conhecerem as suas habilidades sociais e prazeres, a partir de atividades de aprendizado e capacitação profissional na perspectiva da liberdade. Este Fórum vem organizando encontros nacionais para discutir a Educação para privados e restritos de liberdade desde 2016, desenvolvendo a Metodologia de apresentar e construir soluções por questões de educação e inserção social do sistema penal junto com autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo nos estados e na União. O I FNEPIS, realizado em 2016, no Rio de Janeiro, no formato híbrido - presencialmente, no Auditório da Escola da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), e on-line – teve como tema, Os Paradoxos da Educação em Situações de Exclusão. Como desdobramento, foi criado o Fórum Permanente de Educação Prisional e Inserção Social – indicação feita pela Dra. Juíza Raquel Chrispino do TJ-RJ. O II FNEPIS, realizado online em 2021 com o tema Dimensões da Educação na Reinserção de Jovens e Adultos em Restrição/Privação de Liberdade, enfocou a necessidade da educação especializada no Sistema Penitenciário, e contando com a participação da Deputada Federal Rosa Neide Sandes Almeida (Mato Grosso), teve a educação especializada nas prisões do Brasil defendida por juízes, professores, técnicos, egressos. A partir daí, ganhou espaço na Comissão de Educação no Congresso Nacional - proposta encaminhada ao Instituto Nacional Anísio Teixeira (INEP) MEC. Como desdobramento, o documento oficial da Conferência Nacional de Educação (CONAE/2024) recomendou que fosse aprovada essa especialização, defendida desde 2021, com equiparação à Educação Indígena, Quilombola e do Campo. O III FNEPIS (2025) tem dimensão internacional, e será realizado em Salvador/BA, nos dias 08, 09, 10 e 11 de julho de 2025 em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio do Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação – GEFEP UNEB/CNPq, vinculado ao Programa de Pós-graduação stricto sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC UNEB). Nesta edição temos, ainda, outras três parcerias: Incarceration Nations Network (INN), Acadêmicos da Liberdade Global (GFS) e Unión Latinoamericana de Extensión Universitaria (ULEU). Com o tema “DO CÁRCERE PARA O MUNDO: novos olhares da interculturalidade e intersetorialidade”, propomos diálogos interdisciplinares acerca da educação para restritos e privados de liberdade, da inserção social e, ainda, incita um olhar crítico sobre os 41 anos da Lei de Execução Penal (1984). Nesta edição também será acolhido o debate sobre a socioeducação, ampliando a participação de outros profissionais da educação voltados a população de adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas. A equipe organizadora deste evento conta com professores/as de Ensino Superior e da Educação Básica; Técnicos especializados em atividades nos cárceres; estudantes de graduação e Pós-graduação, tendo suas ações compartilhadas entre integrantes do FNEPIS e do GEFEP UNEB/CNPq. Quais os OBJETIVOS do FNEPIS? Problematizar políticas públicas intersetoriais, interinstitucionais e interculturais voltadas à educação e inserção social de jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade, egressos dos cárceres e em cumprimento de penas alternativas, propondo ações que garantam a efetividade de Direitos Humanos a esta população; Debater a especialização da educação nos espaços de restrição e privação da liberdade como formação específica de profissionais através da gestão democrática e participativa, formulação do Plano Político Pedagógico (PPP), formação e qualificação profissional na educação básica e nas formações e qualificação