Semana de Integração 2024.1 - UNEAD

UNEAD Inscrição - 29/02/2024 à 13/03/2024

Semana de Integração com eventos voltados para todos os discentes da instituição a fim de promover ações de Integração com os discentes, com temáticas relevantes para o seu desenvolvimento estudantil e profissional.  

EMEP: Fazendo diferença no TCC: saberes e fazeres em prol da pesquisa

NUPE DEDCXIII Inscrição - 29/02/2024 à 07/06/2024

A programação contará com duas breves palestras: uma sobre o tema do Encontro, pela profa. Dra. Madryracy Coutinho(Campus XI - Serrinha), e a outra abordará as possibilidades de produtos resultantes de diferentes estilos de TCC, pela profa. Ma. Lídia Barreto (assessora do gabinete da PROAF). Outras atividades vão contribuir para o Encontro ser artístico e alegre, todavia serão surpresas! As pessoas participantes do Encontro receberão certificado de 5 horas. Esse evento será presencial e é destinado, prioritariamente, à turma de Pedagogia do DEDC Campus XIII que está cursando o componente TCC no atual semestre (2024.1), mas também disponibiliza 50 vagas para outras pessoas interessadas, tais como: estudantes dos outros cursos do Departamento local, estudantes de outras IES e também do IF Campus de Itaberaba.

ITALIANO PARA INICIANTES

NUPE DCH I Inscrição - 28/02/2024 à 11/03/2024

CURSO DE ITALIANO PARA INICIANTES COM PROF. DR. GIUSEPPE BENEDINI AULAS POR MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA, DE 13/03 A 19/06/2024, ÀS QUARTAS-FEIRA, 14 ÀS 16H.

Acolhimento para semestre 2024.1 do Curso de Farmácia

DCVI Inscrição - 28/02/2024 à 05/03/2024

Prezados estudantes, sejam todos muito bem-vindos ao nosso semestre 2024.1 da UNEB! O Colegiado do curso de Farmácia preparou um evento especial para dar as boas-vindas aos novos e veteranos, confira a programação acima e se inscreva aqui para ter direito a certificado de 4 horas.  Estamos ansiosos para compartilhar conhecimento, experiências e construir juntos um semestre incrível. #FarmáciaUNEB #BoasVindas2024

Aula Magna unificada dos cursos de Direito da UNEB

DCHI Inscrição - 27/02/2024 à 06/03/2024

A UNEB realizará a aula magna unificada dos cursos de Direito da universidade, no dia 6 de março, às 9h, no Teatro da instituição, no Campus I, em Salvador. A atividade terá como objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos entre os oito colegiados do curso de Direito localizados nos campi da instituição. O evento contará com a palestra “Direito Internacional dos Direitos Humanos em tempos de crise”, que será ministrada por Tatiana Squeff, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade acadêmica será transmitida ao vivo pelo canal da TV UNEB, no YouTube. Fonte: UNEB realizará aula magna unificada dos cursos de Direito dia 06/03, em Salvador - Agência de Comunicação

Semana de Integração UNEB DCH-VI 2024.1

DCHVI Inscrição - 27/02/2024 à 08/03/2024

  SEMANA DE INTEGRAÇÃO 2024.1 UNEB DCH-VI Caetité   SEMANA DE INTEGRAÇÃO 2024.1 DCH-VI Caetité   Do dia 04 ao dia 08/03 AULAS E ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO   DIA 04/03 ·         Aula Normal nos 2 Primeiros Horários ·         Intervalo – Boas Vindas da Direção/Colegiados de Cursos DIA 05/03 ·         Aula normal para as turmas ·         Calouros – após o intervalo farão visita guiada aos Espaços da Uneb com Carliane DIA 06/03 ·         Aula Normal nos 2 Primeiros Horários ·         Oficina do Horto/ Terrario DIA 07/03 ·         Oficina com Prof Antônio Sardinha (UFOB) nos 3 turnos (Mat./ Vesp./ Not.) ·         Curso Introdutório em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos DIA 08/03 Visita aos espaços parceiros da Uneb: ·         Manhã – Masb ·         Tarde – Casa Anísio Teixeira ·         Noite – Arquivo Público    

