POLÍTICAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO DA IGUALDADE SOCIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR

DCHTXIX Inscrição - 01/08/2024 à 15/08/2024

Projeto que visa conscientizar, informar e combater a violência contra a mulher.

VÍDEO-PÔSTER XI CONPEX

DCHTXVI Inscrição - 01/08/2024 à 09/09/2024

PÔSTER PRESENCIAL XI CONPEX

DCHTXVI Inscrição - 01/08/2024 à 09/09/2024

II Jornada de Pesquisa e Extensão do DCHT XXI

DCHTXXI Inscrição - 01/08/2024 à 21/08/2024

É com muita alegria que convidamos você para mais uma jornada promovida pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT XXI – Ipiaú, a II JORNADA DE PESQUISA E EXTENSÃO – JOPEX, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de agosto de 2024, presencialmente, no auditório do CETEP/UNEB DCHT XXI – Ipiaú entre às 14:00 e 21:30 horas. A II JOPEX está chegando e promete ser um evento de grande relevância para a comunidade acadêmica! Durante os dias 20, 21 e 22 de agosto de 2024, estaremos reunidos no auditório do CETEP/UNEB DCHT XXI para discutir a pesquisa e a extensão desenvolvidas no Campus XXI da UNEB.   Temos como objetivo:   ° Apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos no DCHT-XXI, mostrando o impacto e a importância dessas atividades para o desenvolvimento da região. ° Fomentar a cultura da pesquisa e da extensão, incentivando a participação ativa dos estudantes e dos professores nas atividades acadêmicas voltadas para essas áreas. ° Estimular o diálogo e a percepção de sinergias entre os projetos, promovendo trocas de conhecimentos e experiências entre os participantes do evento. º Estimular a participação discente nos eventos e nos projetos que contribuem para sua formação acadêmica e profissional. Além disso, durante a JOPEX, teremos a divulgação dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo DCHT-XXI. Será um momento de estímulo ao debate e de interação entre pesquisadores e extensionistas, mas também contamos com o envolvimento dos ouvintes, fortalecendo o trabalho em equipe e a construção conjunta do conhecimento. Contamos com a sua presença para promover a interação entre pesquisadores e extensionistas do DCHT-XXI, e também entre outras instituições. Juntos, expandiremos os horizontes da pesquisa e da extensão, contribuindo para o desenvolvimento científico e social da nossa região.

2º Simpósio Internacional (Im)pertinência Jurídica

DTCSIII Inscrição - 01/08/2024 à 14/08/2024

O 2º Simpósio Internacional Impertinência Jurídica será realizado nos dias 15 e 16 de agosto de 2024, das 14h00min às 18h10min, no Auditório Antônio Carlos Magalhães - ACM do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Campus III da UNEB. O Impertinência Jurídica possui o foco na discussão de elementos e institutos jurídicos atrelados a temas relevantes na sociedade atual, temas de interesse da comunidade acadêmica, especialmente dos estudantes de Direito. Serão dois dias de palestras que proporcionará um ambiente próprio para exposição do pensamento crítico e sensíveis por parte dos estudantes, especialmente em relação aos eixos temáticos que serão abordados no Congresso.

Literatura escrita por Mulheres

DCHTXVI Inscrição - 01/08/2024 à 09/02/2025

Literatura escrita por Mulheres

DCHTXVI Inscrição - 01/08/2024 à 23/04/2025

I ENCONTRO DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE EXTREMO SUL

DEDCX Inscrição - 30/07/2024 à 09/08/2024

I ENCONTRO DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE EXTREMO SUL é uma atividade do Grupo de Pesquisa em Políticas e Gestão em Educação - POGEDUC, da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação -Campus X Pesquisa. O POGEDUC está desenvolvendo  uma pesquisa que tem como objetivo mapear as políticas de financiamento da Educação Básica, implantadas no estado da Bahia, no período de 2014 a 2023 direcionadas às metas 06, 15 e 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024, com o propósito de se criar um observatório social permanente que sirva de monitoramento, análise das políticas e da gestão pública do estado. O objetivo do I Encontro é estabelecer um diálogo sobre a importância da relação Universidade e Fóruns Municipais de Educação, além de aproximar os representantes dos Fóruns  do território de identidade extremo sul da Bahia. Espera-se com a realização desse evento estabelecer uma parceria cientifica com os Fóruns de Educação do Território de Identidade Extremo Sul da Bahia O evento será realizado em parceria com o Fórum Permanente de Educação de Teixeira de Freitas e com o Fórum Estadual de Educação da Bahia, com o apoio do Departamento de Educação - Campus X e  da Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação da UNEB. 

