Cuidando bem de mim...entre setembros amarElos
DEDCXIII Inscrição - 16/09/2024 à 19/09/2024A roda de conversa sobre saúde mental e trajetória acadêmica: Cuidando bem de mim...entre setembros amarElos, integra o Projeto de Extensão DialogicaMente: confluências em psicologia e educação. O Projeto DialogicaMente se desenvolve descentralizado em várias direções, se expande e se fundamenta através de linhas de intervenção em extensão, que visam atender as demandas específicas e contextualizadas das comunidades acadêmica interna e externa, vinculadas ao Departamento de Educação - Campus XIII. Desse modo, Cuidando bem de mim é uma linha de intervenção em extensão que contempla a campanha mundial de prevenção ao suicídio e valorização à vida – setembro amarelo, refletindo sobre os processos de sofrimento, adoecimento e saúde mental na contemporaneidade, viabilizando ações específicas para as comunidades interna e externa, no âmbito do DEDC Campus XIII.
SEMANA DA ADMINISTRAÇÃO - UNEB - CAMPUS XVIII
DCHTXVIII Inscrição - 16/09/2024 à 28/10/2024A Semana do Administrador é um evento anual destinado a celebrar e promover a profissão de administrador, destacando sua importância para o desenvolvimento organizacional e econômico. O evento será promovida pelo curso de Administração do Campus XVIII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em parceria com o Sebrae, com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Eunápolise e com outras entidades do setor público e privado. O evento ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro e tem como objetivo fortalecer os laços entre o empresariado local e regional da Costa do Descobrimento com os docentes e discentes do curso de Administração da UNEB. Além disso, busca-se incentivar a troca de conhecimentos e experiências, promovendo o desenvolvimento profissional e acadêmico na área de administração.
Sessão Aberta LAVOZ: Atuação Fonoaudiológica com Pessoas Trans
DCVI Inscrição - 16/09/2024 à 17/10/2024Sessão Aberta: Atuação Fonoaudiológica com Pessoas Trans Palestrante: Fgo. Gabriel Cabral Data: 26/09/2024 Horário: 20H, via zoom
Um diálogo sobre saúde mental
DCHTXVIII Inscrição - 14/09/2024 à 30/09/2024Palestra promovida pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) do Campus XVIII da UNEB
LALF 2024 - ORGANIZAÇÃO
DCVI Inscrição - 11/09/2024 à 20/09/2024LALF 2024 - ORGANIZAÇÃO INSCRIÇÃO PARA MEMBROS DIRETORES APENAS
Equity crowdfunding? Venha conversar com a plataforma pioneira em financiamento coletivo.
DCHI Inscrição - 11/09/2024 à 26/10/2024A Live Equity crowdfunding? Venha conversar com a plataforma pioneira em financiamento coletivo, organizada pelos estudantes do curso de Bacharelado em Administração de Empresas do 8o semestre, tem como objetivo compreender através de uma conversa com Gustavo Rodriguez (Plataforma Kria) o funcionamento do financiamento coletivo no Brasil. Esse financiamento é uma alternativa àquelas empresas que não são Sociedade Anônimas mas, apresentam um negócio com potencial de crescimento. É uma oportunidade aos estudantes de Administração, uma vez que o tema captação de recursos financeiros será apresentado, bem como, para os estudantes de Ciências Contábeis, por conta das exigências legais de informes contábeis. Venha apreender sobre valores mobiliários na prática com quem mais entende deste mercado. Para acesso a Live clique no link abaixo: https://events.teams.microsoft.com/event/05e2a06c-9c64-4f05-9063-db67b3419c31@72617dd8-37a5-42a2-8b20-59d2d0c50707
Pedagogia da Desobediência: Permanecer e resistir
DEDCI Inscrição - 10/09/2024 à 18/09/2024INFORMAÇÕES GERAIS Nome do Evento: PEDAGOGIA DA DESOBEDIÊNCIA: Permanecer e Resistir Tipo: Palestra Data: 18 de setembro de 2024 Horário: 15:00 às 18:00 Local: Auditório Jurandyr Oliveira / DEDC-1, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Rua Silveira Martins, 2555, Salvador. Duração: 3 horas Público-Alvo: Público interno e externo, comunidade em geral. Objetivo: O evento visa compartilhar saberes e experiências sobre a trajetória de Thifanny Odara, a primeira mulher trans do curso de Pedagogia da UNEB. Além disso, busca fomentar discussões sobre a Pedagogia da Desobediência, explorando como a resistência e a persistência podem influenciar a prática pedagógica e acadêmica.
