ENSINANDO E APRENDENDO A LÍNGUA ESPANHOLA EM COMUNIDADE - 2023

NUPE DCH I Inscrição - 30/05/2023 à 14/06/2023

O Colegiado do Curso de Licenciatura em Letras – Espanhol da UNEB (Campus –I), vinculado ao Departamento de Ciências Humanas (DCH-I) vai abrigar o evento Espanhol: Uma Língua, Múltiplas Culturas. A atividade integra o Projeto de Extensão “Ensinando e Aprendendo a Língua Espanhola em Comunidade”, coordenado pela Profª Drª Aline Silva Gomes. Trata-se de uma atividade acadêmico-cultural promovida pelos discentes do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Espanhola e Literaturas da UNEB, Campus I (Salvador), matriculados na disciplina Língua Espanhola – Básico I. Os objetivos do evento são: i) divulgar o Curso de Licenciatura em Letras – Língua Espanhola e Literaturas da UNEB (DCH-I) para a comunidade interna e externa; ii) divulgar a cultura dos países que em o espanhol como idioma oficial; iii) promover a interação dos estudantes do referido curso com a comunidade em geral; e iv) apresentação e valorização do mundo hispânico.

NUPE EM AÇÃO: SOCIALIZANDO SABERES - 2023 - NOTURNO

NUPE DCH I Inscrição - 29/05/2023 à 06/06/2023

O Projeto NUPE EM AÇÃO caracteriza-se por um espaço de diálogo no qual a socialização de saberes possibilita a troca de experiências e de conhecimento que se revertem em um ambiente de escuta e acolhida respeitosa mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), bem como de forma presencial, oportunizando articulação e interação de forma colaborativa, reflexiva, e crítica.

