SESSÃO ABERTA LAFFOR-BA: Avaliação de Funcionalidade como Instrumento Pericial
DCVI Inscrição - 29/11/2024 à 03/12/2024SESSÃO ABERTA LAFFOR-BA: Avaliação de Funcionalidade como Instrumento Pericial Olá, pessoal! Mais uma sessão aberta de 2024 já tem data marcada e trará como tema "Avaliação de Funcionalidade como Instrumento Pericial". Data: 03.12 (terça-feira) Horário: 20h - 21h30 Facilitadora: Fga. Tatiana B. Garcia Vaz Plataforma: Google Meet IMPORTANTE: Ao informar seus dados, revise-os com atenção; informações incorretas podem dificultar nosso contato com você e a emissão de seu certificado de participação. NOS VEMOS LÁ!
Café com Prosa: Diálogos sobre a Educação e a Vida no Cotidiano da EJA
DCHTXVII Inscrição - 28/11/2024 à 05/02/2025Tema: Café com Prosa: Diálogos sobre a Educação e a Vida no Cotidiano da EJA Duração: 2 horas Público Responsável: Estudantes de Pedagogia (5º semestre) Público Alvo: Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Professores envolvidos: Isaura Francisco; Luíz Ricardo Braga; Fernando Carvalho; Maria Célia Aguiar; Maria Ercilia; Elvina Perpétua Organização do evento Equipe Componente Professor Erica Beatriz A. de Jesus Garcia; Moises de Almeida Trindade Rosana Magalhaes dos Santos F. T. M da Geografia Maria Ercilia Larissa Paula de Araujo Santos Samara Rebeca Silva Gomes Tatiane Ferreira de Araujo F. T. M da Matemática Fernando Carvalho Pires Patrícia Alves de Brito Valquiria Rosa da Trindade Voneide Barbosa da Silva F. T. M da Ciência Maria Célia Santana Aguiar Elaine dos Santos Bonfim Mariza Sousa Rocha Linguagens e Estudos Linguísticos Elvina Perpétua Ramos de Almeida Andreza Gomes Santana Kelle Ferreira dos Santos Gestão Luiz Ricardo. P. A. Braga Everson Santana Moraes Marla Santana Magalhaes Regiane Jesus dos Santos Educação de Jovens e Adultos Isaura Francisco Resumo O evento Café com Prosa promove um diálogo interdisciplinar entre estudantes de Pedagogia e da EJA, integrando os componentes curriculares Linguagens e Estudos Linguísticos, Matemática, Gestão, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Ciência, da Matemática e da Geografia. Por meio de atividades práticas e conversas mediadas, os participantes serão convidados a refletir sobre aspectos do cotidiano relacionados ao café, abordando temas como cultura, história, economia e ciência. A proposta valoriza saberes dos alunos da EJA, fomentando uma troca de experiências e o protagonismo educacional. Justificativa O tema Café com Prosa foi escolhido por sua relevância cultural e histórica bem como por ser um evento presente na pratica pedagógica das escolas que ofertam educação de Jovens e Adultos. Essa abordagem interdisciplinar permite explorar aspectos linguísticos, matemáticos, científicos e geográficos de maneira prática e contextualizada, promovendo uma experiência significativa. O evento também visa vínculos estreitos entre os estudantes de Pedagogia e da EJA, incentivando práticas pedagógicas inclusivas e dialogadas. Objetivos Promover um diálogo entre a UNEB e Educação Básica, na Modalidade EJA Promover a integração entre os estudantes da Pedagogia e da EJA, valorizando os conhecimentos prévios de todos os participantes. Contextualizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento, utilizando o café como elemento articulador. Estimular práticas pedagógicas interdisciplinares e participativas. Desenvolver habilidades de diálogo, análise crítica, resolução de problemas e reflexão sobre o papel da educação no cotidiano. Metodologia 1. Acolhimento e abertura (10 minutos): Boas-vindas com café e pequenos acompanhamentos típicos (bolos biscoitos). Apresentação do tema e dinâmica de apresentação com breve relato sobre a relação pessoal de cada