profissional para técnicos/as; Promover a divulgação e difusão de atividades de intervenção nos cárceres e pelo sistema de justiça que contribuam para fomentar ressignificações das pessoas em cumprimento de penas restritivas e privativas de liberdade, e em alternativas penais; Valorizar profissionais da educação que atuam nas prisões e na socioeducação; favorecendo a articulação entre Instituições de Ensino Superior e Educação Básica, visibilizando pesquisas e intervenções realizadas através de ensino, pesquisa e extensão, na graduação e na pós-graduação. Quem pode participar? O FNEPIS é aberto ao público em geral e, em específico: Professores e estudantes de Educação Básica em suas diferentes modalidades educativas, principalmente a educação para restritos e para privados de liberdade; Professores e Estudantes de Instituições de Ensino Superior: cursos de graduação e Pós-graduação latu e stricto sensu; Profissionais da Educação Básica e de Instituições de Ensino Superior; Profissionais do Sistema Judiciário de demais órgãos públicos interessados; Egressos das prisões e familiares; Organizações da Sociedade Civil que trabalhem com temáticas de Direitos Humanos, pessoas em restrição e privação de liberdade e penas alternativas; Organizações da Sociedade e Movimentos Sociais com foco em Meio Ambiente e questões Climáticas; Integrantes de Movimentos Sociais que discutem Educação Popular. Quais as modalidades de participação? Apresentação de trabalho: Resumo Expandido, Relatos de Pesquisa; Relatos de Experiência; Painel /Banner presencial. As inscrições (gratuitas) devem ser feitas através do site do evento e a submissão de trabalhos deve seguir as orientações do Template, disponibilizado neste site. Cada autor/a só poderá submeter UM trabalho. Orientações para Inscrição 1. Escolha entre a opção de participação presencial OU online (apenas para participação como ouvinte); 2. Se for apresentar trabalho, escolha um dos Eixos Temáticos e se inscreva nele também; 3. Sobre seu Relato, siga as instruções do Template e envie o arquivo, em word, para o email do evento; Qualquer dúvida, mande mensagem para o email do evento. Quais os Eixos Temáticos? Os Eixos Temáticos que compõem o III FNEPIS problematizam estratégias de educação para pessoas em cumprimento de alternativas penais, privadas e restritas de liberdade apresentados e aprovados na Conferência Nacional de Educação-CONAE (2024). Propõem, assim, reflexões para fomentar as avaliações de ações e mudanças que podem ser operadas no Sistema de Justiça e Penal do Brasil, a partir de novas propostas de intervenções e do conhecimento de outros modelos de aplicação de justiça, mais humanizados e úteis a sociedade. Todos os Eixos estão relacionados à Educação e à Inserção Social, contemplando jovens e adultos que se encontram restritos e privados de liberdade, egressos e pessoas em cumprimento de penas alternativas e contarão com a participação de convidados/as que discutem temáticas neles situadas. Vejamos a seguir. Eixo 1 - Temática Educação: Gestão, Interculturalidade, Intersetorialidade, Diversidade e Cidadania. Objetivos: Debater a educação no cárcere, considerando aspectos históricos, políticos, sociais e pedagógicos. Discutir a gestão democrática nos ambientes prisionais e socioeducativos (adolescentes e jovens) - processos de aprendizagem e práticas pedagógicas sob a ótica dos direitos humanos universais, diversidade, cidadania, interculturalidade e intersetorialidade com base nos marcos legais internacionais e nacionais. Incentivar o estudo de currículos e metodologias específicas que visem desenvolver ações educativas alinhadas à realidade