A ATUALIDADE DA PEDAGOGIA ÉMILE JAQUES-DALCROZE
UNEAD Inscrição - 19/11/2024 à 25/11/2024SOBRE O EVENTO A Palestra "A atualidade da pedagogia de Émile Jaques-Dalcroze" será ministrada no dia 25/11/2024, às 19h, pela Profa. Dra. Gilka Martins, com o objetivo de abordar as práticas musicais criadas por Jaques-Dalcroze. A mediação do evento será realizada pelo Prof. Dr. Aurélio Nogueira. O evento é realizado pela Licenciatura em Música da UNEAD e tem como público-alvo o(a)s discentes dos componentes “Práticas Musicais Coletivas” e “Pesquisa e Prática Pedagógica I” e a comunidade acadêmica interna e externa da UNEAD. Os inscritos na palestra pelo Sistema de Gerenciamento de Evento (SGE) da UNEB poderão obter certificado de participação. Acesse a palestra no Canal do YouTube da UNEAD: https://www.youtube.com/watch?v=9tUbXve0RHI Gilka Martins é professora titular na Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem Doutorado (2015) e Mestrado (2005) em Educação e Licenciatura e Bacharelado em Música (1985) pela UFG.
Ciclo de Debates II: Direito, Literatura e Contemporaneidade
DCHI Inscrição - 19/11/2024 à 22/11/2024“ O 'Ciclo de Debates: Direito, Literatura e Contemporaneidade' intenta fomentar diálogos e debates, considerando obras literárias e inspirando reflexões contemplando, sobretudo, as representações do direito, das instituições e práticas jurídicas na Literatura. Neste sentido, através da análise de obras clássicas e contemporâneas contempla o modo pelo qual a literatura tematiza conflitos sociais no campo do direito e pretende compreender as representações elaboradas acerca do Direito e da justiça. O segundo debate ocorrerá no dia 22 de novembro, das 13:30 às 15:30, na sala 4 do Departamento de Ciências Humanas I do Campus I com certificação de 2 horas.”
IV SEMANA DE LETRAS INGLÊS
DCHI Inscrição - 19/11/2024 à 15/01/2025universidade do estado da bahia - uneb DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - DCH I LETRAS LINGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS IV SEMANA DE LETRAS INGLÊS Licenciaturas de Língua Inglesa: ensino, pesquisa e extensão 10 de Dezembro (Local: Departamento de Ciências Humanas - Campus I - Sala de Defesa do PPGEL) 18:15 - 18:30 Solenidade de Abertura 18:30 - 19:10 Palestra de abertura Prof. Dr. Eliseu Clementino de Souza (PPG - Uneb) (Mediação: Profa. Dra. Daniela Mascarenhas) 19:10 - 19:30 Debate 19:30 - 19:45 Intervalo 19:45 - 21:00 Sessão de Comunicação Oral 1 (Mediação: Prof. Edvan Cardoso ) 11 de Dezembro (Local: Departamento de Ciências Humanas - Campus I - Sala de Defesa do PPGEL) 18:15 - 19:00 Palestra: Nas trilhas da pós-graduação: caminhos e desafios Prof. Dr. Nerivaldo Alves de Araújo (PPGEL - Uneb) (Mediação: Profa. Dra. Elisangela Santana dos Santos) 19:10 - 19:30 Debate 19:30 - 19:45 Intervalo 19:45 - 21:00 Sessão de Comunicação Oral 2 (Mediação: Profa. Dra. Isolda Lisboa ) 12 de Dezembro (Local: Departamento de Ciências Humanas - Campus I - Sala de Defesa do PPGEL) 18:15 - 20:00 Minicurso - BNCC de língua inglesa: implementação e desafios na escola pública Profa. Dra. Flávia Oliveira (UFBA) (Mediação: Prof. Me. Sanio Santos da SIlva) 20:00 - 21:30 Apresentação cultural pelos graduandos Letras Inglês DCH-I
XV ENCONTRO DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CAETITÉ E REGIÃO Entre raízes e tradições: celebrando a identidade quilombola