participante com o café. 2. Oficinas interdisciplinares (1h20min): Os participantes serão divididos em grupos e passarão por estações temáticas organizadas pelos estudantes de Pedagogia, que orientarão as atividades: Gestão Fazer a introdução do evento e promover um dialogo sobre a EJA Combinada, proposta executada pelo município de Bom Jesus da Lapa, no ano de 2024. Linguagens e Estudos Linguísticos Promover um diálogo sobre os estudos linguísticos na Universidade e Na educação Básica Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática: Promover um diálogo sobre a aprendizagem matemática na EJA Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Ciência Promover um diálogo sobre a aprendizagem da ciência na Universidade e Na educação Básica Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia: Promover um diálogo sobre a aprendizagem da geografia na Universidade e Na educação Básica Educação de Jovens e Adultos Dialogar sobre a importância da Escolarização na EJA Encerramento (30 minutos): Debate final mediado pelos estudantes de Pedagogia, conectando as reflexões das oficinas aos desafios da EJA. Leitura de alguns textos produzidos pelos participantes e compartilhamento de aprendizados. Avaliação coletiva e fechamento com entrega de lembranças simbólicas (marcadores de livro ou sachês). Avaliação A avaliação ocorrerá de forma contínua, considerando: Participação ativa dos estudantes da EJA e dos estudantes de Pedagogia nos workshops e discussões. Reflexões compartilhadas durante o debate final, demonstrando a articulação de conteúdos interdisciplinares com o cotidiano. Retorno qualitativo dos participantes no momento de avaliação coletiva, incluindo sugestões para eventos futuros.
13º Café Contábil - Campus XIX
DCHTXIX Inscrição - 27/11/2024 à 06/12/2024Integração entre as turmas das disciplinas de semi inter dos semestres I, II, III e IV do semestre 2024.2.
Oficina:"Cinema, audiovisual e o ensino de História"
DCHVI Inscrição - 27/11/2024 à 28/11/2024O objetivo da oficina é costurar a relação que cerca e órbita três pontos importantes: a história, a literatura e o cinema. A partir de obras audiovisuais como ponto de partida tenta compreender as especificidades históricas e socioculturais. Analisa como o cinema e a literatura condicionam uma (re)descoberta e (re)leitura de identidades socioculturais, incluindo, nesse caso, as identidades brasileiras.
Sessão Científica - "Saúde Mental na Graduação: Desafios, Impactos e Estratégias de Promoção do Bem-Estar Estudantil"
DEDCVII Inscrição - 27/11/2024 à 14/08/2025Evento com discussões sobre os fatores que afetam a saúde mental dos estudantes de graduação, como prioridades da vida acadêmica, transição para a vida adulta e desafios socioeconômicos, que permite explorar os impactos dessas questões no desempenho acadêmico e pessoal, bem como estratégias eficazes para promover a saúde mental, como políticas de apoio psicológico, práticas de autocuidado e iniciativas de integração social. com a seguinte programação: 8h00 – 8:30: Credenciamento e Boas-vindas Acolhimento dos participantes: 9:00 – 10:00: Roda de conversa Tema: "Desafios e Impactos da Saúde Mental no Contexto Acadêmico e Ferramentas para o Autocuidado e Promoção do Bem-Estar no Ambiente Acadêmico" Palestrante: Psicólogo Alexandre Maia (HDAM) 10:00 – 10:40 Dinâmica: Práticas guiadas de mindfulness, respiração/ Técnica de relaxamento Café e networking entre os participantes 11h00: Depoimentos e Propostas Depoimentos curtos de estudantes sobre experiências de superação e iniciativas de autocuidado. Sessão aberta para sugestões de estratégias de promoção do bem-estar nos cursos. Detox mental 11:40: Encerramento e Agradecimentos Mensagem final da organização.