atual das pessoas em restrição e privação de liberdade, com foco na educação libertadora, considerando a modalidade EJA como possibilidade de ensino para o sistema prisional e socioeducativo. Difundir pesquisas sobre interculturalidade e suas ressonâncias nas transformações relacionadas ao cárcere, tendo em vista diferentes abordagens educacionais – no Brasil e em outros países. Avaliar metas das políticas públicas voltadas para a Educação nos espaços de restrição e privação de liberdade e contribuir para a formulação ou revisão destas. Eixo 2 - Temática Educação: Meio Ambiente e Sustentabilidade. Objetivos: Fomentar o diálogo entre instituições públicas, privadas e sociedade, promovendo articulações educacionais e técnicas para pessoas em situação de restrição e privação de liberdade, egressas dos cárceres e da internação sentenciadas as penas alternativas. Incentivar a Educação Ambiental nos espaços de restrição e privação liberdade, favorecendo a transformação social e sustentabilidade, com hortas comunitárias, reciclagem e reaproveitamento de materiais. Promover capacitações e trabalho de pessoas restritas e privadas de liberdade, egressas e em cumprimento de alternativas penais voltadas às práticas de sustentabilidade, preservação das abundâncias naturais. Debater sobre políticas públicas ambientais tendo como perspectiva o combate ao racismo ambiental em espaços de restrição e privação de liberdade. Eixo 3 - Temática Educação: Formação Profissional no Sistema Penitencário e no Socioeducativo. Objetivos: Promover formação de profissionais da Educação, da Execução Penal e do Sistema Socioeducativo. Discutir a educação formal e não-formal em suas interfaces para atender aos diferentes regimes de restrição ou de privação de liberdade, tanto no sistema penitenciário quanto no socioeducativo. Analisar Políticas Públicas voltadas para a formação profissional e suas ressonâncias nas mudanças culturais, científicas e tecnológicas. Aprofundar a compreensão sobre a interdependência dos elementos que compõem as práticas educativas, levando em conta especificidades, assim como desafios, transformações e inovações observadas nas diferentes abordagens de implementação da formação profissional. Analisar objetivos educacionais e práticas pedagógicas nos contextos prisional e socioeducativo, desvelando fenômenos educacionais que possibilitem a formação profissional, valorizando os desejos e as habilidades sociais, cognitivas e relacionais das pessoas em situação de restrição e privação de liberdade. Eixo 4 - Temática - Inserção Social: Atuação de Instituições de Ensino Superior, Técnicas e Órgãos Públicos no Sistema Penitenciário e Socioeducativo. Objetivos: Problematizar a inserção social no contexto do Sistema Penitenciário e Socioeducativo, destacando o papel das Instituições de Ensino Superior, técnicas e órgãos públicos na promoção da integração social e na melhoria das condições de vida das Pessoas em situação de restrição e privação de liberdade. Debater fundamentos da inserção social, conceitos e definições, histórico e evolução das políticas públicas no Brasil. Identificar projetos e programas de extensão universitária voltados para o socioeducativo e sistema penitenciário, promovendo a articulação da educação superior com a integração social de pessoas em regime de restrição e privação de liberdade. Utilizar técnicas e metodologias de ensino adaptadas aos contextos prisionais, com currículos e materiais didáticos específicos. Propor políticas públicas e legislações relacionadas à educação no sistema penitenciário e socioeducativo, com ações e programas de apoio à integração social. Eixo 5 - Temática - Inserção Social: Mudanças de "coisas inconstitucional nas prisões brasileiras" e na aplicação da pena. Objetivos: Promover análise crítica e integrada sobre o Sistema Penitenciário e Socioeducativo brasileiro, reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão histórica como um “Estado de Coisas Inconstitucional”, em virtude da violação generalizada e massiva de direitos fundamentais. Debater sobre as condições estruturais e conjunturais das prisões, destacando as responsabilidades compartilhadas entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; e sociedade civil, superando cenário de inconstitucionalidade. Argumentar a necessidade de reformas para garantir a dignidade humana para pessoas restritas/privadas de liberdade, promovendo ações intersetoriais e interinstitucionais que contemplem a educação, o trabalho e a integração social dessas pessoas. Identificar soluções que permitam a superação de práticas punitivas degradantes e a construção de políticas públicas que respeitem os princípios dos direitos humanos. Propor estratégias que combinem aplicação de penas alternativas com práticas de justiça restaurativa, enfatizando a redução do encarceramento em massa e a humanização das sanções. Eixo 6 - Temática - Inserção Social: Modalidades de alternativas penais e socialização. Objetivos: Analisar os impactos das alternativas penais sobre a população envolvida, a redução do encarceramento em massa e a promoção de condições mais justas no sistema de justiça penal. Fomentar reflexões sobre a aplicação de modalidades de penas alternativas ao encarceramento e suas contribuições para a redução do encarceramento em massa, bem como para a promoção da socialização e da integração social de pessoas sentenciadas. Analisar, criticamente, possibilidades de alternativas penais como ferramentas eficazes para superar a lógica punitiva centrada, exclusivamente, na privação de liberdade, considerando aspectos legais, sociais e educacionais. Destacar práticas que conciliem a responsabilização com a dignidade da pessoa humana, a redução da reincidência criminal e a transformação de contextos sociais que favorecem a exclusão e a marginalização. Debater modelos nacionais e internacionais bem-sucedidos da formulação de políticas públicas que ampliem a adoção de penas alternativas como parte de um sistema de justiça mais humanizado. Apresentar programas e projetos que incentivem o cumprimento de penas alternativas em atividades educacionais, laborais e socioambientais, alinhados às necessidades locais e regionais. Quais as ORIENTAÇÕES para Submissões de trabalhos Acessar Template disponível no site da UNEB. Enviar arquivo por e-mail: iiifnepis2025amendoeiras@gmail.com Para obtenção de Certificado no evento com carga horária total de 30 horas, os inscritos devem ter, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de participação. Os trabalhos aprovados e apresentados para socialização e discussão, no evento, serão publicados nos Anais do III Fórum Nacional de Educação Prisional e Inserção Social - III FNEPIS, desde que cumpram, rigorosamente, as normas de submissão constantes no Template. Atenção: Todas as inscrições são gratuitas. Prazo para Submissão de trabalho Prorrogado, até 21 de abril. Local do Evento: Real Classic Hotel Endereço: Rua Fernando Menezes de Góes, 165 - Pituba, Salvador - BA Programação 08 de julho 08h00 às 12h30 - I Colóquio da Educação no Contexto Socioeducativo link para informações: https://www.sge.uneb.br/inicio/detalhe/6069 Dra. Irandi Pereira/IDCA; Dra. Maria Nilvane Fernandes/UFMA; Profa. Mercedes Agrícola/SMED 14h00 às 17h00 - I Colóquio da Educação no Contexto