Esfera pública e igualdade racial: os desafios da representatividade política no Brasil
DCHTXIX Inscrição - 11/08/2023 à 25/08/2023Seminário “Esfera pública e igualdade racial: os desafios da representatividade política no Brasil” É com grande entusiasmo que convidamos você a participar do nosso Seminário sobre "Esfera Pública e Igualdade Racial: os desafios da representatividade política no Brasil". Este evento é uma das ações do projeto de extensão universitária "@_politicadequinta", desenvolvido pela Uneb Camaçari - DCHT-XIX, o qual tem por objetivo produzir conteúdo sobre educação política nas redes sociais, de forma acessível e sem direcionamento político-partidário. Este seminário imperdível acontecerá em 24/08/2023 às 19:00 e reunirá mentes engajadas, acadêmicos e pesquisadores para discutir o conceito habermasiano de esfera pública e sua relação com a igualdade racial como elemento da representatividade política em um ambiente democrático. Palestrantes: Prof. Lucas Rêgo Silva Rodrigues Doutorando em Jurisdição Constitucional e Novos Direitos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (2010). Pós-graduado em Direito Urbanístico e Ambiental pela PUC-MINAS. Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2006). Membro do Grupo de Pesquisa Direito, Sentido e Complexidade Social.- DSComplex/UFBA. Coordenador do grupo de pesquisa Discurso do ódio, fake news e a crise do constitucionalismo democrático na contemporaneidade/ Unijorge. Professor do curso de Direito da Unijorge. Membro Conselho Consultivo e Parecerista da Revista Seara Jurídica da Unijorge. Advogado. Consultor na área de Direito Urbanístico, com ênfase em regularização fundiária. Drª Andressa Arruda Machado Graduada em Direito, pela UNEB, campus XIX Presidenta da Comissão de Promoção à Igualdade Racial, OAB subseção Camaçari Diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher - Secretaria da Mulher, município de Camaçari Detalhes do Evento: Data: 24/08/2023 Horário: 19:00 Local: Youtube do Política de Quinta: https://www.youtube.com/@politicadequinta8760 Serão certificadas 3 horas de ACC pela UNEB Atenciosamente, @_politicadequinta
1° Workshop sobre Aleitamento Materno da UNEB campus XII
NUPE DEDCXII Inscrição - 10/08/2023 à 22/08/2023O 1° Workshop sobre Aleitamento Materno é um evento promovido pelo projeto de extensão incentivo ao aleitamento materno da UNEB campus XII, em comemoração a campanha do Agosto Dourado, e tem por objetivo promover o aprofundamento sobre a temática do aleitamento materno e melhorar a atuação dos estudantes e profissionais da área da saúde no aconselhamento e incentivo a amamentação. Forma de pagamento O pagamento de inscrição deverá ser feito por meio de Pix: Pix (Telefone): 77 998649068 O comprovante de pagamento deverá ser encaminhados para o E-mail: comissao1workshopaleitamento@gmail.com juntamente com identificação do nome completo do participante no corpo do e-mail. Confira a programação completa: 18:00 Credenciamento. 19:00 Abertura do evento/ História do Aleitamento Materno no Brasil. 19:40 Anatomia e fisiologia da Amamentação/ Composição do leite e apojadura. 20:10 Posicionamento e pega corretadas mamas pelo o bebê. 20:40 Complicação das mamas. 21:10 Hospital amigo da criança/ 10 Passos para o sucesso do Aleitamento Materno. 21:40 Habilidades de aconselhamento. Ao final teremos Coffe Break.
Oficina: Análise do discurso aplicada à documentação
DCHVI Inscrição - 10/08/2023 à 24/08/2023A documentação material e textual da Antiguidade (e da contemporaneidade) pode ser analisada por meio de múltiplos instrumentos de análise. A análise de discurso francesa é o instrumento escolhido nesta oficina para indicar como é possível analisar imagens, textos e utensílios de diversos tipos por meio de chaves de investigação como gêneros discursivos, contexto de enunciação, ethos discursivo, análise pragmática de enunciados, cronografia, topografia, cenografia, análise semiótica e demais instrumentos que desvendam intencionalidades, estratégias de produção de sentido e condições de enunciação. A oficina apresentará por meio da análise de pinturas em cerâmica, de textos trágicos e de artefatos, os aspectos práticos da análise documental.