NEGRAS DIVERSAS: Oficinas sobre autoestima e identidade negra!

DCHVI Inscrição - 29/07/2024 à 03/08/2024

I Encontro de Docentes da Pós-Graduação Stricto Sensu da UNEB: Reflexões e Práticas sobre Autoavaliação

PPG Inscrição - 26/07/2024 à 14/08/2024

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realiza no dia 15 de Agosto, o I Encontro de Docentes de Programas de Pós-Graduação da UNEB. O evento, com formato online, será transmitido pelo Teams com enfoque na  Avaliação Quadrienal, o objetivo do encontro é propiciar um ambiente de discussão sobre os desafios e perspectivas para os Programas de Pós-graduação durante os próximos anos.  Assim, as atividades propostas visam orientar e instrumentalizar os Programas de Pós-Graduação stricto sensu sobre a Autoavaliação, que é uma ferramenta fundamental para identificar pontos fortes e áreas de melhoria, contribuindo diretamente para aprimorar a excelência na pesquisa e no ensino. O evento busca proporcionar um espaço de discutir as potencialidades e estratégias para avanços dos programas de pós-graduação Stricto Sensu, de forma integrada. Assim como, visa a integração entre as equipes dos programas de mestrado e doutorado, e trocas de experiência das diversas áreas e das linhas de pesquisa Para acessar o evento no canal da PPG copie e cole este link no seu navegador https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NTkwZTA4YjAtODIwMS00YWYxLTkzNGMtM2UxMzNkZDcxYzM2%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2272617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707%22%2c%22Oid%22%3a%2257494474-34c6-4d19-a3ef-8a4180660ba6%22%7d Público Alvo Docentes, Coordenadores de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNEB. Realização Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação – PPG.  MUITO IMPORTANTE! O certificado de participação no evento será disponibilizado na "Área Participante", constando a CH relativa às atividades das quais participou e teve frequência, para tanto, é necessário que o participante tenha realizado sua inscrição nas atividades das quais irá participar durante o evento.

ACOLHIMENTO AOS NOVOS TUTORES 2024.2

UNEAD Inscrição - 26/07/2024 à 09/08/2024

A cada Semestre, a UNEAD/UNEB promove o evento de Formação de Acolhimento destinado aos novos tutores que atuarão no segundo semestre de 2024. O evento terá início no dia 29 de julho, antecipando a semana de acolhimento aos estudantes. A programação do evento, será do dia 29 de julho de 2024 a 09 de agosto de 2024, todo remotamente, contará com apresentações ministradas por professores da Uneb e de outras instituições parceiras, além de um momento de socialização de boas práticas da tutoria. O evento será coordenado pelo Núcleo de Tutoria com Carga Horária de 20h, sendo 10h de participação nas palestras e as outras 10h horas distribuídas: 1. Reunião de coordenação e tutoria; 2. Reunião de  Coordenação, docentes e tutores; 3. Ambientação prática na sala AVA; 4. Acompanhamento do material; 5. Desenvolvimento dos Instrumentos; A certificação se dará pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão/UNEAD.