GESTÃO PÚBLICA PROFISSIONALIZADA 2023 3º Encontro

NUPE DEDCXII Inscrição - 29/05/2023 à 07/06/2023

 Desde meados da década de 1990, a gestão pública no Brasil vem passando por transformações importantes, no que se refere à redefinição do papel do Estado nacional, em geral, e do papel desempenhado pelas três esferas de governo: União, Estados-Membros e Municípios. A partir da Constituição Federal de 1988, os estados e os municípios ganharam mais importância, assumindo diversas atividades antes desempenhadas pela União. Com a introdução de um Estado mais forte, porém menor, este reduz seu papel nacional-desenvolvimentista, que vigorou por meio século (ABRUCIO e COUTO, 1996; PINHO e SANTANA, 2001). Dentro da concepção neoliberal, a partir de 1990, a União passa a exercer as “verdadeiras” funções de Estado: regulação e indução. Um dos pontos que merecem destaque diz respeito à conscientização do seu verdadeiro papel constitucional. Na Constituição Federal (CF), há funções exclusivas de Estado, funções não exclusivas e funções de mercado (privadas) que devem ser pensadas e assumidas. O desenvolvimento de uma sociedade mais justa, com melhor distribuição de renda e permanente geração de empregos, é consequência de uma série de fatores econômicos, sociais e políticos, sendo importantes as práticas de organização e administração do trabalho, adotadas na sociedade, no decorrer de seu processo de desenvolvimento, tanto na área pública quanto na área empresarial. Em ambientes onde as mudanças ocorrem permanentemente e em grande velocidade, caracterizados ainda pela escassez de recursos e pelo alto nível de competitividade exigido pela sociedade contemporânea, exige-se que o profissional responsável pela condução das organizações públicas tenha desenvolvido sua criatividade, seu espírito critico e a sua capacidade de produção de novos conhecimentos. Aliada a esta “personalidade dinâmica e flexível” é preciso, ainda, que o Gestor Público desenvolva uma “visão estratégica dos negócios públicos”, o que pode ser obtido a partir do estudo sistemático e aprofundado das diversas áreas de ação no campo da Administração e da integração destas áreas em termos de conhecimento conceitual e analítico. Deste modo, independente dos conhecimentos “comportamentais”, exige-se do Gestor Público, o domínio das principais técnicas gerenciais no campo organizacional, de seus “recursos” humanos, financeiros e de produção e de gestão pública, evidentemente referenciada em um compromisso ético com a construção de uma sociedade justa. Para tanto, é preciso que seja dada oportunidade a cidadãos e a estados e prefeituras de todo o Brasil de se capacitarem para o exercício de uma administração pública profissional, fortalecendo a articulação da teoria de sala de aula com a prática de mercado. OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) Apresentar a administração de macro (governo), micro (unidades organizacionais) e sistemas públicos; b) Demonstrar como profissionais com formação adequada, interferem na realidade social, política e econômica do setor; c) Contribuir para o entendimento e melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal; d) Contribuir para que o discente, caso escolha ser gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas. METODOLOGIA Apresentação de palestras com gestores públicos e/ou profissionais do setor que prestam serviços a esse setor específico, visando repassar um melhor entendimento sobre a profissionalização da administração na gestão pública. PALESTRAS E DATAS: 1 – 11/04 – LICITAÇÃO PÚBLICA: OPORTUNIDADES E OBSTÁCULOS PARA MICROEMPRESAS, EMPRESAS DE PEQUENO PORTE E MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL; 2 – 10/05 – GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: FORMULAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS; 3 – 07/06 - QUALIDADE E INOVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: DESAFIOS DO ESTADO BRASILEIRO. PALESTRATE: WARLEI OLIVEIRA DE SOUZA Mestrando Profissional em Ciências Contábeis pela FUCAPE Business School - FUNDAÇÃO INSTITUTO CAPIXABA DE PESQUISAS EM CONTABILIDADE, ECONOMIA E FINANÇAS. Especialista em Planejamento e Gestão Tributária pela UNIGRAD, Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Guanambi - FG, Empresário Contábil, Foi Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário FG - UNIFG. Foi Professor no Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário FG - UNIFG, Foi Coordenador de Pós-Graduação das áreas de Gestão do Centro Universitário FG - UNIFG, Foi Diretor Financeiro da Cooperação para a Educação e Trabalho Coletivo - CTEC, Foi Coordenador de Programas Educacionais na Prefeitura Municipal de Urandi, foi Secretário Municipal de Educação de Urandi, foi assessor contábil e Coordenador do Centro Público de Economia Solidária - CESOL  Sertão Produtivo, projeto vinculado a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE/BA. Atualmente é Prefeito do município de Urandi/BA.

Projeto Ori - Práticas Integrativas em Educação e Saúde

NUPE DEDC I Inscrição - 26/05/2023 à 08/06/2023

Danças Afro: Em busca da Ancestralidade Essa Oficina é parte integrante do Projeto ORI - Práticas integrativas em Educação e Saúde. As danças africanas são uma expressão fundamental da cultura deste continente e influenciaram diversos ritmos internacionais. Habitualmente são acompanhadas por instrumentos de percussão e todos podem participar delas, não importa seu status ou sua idade. Período de inscrição - 26/05 a 09/06 Início da oficina - 12 de Junho de 2023 Público: Discentes, técnicos e docentes do DEDC I Dia & Horário: Turma 1 - Segunda 10h às 11h:30min Turma 2 - Sexta-Feira 18h às 19h:30min Frequência: 1x por semana  Vagas - 25 vagas por turma  Local : Sala de artes

DANÇA INDIANA E CONSCIÊNCIA CORPORAL - PROJETO ORI - Práticas Integrativas em Educação e Saúde

NUPE DEDC I Inscrição - 26/05/2023 à 01/06/2023

Dança indiana e consciência corporal Essa Oficina é parte integrante do Projeto ORI - Práticas integrativas em Educação e Saúde. Uma vivência para despertar corpo e sentidos, trabalhando a expressividade, criatividade, presença e a entrega. Percebendo-se através desse processo um ser integrado- corpo e mente. Período de inscrição - 29/05 a 01/06 Início da oficina - 02 de Junho de 2023 Público: Discentes, técnicos e docentes do DEDC Dia & Horário: Sexta-Feira 10h40min às 12h Frequência: 1x por semana  Vagas - 10  Local: Antigo NUPE Facilitador(a): Pétala Autran de Almeida Duração: 8 meses Carga Horária: 88h