V Colóquio Internacional de Pesquisa Aplicada em Educação
GESTEC Inscrição - 09/09/2024 à 29/10/20241 INTRODUÇÃO O V Colóquio Internacional de Pesquisa Aplicada em Educação - V COINPAE, a ser realizado no período de 29 a 31 de outubro de 2024, no horário das 08h30min às 17h, traz como tema "A Tecnologia como expansão da cognição humana: um olhar para a educação e gestão dos seus seus processos". Esse evento conta com a participação da comunidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), entre estudantes da graduação, pós-graduação, professores e demais profissionais da Educação Básica, bem como pesquisadores de outras instituições. Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), vinculado ao Departamento de Educação do Campus Salvador, da UNEB. O COINPAE se configura como uma importante iniciativa para fomentar discussões que possam contribuir com a temática proposta, além de incentivar novas pesquisas no contexto acadêmico e escolar. Dessa forma, os debates realizados durante o colóquio buscam promover a reflexão e a exploração de novas perspectivas e itinerários formativos, visando à qualificação da práxis social. O Colóquio será realizado por meio de encontros presenciais, no Prédio da Pós-graduação, no Campus Salvador, da UNEB, tendo início com a conferência de Abertura, seguida das comunicações de trabalhos científicos, oficinas, mesas temáticas, lançamento de livros e mesa de encerramento, caracterizando-se como espaço que estimula interação entre os participantes. 2 OBJETIVOS Objetivo geral Compreender a tecnologia como expansão da cognição humana, em especial nos processos de gestão da educação, ou unidade educacional Objetivos Específicos Discutir gestão, política educacional e tecnologias, como campos de pesquisa da educação básica e superior; Analisar o estado atual das pesquisas no campo da formação de profissionais da educação e o desenvolvimento de tecnologias educacionais aplicadas a processos formativos; Discutir a relação entre tecnologias na sociedade contemporânea e o potencial da tecnologia para a transformação e saberes e realidades nos ambientes escolares e educacionais. 3 JUSTIFICATIVA O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec) possui compromisso com a produção do conhecimento, por meio da realização de pesquisas sobre tecnologias e gestão da educação básica e superior, mas também com a difusão do conhecimento para a sociedade, com vistas ao desenvolvimento humano, social e cultural local e universal. Ao longo dos anos, o Gestec realiza este mister por meio da realização das atividades regulares do Programa (aulas, orientações, reuniões de grupos de pesquisas), mas também em atividades que envolvem diferentes sujeitos do Programa e convidados, como aulas inaugurais, encontros, seminários, colóquios e diferentes outros eventos realizados por pesquisadores do Programa vinculados às áreas de Gestão Educacional e Práticas e Processos Tecnológicos e aos seus grupos de pesquisa. O Colóquio Internacional de Pesquisa Aplicada à Educação (Coinpae) se constitui em uma das atividades coletivas mais importantes realizadas pelo Programa porque permite o diálogo de pesquisadores do Programa (estudantes e professores) com pesquisadores de outros programas de pós-graduação, de outras instituições e regiões do Brasil e de outros países. Neste ano de 2024, o V Coinpae possui o grande desafio de abordar como pauta que deve direcionar as discussões que ocorrerão no período de 29 a 31 de outubro de 2024 o tema a tecnologia como expansão da cognição humana: um olhar para a educação e gestão dos seus seus processos, proporcionando aos professores, pesquisadores, estudantes e espaço para pensar alternativas e estratégias para enfrentar as adversidades e fazer ciências no Brasil. Assim, este evento deverá trazer renovadas energias para os sujeitos que fazem a história do Gestec e permitir trocas acadêmicas e científicas significativas aos trabalhos realizados pelo Programa. 3 DADOS DESCRITIVOS DO EVENTO Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Endereço: RUA SILVEIRA MARTINS, 2555 Bairro: CABULA Cidade: SALVADOR Telefone: (71) 3117-2200 Diretor (a) do Departamento de Educação: Carla Liane Nascimento Dos Santos Comissão organizadora do evento Beatriz de Oliveira Barbosa Eveline Santana Neves Josemeire Machado Dias Kathia Marise Borges Karole Pereira Silva Laís Cristina dos Santos Brito Larissa Muniz Ferreira Bittencourt Lídia Boaventura Pimenta Luciane Lima Rodrigues Marcus Túlio de Freitas Pinheiro Newton Pedretti Regiani Coser Cravo Comissão Científica: André Ricardo Magalhães Célia Tanajura Machado Cláudia Paranhos de Jesus Portela Fernando Luis de Queiroz Carvalho José Antônio Carneiro Leão Josemeire Machado Dias Lídia Boaventura Pimenta Marcius de Almeida Gomes Rosângela da Luz Matos Sérgio Henrique da Conceição Monitoria do Evento: Integrantes dos Grupos de pesquisa: Tecnologias, Educação, Difusão do Conhecimento e Cognição (TEDIC) https://www.instagram.com/tedic.uneb/ Estudos Emergentes da Ecologia da Educação (COGNOSCERE): https://www.instagram.com/cognosceregp/ · Lab de Usabilidade, Cultura, Interfaces e Educação (Lucie) - https://www.instagram.com/lucielabinterfaces/ 4 CARACTERÍSTICAS DO EVENTO 4.1 Ementa Pesquisa aplicada, produção de conhecimentos, formação e aperfeiçoamento de profissionais, com foco na tecnologia como expansão da cognição humana, com ênfase na gestão e processos na educação e no ambiente escolar 4.3 – Público-alvo Professores, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação e demais profissionais da educação básica. 