Socioeducativo Agenda interna aos profissionais que atuam em CASEs 13h00 às 17h00 – Credenciamento III FNEPIS 14h00 às 15h30 - Mesa 1 - Inserção Social: Mudanças de “coisas inconstitucional nas prisões brasileiras” e na aplicação da pena Dra. Alessandra Prado/UFBA; Dr. Edmundo Reis Silva Filho/GAEP MP-BA; Dr. Cesar Ramaldes/MP-ES Medição: Sandra Almeida Figueira/FNEPIS-RJ 16h00 às 17h30 - Mesa 2 - Inserção Social: Modalidades de Alternativas Penais e Socialização Dra. Alessandra Padovani/UNINASAL; Dr. Ulisses Rabaneda/CNJ-MT; Dep. Estadual Olivia Santana Mediação: Dr. Rowayne Soares Ramos/FNEPIS-GO 18h00 às 19h30 - Cerimônia de Abertura III FNEPIS 20h00 às 21h00 – Conferência III FNEPIS Educação e Não Encarceramento Dra. Baz Dreisinger - Diretora do Incarceration Nations Network (INN). Professora da John Jay College da Cidade de Nova Iorque Mediação: Dr. Sergio Grossi/Jonh Jay College-EUA 09 de julho 08h30 às 10h00 - Mesa 3 - Educação: Gestão, Interculturalidade, Intersetorialidade, Diversidade e Cidadania Dra. Irandi Pereira/IDCA; Dr. Sergio Grossi/JJC-EUA Mediação: Maria das Graças Reis Barreto/FNEPIS-BA 10h30 às 12h00 - Mesa 4 - Educação: Meio Ambiente e Sustentabilidade Me. Antonio Araan Jambeiro Brandão/CEGRS-Anexo CASE; Dra. Cinthia Cibele Diniz de Medeiros/Juíza-RN Mediação: Jacqueline Fernandes Pessanha/FNEPIS-RN 12h30 – Intervalo para almoço 14h00 às 17h00 - Apresentações de Relatos de Pesquisa Eixo 1 – Educação: Gestão, Interculturalidade, Intersetorialidade, Diversidade e Cidadania Eixo 2 – Educação: Meio Ambiente e Sustentabilidade Eixo 3 – Educação: Formação no Sistema Penitenciário e no Socioeducativo Eixo 4 Inserção Social: Atuação das Instituições de Ensino Superior, Técnicas e Órgãos Públicos no Sistema Penitenciário e Socioeducativo Eixo 5: Inserção Social: Mudanças de “coisas inconstitucional nas prisões brasileiras” e na aplicação da pena Eixo 6: Inserção Social: Modalidades de Alternativas Penais e Socialização 17h30 às 20h00 - Entrega do Selo Prof. Roberto da Silva (in memoriam) 10 de julho 08h30 às 10h00 - Mesa 5 - Educação: Formação no Sistema Penitenciário e no Socioeducativo Dra. Elenice Onofre/UFSCar; Dra. Maria Nilvane Fernandes/UFMA e Dr. Joaquim Luís Medeiros Alcoforado/Universidade de Combra/Portugal Mediação: Me. Adriana Maria Gomes Lopes/CEGRS-Anexo CASE 10h30 às 12h00 - Mesa 6 - Inserção Social: Atuação das Instituições de Ensino Superior, Técnicas e Órgãos Públicos no Sistema Penitenciário e Socioeducativo Dra. Carolina Bessa Ferreira de Oliveira/UFSB; Dra. Silvia Maria Velenzuela/ULEU-Colômbia Mediação: Profa. Elizete Cardoso Assunção/FNEPIS-PA 12h30 às 14h00 – Intervalo para almoço 14h00 às 17h00 - Apresentações de comunicações nos Eixos Eixo 1 – Educação: Gestão, Interculturalidade, Intersetorialidade, Diversidade e Cidadania. Eixo 2 – Educação: Meio Ambiente e Sustentabilidade Eixo 3 – Educação: Formação no Sistema Penitenciário e no Socioeducativo Eixo 4 Inserção Social: Atuação das Instituições de Ensino Superior, Técnicas e Órgãos Públicos no Sistema Penitenciário e Socioeducativo Eixo 5: Inserção Social: Mudanças de “coisas inconstitucional nas prisões brasileiras” e na aplicação da pena Eixo 6: Inserção Social: Modalidades de Alternativas Penais e Socialização 11 de julho 08h30 às 10h00 - Conferência de Encerramento Educação para Privados e Restritos de Liberdade: engajamento possíveis Dr. Raul Escobar Maturana/USCS-Chile 10h30 às 12h00 - Plenária Final: Acolhida de propostas 12h30 as 14h00 - Intervalo de almoço 14h00 as 17h00 – Agenda de Trabalho - Eixos Temáticos: sistematização de propostas Atividades Períodos Divulgação INSCRIÇÃO - Submissão de