DCHVI Inscrição - 18/11/2024 à 18/12/2024INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA A existência dos territórios quilombolas, atualmente, e muitas vezes defendidos pela própria historiografia e por movimentos sociais, é compreendida como forma de preservar e designar o pertencimento étnico dos grupos que são caracterizados como de exclusividade negra, originários da escravidão, da resistência e que praticam o isolamento defensivo, contudo não devem ser vistos como isolados sociais ou culturais. Foi pensando nessa memória coletiva que este projeto foi idealizado, uma vez que o município de Caetité possui diversas comunidades negras, 14 identificadas e certificadas como quilombolas pela Fundação Palmares e outras em processo de reconhecimento. Acreditamos que esta atividade promovera uma maior integração entre os estudantes e estas comunidades por meio de uma vivência integrativa amparado num estudo etnográfico. Neste encontro serão mobilizados estudantes, professores, além das comunidades quilombolas diversos, segmentos da sociedade e instituições do município. O Encontro das Comunidades Quilombolas, acontece no município de Caetité desde o ano de 2010 quando foram certificadas as primeiras comunidades do município. De lá para cá já serão quinze edições entre eventos realizados na Câmara de Vereadores (2010), no Antigo Colégio Modelo (2011 e 2012), Lives virtuais (2020-2021) em função da Covid 19 e nas comunidades quilombolas de: Contendas (2013), Malhada (2014), Lagoa do Meio (2014), Vargem do Sal (2016), Sambaíba (2017), Sapé (2019), Lagoa do Mato (2019), Mercês (2022), Lagoinha da Cobra (2023) e agora em 2023 chegou a vez de Pau Ferro. Trata de um movimento de resistências e diálogos necessários para a articulação das disciplinas Laboratório de Ensino de História II (Curso de História), das disciplinas História e Cultura Afro-brasielira e Indígena (Curso de História), História e Cultura Afro-brasielira (Curso de Matemática) com o povo negro quilombola do Alto Sertão da Bahia. Os estudantes de Laboratório II estarão responsáveis pelo registro do evento e exposição dos registros no final do semestre. Enquanto os alunos de HABI serão responsáveis pela elaboração e aplicação de atividades pedagógicas e recreativas com os jovens e crianças quilombolas. OBJETIVOS v Geral: Promover a interação e vivência com as comunidades quilombolas a fim de conhecimento da organização política e cultura das comunidades negras, quilombolas, certificadas e não certificadas do município de Caetité. v Específicos: ü Fortalecer vínculos com as Comunidades negras e quilombola. ü Propiciar momento cultural e de lazer de valorização das expressões artísticas herdadas dos povos africanos. ü Conhecer a produção, a vida e o cotidiano das Comunidades negra/Quilombolas. ü Promover a reflexão acerca do dia 20 de Novembro “Dia da Consciência Negra”. ü Discutir temas relevantes em relação à organização das Comunidades Negras de Caetité. ü Refletir sobre as questões ligadas ao combate ao preconceito e discriminação racial no município. ü Analisar e discutir sobre a situação legal do Território Quilombola. ü Registrar com fotos e vídeos as apresentações das comunidades; ü Elaborar e aplicar atividades pedagógicas e recreativas com os jovens e crianças quilombolas METODOLOGIA PROGRAMAÇÃO 1. 7 h - Acolhida 2. 7h20 – Café da manhã coletivo e compartilhado - Comunidades e visitantes 3. 8h - Hino do Dois de Julho (Independência da Bahia) 4. 8h10 - Mística de abertura - Dança – Comunidade de Pau Ferro 5. 8h30 - Apresentações ü Bumba meu boi ü Ternos de Reis ü Sambas de Roda ü Grupos de percussão ü Capoeira ü Quebra Panela ü Grupos de Danças Afro 6. Espaço infantil ü Contação de história ü Jogos de tabuleiro ü Brincadeiras (pula corda, amarelinha africana, etc) ü Produção de bonecas abayomi ü Canto e coral ü Produção de cataventos 7. Desfile de beleza quilombola 8. Cine Clube Minha Cor 9. Serviços de atendimento à saúde 10. Exposição – Cantinho da Memória Quilombola 11. Feira da agricultura e cultura quilombola 12. 16h - Encerramento -
III SEMINÁRIO DE TRABALHO DO GRUPO DE PESQUISA EPISTEMOLOGIA, ÉTICA E LINGUAGEM