4.4 – Período Data: de 29 a 31 de outubro de 2024, no horário das 08:00h às 17h. 4.5 – Eixos Eixo 1 - Gestão, Política Educacional e Tecnologias Eixo 2 - Formação de Profissionais da Educação Eixo 3 - Educação e Tecnologias 4.6 Normas Gerais O evento é aberto ao público a que se dedica e de participação gratuita. A inscrição no V COINPAE é condição para a submissão de trabalhos. A inscrição no evento não garante a aprovação de trabalho inscrito. As inscrições ocorrerão exclusivamente via site do SGE UNEB: https://www.sge.uneb.br/inicio/index .Após acesso ao site, o participante deve clicar na opção “acessar”, em seguida em “área participante”, inserindo “login e senha”. Caso o interessado não possua login e senha, deverá realizar o seu cadastro ao acessar o site. A Coordenação do V COINPAE emitirá certificação de 20 horas de participação aos ouvintes e de apresentação de comunicação oral aos autores dos trabalhos aprovados e apresentados. 4.7 Sobre a submissão dos resumos expandidos O período para submissão dos resumos expandidos foi prorrogado para ATÉ 04 DE OUTUBRO DE 2024, exclusivamente via site do SGE UNEB: https://www.sge.uneb.br/inicio/index. Para a submissão de trabalhos no evento o participante deve ser professor ou estudante da pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) ou membro de grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ. Quando do ato da inscrição, os resumos devem ser vinculados a apenas um dos Eixos Temáticos do evento e conforme suas ementas, a saber: Eixo 1 - Gestão, Política Educacional e Tecnologias - Políticas para gestão da educação básica e superior. Gestão democrática e participativa na educação brasileira. Financiamento e controle social na educação básica. Técnicas e tecnologias de acompanhamento e monitoramento. Legislação, estrutura e tecnologias para a gestão da educação Básica e Superior no Brasil. Influência de organismos multilaterais na política de educação mundial e brasileira; Eixo 2 - Formação de Profissionais da Educação - Formação dos profissionais de educação. Profissão e trabalho docente no Brasil. A formação, inicial e continuada, tecnologias e processos formativos. Programas de formação desenvolvidos no país: concepções e tendências. Influências dos organismos internacionais nas políticas de formação no Brasil. Valorização do magistério e desdobramentos na profissionalização docente; Eixo 3 - Educação e Tecnologias - Tecnologias educacionais nas políticas para a educação no Brasil. Educação e Tecnologias transformando realidades. Tecnologias educacionais digitais. Metodologias ativas com a utilização das tecnologias. Processos tecnológicos em ambientes educacionais e redes sociais. Cada trabalho poderá ter no máximo 03 autores(as), sendo 01 autor(a) e até dois(duas) coautores(as). Autor(es/as) e Coautor(es/as) deverá(ão) estar devidamente inscrito(os/as) no evento. Cada participante poderá encaminhar SOMENTE um (01) trabalho, como autor. Os dados informados no ato da inscrição são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) e deverão estar corretos para a emissão de certificados, anais e comprovantes. A adequação do texto à norma culta da língua portuguesa é de responsabilidade exclusiva dos(as) autores(as), assim como sua coerência e coesão textuais. Os resumos submetidos serão avaliados pela comissão científica do evento, podendo ser aprovados ou reprovados. 4.9 Normas sobre a submissão dos resumos expandidos Serão aceitos resumos expandidos com resultados parciais ou finais de pesquisas, abordando um dos eixos propostos pelo V COINPAE. Os trabalhos deverão apresentar rigor teórico-metodológico e atender às seguintes normas: Todo o texto deve ser escrito em Língua Portuguesa, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, alinhamento justificado, margens 2,5 cm e em papel tamanho A4. Os trabalhos devem ser originais e ser encaminhados sob a forma de resumo expandido, com, no mínimo 5.000 e máximo de 7.000 caracteres (com espaço). Devem estar incluídos na contagem final de caracteres título e subtítulo (quando houver), introdução, desenvolvimento, conclusões ou considerações finais e referências. As citações e referências devem obedecer às Normas da ABNT. O trabalho deve ser submetido em formato PDF, em arquivo não identificado. Os trabalhos aprovados serão apresentados na forma de comunicação oral 5 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS A Comissão Científica fará a avaliação dos trabalhos seguindo os seguintes critérios: Relevância, pertinência e originalidade do trabalho no escopo do eixo em que foi submetido; Adequação conceitual na formulação de problemas e objetivos; Consistência na abordagem teórico-metodológica, na argumentação e com relação à produção da área da Educação, em particular em relação ao eixo a que o trabalho foi submetido; Contribuição para o avanço do conhecimento na área do evento, especialmente no eixo a que foi submetido; Adequação às normas de produção acadêmica, normas gramaticais e de uso da linguagem. 6 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS - COMUNICAÇÃO ORAL Os trabalhos aprovados serão apresentados na forma de comunicações orais, realizadas em sessões presenciais e coordenadas por docentes da comissão científica do evento, ou outro por ela indicado. Cada apresentação deverá se realizar, no máximo, em 15 minutos, devendo o coordenador da sala organizar a apresentação em blocos de no máximo 4 trabalhos, seguidos de 30 minutos de debates, quando haverá interação entre autores e demais pesquisadores presentes. Os participantes deverão permanecer na sala até o término da sessão. Receberão os certificados os trabalhos que forem efetivamente apresentados por um ou mais de seus autores.