Mesa redonda: Gênero e História de família
DCHVI Inscrição - 10/08/2023 à 24/08/2023Título: Mesa redonda: Gênero e História de família Período de inscrição: 10/08/23 a 20/08/23 Período do evento: 23/08/23 às 19:00 h, auditório da UNEB, DCH/VI
Acolhimento para semestre 2023.2 do Curso de Farmácia
DCVI Inscrição - 09/08/2023 à 15/08/2023Prezados estudantes do Curso de Farmácia da UNEB e interessados! Com muita satisfação, a Comissão de Eventos do Curso convida a todos e todas para a nossa atividade de recepção para o semestre letivo 2023.2. Para essa atividade em especial, fizemos questão de convidar apenas egressos do nosso Curso para relatarem aspectos práticos da sua vivência profissional em diferentes áreas de atuação! Será um prazer contar com a presença de vocês! A todos e todas, um excelente 2023.2!
XI SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO EXTREMO SUL DA BAHIA - XI SEPEX
DEDCX Inscrição - 09/08/2023 à 30/09/2023INFORME SOBRE OS ANAIS Saudações unebianas! Prezado(a) participante, informamos alegremente que os anais do XI SEPEX estão disponíveis! Você pode acessá-lo através do link: https://drive.google.com/file/d/1LMUxf7AEFWbYFestVbJXDxaEgCrBI_jh/view?usp=sharing Atenciosamente, Comissão Organizadora INFORME SOBRE CERTIFICADOS Saudações unebianas! Prezado(a) participante, gostaríamos de agradecer a sua presença no XI SEPEX – “Políticas de Inclusão: compromissos e práticas educacionais”, realizado de 02 a 05 de outubro de 2023 pelo Departamento de Educação – UNEB / Campus X. O reconhecido sucesso desta edição do SEPEX é também resultado da sua participação e colaboração!! Esperamos encontrá-lo(a) em outras oportunidades. Informamos que seus certificados poderão ser acessados diretamente pelo drive: https://drive.google.com/drive/folders/1tTg8lK0FVoZbxCZmLg05L7V1Zv89bZrO?usp=sharing Instruções: Para os certificados de “Apresentação de trabalhos”, “Participação em Oficinas” e “Participação geral”, encontre seu nome no arquivo “Lista Certificados” na pasta correspondente e identifique o número do seu certificado para acessá-lo. Somente serão emitidos certificados para participantes devidamente credenciados nos primeiros dias do evento. Atenciosamente, Comissão Organizadora “UNEB, a universidade de toda a Bahia”. NOTA DE AGRADECIMENTO Expressamos nossa mais profunda gratidão à toda comunidade interna e externa do Campus X da UNEB pelo apoio e participação no XI SEPEX - Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia. Durante os dias 02 a 05 de outubro de 2023, testemunhamos uma verdadeira celebração do conhecimento, inovação e colaboração. Agradecemos sinceramente a todos e todas as estudantes, docentes, pesquisadores, monitores, coordenadores de GTs, apoio técnico-administrativo, palestrantes e visitantes que contribuíram para o sucesso deste evento extraordinário. Sua participação e engajamento tornaram o XI SEPEX uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. Nosso evento não teria alcançado o sucesso sem o apoioincansável de cada um(a) de vocês, cujo entusiasmo e dedicação foram admiráveise fundamental. Esperamos que as conexões estabelecidas e os conhecimentoscompartilhados sobre todas as formas de inclusão durante o SEPEX continuem aflorescer, promovendo uma cultura contínua de aprendizado e colaboração nabusca de políticas e práticas educacionais que tragam mudanças reais em nossasociedade. Agradecemos novamente por tornar o XI SEPEX um evento memorável esignificativo. Estamos ansiosos para receber todos vocês em futuros eventos,pois juntos continuamos a enriquecer nossas mentes e a fortalecer nossas lutas.Viva a UNEB! Coordenação Geral do XI SEPEX CoordenaçãoExecutiva do XI SEPEX APRESENTAÇÃO O XI Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia (SEPEX), da Universidade do Estado da Bahia - UNEB / Campus X, ocorrerá de 02 a 05 de outubro, acolhendo nesta edição a temática Políticas de inclusão: compromissos e práticas educacionais, com os objetivos de promover e ampliar as redes de diálogo entre universidade e sociedade ao reunir especialistas, pesquisadores, comunidades tradicionais, agentes públicos e organizações da sociedade civil para