Trabalhos 10 de fevereiro a 21 de abril SGE UNEB INSCRIÇÃO - Apenas como Ouvinte 10 de fevereiro a 15 de junho SGE UNEB Resultado: Submissão dos Trabalhos 09 de maio Retorno via e-mail da inscrição Apresentação dos Trabalhos 09 a 11 de julho Presencial Organização dos ANAIS do evento 01 de julho a 30 de agosto (intra FINEPIS) Divulgação dos ANAIS do evento 30 de agosto SGE UNEB Convidados/as que confirmaram disponibilidade na Agenda Dra. Baz Dreisinger - Diretora do Incarceration Nations Network (INN). Professora da John Jay College da Cidade de Nova Iorque Dra. Alessandra Rapacci Mascarenhas Prado/UFBA Dr. Cezar Ramaldes - Promotor MP/ES Dr. Edmundo Reis Silva Filho – Coordenador do GAEP/MPBA Dra. Andrea Sandoval Padovani/UNINASSAU Dr. Ulisses Rabaneda – Conselheiro do CNJ/MT Dr. Sérgio Grossi – EUA - Professor Assistente de Criminologia do Departamento de Sociologia da John Jay College da Cidade de Nova Iorque. Dra. Cintya Cibele – RN Dra. Elenice Onofre – Universidade de São Carlos Sylvia Maria Valenzuela - Vice-Presidente da União Latino Americana de Extensão Universitária – ULEU/Colômbia Dra. Irandi Pereira - Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente Dra. Maria Nilvane Fernandes – Universidade Federal do Amazonas Comissão Organizadora: Adriana Maria Gomes Lopes (SEC BA) Daniele Santana Santos (SEC BA) Jacqueline Fernandes de Gusmão Neves Pessanha (FNEPIS RN) Márcea Andrade Sales (GEFEP UNEB/CNPq) Maria das Graças Reis Barreto (FNEPIS BA) Rowayne Soares Ramos (FNEPIS GO/Instituto Amendoeiras) Sandra de Almeida Figueira (FNEPIS/Instituto Amendoeiras) Comissão Cientifica: Anderson Menezes (UFAL) Carlos Roberto de Melo (GFS/USP/MG) Cira Maia Ciniglio dos Santos (FNEPIS PB) Danilo José dos Santos (FNEPIS/PEE/PE) Elizete Cardoso Assunção (FNEPIS/UNAMA/PA) Flávia Demuner Ribeiro (SEDU/UFES/ES) Jéssica Ribeiro Assis Barros (Instituto Ribeiro’s/GO) Judiney Dias Abbondanza (SEC BA) Jussivânia de Carvalho Vieira Batista Pereira (UFMT) Kátia Maria de Aguiar Barbosa (UNEB) Kátia Aparecida da Silva Nunes (SEDUC/MT) Maria Ijaci Gomes Correia (FNEPIS PE) Márcia Lopes Ferreira (FNEPIS/PUC MG) Newdith Mendonça Dias (SEC BA) Oswaldo Valença da Silva Filho (SEAP BA) Sidnelly Aparecida de Almeida (FNEPIS/PUC MG) Silvana Barbosa de Oliveira (FNEPIS PR) Sylvia María Valenzuela (ULEU/Colômbia) Tayana Bordalo (FNEPIS/UNITINS/TO) Valuza Maria Saraiva (SEC BA) Comissão Executiva: Ana Maria dos Reis Salgueiro (FNEPIS RJ) Aline Aparecida Rocha (FNEPIS MT) Camomila Damaceno Alves (FNEPIS GO) Cícero Alves (GFS/PE) Éris Magalhães Gomes (Instituto Ribeiros/GO) Giselly Batista Dias Guimarães (FNEPIS GO) Henrique Silva Barbosa (GFS/RJ) Nátalie Damasceno Ramos (UFCAT/GO) FNEPIS Regional – Coordenação: Região Norte: Elizete Cardoso Assunção e Tayana Bordalo Região Centro Oeste: Maria Conceição Cerqueira Caldas e Felipe Paim Região Nordeste: Cira Maia C. dos Santos e Jacqueline Fernandes de G. N. Pessanha Região Sudeste: Bruna Salvador e Janete Duarte Alves Ferreira Região Sul: Silvana Barbosa de Oliveira
Encontros de Direito e Literatura • Era apenas um presente para o meu irmão
DEDCVIII Inscrição - 04/02/2025 à 21/02/2025?? No nosso primeiro encontro de 2025, vamos mergulhar na obra "Era apenas um presente para o meu irmão", de Bruno Ribeiro. A “Barbárie de Queimadas” é como ficou conhecido o crime de estupro coletivo seguido de morte que tirou a vida de duas mulheres em Queimadas, uma pequena cidade do interior da Paraíba, em fevereiro de 2012. Para recontar essa história, Bruno Ribeiro, vencedor do Prêmio Todavia de Não Ficção, entrevistou mais de cem pessoas numa tentativa não apenas de reconstruir o crime, mas de entender seu impacto e suas consequências. Como em um DOGVILLE do agreste com cenas de LARANJA MECÂNICA, o livro disseca personagens que parecem fadados a carregar para sempre as cicatrizes de uma realidade impiedosa — cada um à sua maneira. ?? Data: 21 de fevereiro ?? Horário: 16h ?? Plataforma: TEAMS Link para o encontro: https://abrir.link/pJGrD Participe dessa discussão instigante sobre literatura e direito! Esperamos você! Coordenação Acadêmica: Prof. Dr. Ivandro Pinto de Menezes Carga-horária: 6 h/a