Por uma Psicoterapia Plural, da Formação Inicial e Continuada à Atuação Prática - 2a edição

NUPE DEDC I Inscrição - 27/02/2024 à 22/03/2024

Este Projeto ancora o seu valor na possibilidade de questionar uma crença muito difundida, de que é necessário e primordial definir uma única linha de atuação, desconsiderando as demais e evitando a integração entre as mesmas. O intuito é apoiar estudantes e profissionais no sentido de fornecer mais elementos para uma ampliação na construção dos saberes, possibilitando uma prática mais abrangente, entendendo e respeitando as contribuições de que todas as abordagens servem ao mesmo propósito de cuidar da saúde psíquica humana. Ação extensionista que vai tratar da importância da pluralidade de abordagens psicoterapêuticas ocidentais, para aqueles que desejam estudá-las e/ou trabalhar com as mesmas. O contato com estas abordagens significa para o estudante uma maior aproximação das causas e motivações do comportamento humano, e aos profissionais da Psicoterapia permitirá uma amplitude de conhecimento acerca de conceitos, procedimentos e técnicas a respeito de como lidar com transtornos de personalidade. Podemos, sim, depreender que esta Ação também questiona a crença, tão difundida de que um Psicoterapeuta só deve estudar e trabalhar com uma única abordagem clínica. Ideia esta, aliás, muitas vezes geradora de conflitos pessoais internos (conflitante com múltiplos desejos), e até entre grupos (que só valorizam a sua escolha). Sugerimos que os cursantes conheçam e escolham para pesquisar, e quiçá trabalhar, as teorias com as quais se identificarem. Neste sentido disporão de grande riqueza acerca do entendimento do comportamento humano, bem como de técnicas e estratégias para lidarem com seus pacientes. O objetivo deste curso é ampliar a visão dos estudantes e profissionais interessados na área da Psicoterapia, acerca da possibilidade e vantagens de conhecer e/ou utilizar, em sua prática psicoterapêutica, mais de uma abordagem teórica. Além disso, apresenta como objetivos específicos: Conhecer as diversas influências que os precursores tiveram para criar uma abordagem; - Perceber como algumas teorias se valem de conceitos de outras para a estruturação das diferentes abordagens de atuação; - Conhecer a riqueza das diferenças e semelhanças entre teorias e intervenções práticas; - Enriquecer a formação acadêmica do estudante e do profissional numa perspectiva plural e abrangente, e seu trabalho como psicoterapeuta; - Questionar a visão hegemônica e a crença de que um psicoterapeuta tem que ser fiel a uma determinada linha, com o risco de tornar-se missionário de um só credo psicoterapêutico, em detrimento da ampliação dos seus saberes e da sua prática profissional. Datas: 01/04: aula síncrona 08/04: aula assíncrona 15/04: aula síncrona 22/04: aula assíncrona 29/04: aula síncrona 06/05: aula assíncrona 13/05: aula síncrona 20/05: aula assíncrona 27/05: aula síncrona 03/06: aula assíncrona 10/06: aula síncrona 17/06: aula assíncrona 01/07: aula síncrona 08/07: aula assíncrona 02 horas de atividade escrita Carga horária total: 30 horas

Curso de Extensão em Matemática Básica 2024

DCHTXIX Inscrição - 20/02/2024 à 28/02/2024

Curso de Extensão em Matemática Básica Inscrições: 20/02/2024 a 25/02/2024 Período do curso: 26/02/2024 a 02/03/2024 Organizadores: Professor Joaquim Tavares Professora Ana Paula Nascimento Professora Doralice Sampaio 