Minicursos - XII Semana de Enfermagem da UNEB, Campus XII: Potencialidades e Desafios da Atuação da Enfermagem no Brasil

DEDCXII Inscrição - 25/05/2023 à 25/05/2023

XI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS :EJA NA PÓS-PANDEMIA: CULTURA, SUSTENTABILIDADE E DIREITOS HUMANOS

DEDCI Inscrição - 25/05/2023 à 02/05/2024

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS I PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE GRUPO DE PESQUISA TEORIA SOCIAL E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - BA XI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SISAL  I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA BAHIA   TEMA: EJA NA PÓS-PANDEMIA: CULTURA, SUSTENTABILIDADE E DIREITOS HUMANOS   O XI SEJATIS e o I SEJA-Ba pretendem, nessa nova edição, discutir as implicações da Educação de Jovens e Adultos no Brasil na pós-pandemia, a partir das transformações e dos impactos na cultura, na sustentabilidade e nos direitos humanos. Como ficou evidenciado, o período de pandemia, apesar da tragédia que abalou o mundo e o Brasil de forma mais aguda, foi também um momento de questionamento da estrutura educacional do país e do Estado da Bahia em particular. A necessidade do uso de tecnologias digitais para a formação dos nossos estudantes mostrou a fragilidade sistêmica do ensino no Brasil, escolas despreparadas para atender essa demanda, professores e gestores sem muitos meios para atender a população estudantil tanto na educação básica quanto na educação superior. Após 3 anos e mais de 7 milhões de mortes provocadas pela Covid-19, a Organização Mundial de Saúde, finalmente anunciou em maio de 2023, o final da emergência de saúde pública global. Muitas questões podem ser formuladas a partir dessa terrível situação e grandes mudanças no campo cultural e comportamental, socioambiental e dos direitos humanos precisam ser revistas para buscar estratégias para minimizar os impactos que ocorreram e prevenir-se para outras que possam vir a acontecer. Dessa maneira, o seminário, pretende centrar reflexões/ações sobre a pós pandemia em relação à Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A proposta é uma iniciativa do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Estado da Bahia/PPGEDUC/UNEB e da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Irará – Ba. O seminário será realizado de 26 a 29 de setembro de 2023 na cidade de Irará, Bahia, e terá como temas norteadores em cinco eixos temáticos: Eixo 1: A EJA pós-pandemia, experiências na gestão, docência e aprendizagem Eixo 2: A EJA e a educação antiracista Eixo 3: A EJA e a questão da sustentabilidade Eixo 4: A EJA: acesso, inclusão e permanência Eixo 5: A EJA nos Planos de Educação Programação Terça 26/09 - noite conferência  Quarta 27/09 A tarde - mesa redonda 6 mesas A noite - oficinas Quinta 28.09 A tarde - mesa redonda  A noite - oficinas Sexta 29.09 A Tarde - comunicações          O Seminário terá como atividades formativas, a conferência de abertura, mesas redondas, oficinas e comunicações orais. Os participantes terão direito a certificados. Data de inscrição para propostas de organização de mesas dialógicas, oficinas e comunicações: Inscrições: 25 de maio de 2023 a 25 de julho de 2023

Introdução à Escrita Criativa: O poema

Catedra Inscrição - 25/05/2023 à 29/05/2023

Introdução à Escrita Criativa: o poema  Aprenda a escrever poemas com Tessa Pisconti Objetivos da Oficina: 1 - Desenvolver práticas de leitura e de escrita criativa. 2 - Estimular a prática da escrita poética. 3 - Analisar aspectos criativos da escrita poética. Conteúdo: Leitura e análise de poemas. Dinâmicas de leitura e escrita. Apresentação e análise dos poemas produzidos durante a oficina. Técnicas para desenvolver a escrita poética. Data: 29/05/2023 Horário: 13:30 às 7:30h Local: CEPAIA - R. do Passo, 4 - Santo Antônio Além do Carmo Mais informações: catedrafidelino@uneb.br