aprofundar o debate sobre as políticas de inclusão, sobretudo, a partir dos marcos regulatórios e das práticas que visam concretizá-las. O SEPEX tem se constituído como um evento importante, não apenas dentro dos meios acadêmicos da Bahia, mas também pelo impacto direto na geografia do Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia. Tal importância vem sendo fortalecida desde a sua primeira edição, em 2002. Afinal, o SEPEX consegue reunir profissionais da educação, pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação das mais diferentes Instituições de Ensino Superior da Região e de outras localidades. Tal quadro corrobora a sua relevância científica, social, política, cultural e educacional em todos os níveis, além de promover o protagonismo de um campus da universidade do interior da Bahia. Através da realização de conferências, simpósios temáticos, mesas-redondas, oficinas de formação, apresentação de trabalhos acadêmicos e performances culturais, o XI SEPEX se constitui em um espaço de construção coletiva do conhecimento e proposição de ações práticas com a finalidade de colaborar para que escolas e universidades, organizações privadas e do mundo do trabalho, a sociedade de um modo geral, tornem-se cada vez mais ambientes de inclusão. Para tanto, o termo compromisso, destacado na temática do evento, evoca o diálogo com o atual momento da política nacional, no qual a educação é provocada a protagonizar os esforços de enfrentamento às desigualdades e da reconstrução democrática do país. Neste sentido, o tema gerador políticas de inclusão, ao indicar a necessária e efetiva participação de todos e todas, congrega em si o significado da própria democracia. INFORMAÇÕES IMPORTANTES - Períodode inscrição como participante: 10/08 a 02/10 - Períodode inscrição para submissão de trabalhos: PRORROGADO até o dia 18/09 -Inscrição para Oficinas de Formação: serão realizadas no ato do credenciamento (02/10) - Certificadode 40h INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Normas Gerais para submissão de trabalhos no XI SEPEX: 1) Serão aceitos para o processo de avaliação os trabalhosoriundos de pesquisas em andamento e/ou concluídas, relatos de experiências eapresentação de produtos educacionais. 2) Os trabalhosdeverão ser submetidos no formato de resumo expandido e apresentados nosformatos de comunicação oral e comunicação sinalizada (para trabalhos oriundos de pesquisas em andamentoe/ou concluídas), espaços de vivências (para relatos de experiências) e mostrade produtos educacionais. 3) Os(a) autores(as) e coautores(a) deverão estar inscritos noevento. 4) Cada autor(a) poderá submeter, no máximo, 02 (dois) trabalhoscomo primeiro autor. 5) Será permitida a submissão de trabalhos com, no máximo, 10(dez) autores. 6) Os trabalhos aceitos e devidamente apresentados no eventopoderão compor os Anais do XI SEPEX, desde que aprovados pela comissãocientífica. 7) Trabalhos em inconformidade com as normas de submissão e/ouenviados fora do prazo estabelecido serão sumariamente desclassificados. 8) A submissão de trabalhos será feita exclusivamente pelo site doevento. Todos os resumos submetidos precisam estar inseridos em um dosseguintes grupos de trabalho do XI SEPEX: GT 01- Educação emciências e realidades subalternizadas: teorias, práticas e saberes por um olharinclusivo GT 02 – Inclusão dascomunidades na restauração florestal GT 03 – Inclusão eeducação escolar GT 04 – Inclusão: falantes, falares, literaturas e práticas marginalizadas GT 05 – Múltiplaslinguagens e diálogos da inclusão e diversidade no contexto social e escolarsob o prisma das teorias e experiências das políticas de educação GT 06 – Percepções dacontemporaneidade: sentidos do humano, justiça social e insurgências populares GT 07 – Inclusão:políticas de inclusão para/com estudantes com algum tipo de deficiência esurdez nos contextos educacionais, sociais e políticos GT 08 – Atividade física, saúde e inclusão GT 09 – Práticasformativas em educação matemática: diálogos sobre diversidade, inclusão ejustiça social GT 10 – Saberes pluraise práticas inclusivas na formação da humana docência GT 11 – UATI-CEVITI einclusão: saúde, cultura e arte na terceira idade GT 12 – Tecnologiasdigitais e inclusão: práticas pedagógicas inclusivas na educação em diferentesperspectivas GT 14 – Questãoagrária, movimentos sociais e educação do campo: o Território Extremo Sul daBahia, suas territorialidades e resistências GT 15 – Políticas deeducação e práticas inclusivas no Extremo Sul da Bahia INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOSSINALIZADOS CONTEÚDO: No vídeo deve constar: - O Título (juntocom legenda); - Autores, Introdução,Referencial Teórico, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações Finaise Referências (as referências devem ser apresentadas no final do vídeo emportuguês escrito, seguindo normas da ABNT/NBR 6023:2018. FORMATAÇÃO DO RESUMOEM LIBRAS (VÍDEO): - Vídeo de nomínimo 02 minutos e no máximo 04 minutos; - Fundobranco, azul ou preto; - Roupacontrastando com o tom de pele e sem adereços; - Enquadramento em Plano Médio (sinalizante éenquadrado da cintura para cima); - Vídeosgravados com interpretação voz em câmera digital; Obs: (colocarlegenda caso o trabalho seja aprovado - o participante posteriormente deveráinserir legenda por questões de acessibilidade (legenda: fundo cor preto eletra cor amarela); - Qualidade dovídeo: resolução mínima de 1280×720 ou superior com proporção 16:9 (widescreen) em formato H.264; - Publicar ovídeo no YouTube, em modo não listado; -Enviar o link do vídeo na página de inscrição (Template para submissão). Instruções para preparação do resumo expandido: a) O resumo expandido deverá conter no mínimo 02 páginas e nomáximo 04 páginas, incluindo as referências (opcional). b) Os resumos expandidos deverão conter elementos específicos,considerando cada modalidade de apresentação: - Para trabalhos oriundos de pesquisas concluídas ou em andamento:título, autores e coautores, indicação de GT, resumo(máximo de 100 palavras), apresentação (tema, referencial teórico,problema e objetivos), desenvolvimento (metodologia, resultados ediscussão) e considerações finais. - Para relatos de experiência: título, autores ecoautores, indicação de GT, resumo (máximo de 100 palavras), apresentação(tema, referencial teórico, justificativa da intervenção ou vivências e objetivos), desenvolvimento(decisões pedagógico-metodológicas, narrativas e reflexões) e consideraçõesfinais. - Para produtos educacionais: título, autores ecoautores, indicação de GT, resumo (máximo de 100 palavras), apresentação(tema, referencial teórico e objetivos), desenvolvimento (escolhaspedagógicas e metodológicas, processo de elaboração do produto e implicaçõeseducacionais) e considerações finais. c) O trabalho submetido deverá conter entre 03 (três) e 05 (cinco)palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula. d) O(a) autor(a) deverá indicar o GT no texto submetido. e) Formato do arquivo: Word 97-2003 (*.doc) ou superior. f) Formatação: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, margem superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2,0 cm, título emcaixa alta e centralizado (em negrito). g) Inserir um espaçamento simples entre o título e o nome do(a)autor(a) e coautores. h) Indicar a afiliação principal do(a) autor(a) em parêntese aolado do(s) nome(s) e inserir nota de rodapé (no recurso referências do word)para inserção de biodata resumida e e-mail. i) Inserir um espaçamento simples entre nome dos autores e oresumo. j) Inserir um espaçamento simples entre o resumo e aspalavras-chave. k) Obedecer ao templatedo resumo expandido disponível no site do evento. Instruçõespara apresentação a) Os trabalhos aceitos pela comissãocientífica deverão ser apresentados pelos respectivos autores e/ou coautores. b) Os trabalhos aceitos pela comissãocientífica serão apresentados em data, local e horário divulgados previamentepela comissão organizadora. c) Os autores e/ou coautores deverãopermanecer na sessão até o final da atividade. d) Será disponibilizado para as apresentaçõesos seguintes equipamentos: computador e data-show. Caso seja necessário outrosmateriais, indicar previamente para a coordenação do GT. e) Observar diretrizes abaixo conforme cadamodalidade de apresentação: - Para