SEMANA DE INTEGRAÇÃO DO DEDC7: II ENCONTRO DE DISCENTES PESQUISADORES E EXTENSIONISTAS – EDIPE; VI SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO – SEPEX

DEDCVII Inscrição - 17/02/2024 à 19/03/2024

SEMANA DE INTEGRAÇÃO DO DEDC7 II Encontro de Discentes Pesquisadores e Extensionistas - EDIPE O Encontro de Discentes Pesquisadores e Extensionistas objetiva aproximar o Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru do que tem feito os/as discentes da Universidade, socializando as diversas práticas extensionistas e de pesquisas realizadas ao longo do ano de 2023. Com isso, portanto, o evento propõe a vivência de Palestras e Mesas Temáticas, bem como espaço de apresentação de trabalhos, que serão avaliados por comissão científica. Poderá participar das atividades aqui propostas qualquer pessoa que faça parte da comunidade acadêmica e externa. Espera-se, com este projeto de extensão, contribuir com os movimentos de socialização das diferentes práticas de extensão e pesquisa realizadas pelos cursos de Biologia, Ciências Contábeis, Enfermagem, Matemática, Pedagogia e Teatro; e com a formação de estudantes, professores e demais profissionais das áreas que compõe essas áreas. É uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) e das representações estudantis do Departamento de Educação, Campus VII.    IV Seminário de Pesquisa e Extensão do Departamento de Educação – Campus VII O Seminário de Pesquisa e Extensão do Departamento de Educação objetiva aproximar o Departamento de Educação, Campus VII, do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, socializando as diversas práticas extensionistas e de pesquisas realizadas no interior da Universidade. Com isso, portanto, propõe-se a vivência de palestras, mesas temáticas, e apresentação dos resultados dos projetos desenvolvidos pelos docentes ao longo do ano de 2023. Participarão das atividades propostas a comunidade acadêmica e local. Espera-se, com este evento, de uma forma particular e pelo desenho aqui apresentado, contribuir com os movimentos de socialização de práticas de (multi)letramentos, sobretudo científico, e a formação de estudantes, professores e demais profissionais das áreas que compõe os cursos ofertados.   Data: 04 a 08 de março de 2024 Inscrição: 14 de fevereiro a 03 de março de 2024 Modalidade: Presencial Período de Submissão de trabalhos: 16/02/2024 a 25/02/2024 Link para orientação das normas e inscrição de trabalhos: https://revistas.uneb.br/index.php/edpe/about/submissions  

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA TUTORES - 2024.1

UNEAD Inscrição - 29/01/2024 à 29/02/2024

A UNEAD/UNEB promove o evento de Formação Continuada para Tutores destinado para a comunidade acadêmica e externa. O evento deste ano terá início em 06 de fevereiro, e abre oficialmente a Formação Continuada referente ao primeiro semestre de 2024. A programação do evento, que se estenderá durante todo o mês de fevereiro remotamente, contará com palestras e apresentações ministradas por professores da UNEB e de outras instituições parceiras, além de um momento de socialização de boas práticas da Tutoria.  O objetivo do referido evento é de proporcionar aos participantes o desenvolvimento das habilidades associadas a função da tutoria de modo que possam atuar com mais qualidade no desempenho da função. O evento será coordenado pelo Núcleo de Tutoria com carga horária integral de 20h e terá certificação pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão/Unead. PROGRAMAÇÃO: 06/02/2024 - TUTORIA NA PRÁTICA - 19h às 20:30 19/02/2024 - ESTRATÉGIAS DIDÀTICAS PARA AS ATIVIDADES ON-LINE - 19h às 20:30 20/02/2024 - MOODLE PARA TUTORES  - 19h às 20:30 21/02/2024 - MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: COMO ELABORAR FEEDBACK FORMATIVO - 19h às 20:30 27/02/2024 - APP- LEARNING E PROCESSOS  FORMACIONAIS - 19h às 20:30 29/02/2024 - SOCIALIZANDO BOAS PRÁTICAS DA TUTORIA  - 19h às 20:30 Dia Horário Tema Link de Acesso 06/02/2024 19h Tutoria na Prática https://bit.ly/48bonRD   19/02/2024 19h Estratégias didáticas para as atividades on-line https://bit.ly/3SGWaO4   20/02/2024 19h Moodle para Tutores https://bit.ly/3SD5xOA   21/02/2024 19h Mediação Pedagógica: como elaborar feedback formativo https://bit.ly/3unOdDM   27/02/2024 19h App-Learning e Processos Formacionais https://bit.ly/42hUbma   29/02/2024 19h Socializando boas práticas da Tutoria https://bit.ly/42ndURM