ACESSO E VULNERABILIDADE DE PESSOAS LGBTQIAPN+ NA ATENÇÃO BÁSICA DE SENHOR DE BONFIM

DEDCVII Inscrição - 25/05/2023 à 06/06/2023

A atividade integra ações dos componentes ENF087 - TÓPICOS ESPECIAIS II e ENF067 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE do colegiado de Enfermagem - campus VII da Universidade do Estado da Bahia. Busca expandir a percepção e compreensão das graduandas sobre a temática; promover intervenção como base para difusão da temática entre as ESF do município de Senhor do Bonfim, Bahia abordando a problemática do acesso da população LGBTQIAPN+ na atenção básica.  Local: Auditório do Colégio Estadual de Senhor do Bonfim, Bahia Data: 06/06/2023 Horário: 08h às 12h Público alvo: Exclusivamente para os Agentes Comunitários de Saúde do município de Senhor do Bonfim, Bahia. Informações adicionais sobre a atividade: O acesso aos serviços de saúde pela população LGBTQIAPN+ é permeado por constrangimentos, estigmas e preconceitos. De modo que a exclusão, o desamparo e indiferença são sentimentos expressados por este público cotidianamente. Vale ressaltar que as políticas públicas específicas existem no âmbito do Sistema Único de Saúde desde o ano de 2011. No entanto, ações básicas a exemplo de: inclusão de campos em diversos impressos para registros de triagem, anamnese, fichas de acompanhamento, cartão de vacinação e outros documentos no intuito de dar visibilidade à identidade de gênero, orientação sexual, além do campo de sexo biológico, permanecer não preenchidos ou como dado inconsistente. Para além, solicitar a apresentação do cartão SUS com o nome social caso o gênero da usuária seja diferente da identidade no RG e adotar o nome social e a forma como o usuário deseja ser auto identificado ainda abarcar resistências entre as equipes de saúde. Essa ação educativa tem como objetivos: Expandir a percepção e compreensão das graduandas sobre a temática abordada; promover intervenção como base para difusão da temática entre as ESF do município abordando a problemática do acesso da população LGBTQIAPN+ na atenção básica. A proposta ancora-se em uma temática que transversaliza a formação da/o enfermeiro em vários âmbitos de sua atuação profissional pois irão se deparar com grupos vulnerados que requererão cuidados e atenção técnica que garanta as especificidades inerentes a garantia do acesso destes no SUS. Assim, ao se estabelecer diálogos com gestão municipal e profissionais de saúde amplia-se a possibilidade de inclusão e fortalecimento do princípio da integralidade. A ação será desenvolvida e atrelada ao componente curricular Tópicos Especiais II com carga horária direcionada a curricularização da extensão na matriz curricular do curso de Enfermagem da UNEB/C7. 

Grupo de Estudos da LEGS/UNEB campus VII - Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas

DEDCVII Inscrição - 25/05/2023 à 31/05/2023

O grupo de estudos será conduzido por discentes que integram a Liga de Estudos sobre Gênero e Sexualidade da UNEB, campus VII. O debate do grupo de estudos será sustentado no artigo "Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas" da autora Guacira Lopes Louro. É fundamental a leitura prévia do artigo para efetiva participação do grupo de estudos. Disponível em:v19n2a03.p65 (scielo.br) Data: 31/05/2023 Horário: 13h30 às 15h30 Local: Laboratório de Fisiologia do Centro de Estudos de Saúde do Semiárido  Público alvo: pessoas interessadas pelo tema gênero e sexualidade

FORMAÇÃO DE MONITORES PARA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ÊNFASE EM TEA (CURSO DE EXTENSÃO)