PEDIATRIA - EXTENSÃO - Muito Além da Urgência.
DCVI Inscrição - 09/09/2024 à 20/09/2024Este é um projeto de pesquisa e extensão concebido para promover a discussão das vivências dos estudantes de medicina, partindo dos atendimentos pediátricos em uma unidade de pronto atendimento do SUS, feitos por alunos da disciplina de “Urgência e Emergência em Pediatria”, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), podendo estender-se para outras vivências durante o curso. O projeto inicia-se com a criação de um grupo de estudos, com roda de conversas e discussão de temas científicos e literários relacionados ao assunto, de modo a possibilitar o debate de questões que digam respeito ao processo formativo e emocional desses estudantes. O projeto prevê ainda a criação de uma rede de divulgação e compartilhamento, através de perfil em rede social, para tratar de questões que envolvam o atendimento médico humanizado, com um olhar abrangente sobre os pacientes e suas famílias, nas unidades públicas de saúde. O perfil será direcionado a estudantes de medicina, residentes e jovens médicos. Objetivo Geral: Promover a prevenção de danos psíquicos e a preservação da saúde mental de estudantes do curso de medicina da Universidade do Estado da Bahia, através da discussão de temas relacionados à formação médica, suas percepções e angústias, tendo como base a experiência relacionada aos atendimentos pediátricos de urgência e emergência. Objetivos Específicos: - Possibilitar a discussão sobre as dificuldades vivenciadas pelos estudantes de medicina em momentos diferentes do curso, incluindo a participação de alunos do internato e alunos egressos do curso, com a ideia de agregar depoimentos acerca dos diferentes estágios da formação médica. - Explorar o impacto produzido pelos atendimentos, feitos por estudantes de medicina, no oitavo semestre do curso, a pacientes admitidos em uma unidade de pronto atendimento do SUS. - Identificar fatores associados à satisfação dos pais ou responsáveis de pacientes pediátricos usuários do SUS e atendidos na unidade de pronto atendimento. - Criar um perfil, em mídia social, para divulgação de experiências do grupo de estudantes, possibilitando a interação social com pessoas interessadas em vivências acadêmicas de Urgência e Emergência em Pediatria. - Produzir material científico com a experiência do grupo, incluindo publicações (escrita ou oral) sobre o tema “Muito Além da Urgência – um olhar abrangente sobre o atendimento médico”. - Produzir uma feira para a comunidade externa com "Primeiros Socorros na Pediatria" Cronograma de TEMAS: Primeiro Semestre 2024 01. Discutindo a relação médico-paciente na pediatria. 19/04 Apresentação: Douglas Vinícius dos Santos Silva. Supervisão: Ila Sobral Muniz. 02. A Saúde Mental dos Estudantes de Medicina. 03/05 Apresentação: Lécio Aragão Souza Morais Supervisão: Ieda Aleluia. 03. Percepções sobre o atendimento em emergência pediátrica. 17/05 Apresentação: Letícia Lima Costa Supervisão: Ila Sobral Muniz. 04. O auto cuidado do estudante de medicina. 31/05 Apresentação: Tailane Cristina de Souza Supervisão: Ieda Aleluia. 05. Como lidar com as dificuldades econômicas dos pacientes e suas famílias. 14/06 Apresentação: Lays Monackelle Piancó/ Douglas Vinícius dos Santos Silva. Supervisão: Ila Sobral Muniz. Segundo Semestre 2024 06. Reflexões sobre a abordagem à criança vitimizada. 13/09 KENEDI/ ILA 07. Dificuldades do Estudante de Medicina/ Distância da família 27/09 LAIANY/ IEDA 08. O atendimento à criança grave e óbito na pediatria. 25/10 ANNIE/ ILA 09. Como lidar com a falta de recursos na saúde. 08/11 LUANA/MONA/ ILA 11. Reflexões sobre o futuro da Medicina. 22/11 IEDA/ ILA 12. Feira para a comunidade sobre Urgências/ Primeiros Socorros 30/11 todos
Learn English Step by Step