Curso de Extensão: Como funciona a Sociedade 2025
DEDCXII Inscrição - 27/01/2025 à 09/02/2025O presente projeto “CFS 1- Como Funciona a Sociedade”, trata-se de um curso de formação, a ser realizado em dois dias inteiros, em 15 e 16 de fevereiro, com estudantes de cursos de graduação, a ser realizado no Campus XII da UNEB, em Guanambi. A metodologia utilizada será a da Educação Popular, cuja perspectiva é de que o conhecimento pode ser traduzido e construído com interação e participação ativa de educador/a e educandos/as. Serão utilizados como recursos pedagógicos, quadro, cartolina, bem como serão desenvolvidas dinâmicas e encenações teatrais, como forma de promover a interação e participação na construção do conhecimento. Serão abordados temas que possibilitem o conhecimento sobre a economia, o Estado, a política e os processos sociais relacionados. O curso será realizado em dois dias intensivos, adotando a metodologia da Educação Popular, que promove a construção coletiva e a tradução do conhecimento por meio de uma interação ativa entre educadores/as e educandos/as. Para garantir o engajamento e a efetividade do aprendizado, serão utilizadas dinâmicas participativas que incentivem a colaboração e a reflexão conjunta, exposições dialogadas que estimulem o pensamento crítico, e recursos pedagógicos como quadro e cartolina. Além disso, encenações teatrais serão incorporadas como estratégia para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e contextualizado. Palestrante Convidado: Eduardo Mara Professor Adjunto do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Programação: * 15/02 Manhã: dinâmica de reconhecimento da realidade brasileira; Tarde: categorias básicas da economia política; * 16/02 Manhã: O papel da política e do Estado; Tarde: racismo, patriarcado e transformação social.
Direito & Cinema
DEDCVIII Inscrição - 06/01/2025 à 13/06/2025É com grande entusiasmo que convidamos você para participar do projeto de extensão "Direito e Cinema", uma iniciativa interdisciplinar que une o universo jurídico e a sétima arte. O projeto tem como objetivo promover reflexões críticas e aprofundadas sobre questões jurídicas, sociais e éticas a partir da análise de obras cinematográficas. Cada sessão contará com a exibição de um filme seguido de um debate mediado por professores, pesquisadores e convidados especiais. Por que participar? Ampliar sua visão crítica sobre temas jurídicos contemporâneos; Desenvolver habilidades de argumentação e diálogo em um ambiente dinâmico; Explorar a interface entre Direito, cultura e sociedade através do cinema. Informações Gerais: Público-alvo: Estudantes, profissionais e a comunidade em geral. Período: 11.04 a 13.06.2025 Local: UNEB - Campus VIII - Sala de Videoconferência Inscrições: 06.01 a 13.06.2025 Certificado: 4h/a por encontro Em cartaz: 11.04 - 15h - Jurado #2 09.05 - 15h - Emilia Pérez 13.06 - 15h - Kramer vs. Kramer Coordenação Acadêmica: Prof. Dr. Ivandro Pinto de Menezes Venha fazer parte desse projeto inovador e descubra como o cinema pode inspirar novos olhares sobre o Direito e o mundo ao nosso redor! Contamos com sua participação.