trabalhos oriundos de pesquisasconcluídas ou em andamento: comunicações orais - queconsiste em uma apresentação de 10 minutos por trabalho, seguida de discussãoconduzida pelo(a) coordenador(a) da sessão. - Para relatos de experiência: espaços vivências – que consiste em umasequência de apresentações com duração de 05 minutos por trabalho, seguida deroda de diálogo conduzida pelo(a) coordenador(a) da sessão. -Para produtos educacionais: mostra de produtos educacionais – que consiste na exposição dosprodutos e materiais educativos aprovados, sendo necessária a permanência deautores e coautores durante toda a atividade para diálogo com o públicopresente. Cada trabalho terá sua presença atestada por um membro da comissãocientífica designado pela organização. REALIZAÇÃO Universidade do Estado da Bahia – UNEB Departamento de Educação – DEDC / Campus X Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX Colegiados de Graduação UATI/CEVITI LOCAL DO EVENTO Departamento de Educação – DEDC / Campus X da UNEB, Teixeira de Freitas CONTATO Comissão Organizadora do XI SEPEX E-mail: sepex2023@gmail.com nupededc10@uneb.br Site: https://www.sge.uneb.br/sepex2023 PROGRAMAÇÃO: 02 a 05 de outubro de 2023. A programação completa já está disponível nos arquivos fixados na aba lateral deste site.
Colóquio Escritos sobre Infância e Juventude
DCHI Inscrição - 07/08/2023 à 16/08/2023O Colóquio Escritos sobre Infância e Juventude, a realizar-se nos dias 15 e 16 de agosto de 2023 no Campus I/UNEB-Salvador-Ba, propõe um debate acerca de questões contemporâneas relacionadas ao universo das crianças e dos adolescentes, visibilizadas em diferentes produções literárias, artísticas, culturais e acadêmicas. O evento reúne pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia, egressos desse Programa e dos Cursos de Graduação em Letras da UNEB, bem como agrega pesquisadores de outras IES e docentes que atuam na Educação Básica. Esse grupo de participantes demonstra com vigor, como se pode flagrar em seus objetos de estudo, inquietação, sensibilidade e olhar atento para um mundo tão singular que é o da infância e o da juventude. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Estudos de produção e recepção de culturas e linguagens/PPGEL/Uneb, o Colóquio Escritos sobre Infância e Juventude, em parceria com o Colegiado da Graduação em Letras-Língua Portuguesa e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas-DCH-I Salvador/Ba e com apoio do Centro Acadêmico desse Curso, busca expandir o diálogo com os graduandos pelo entendimento da relevância dessa interlocução para a formação docente. Inscrições gratuitas e emissão de certificado para participação integral no evento. Carga horária de 12 horas. Local: Auditório do CPEDR/UNEB – Campus I Cabula Salvador/Ba.
O retorno do trem de passageiros para Camaçari
DCHTXIX Inscrição - 07/08/2023 à 14/08/2023Será apresentado por professores pesquisadores e por especialistas, um Painel Técnico e Propositivo, aos representantes dos municípios que compõem o referido trecho, aos representantes do poder público estadual, aos representantes da sociedade civil organizada e aos representantes de diversas empresas, que também anseiam pelo transporte de seus produtos e seus funcionários pela ferrovia Pauta do Encontro: 1) MESA 01 - Abertura e apresentação do Projeto Ver de Trem – Coordenação. 2) MESA 02 - Apresentação dos Estudos Trem Regional de Passageiros Salvador a Alagoinhas, pelos professores pesquisadores do CETRAMA/UFBA, o Estudo Acesso Ferroviário aos Portos, pelo executivo da USUPORT e comentários de especialistas. 3) MESA 03 – Representantes dos Municípios, Empresas, Autoridades, Ministério Público e Defensoria Pública. 05 - Encerramento: Leitura do Manifesto PELO TREM REGIONAL NA BAHIA – DOS PORTOS A ALAGOINHAS e ENCAMINHAMENTOS. O TREM é passado, é presente e é futuro. No momento, para nós, é investimento econômico, é trabalho, renda, lazer, turísmo e MOBILIDADE para pessoas e TRANSPORTE para cargas, além de uma substancial redução dos impactos negativos ao meio ambiente. A Bahia precisa revitalizar e modernizar sua ferrovia para fazer parte da integração nacional.