DCHTXXI Inscrição - 18/11/2024 à 21/11/2024O Seminário de Trabalho do grupo de Pesquisa "Epistemologia, Ética e Linguagem" tem por meta promover interação e interlocuções teóricas entre os membros do grupo, sobretudo em relação aos discentes de graduação. A proposta se dá por diversas razões. A primeira delas se deve ao fato dos membros do grupo pertencerem a instituições distintas (UNEB, UESC, UEFS, UFRB e UFAM) e estarem em cidades distantes umas das outras. Dessa maneira, o seminário é um meio de promover a interlocução entre os membros do grupo e de viabilizar o debate de seus trabalhos. A segunda razão para o seminário se dá com foco específico nos estudantes de graduação, pois, mediante os seminários, espera-se que eles iniciem no mundo da apresentação e debate de seus trabalhos, bem como iniciem as interlocuções com pesquisadores de outras instituições e de outras áreas. A terceira das razões, e que decorre das duas primeiras, é a consolidação de um locus e de uma rotina de trabalhos envolvendo os pesquisadores do grupo, sejam os mais experientes sejam os que estão iniciando. A segunda edição do evento é organizado pelos professores Dr. Giorgio Ferreira (UNEB), Ms. Tereza Cristina Cerqueira (UNEB), Dr. Matheus Pazos (UFRB) e Dra. Manuella Miki Pazos (UFRB). Inscrições para ouvintes de 19 a 21 de Novembro.
11º Encontro Interdisciplinar PPGADT
DTCSIII Inscrição - 14/11/2024 à 30/11/2024XI ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DO PPGADT (UNEB-UNIVASF) Data: 30/11/2024 Local: Auditório ACM UNEB - DTCS III ** PROGRAMAÇÃO** 8h-10h - Visita técnica ao CAERDES/UNEB (https://caerdes.uneb.br/) 10h-12h Abertura oficial Mesa Redonda: Tecnologia Social na Agricultura Familiar Dr. Erbs Cintra de Souza Gomes (IFSertãoPE) Me. Nilo Ramos Moreira de Souza Mediador: Dr. Helder Ribeiro Freitas 12h-14h Intervalo- Almoço 14h-15h30 - Mesa Redonda: Marcas Coletivas Paloma Daniel Bastos Agência UNEB de Inovação Ana Lúcia da Silva Moura e Anselmo dos Santos Cordeiro (IRPAA) (https://irpaa.org/) Vivianni Marques Leite dos Santos (UNIVASF) Mediador: Dr. Felipe Rodrigues Bomfim 15h30- 16h Intervalo (Lanche coletivo) 16h - Lançamento do livro Livro: “Grupos reflexivos com homens: desconstruindo os ciclos de violência doméstica no semiárido baiano” Autores: Maria da Conceição Araújo Correia (discente PPGADT UNEB) Kalline Flávia Lira da Silva (PPGADT UNIVASF) 16h30-18h - Apresentação de projetos de Tese-Produto e artigos 19h Atividade cultural CLAVE ÁRIDO Grupo de música popular instrumental
I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Cena: diálogos territoriais na UNEB.
PPG Inscrição - 13/11/2024 à 06/12/2024A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Ensino na Pós-Graduação (PPG), realiza nos dias 09 e 10 de dezembro de 2024, em Salvador, no Departamento de Educação (DEDC I) e no Teatro da UNEB, o I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Cena: Diálogos Territoriais na UNEB. Com o objetivo de discutir uma política institucional da Pós-Graduação, a PPG visa ouvir a comunidade Unebiana da Pós-Graduação para avançarmos sobre as estratégias e perspectivas de conexões entre os programas stricto sensu. Desta forma, nos dias 9 e 10 de dezembro estaremos construindo um diálogo em Salvador em busca de fortalecer a conexão entre os programas e, assim, por meio da escuta e integração, consolidar a Pós-Graduação da UNEB. Público Alvo Coordenadores, docentes, discentes, egressos, secretários e financeiro dos programas de Pós-graduação stricto sensu. Realização Pró- Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação – PPG. MUITO IMPORTANTE! O certificado de participação no evento será disponibilizado na "Área Participante", constando a CH relativa às atividades das quais participou e teve frequência, para tanto, é necessário que o participante tenha realizado sua inscrição nas atividades das quais irá participar durante o evento.