Palestra show: O poder da arte e do riso nos cuidados de saúde
DEDCVII Inscrição - 13/12/2024 à 23/01/2025Palestra Show com os Terapeutas do Riso *O Poder da Arte e do Riso na Saúde* Em comemoração aos 25 anos de atuação dos Terapeutas do Riso, convidamos você para uma palestra show interativa que celebra o impacto transformador da arte e do riso na saúde. Por meio de um trabalho sistemático e contínuo, atuamos em hospitais e empresas de saúde, utilizando a arte do palhaço como um poderoso instrumento de humanização. Queremos compartilhar com você como o riso pode ser um remédio para a alma e um agente de mudança para a saúde e o bem-estar de milhares de pessoas. O que você vai vivenciar: O poder da arte na saúde: Saiba como intervenções artísticas sistemáticas promovem empatia, melhoram a qualidade de vida e fortalecem as conexões humanas em ambientes de cuidado. O riso como remédio: Entenda, com base em estudos e experiências, como o humor reduz a dor, alivia o estresse e fortalece emocionalmente pacientes e equipes de saúde. Histórias de impacto: Relatos inspiradores que destacam os resultados transformadores de 25 anos de trabalho dedicado e sistemático. Dinâmicas interativas: Participe de atividades que despertam sua criatividade, humor e sensibilidade. Contribua para a continuidade desse trabalho Durante o evento, realizaremos o Pix Solidário, voltado para garantir a sustentabilidade do programa Terapeutas do Riso. Sua doação nos permite continuar nossa missão de humanizar a saúde e espalhar risos para quem mais precisa. Por que participar? Descubra como o riso e a arte podem transformar a saúde física e emocional. Compreenda o impacto de um trabalho de arte e riso sistemático em ambientes de saúde. Celebre conosco as conquistas e desafios de 25 anos de dedicação à humanização. Informações do evento Data: 16/12/2024 às 16h Local: Auditório DEDC campus VII Duração: 55 minutos ? Bate papo após com os participantes Junte-se a nós nesta celebração e contribua para construir um futuro onde o riso e as artes continue sendo um agente de cura e transformação!
II Encontro do Grupo de Pesquisa Constituir
DCHI Inscrição - 13/12/2024 à 17/12/2024II Encontro do Grupo de Pesquisa Constituir do Curso de Direito da Uneb- DCH I Tema: 200 anos de constitucionalismo no Brasil e 35 anos da Constituição do Estado da Bahia- O que constituímos? Podemos esperançar? Data : 17 de dezembro de 2024- 13h ás 18:00h. Local: Sala Herculano Menezes ( Sala das Comissões) da Assembleia Legislativa da Bahia-ALBA. Período de inscrição: de 13.12.2024 à 17.12.2024 (até ás 16h). Número de vagas abertas: 100 vagas. Síntese da atividade: O encontro contará com exibição de documentário, duas mesas redondas com convidados externos e breve exposição das pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa. Docente Responsável: Prof. Gilsely Barbara Barreto Santana, coordenadora do grupo. Certificação: 5h
CICLO DE DEBATES V: DIREITO, LITERATURA E CONTEMPORANEIDADE
DCHI Inscrição - 11/12/2024 à 13/12/2024O “Ciclo de Debates: Direito, Literatura e Contemporaneidade” fomenta diálogos e debates, considerando obras literárias, e inspira reflexões contemplando, sobretudo, as representações do direito, das instituições e práticas jurídicas na Literatura. Neste sentido, através da análise de obras clássicas e contemporâneas o debate compreende o modo pelo qual a literatura tematiza conflitos sociais no campo do direito e pretende identificar as representações elaboradas acerca do Direito e da justiça. O quinto debate ocorrerá no dia 13 de dezembro, das 13:30 às 16:30, na sala 4 do Departamento de Ciências Humanas I do Campus I com certificação de 3h.