Formação Caminhos da Diversidade: Educação Étnico- racial em foco

DCHVI Inscrição - 19/12/2023 à 21/12/2023

Público- Alvo: Professores da Disciplina HABI (História Afro-brasileira e indígena) da Escola Manoel Lopes Teixeira. Resumo do evento: Formação continuada para a diversidade étnico-racial, em formato de oficinas, realizadas em cinco    módulos, totalizando 40 horas, e as ações programadas são: Ø  Módulo I – Histórico da Lei 11.645/08: Oficina de pesquisa histórica: Estudo sobre o contexto histórico que levou à criação da Lei 11.645/08, discussão de textos e apresentação dos principais eventos e figuras históricas envolvidas na luta pela igualdade racial no Brasil e discussão a partir de um Jogo de Tabuleiro sobre os impactos da lei na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo, explorando os avanços e desafios enfrentados desde sua implementação. Ø  Módulo II – A disciplina HABI em Caetité. Workshop de planejamento curricular: discussão sobre a importância da disciplina HABI (História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena) e estratégias e recursos para tornar a disciplina mais abrangente e inclusiva, além de compartilhamento e discussão de práticas pedagógicas eficazes para o ensino da disciplina HABI, troca de experiências e ideias sobre atividades, materiais didáticos e abordagens de ensino. Ø  Módulo III – Educação antirracista e decolonial. Oficina de desconstrução de estereótipos: Exploração de estereótipos raciais comuns e reflexão sobre seu impacto na sociedade, através de atividades de discussão em grupo, exercícios de conscientização e reflexão sobre a importância de uma educação antirracista e decolonial. Ø  Módulo IV – Construindo a identidade do Negro na escola. Oficina de autoestima e empoderamento: os participantes podem incluir-se em atividades que visam fortalecer a autoestima e o empoderamento dos estudantes negros, discutindo temas como identidade, representatividade e superação de estereótipos. Ø  Módulo V – O Ensino da Cultura afro-brasileira e indígena na sala de aula. Oficina de produção de materiais didáticos: criação de materiais didáticos interativos e engajadores para o ensino da cultura afro-brasileira e indígena. Serão abordadas técnicas de design, recursos multimídia e abordagens criativas para tornar o ensino mais dinâmico. Dia e horário do início e término: De 13/06/2023 à 07/11/2023 das 8h às 12h Datas dos módulos: Módulo I: Dia 13/06/2023 das 8h às 12h Módulo II: Dia 08/08/2023 das 8h às 12h Módulo III: Dia 12/09/2023 das 8h às 12h Módulo IV: Dia 17/10/2023 das 8h às 12h Módulo V: 07/11/2023 das 8h às 12h

Exposição: Ferramentas tecnológicas e o ensino de História; A cultura material e o ensino de História