DESAFIOS DO DIREITO CONSTITUCIONAL EM TEMPOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
DEDCVIII Inscrição - 13/11/2024 à 14/11/2024O cenário jurídico está em constante transformação, e a inteligência artificial (IA) surge como um novo e poderoso fator de mudança. Em tempos de avanço tecnológico acelerado, é crucial refletirmos sobre os impactos e desafios que a IA impõe ao Direito Constitucional. Questões como proteção de direitos fundamentais, privacidade, igualdade e os limites do poder estatal precisam ser repensadas à luz dessa nova realidade. Convidamos você para uma palestra imperdível sobre o tema: "Desafios do Direito Constitucional em Tempos de Inteligência Artificial" ?? Data: 14.11.2024 ? Horário: 10h ?? Local: Sala de Videoconferência - Prédio Caminhos da Caatinga - UNEB - Campus VIII - Paulo Afonso ?? Palestrante: José Marques de Vasconcelos Filho é advogado. Mestrando em Direito pelo PPGD/CESMAC. Especialista em Direito Constitucional pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus. Bacharel em Direito pela Faculade de Direito de Maceió (FADISMA/CESMAC). Vice-reitor da Faculdade São Vicente (FASVIPA), em Pão de Açúcar (AL). Direotr-Geral da ESA-AL (2022-2024). Co-organizador dos livros Direito, Sociedade e Violência: pobreza, educação e criminalidade e A rua e democracia. Professor de Direito Constitucional. Quem deve participar: estudantes de Direito, advogados, profissonais das áreas jurídica e tecnológica e ao público em geral. Certifcado de 4 h/a. Contamos com a sua presença!
SESSÃO CIENTÍFICA: Avaliação de Feridas e Uso de Coberturas Especiais na Prática de Enfermagem
DEDCVII Inscrição - 13/11/2024 à 04/06/2025o colegiado de enfermagem, através do componente curricular Estágio Supervisionado I, promove a Sessão Científica: Avaliação de Feridas e Uso de Coberturas Especiais na Prática de Enfermagem, a realizar-se em 21 de novembro de 2024, as 14:00h, no auditório da UNEB. Público envolvido: Profissionais (enfermeiras (os), técnicas (os), auxiliares de enfermagem) e estudantes da enfermagem.
História das Mães da Praça de Maio
PPGEduC Inscrição - 11/11/2024 à 12/11/2024O Grupo de Pesquisa Pensamento e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB), coordenado pelo Professor Doutor Luciano Santos, e a Universidade Nacional das Madres da Praça de Maio, convidam estudantes, professores, pesquisadores e todas as pessoas que se interessam em pensar uma outra América Latina para participar da Conferência sobre a História das Madres da Praça de Maio, que será realizada no dia 12/11 às 15:00hs, através do Google Meet. Teremos a participação de Carmen Arias (Presidenta da Associação das Madres da Praça de Maio), Cristina Caamaño (Reitora da Universidade das Madres da Praça de Maio-UNMA) e Demetrio Iramain (Titular da Cátedra de História das Madres da Praça de Maio- UNMA). A mediação será feita pelo Professor Doutor Ivandilson Miranda (Grupo de Pesquisa Pensamento e Contemporaneidade do PPGEDUC/ UNEB) e Adrian Dubinsky (Historiador UNMA). Participem, divulguem e façam parte dessa história que aproxima duas grandes Universidades Populares e dois países fundamentais para a nossa América Latina. Segue link da reunião remota. Clase Historia de Madres. Martes, 12 de nov • 3:00–5:00?p. m. Información para unirse a la reunión de Google Meet Vínculo a la videollamada: https://meet.google.com/nan-oued-vku O marca: PIN de +1 916-340-8448: 332 297 488#
Oficinas de Estágio II - aprender inglês nunca foi tão inspirador!