FORMAÇÃO DOCENTE PARA PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS: ITINERÂNCIAS E AUTORIA

DEDCX Inscrição - 25/07/2024 à 31/07/2024

FORMAÇÃO DOCENTE PARA PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS: ITINERÂNCIAS E AUTORIA APRESENTAÇÃO Diante dos debates sobre a necessidade de investimento na formação docente e de qualificação da prática pedagógica de professores que atuam nos níveis de ensino da Educação Básica, este curso de extensão surge com a proposta de ampliarmos reflexões e discussões que envolvem as temáticas multiletramentos, letramentos plurais, formação de professores, educação e cultura digital.  O curso de extensão "Formação docente para práticas de letramentos e multiletramentos: itinerâncias e autoria" tem como objetivo Promover, com base nos fundamentos da pedagogia dos mutliletramentos, a formação de professores da educação básica, visando à elaboração e desenvolvimento de propostas que potencializem suas ações pedagógicas, bem como a reflexão e a realização, na sala de aula, de práticas de letramentos e multiletramentos, do impresso ao digital, dos letramentos multi- hipermidiáticos ampliados pelas tecnologias digitais. Esta proposta de formação docente surge no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (MPED/UNEB) e Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB), e se destina a professores da Educação Básica. Observação: evento destinado exclusivamente para os profissionais indicados pela coordenação de Formação da SMED - Salvador / BA. PROPOSTA METODOLÓGICA  O curso de extensão acontecerá de forma híbrida, através de encontros presenciais e atividades online, com duração de 80 horas. O conteúdo programático está dividido em quatro módulos – teórico e prático. Terá início em 1 de agosto de 2024 e previsão de término em 21 de novembro de 2024. Módulos Temáticas 1 Conceitos e concepções para embasamento da prática pedagógica com letramentos e multiletramentos 2 Autoria  colaborativa na  formação docente 3 Aprendizagens Criativas e Gamificação na Educação 4 Letramentos e multiletramentos no mundo da vida: a teoria na prática CRONOGRAMA DATA CARGA HORÁRIA FORMATO MÓDULO 01.08.24 04H Encontro presencial Módulo 1 02 a 14.08.24 06h Atividades on-line Módulo 1 15.08.24 04H Encontro presencial Módulo 1 16.08 a 04.09.24 06h Atividades on-line Módulo 1 05.09.24 04H Encontro presencial Módulo 2 06 a 18.09.24 06h Atividades on-line Módulo 2 19.09.24 04H Encontro presencial Módulo 2 20.09 a 09.10.24 06h Atividades on-line Módulo 2 10.10.24 04h Encontro presencial Módulo 3 11 a 23.10.24 06h Atividades on-line Módulo 3 24.10.24 04h Encontro presencial Módulo 3 25.10 a 13.11.24 06h Atividades on-line Módulo 3 14.11.24 04h Encontro presencial Módulo 4 15 a 20.11.24 08h Atividades on-line Módulo 4 21.11.24 08h Encontro presencial Módulo 4 REALIZAÇÃO APOIO     

MULHERES NEGRAS EM MOVIMENTO PELO BEM-VIVER : INTERSECCIONALIDADES, NARRATIVAS DISSISDENTES E INSUBORDINAÇÕES

NUPE DEDC I Inscrição - 24/07/2024 à 27/07/2024

O presente projeto se insere na programação anual do Julho das Pretas e tem por objetivo realizar um encontro que reúna temáticas do campo da Educação e Ciências Humanas e Sociais a partir dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu vinculados ao DEDCI. Para tanto, serão realizadas mesas temáticas visando agregar produções de pesquisas, narrativas e experiências de mulheres negras, prezando pelo debate em torno do feminismo negro das mulheres negras e suasEpistemologias Negrofeministas sob um viés multidisciplinar, multireferencial e decolonial. Parte-se da compreensão que na composição das epistemologias negrofeministas há intervenção Decolonial, por isso, busca-se para o campo da educação, problematizações, reformulações curriculares partindo da reflexão critica do feminismo modelo branco universal, para um feminismo afro-latinoamericano, valorizando em sua vertente a solidariedade fundada numa experiência histórica comum (GONZALEZ, 1983, p. 101), sendo na história da escravidão, nas formas de opressões interseccionais ou nas experiências cotidianas das práticas racistas e sexistas. A tentativa não é de separar os grupos ou hierarquizar as opressões, mas seguir o raciocínio de Lélia Gonzalez, e fazer articulações pensadas em conjunto para emancipar a todas e construir um novo projeto de Estado onde a justiça e a liberdade das mulheres negras sejam abarcadas. O pensamento Decolonial defende que as sujeitas e sujeitos oprimidos devem produzir suas próprias epistemologias a partir das suas vivências, da práxis negra, para compreender os processos históricos, políticos, culturais e sociais, se distanciando do olhar teórico metodológico eurocêntrico. Para isso, precisamos reformular as epistemologias reproduzidas no cotidiano universitário e nos espaços de produção e socialização do conhecimento. Dessa forma o presente projeto pretende construir um espaço de produção, compartilhamento e difusão do conhecimento de experiências, narrativas, escrevivências e relatos de mulheres negras em comemoração ao dia vinte e cinco de julho em celebração a mulher negra, latino-americana e caribenha. O evento estará organizado a partir de círculos, oficinas e mesas temáticas que englobem tais dimensões propostas.