Ciclo de Debates III: Direito, Literatura e Contemporaneidade
DCHI Inscrição - 26/11/2024 à 29/11/2024“ O 'Ciclo de Debates: Direito, Literatura e Contemporaneidade' intenta fomentar diálogos e debates, considerando obras literárias e inspirando reflexões contemplando, sobretudo, as representações do direito, das instituições e práticas jurídicas na Literatura. Neste sentido, através da análise de obras clássicas e contemporâneas contempla o modo pelo qual a literatura tematiza conflitos sociais no campo do direito e pretende compreender as representações elaboradas acerca do Direito e da justiça. O terceiro debate ocorrerá no dia 29 de novembro, das 13:30 às 15:30, na sala 4 do Departamento de Ciências Humanas I do Campus I com certificação de 2 horas.”
Mesa Redonda: história de angola a partir de perspectivas interdisciplinares
DEDCII Inscrição - 26/11/2024 à 29/11/2024Esta Mesa Redonda reunirá renomados professores da Universidade de Luana, tais como Prof. Simão Rui, Prof. Domingos Ngoma. Prof. Rômulo Carvalheda. Neste evento mediado por Alberto Gois (Estudo Étnicos e Africanos - UFBA) os ouvintes terão a oportunidade ímpar de ver como a História de Angola pode ser vista de modo interdisciplinar.
CICLO DE DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS: para uma educação a distância relacional
UNEAD Inscrição - 26/11/2024 à 28/11/2024O evento "Ciclo de Diálogos Contemporâneos: para uma educação a distância relacional", realizado pela Licenciatura em Pedagogia da UNEAD, será transmitido no Canal do YouTube da UNEAD no dia 28/11/2024, às 19h. A ação terá como palestrante o Prof. Dr. Antônio Quintas da Universidade Aberta Portugal e faz parte da comemoração de 10 anos da UNEAD. Estarão presentes também no evento a Coordenadora Geral da UNEAD Profa. Me. Francine Mendes, a Coordenadora Adjunta Profa. Dra. Letícia Telles, a docente do Departamento de Educação da UNEB Profa. Dra. Mary Valda Sales e o Coordenador da Licenciatura em História da UNEAD Prof. Dr. Alfredo da Mata. A mediação do evento será feita pela Coordenadora da Licenciatura em Pedagogia e do Núcleo de Pesquisa e Extensão da UNEAD Profa. Dra. Ana Paula Conceição. Os inscritos na palestra pelo Sistema de Gerenciamento de Evento (SGE) da UNEB poderão obter certificado de participação. Acesse a palestra no Canal do YouTube da UNEAD: https://www.youtube.com/watch?v=n44NGFwdUBI
O processo formativo das Licenciaturas para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva!
DCHVI Inscrição - 25/11/2024 à 29/11/2024Palestra “O processo formativo das Licenciaturas para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva!” Data: 29/11/2024 Horário: 19:30h Local: Auditório do DCH VI- UNEB Caetité Público alvo: Estudantes de graduação, Comunidade acadêmica, Professores da Educação básica, Pesquisadores e demais interessados na temática Breve resumo: Considerando a relevância da formação do professor para uma educação inclusiva, a palestra “O processo formativo das Licenciaturas para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva!” faz-se de suma relevância no contexto atual. O evento, promovido pelo colegiado de Letras, Língua Inglesa e Literaturas no dia 29/11/2024 é gratuito e aberto à toda comunidade acadêmica, havendo certificação para os inscritos.
Oficina “A construção do Eu Corporal: Transtornos específicos da Aprendizagem”
DCHVI Inscrição - 25/11/2024 à 30/11/2024Oficina “A construção do Eu Corporal: Transtornos específicos da Aprendizagem” Data: 30/11/2024 Horário: 08:00h Local: Auditório do DCH VI- UNEB Caetité Público alvo: Atividade exclusiva para alunos do curso de Licenciatura em letras, Língua Inglesa e Literaturas do DCH VI- Caetité.
OFICINAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE FONOAUDIOLÓGICA
NUPE DEDC I Inscrição - 25/11/2024 à 05/12/2024Profa. Juciana Cerqueira do Departamento de Ciências da Vida e a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire -DEDC I oferecem OFICINAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE FONOAUDIOLÓGICA 2024.2. O Projeto visa à promoção, a conscientização e o conhecimento sobre a importância da saúde auditiva, da comunicação humana e do desenvolvimento cognitivo. A partir de atividades interativas e dinâmicas, as oficinas destinadas ao público adulto, abordarão temas como: Oficina 03 – Escutando para aprender: estimulação de habilidades auditivas - 29/11 - 13:30 - SALA 307 - DCV I Oficina 04 – Brincando com a mente: Jogos e brincadeiras para estimular as Funções Executivas - 29/11 - 15:20 - SALA 05 - DEDC I Oficina 05 – Olhos que Aprendem: o impacto do Processamento da Informação Visual no processo de alfabetização - 06/12 - 13:30 - SALA 307 - DCV I Maiores informações: Instagram: @brinquedotecapaulofreire (71) 9 99604-6166 - Brinquedoteca Universitária Paulo Freire COM CERTIFICAÇÃO
II SIMPÓSIO LAPI: Explorando aspectos sociais, psicológicos e nutricionais dos Transtornos Alimentares
NUPE DEDC I Inscrição - 25/11/2024 à 07/12/2024II SIMPÓSIO LAPI: Explorando aspectos sociais, psicológicos e nutricionais dos Transtornos Alimentares
XVI SEMANA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - GESTÃO PÚBLICA E CONTROLE SOCIAL: PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO
DEDCVII Inscrição - 25/11/2024 à 29/11/2024
Sessão Científica do Grupo de Pesquisa sobre o Cuidado em Enfermagem
DEDCVII Inscrição - 23/11/2024 à 25/12/2024A Sessão Científica do Grupo de Pesquisa sobre o Cuidado em Enfermagem será realizada no dia 29 de novembro de 2024 das 9 às 17h com o intuito de debatermos sobre o impacto do grupo de pesquisa para a produção do conhecimento em enfermagem e saúde assim como divulgar os projetos de pesquisas que os docentes pesquisadores pertencentes ao grupo estão desenvolvendo, linhas de pesquisa que os docentes atuam e as produções científicas do ano de 2024 decorrentes dessas pesquisas. Será ministrado também um minicurso intitulado "Como escrever um artigo científico" para instrumentalizar discentes e profissionais da área de Enfermagem e Saúde sobre a escrita de artigos científicos. Link para acesso ao evento: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_OTMzNWU3ZWEtNjk0OS00MjY5LWE3MDQtNmNjYTg0NjUwODEw%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22%2c%22Oid%22%3a%22570a629c-f4a8-4b32-a013-aafadb3fc4be%22%7d Link para acesso ao minicurso "Como escrever um artigo científico": https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZWZmYzA2ODUtYzE2ZS00NWE3LTg2MmQtZWVjMzVmNjY5NmE2%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22%2c%22Oid%22%3a%22570a629c-f4a8-4b32-a013-aafadb3fc4be%22%7d
X CICLO DE DIÁLOGOS HÍBRIDO FORINLEJA-GPELCH 2024
NUPE DEDC I Inscrição - 23/11/2024 à 26/11/2024Os Grupos de Pesquisa FORINLEJA e GPELCH -DEDC/PPGEduC/UNEB, em parceria com a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire, Universidade AbERTA - Portugal, LE@D, LAEIINF, PPG, PROEX, UNEAD, DEDC I realizam o CICLO DE DÍALOGOS HÍBRIDO. A X Edição de 2024 ocorrerá dia 26/11/2024, às 09h, no Auditório Milton Santos da pós-graduação do Departamento de Educação - Campus I/UNEB, com a temática: AUTOETNOGRAFIA, INVESTIGAÇÃO E FORMAÇÃO e o lançamento do livro NAVIO - Antônio Quintas Mendes. A transmissão será pelo Canal do YOUTUBE do FORMACCEINFÂNCIA UNEB. CERTIFICAÇÃO: 04 horas Maiores informações: Instagrans: formacceinfancia, rosy.lapa, brinquedotecadedc1@uneb.br Participem!