NUPE DEDC I Inscrição - 24/05/2023 à 31/05/2023

O presente Projeto de Extensão, é mais uma iniciativa do PROGEI – Programa de Educação Inclusiva da UNEB (Grupo de Pesquisa e Extensão), busca contribuir com a formação de monitores para atender pessoas com deficiência, com TEA e altas hobilidades. Neste curso daremos ênfase a formação de estudantes para atuar com TEA na Universidade e fora dela.  É uma atividade extensionista que pretende trabalhar com uma visão teórico-prática humanizada e inclusiva, fomentando uma rede de conhecimento e interações, através de lives, Rodas de Conversa e atividades assíncronas.  Este Projeto é coordenado pela professora Patrícia Carla da Hora Correia; Janeide Medrado Ferreira e Aline Vianna Mascarenhas Cerqueira. Este projeto terá, portanto, um formato extensionista, com certificação de 30 horas e com inscrições abertas no SGE/UNEB. Período de Inscrição: 24/05 a 31/05/2023 Início das aulas: 05/06 Final das aulas: 07/08 Aulas das 19:00 às 21:00h Dia: às segundas-feiras Aulas síncronas e assíncronas  Aulas On-line na plataforma Teams 

NUPE EM AÇÃO: SOCIALIZANDO SABERES - 2023 - MATUTINO

NUPE DCH I Inscrição - 23/05/2023 à 05/06/2023

O Projeto NUPE EM AÇÃO caracteriza-se por um espaço de diálogo no qual a socialização de saberes possibilita a troca de experiências e de conhecimento que se revertem em um ambiente de escuta e acolhida respeitosa mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), bem como de forma presencial, oportunizando articulação e interação de forma colaborativa, reflexiva, e crítica

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO LETRAS HISPÂNICAS EM FOCO (LEHISP) 2023

NUPE DCH I Inscrição - 22/05/2023 à 01/06/2023

O Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da UNEB - PPGEL (DCH-I) e Grupo de Pesquisa LEHISP promovem o I COLÓQUIO ANUAL DA LINHA DE PESQUISA (LPq)3: Sociolinguística, Linguística Aplicada e Interfaces. Tema: Formação de professores de línguas: possíveis caminhos para a construção da identidade docente.   O Colóquio acontecerá no dia 02/06/2023, sexta-feira, das 15h às 17h, no Auditório Milton Santos (Prédio da Pós-Graduação), no Campus I da UNEB, em Salvador. Terá como público-alvo estudantes da pós-graduação, pesquisadores, professores que atuam na Educação Básica, estudantes da graduação e demais pessoas interessadas (comunidade externa).   Espera-se, com a realização dessa atividade, fomentar entre os participantes a valorização do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito da formação de professores de línguas.

ORIENTAÇÕES SOBRE IMPOSTO DE RENDA

DCHTXVI Inscrição - 20/05/2023 à 26/05/2023

É com grande prazer que convidamos você a participar da oficina Orientações para Imposto de Renda. Neste evento, a Dra. Lívia Rodrigues estará compartilhando conhecimentos valiosos e fornecendo dicas práticas para ajudá-lo(a) a compreender melhor as questões relacionadas à declaração de imposto de renda. Sua participação será fundamental para tornar essa oficina ainda mais enriquecedora. Pedimos gentilmente que confirme sua presença pelo formulário de inscrição abaixo, para garantir seu certificado. https://www.sge.uneb.br/inicio/detalhe/4956 Aproveite esta oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos sobre imposto de renda e garantir uma declaração precisa e eficiente. Esperamos ansiosamente pela sua presença!

OFICINA DE REIKI

NUPE DEDC I Inscrição - 19/05/2023 à 25/05/2023

Esta oficina é  parte integrante do Projeto Orí - Práticas Integrativas em Educação e Saúde e apresenta o Reiki como uma terapia holística que trata do biocampo, e que tem por objetivo reestabelecer o equilíbrio físico, psicológico e emocional, apresentando ação integrante significativa no cuidado em saúde, principalmente sobre os aspectos de ansiedade, sinais depressivos, estresse, sistema imunitário, dor e níveis de pressão arterial sistólica. PÚBLICO: discentes, técnicos e docentes