A Psique Dialogando com Outros Saberes

NUPE DEDC I Inscrição - 23/07/2024 à 19/08/2024

Apresentamos a nossa terceira edição, que ancora o seu valor na possibilidade de evidenciar a riqueza da complementaridade e integração entre os diferentes saberes. Tal proposta pluriperspectivista promoverá o diálogo entre o campo psíquico e outras áreas do conhecimento como Artes, Filosofia, Comunicação, Política, dentre outras. A partir do efeito satisfatório frente aos participantes das duas edições anteriores, do Projeto de Extensão, que tratou das diferentes abordagens, tanto no que diz respeito às referências teóricas como na atuação prática, e da solicitação destes (as) participantes, justifica-se a apresentação da terceira edição do referido Projeto. Esta edição de tal ação extensionista trata da importância do diálogo entre a Psique e outras áreas do saber. De igual importância às trocas de conhecimento entre as diversas áreas da clínica psi, que foram abordadas na 1a e 2a edição, e que se constituem nas influências recíprocas entre o psiquismo e outros saberes.  Neste sentido, podemos constatar, ao longo da História, as profundas e efetivas retroalimentações entre a Psique e a Arte, Filosofia, Medicina, Educação, Comunicação, Política, Literatura e outras áreas.  Como corolário deste fato, na vertente da Psicanálise, podemos lembrar a afirmativa de Freud acerca da descoberta do inconsciente: em seu 70o. aniversário, como cita Trilling (1950), Freud disse: “Os poetas e filósofos descobriram antes de mim o inconsciente; o que eu descobri foi o método científico pelo qual o inconsciente pode ser estudado”. (As Cartas de Sigmund Freud para Eduard Silberstein (1871 a 1881), Org. Walter Boehlich, Ed.Imago, RJ). O contato com tal perspectiva interdisciplinar significa, para o (a) graduando (a) e/ou profissional do desenvolvimento humano, uma maior aproximação e possível compreensão das causas e motivações do psiquismo em suas múltiplas expressões. Além disso, essa atividade extensionista se coloca aberta ao público, em geral, interessado neste diálogo. O objetivo é realizar um diálogo abordando o psiquismo em relação a outras áreas do conhecimento humano. Além disso, apresenta como objetivos específicos:     Favorecer o entendimento das possíveis relações da psique com as outras áreas do conhecimento;     Compreender como a dinâmica psíquica pode estar entrelaçada e imbricada com as outras áreas do conhecimento e como podem se relacionar e se beneficiar mutuamente;     Evidenciar pontos de intersecção entre as áreas do saber, em relação ao processo de auto e hetero conhecimento. As datas abaixo apresentarão aulas síncronas (online e ao vivo) e assíncronas (realizadas através de atividades escritas programadas, como complementação das aulas remotas síncronas). 26/08 02/09 09/09 16/09 23/09 30/09 07/10 14/10 21/10 28/10 04/11 11/11 18/11 25/11 02/12 Carga horária total: 30 horas

XXI SEMANA ACADÊMICA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, DIVERSA E INCLUSIVA

DEDCXII Inscrição - 16/07/2024 à 25/09/2024

A XXI SEMANA ACADÊMICA é um evento organizado por uma comissão formada pelo NUPE, Coordenadores/as de colegiados, direção de departamento, técnicos/as administrativos, representantes de estudantes e professores/as. A estrutura organizacional parte das sugestões temáticas dos segmentos acadêmicos. A importância da XXI Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão deve-se às possibilidades de viabilizar o diálogo com os/as profissionais e acadêmicos/as de diversas áreas, construindo espaços de reflexão, análise, debate, lazer e cultura. Nessa ótica, o tema apresenta-se como um convite para conhecer e refletir sobre a realidade regional a partir da variabilidade e multidimensionalidade da pesquisa, da extensão e do ensino, assim como dos saberes e dos fazeres da sociedade. Apresenta como tema central como a interseção entre o ensino, a pesquisa e a extensão contribui na construção e no fortalecimento da universidade pública, diversa e inclusiva.   OBJETIVO: Discutir e refletir a importância da interseção entre o ensino, a pesquisa e a extensão nas diversas áreas do conhecimento para a construção e fortalecimento da universidade pública, diversa e inclusiva.   INSCRIÇÃO OUVINTES: PERÍODO: 19/07/2024 à 25/09/2024   Estudante ouvinte – R$ 10,00 Docente ouvinte – R$ 30,00 Demais Profissionais ouvinte – R$ 20,00   INSCRIÇÃO COM SUBMISSÃO DE TRABALHOS PERÍODO: 01/08/2024 à 25/08/2024   Estudante com trabalho – 20,00 Docente com trabalho – 40,00 Demais Profissionais com trabalho 30,00   PAGAMENTO:   PIX: CHAVE PIX: vandearleyborges@hotmail.com   Enviar comprovante de pagamento para: saepededc12@uneb.br        OBSERVAÇÃO: Estudantes enviar o comprovante de pagamento juntamente com comprovante de matrícula; Docentes, enviar o comprovante de pagamento juntamente com comprovante de vínculo docente; Ao realizar a submissão do Resumo no sistema, o autor deverá submeter além do trabalho, comprovante de inscrição e comprovante de pagamento.