DLLARTES Inscrição - 09/09/2024 à 14/09/2024Curso de Extensão: “Learn English step by step” Inscrições reabertas para a Turma 2!! Responsáveis: Prof. Adilson da Silva Correia (UNEB) Profa. Bárbara Cristina Dos Santos Carneiro (UNEB) Monitoria: Giovanna de Santana Santos Andrezza Assumpção Vilela Objetivo geral: promover o desenvolvimento de habilidades e competências linguísticoculturais da língua inglesa por meio de ações de ensino-aprendizagem em uma perspectiva intercultural em nível básico. Objetivos específicos: Desenvolver conteúdos pertinentes ao conhecimento gramatical e vocabular da Língua Inglesa no nível básico. Empreender ações voltadas à pratica da oralidade, da pronúncia e da compreensão oral da Língua Inglesa no nível básico. Desenvolver práticas que abordem elementos de culturas diferentes como mecanismo de ampliar a compreensão cultural sobre outros povos e pessoas. Discutir temas culturais diversos a fim de garantir múltiplos entendimentos sobre diferentes povos e pessoas. Escrever textos, na Língua Inglesa, que abordem temas diversos e valorizem a escrita, a gramática e a compreensão vocabular dos participantes no nível básico. Informações importantes Público-alvo do curso: discentes cursantes do ensino médio, universitários, docentes e técnicos de instituições de ensino. Local do curso: As aulas acontecerão presencialmente no Campus II da UNEB, em Alagoinhas. Quantidade de vagas disponíveis: 25 vagas destinadas aos primeiros inscritos com lista de espera, em caso de desistência. CRONOGRAMA Período de inscrição: de 09 de setembro a 14 de setembro Publicação do resultado dos cursistas contemplados: 15/09/2024 Início das aulas: Turma 1: 18/09/2024 Encerramento: Turma 1: 20/12/2024 Curso Presencial - UNEB, Alagoinhas Dias do curso: quartas-feiras Horário das aulas: 10:00h às 12h Realização Departamento de Linguística, Literatura e Artes - DLLARTES Apoio: Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE-DLLARTES
Sessão aberta da LALF: "Intervenção na ciência ABA"
DCVI Inscrição - 09/09/2024 à 10/10/2024Sessão aberta da LALF - "Intervenção na ciência ABA" Data: 19 de setembro Horário: 19:30 Local: Plataforma TEAMS
MOSTRA DE CINEMA “CINEMA E RELAÇÕES RACIAIS: O RACISMO NO BRASIL”
DCHVI Inscrição - 09/09/2024 à 09/10/2024ATENÇÃO - Para realizar a inscrição, clique nesse botão localizado ao lado direito e, sendo a primeira participação em eventos da UNEB, realize o cadastro para ter acesso ao sistema SGE. É uma atividade do Projeto de pós-doutorado “Filmes, relações raciais e aprendizagem histórica: mostra de cinema em escola pública e produção de material audiovisual”, desenvolvido por Jairo Carvalho do Nascimento, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria da Graça Jacintho Setton (FEUSP). É um desdobramento do projeto permanente de pesquisa e extensão, CINEdebate & História, desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VI). A mostra tem, por objetivo principal, divulgar a produção de filmes nacionais que abordam a temática do racismo estrutural e propiciar, aos estudantes de Ensino Médio, a oportunidade de compreender a dinâmica das relações raciais no Brasil para que atuem como sujeitos ativos na sociedade, no desenvolvimento de prática antirracistas. Período: 24, 25 e 27 de setembro de 2024. Horário: 8:00h às 11:30h. Local: Arquivo Público do Estado de São Paulo. Inscrição gratuita. Vagas: 160 Público-alvo: Alunos (as) de Ensino Médio da EMEFM Vereador Antônio Sampaio (Bairro Santana, São Paulo) Carga horária: 15 horas. Realização: EMEFM Vereador Antônio Sampaio (Bairro Santana, São Paulo) CINEdebate & História – Jairo Carvalho do Nascimento
Curso Refletir sobre nossa aprendizagem do Direito
DCHTXIX Inscrição - 09/09/2024 à 10/11/2024Estudo da aprendizagem do direito a partir da linguagem jurídica como ferramenta ao futuro operador do direito. Curso em dois encontros (7 e 8 de novembro) no Auditório da UNEB Camaçari de 12:30 - 13:30. Emissão certificado 20h.