DCHVI Inscrição - 11/12/2023 à 13/12/2023

A oficina acontecerá a partir de uma exposição dividida em dois momentos. Será apresentado ao público alvo ferramentas tecnológicas para o aprendizado de História, especialmente explorando o banco de dados do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (Labeca/MAE/USP), mostrando a possibilidade da ampliação dos conteúdos e informações que são apresentados nos livros didáticos. Em outro momento ocorrerá uma exposição sobre a cidade antiga grega, contando em seus acervos banners informativos, maquete de cidade e outras séries de artefatos. Atividade(s) do Evento: Sendo dividido em dois momentos, será exposto meios de dinamizar as aulas de História utilizando as ferramentas digitais e uma exposição contando com a cultura material através de banners informativos, maquete e outros artefatos ligados a cidade antiga grega. Data de início e término: 13/12/2023 – 14:00h às 18:00h Número de vagas: 60 vagas Carga horária: 4 horas Local: UNEB, Campus VI Ministrantes: Mateus Soares de Oliveira e Maria José de Jesus Lima Coordenação: Márcia Cristina Lacerda Ribeiro

Curso de Formação Docente EAD/UNEAD 2024.1

UNEAD Inscrição - 08/12/2023 à 16/02/2024

Promover formação básica para o uso das interfaces digitais dos ambientes virtuais de aprendizagem, voltado para  o ensino de graduação  na modalidade de Educação a Distância (EAD) tendo por base os principais conceitos,  concepções teórica  e práticas de EAD. Estudar e discutir recursos didáticos, tecnologias e ferramentas utilizadas na rotina da UNEAD no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como as metodologias didáticas envolvidas nos processos de ensino e aprendizagem. Modulo I - 18 a 21 de dezembro de 2023 Modulo II - 02 a 16 de fevereiro de 2024.

Giro das aprendências e ensinagens: dificuldades, transtornos e potencialidades de aprendizagem

DEDCXIII Inscrição - 07/12/2023 à 15/12/2023

A segunda edição do Seminário: Diálogos Psicologia e Educação, ocorrerá no dia 15 de dezembro de 2023, nas dependências do DEDC XIII, e está organizada em torno do tema nucleador: “Giro das Aprendências e Ensinagens: Dificuldades, Transtornos e Potencialidades de Aprendizagem”. A temática foi construída coletivamente a partir de consulta e escuta do corpo discente e encaminhada a partir dos seguintes delineamentos: a) qual a compreensão dos futuros e dos educadores em atuação, a respeito das dificuldades e transtornos de aprendizagem? b) a emergência e demanda latente das dificuldades e transtornos de aprendizagem no contexto escolar na contemporaneidade; c) a preocupação com a formação e inquietação com a articulação teoria e prática, em particular, frente as dificuldades e transtornos de aprendizagem; d) atuação do professor e a diversidade de fatores que influenciam no processo de aprendizagem, em específico, a respeito das estratégias, metodologias e práticas pedagógicas inclusivas, contextualizadas e apropriadas, decisivas no processo de desenvolvimento das potencialidades dos educandos. Desse modo, o II Seminário “Diálogos Psicologia e Educação”, conta com a participação de estudantes e docentes do DEDC XIII, realizando chamamento e acolhendo a comunidade externa, intercambiando os saberes e conhecimentos construídos e discutidos no âmbito da Universidade, colocando-se na condição de espaço formacional e potencializando a curricularização da extensão.  O evento iniciará com intervenção cultural protagonizada por estudantes do DEDC XIII, seguida da mesa de abertura com representações da Direção e Coordenação do NUPE do DEDC XIII. Estabelecendo estreita relação com os delineamentos encaminhados, a Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga e Mestra em educação, Cleyde Anne de Almeida Souza, realizará conferência com a temática: Dificuldades, Transtornos e Potencialidades de aprendizagem, com participação especial da docente Edinalma Rosa - Doutora e Mestra em Educação Inclusiva e mediação da docente e psicóloga Aissa Lisboa - Mestra em educação. 

11° Café contábil campus XIX

DCHTXIX Inscrição - 04/12/2023 à 09/12/2023

Evento de integração entre as turmas das disciplinas, Seminário Interdisciplinar e Economia das Organizações. Promovendo a iniciação à pesquisa e a criação de artigos.