LIGA ACADÊMICA DE CUIDADOS PALIATIVOS UNEB VII - LACP - SEMEANDO CUIDADOS PALIATIVOS
DEDCVII Inscrição - 03/08/2023 à 01/09/2023A Liga Acadêmica é uma associação criada e organizada por discentes, docentes e profissionais que apresentam interesses em comum, especialmente em áreas específicas do campo da saúde, para possibilitar a realização de atividades extensionistas e desenvolver ações voltadas para a promoção à saúde e educação, favorecendo o avanço científico da área da saúde e uma aproximação da Universidade com a Comunidade no que tange as questões relacionadas a educação e reconhecimento dos direitos humanos. Dessa forma, a prática das atividades da Liga Acadêmica deve ser incentivada nas entidades de ensino, principalmente nas Universidades, porque representa uma importante ação para agregar conhecimento e valor à vida do acadêmico, uma vez que, a grade curricular da maioria dos cursos de graduação não é o suficiente para que o indivíduo saia preparado para lidar com as variadas situações que podem acontecer no seu ambiente de trabalho. A Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos se constitui como uma estratégia de ensino, pesquisa e extensão extracurricular, que tem por objetivo aprimorar o conhecimento adquirido na sala de aula a respeito da temática e promover estudos, pesquisas e intervenções que proporcionem uma assistência adequada a fim de que se obtenha uma melhoria na qualidade do processo de morte, além de possibilitar um amplo diálogo sobre um tema tido como tabu – a morte. A proposta do Curso Básico de Cuidados Paliativos visa aprimorar o conhecimento adquirido na sala de aula a respeito da temática Cuidados Paliativos e promover atividades extensionistas com a comunidade que proporcionem uma ampliação dos conhecimentos e divulgação sobre os cuidados paliativos e contribua para a qualificação de uma assistência adequada a fim de que se obtenha uma melhoria na qualidade no processo de morrer e na morte das pessoas acompadras nos serviços de saúde de Senhor do Bonfim e região do Território Piemonte Norte do Itapicuru. . Curso Básico de Cuidados Paliativos Público alvo: Estudantes de Técnicos de Enfermagem Local: Colégio Integração – Centro Educacional FESN Carga horária: 20h (4 h semanais) Horário: Presencial: 19 – 22 h Estudos individuais: 1 h/semana
I Workshop Internacional: O Mundo Geopoético
Catedra Inscrição - 01/08/2023 à 10/08/2023I Workshop Internacional: O Mundo Gopoético Ateliê Geopoético: (En)cantos da Mata O Grupo de Pesquisa Geopoética realizará no dia 10 de agosto, das 9 às 12h, o I Workshop Internacional: O Mundo Geopoético, com a participação do artista plástico e arquiteto Dominique Rousseau, um dos mais antigos membros do Instituto Internacional de Geopoética da França e parceiro de Kenneth White. O encontro tem como objetivo promover o diálogo entre pesquisadores, escritores, poetas e estudantes da Universidade e artistas locais que trabalham com essa temática. Na oportunidade, Dominique vai nos presentear com a exposição do seu trabalho intitulada: "A viagem dos papéis geopoéticos" no hall da Reitoria. Nos dias 11 e 12 de agosto será realizado o Ateliê Geopoético: (En)cantos da Mata no Ecoparque da Mata em Massarandupió, município de Entre Rios- BA, com o objetivo de proporcionar uma imersão geopoética proposta por Kenneth White em 1989, inspirada nos filósofos existencialistas como Heidegger, Hordeling e Bachelard que nos leva à reflexão de como " habitar o mundo como um poeta" de forma sensível e inteligente, respeitando os saberes tradicionais e integrando a ciência e arte. Esses eventos contam com apoio da Cátedra Fidelino de Figueiredo/Instituto Camões e da Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult) - UNEB. Para dúvidas, sugestões e mais informações: catedrafidelino@uneb.br
Educação Cientifica com uso de Tecnologias Digitais - Projeto Universal
DCHTXIX Inscrição - 01/08/2023 à 25/11/2023Atividades realizadas no âmbito do projeto universal, com estudantes da educação básica e do curso de pedagogia da UNEB - Lauro de Freitas.