DCHVI Inscrição - 11/11/2024 à 04/12/2024Oficinas de Estágio II - aprender inglês nunca foi tão inspirador! De 25 a 29 de novembro A Semana de Oficinas de Estágio II do curso de Letras/Língua Inglesa e Literaturas objetiva promover o aprimoramento das habilidades de Reading, Writing, Listening e Speaking de alunos e alunas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de escolas públicas por meio de atividades que envolvem a literatura, a resolução de enigmas desafiadores, o uso de apps e metodologias dinâmicas, proporcionando momentos de inspiração e engajamento para os participantes. OFICINA 1 Título: Space Mission – Salvando a Terra Resumo: Vocês recebem uma mensagem de emergência: "Um enorme asteroide está em rota de colisão com a Terra. O único sistema capaz de desviar o asteroide está na estação, mas a inteligência artificial que controla tudo foi desativada. Vocês são os únicos capazes de reativar a IA, resolver os enigmas e salvar a Terra". Esta oficina visa oferecer uma experiência inovadora de ensino da língua inglesa, superando os limites da sala de aula tradicional. Através da dinâmica do Escape Room, os participantes serão imersos em um ambiente desafiador e envolvente, onde deverão solucionar enigmas e quebra-cabeças em inglês para alcançar um objetivo comum. A atividade proporcionará aos participantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos linguísticos em um contexto real e desafiador. Ao final da oficina, espera-se que os participantes tenham adquirido uma nova perspectiva sobre o aprendizado da língua. Horário: das 14h às 17h Número de vagas: 20 CH: 20h OFICINA 2 Título: LIVRO NOSSO DE CADA DIA: English Through Literature Resumo: A oficina literária tem como objetivo proporcionar uma experiência imersiva e interativa, unindo o aprendizado da língua inglesa à exploração de grandes narrativas literárias. A proposta visa permitir que os participantes, por meio de histórias fascinantes, desenvolvam habilidades linguísticas enquanto exploram mistérios, reflexões e aventuras literárias. Além disso, a oficina busca criar um ambiente colaborativo, estimulando o engajamento dos participantes através de atividades interativas, jogos dinâmicos e desafios criativos, tornando o aprendizado mais leve e prazeroso. Horário: das 19h às 22h Número de vagas: 20 CH: 20h OFICINA 3 Título: English with fun Resumo: A oficina “English with fun” tem como objetivo proporcionar aos adolescentes do Ensino Fundamental II, uma experiência prática e divertida para aprender inglês, utilizando atividades interativas que conectam o idioma a diversos temas como emoções, membros da família, rotina diária, frutas e suas respectivas cores, no intuito de ampliar o vocabulário. Ademais, os integrantes da oficina irão participar de um caça ao tesouro que tem como propósito revisar as temáticas trabalhadas de forma desafiadora e divertida, promovendo o trabalho em equipe. Dessa forma, combinando diferentes estratégias e dinâmicas, os participantes terão a oportunidade de aprender se divertindo com atividades criadas para atender diferentes estilos de aprendizagem, além de favorecer o desenvolvimento das quatro habilidades fundamentais do idioma: ouvir, falar, ler e escrever. Horário: das 19h às 22h Número de vagas: 20 CH: 20h OFICINA 4 Título: Inglês com Apps: do passado ao futuro com jogos e atividades digitais Resumo: A oficina "Inglês com Apps: do passado ao futuro com jogos e atividades digitais" tem como objetivo ensinar inglês de forma interativa para alunos de 12 a 15 anos, utilizando aplicativos e jogos digitais. A proposta visa desenvolver habilidades linguísticas essenciais e estimular o interesse dos jovens por meio de recursos que vão além do ensino tradicional. Ao integrar jogos, aplicativos e atividades online, os alunos terão a oportunidade de praticar a língua de maneira divertida e envolvente, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências importantes para a comunicação no mundo contemporâneo. A proposta também visa promover a autonomia dos estudantes, incentivando-os a explorar e aprender de forma independente por meio de plataformas digitais. Horário: das 19h às 22h Número de vagas: 20 CH: 20h