Semana do Administrador - Conectando Saberes 2024
DEDCXII Inscrição - 05/09/2024 à 09/09/2024A Semana do Administrador - Conectando Saberes, visa ser um evento com o intuito de promover trocas de conhecimento, vivências e aprendizado entre profissionais da área da administração, empreendedores e estudantes. O evento será organizado pelo Diretório Acadêmico do Curso de Administração da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, e ocorrerá nos dias 09 e 10 de setembro de 2024, no auditório da UNEB e em salas da instituição, no período noturno. Esse evento tem como objetivo promover o conhecimento, networking e discussões relevantes para profissionais e estudantes da área de administração, com ênfase no Empreendedorismo e suas vertentes. Logo, esta ocasião proporcionará uma experiência relevante e que agregará enorme conhecimento tanto pessoal quanto profissional dos participantes. O evento será organizado de acordo com a programação abaixo: Dia 09 de setembro de 2024, no auditório da UNEB, Campus XII, no período noturno, a partir das 19h e 30min, ocorrerá uma palestra sobre Gestão e Impacto Social: Estratégias Administrativas para Projetos Socioambientais e Comunitários, na qual os palestrantes utilizaram da fala para discutir como ocorre o planejamento e a gestão de recursos desses projetos com os discentes participantes. Adentrando também em temas como empreendedorismo social e sustentabilidade, destacando a importância de negócios que gerem impacto positivo na sociedade. Ademais, no mesmo dia e horário, em uma sala de aula da instituição, será ministrada uma oficina para os alunos, na qual a palestrante convidada conduzirá um momento teórico e outro prático acerca da temática Comunicação Eficaz no Ambiente Corporativo. Nesse viés, o intuito dessa oficina é demonstrar a relevância que uma troca de informações clara e compreensível possui no âmbito organizacional. No dia 10 de setembro de 2024, será realizada uma roda de conversa sobre Empreendedorismo: Ferramentas e Estratégias que impulsionam o Crescimento, que acontecerá no auditório da UNEB, Campus XII, no período noturno, a partir das 19h e 30min. Nesse momento, os convidados dialogaram com os estudantes acerca do assunto proposto, abordando suas jornadas empreendedoras, experiências e percepções sobre o empreendedorismo.
V CICLO DE DIÁLOGOS HÍBRIDO FORINLEJA-GPELCH 2024
NUPE DEDC I Inscrição - 04/09/2024 à 09/10/2024Os Grupos de Pesquisa FORINLEJA e GPELCH -DEDC/PPGEduC/UNEB, em parceria com a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire, a LAEIINF e a PROEX realizam o CICLO DE DÍALOGOS com OFICINAS BRINCANTES I. A V Edição de 2024 ocorrerá no Departamento de Educação - Campus I/UNEB: Oficina de Pintura de rosto - Hamilton Barbosa Local: Brinquedoteca - térreo DEDC I Manhã: 9h às 11h Tarde: 14h às 17h CERTIFICAÇÃO: 04 horas Maiores informações: E-mail: brinquedotecadedc1@uneb.br Instagram:@formacceinfancia, @brinquedotecapaulofreire Participem!
Oficina: “Corpos dançantes”
DCHVI Inscrição - 03/09/2024 à 18/09/2024Oficina: “Corpos dançantes” Com: Marcos Laércio França Souza Ministrante: Discente do 8 semestre de Educação Física Local: UNEB DCH-VI Quarta-feira Dia: 18/09 e 02/10 Das 9:00 às 11:00h Carga horária total de 6 horas Vagas: 30 vagas Inscrições do dia 03/09 até dia 18/09 Resumo da oficina: A dança como cura, essa oficina tem como finalidade promover benéficos físicos e psicológicos utilizando a dança. A oficina "Corpos Dançantes" é uma atividade prática voltada para explorar a expressão corporal por meio da dança. O objetivo principal é proporcionar aos participantes uma experiência de autoconhecimento e liberdade de movimento, permitindo que cada pessoa descubra sua própria maneira de dançar. A oficina geralmente é inclusiva, aberta a pessoas de todas as idades e níveis de habilidade, e foca em criar um ambiente acolhedor onde a criatividade e a espontaneidade sejam incentivadas. Por meio de exercícios e dinâmicas, os participantes são convidados a se conectar com seu corpo, liberar tensões e experimentar a dança como uma forma de expressão pessoal e coletiva.