I Semana de Integração dos calouros de Letras
DCHTXVI Inscrição - 01/08/2023 à 16/08/2024
2ª Feira de Trabalho, Emprego e Renda da UNEB
SEAI Inscrição - 28/07/2023 à 27/08/2023ATENÇÃO COMUNIDADE UNEBIANA! VEM AI... 2ª EDIÇÃO DA FEIRA DE TRABALHO EMPREGO E RENDA DA UNEB - “JUVENTUDES: REALIDADES E PERSPECTIVAS” NÃO FIQUE DE FORA DESSA, INSCREVA-SE! Local: Campus II - Alagoinhas Data: 30/08/2023 Horário: a partir das 08:00h Formato: Híbrido A Feira de Trabalho Emprego e Renda da UNEB surgiu com o intuito de trazer orientações e discussões acerca do mundo do trabalho, buscando instruir, orientar e apontar os desafios e construir oportunidades de aprendizado, estágios e empregos aos estudantes calouros e veteranos da UNEB, estreitando a relação entre Universidade, empresas e agentes de Integração, contribuindo com a formação e a preparação profissional para o mercado de trabalho. Contando com oficinas, minicurso, stands e palestras voltadas a orientação profissional, orientação para os estudos e informações sobre o Mercado de Trabalho.
MESA-REDONDA “JORGE AMADO E CARLOS VILLAGRA MARSAL: DIÁLOGOS LITERÁRIOS ENTRE BRASIL E PARAGUAI
NUPE DCH I Inscrição - 25/07/2023 à 06/08/2023A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil, e a Universidad Nacional de Asunción (UNA), Paraguai, anunciam a realização da mesa-redonda intitulada “Jorge Amado e Carlos Villagra Marsall: Diálogos Literários entre Brasil e Paraguai”. Trata-se de um evento promovido pelo acordo de cooperação firmado entre ambas as instituições, que tem por objetivo principal realizar – conjuntamente – atividades de caráter acadêmico, científico e cultural. A mesa-redonda ocorrerá no dia 08 de agosto de 2023, às 15hs, na Plataforma Google Meet, e será transmitida pelo Facebook do Instituto Superior de Lenguas da UNA. Período do de inscrição: de 25 de julho a 06 de agosto de 2023. A ação será mediada pela Profª Drª Aline Silva Gomes (UNEB) e pelo Prof. Me. Gabriel Maciel (UNA), responsáveis pelo convênio, e tem como público-alvo estudantes dos cursos de Letras, professores (as), pesquisadores (as) e demais interessados. Nossos convidados são os Profs. Doutores Gildeci de Oliveira Leite (UNEB) e Oscar Pintasilgo Solís (UNA). Com a realização desta mesa-redonda, pretende-se produzir e trocar experiências e conhecimentos sobre a temática proposta, na perspectiva da literatura produzida no Brasil e no Paraguai. Evento gratuito e com emissão de certificado.
5º Julho das Pretas UNEB Campus VII
NUPE DEDCVII Inscrição - 22/07/2023 à 27/07/2023Prezadas/os/es, O dia *25 de julho* é instituído no Brasil pela Lei n° 12.987/2014 como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Teve como inspiração, o 1° Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, em Santo Domingo, na República Dominicana, em julho de 1992, onde mulheres negras de 70 países se reuniram para debater o impacto do machismo e racismo na vida das mulheres negras em solo latino americano. Em alusão a esta data, o Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues (LahAfro), promoverá em sua 5ª edição o debate sobre *“Mulheres Negras na História e na Historiografia”* e contará com as participações da Dra. Edinelia Maria Oliveira Souza, da Ms. Viviane dos Santos Silva e da Ms. Raiza C Canuta da Hora. *Quando:* 27/07/2023 às 19h *Onde:* canal do YouTube LahAfro Uneb Evento on-line, gratuito e com emissão de certificado! *Inscrições:* https://www.sge.uneb.br/inicio/detalhe/5037?sigla=5JulhoPretas&nome=5%C2%BA+Julho+das+Pretas+UNEB+Campus+VII&tipo=1 Aguardamos vocês para um momento de partilha de saberes e afetos! #mulhernegra #julhodaspretas #lahafro