Aplicabilidade dos Métodos Brasileiros Coletivos para Banda, Filarmônicas e Fanfarras da Bahia
UNEAD Inscrição - 01/09/2024 à 13/12/2024SOBRE O EVENTO: Aprovado no Edital 039/2024 do Programa de Arte e Cultura (PROARTE) da UNEB, o projeto “Aplicabilidade dos Métodos Brasileiros Coletivos para Banda, Filarmônicas e Fanfarras da Bahia”, criado pela Licenciatura em Música da UNEAD, tem como objetivo principal apresentar proposta de métodos como ferramenta para o aprimoramento técnico musical e coreográfico de discentes. Além disso, o projeto irá discutir e refletir sobre questões práticas o aprendizado da música e da dança de forma coletiva. O projeto será realizado nos municípios Barreiras (11/12) e Bom Jesus da Lapa (12 e 13/12). A oficina será realizada pela manhã, e à tarde. As inscrições para o projeto acontecem até dia 12/12/2024 e podem ser feitas de online no Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da UNEB. A ação visa atingir discentes participantes das bandas, filarmônicas e fanfarras dos munícipios de Bom Jesus da Lapa e Barreiras, estudantes da Licenciatura em Música, a comunidade acadêmica e comunidade externa das cidades participantes da ação. A oficina terá certificação para os(a) participantes concluintes da atividade. Confira a programação completa: DIA 11/12/2024 UNEB- BARREIRAS Local: Campus UNEB Barreiras 09h - Abertura do evento com apresentação dos professores e performance do hino nacional brasileiro e hino da Bahia. Participação dos professores do projeto e músicos das bandas e filarmônicas. 09h30min - Credenciamento e confirmação de inscrições e demais informações. Bolsista 10h às 12h - Realização das Oficinas Oficina 1: Praticas Musicais Coletivas Piano, Canto e instrumentos de cordas. Professores Moises Mendes e Mara Rúbia Oficina 2: Práticas Musicais Coletivas de instrumentos de sopros. Professores Aprigio Silva e Aurélio Nogueira. Oficina 3: Práticas Musicais Coletivas de instrumentos de percussão. Professor Thales Barbosa 12h às 13h - Intervalo para o almoço 13h30min às 15h30min - Realização das oficinas 16h - Término do evento no campus UNEB Barreiras. DIA 12-12-2024 UNEB BOM JESUS DA LAPA 09h - Abertura do evento com apresentação dos professores e performance do hino nacional brasileiro e hino da Bahia Participação dos professores do projeto e músicos das bandas e filarmônicas. 09h30min - Credenciamento e confirmação de inscrições e demais informações 10h às 12h - Realização das Oficinas: Oficina 1: Práticas Musicais Coletivas Piano, Canto e instrumentos de cordas. Professores Moises Mendes Oficina 2: Jogos Musicais e Brincadeiras para atividades escolares. Professora Mara Rúbia Oficina 3: Práticas Musicais Coletivas de instrumentos de sopros. Professor Aprigio Silva Oficina 4: Prática de regência e formação de bandas e fanfarras em contextos escolares e não escolares. Professor Aurélio Nogueira Oficina 5: Práticas Musicais Coletivas de instrumentos de percussão. Professor Thales Barbosa 12h às 14h - Intervalo para o almoço 14h às 16h - Realização das oficinas Oficina 1: Práticas Musicais Coletivas Piano, Canto e instrumentos de cordas. Professores Moisés Mendes Oficina 2: Jogos Musicais e Brincadeiras para atividades escolares. Professora Mara Rúbia Oficina 3: Práticas Musicais Coletivas de instrumentos de sopros. Professor Aprigio Silva Oficina 4: Prática de regência e formação de bandas e fanfarras em contextos escolares e não escolares. Professor Aurélio Nogueira. Oficina 5: Práticas Musicais Coletivas de instrumentos de percussão. Professor Thales Barbosa 16h - Apresentação dos professores no campus UNEB Bom Jesus da Lapa DIA 13-12-2024 UNEB BOM JESUS DA LAPA 09h - Oficinas projeto PROARTE nas escolas 10h às 12h Realização das Oficinas Oficina 1: Práticas Musicais Coletivas Iniciativas. Professores Moises Mendes Oficina 2: Dança, Corpo Coreográfico, Baliza, Balizador e Mor para fanfarras e bandas Professora Mara Rúbia Oficina 3: Práticas Musicais Coletivas de instrumentos de sopros (Metais e Madeiras) Professores Aprigio Silva e Aurélio Nogueira Oficina 4: Percussão para fanfarras, bandas e filarmônicas. Professor Thales Barbosa 12h às 14h - Intervalo para o almoço 14h às 16h - Realização das oficinas Oficina 1: Práticas Musicais Coletivas Iniciativas. Professores Moises Mendes Oficina 2: Dança, Corpo Coreográfico, Baliza, Balizador e Mor para fanfarras e bandas Professora Mara Rúbia Oficina 3: Práticas Musicais Coletivas de instrumentos de sopros (Metais e Madeiras). Professores Aprigio Silva e Aurélio Nogueira Oficina 4: Percussão para fanfarras, bandas e filarmônicas. Professor Thales Barbosa 17h30min às 19h - Concerto de encerramento do evento Local: Hall do Campus UNEB Bom Jesus da Lapa. Participação: Alunos das oficinas, professores das bandas e fanfarras das regiões e Banda de Música do PROARTE-2024 (Alunos e Professores).
FREUD - Guerra e morte na atualidade
NUPE DCH I Inscrição - 30/08/2024 à 13/09/2024Curso de extensão “Freud. Guerra e morte. Temas da atualidade”. A formação fará uma análise dessa obra sem perder de vista os temas que envolvem a política e a economia. As atividades serão de forma presencial e online. Local: Prédio Novo do DCH I.
Curso de introdução ao látex
DCHVI Inscrição - 29/08/2024 à 12/09/2024Nome do Evento: Curso de Introdução ao Latex Projeto que está vinculado: Curso de Introdução ao Latex, código do cadastro no SPGU 13.2024.186 Quantidade de Vagas: 25 vagas Data do evento e horário: 12/09; 13/09; 19/09 e 20/09 das 14:30 às 16:30 Período de inscrição: 29/08 a 12/09 as 14 horas Resumo: Este projeto visa capacitar estudantes da graduação em Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI, para a utilização do sistema computacional Latex, para posteriormente, ofertar cursos de curta duração, introdutórios ao sistema Latex, para a comunidade acadêmica deste campus.
EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SAÚDE: OS SEGREDOS E SABERES SOBRE AS ÁGUAS TERMAIS DE CALDAS DO JORRO, TUCANO - BA
DEDCXI Inscrição - 29/08/2024 à 02/09/2024O presente projeto visa envolver os estudantes e/ou participantes, no tripé: Educação, Meio Ambiente e Saúde nos encontros teóricos e práticos. Concebendo a Educação como o ato de educar, ensinar, pontificar. No sentido mais amplo, educação significa o lugar em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para outra. A educação vai se formando através de situações presenciadas experienciadas e vividas por cada cidadão ao longo da vida. No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo. No sentido formal é todo o processo contínuo de formação e ensino aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos oficializados de ensino, sejam eles públicos ou privados. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, a Educação divide-se em dois níveis, a educação básica e o ensino superior. Por sua vez, o meio ambiente compreende ao conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que cerca os seres vivos, influenciando-os e sendo influenciado por eles. Pode ser entendido também como o conjunto de condições que permitem abrigar e reger a vida em todas as suas formas - os ecossistemas que existem na Terra. O meio ambiente é o local onde se desenvolve a vida na terra, ou seja, é a natureza com todos os seres vivos e não vivos que nela habitam e interagem. No tocante a saúde, a OMS (1948), define “como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença”. A saúde é um direito social, inerente à condição de cidadania, que deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião ou ideologia. O Estado tem o dever de garantir a saúde através de políticas sociais e económicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Enquanto que as águas termais são águas aquecidas sob a terra, seja pelo processo de geotermia, que é o calor da própria terra, ou por ação de vulcões. Elas afloram do solo com temperaturas maiores do que a do corpo humano, que variam entre 35ºC e 48ºC. No caso da geotermia que é responsável por todas as fontes de águas termais no Brasil, a água da chuva penetra no solo em grandes profundidades e vai recebendo calor das rochas. No caso da vulcanização, é a presença de um vulcão ativo que torna as águas quentes. Geralmente, essas águas possuem uma concentração de ferro ainda maior do que a do processo da geotermia. Benefícios, recomendações e comprovações sob o uso das águas termais, bem como as contraindicações de uso das águas sulforosas. Para sua culminância estabeleceremos uma estreita relação com o Grupo de Estudo em Educação e Meio Ambiente (GEMA). OBJETIVO GERAL Compreender a dinâmica do ambiente, bem como as interrelações do homem com os recuros da natureza. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Fazer uso de metodologias ativas que desperte no participante o interesse em envolver-se na dinâmica do curso, no ato da ação/reflexão/ação; - Despertar nos participantes o prazer da leitura com textos e artigos científicos que reflitam sobre a educação, a saúde e as questões socioambientais; - Discutir as teorias da educação, do meio ambiente e da saúde que promovem o bem-estar e a qualidade de vida; - Adotar e plantar uma árvore no Campus XI da UNEB; - Conhecer as fontes termais de Caldas do Jorro, Tucano – BA, oportunidade em que aplicará um questionário com moradores e visitantes; - Promover um Seminário de socialização com os resultados encontrados nas vivências experienciadas, juntamente às ações do GEMA. JUSTIFICATIVA O projeto “EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SAÚDE: OS SEGREDOS E SABERES SOBRE AS ÁGUAS TERMAIS DE CALDAS DO JORRO, TUCANO – BA”, a ser desenvolvido em duas etapas: etapa 1 (teórica e pratica no campus XI da UNEB) e etapa 2 (prática em Caldas do Jorro, Tucano – BA), fundamenta-se nas teorias dos estudiosos das vastas áreas e que por si só, já se justifica por envolver os três componentes curriculares: Educação Ambiental, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências e Saúde e Educação, ministrados pelo o docente proponente do curso de extensão. Acredita-se que não é possível falar em educação sem agregar elementos como meio ambiente, saúde e outros recursos da natureza. Tais componentes curriculares, na dimensão de suas ementas, abordam as questões da educação, da saúde e do meio ambiente, isso facilita o intercruzar do compreender e do fazer, que o minicurso se propõe a exercitar além dos espaços não escolares. Outro aspecto que favorece a sua viabilidade, é a oportunidade do envolvimento dos participantes com a teoria e com a prática no contato direto com os elementos da natureza e humanos no ato do fazer, a exemplo do que iremos exercer quanto a experiência na adoção e plantio de uma árvore no campus XI da UNEB, bem como a vivência na aplicação do questionário com moradores e visitantes de Caldas do Jorro, Tucano – BA. PERÍODO: 03 a 27 de setembro de 2024 - Às terças das 8h às 12h no auditório da UNEB VAGAS: 30 CARGA HORÁRIA: 20h PÚBLICO-ALVO: Estudantes e interessados