Oficina de Patrimônio e Cultura

DCHVI Inscrição - 14/06/2024 à 19/06/2024

Reunião geral de apresentação e discussões Remoto 08/junho (sábado) 9:30 / 11:30 Visita de campo: Espaço urbano patrimonial de Caetité Presencial 15/junho (Sábado) 8:30 / 11:30 Visita de campo: Núcleo museológico Moita dos Porcos / Caetité Presencial 29 /junho (Sábado) 8:30 / 11:30 Entrega de Relatório Final Postagem no sistema 06/julho

Workshop: posicionamento e transferências em pessoas hospitalizadas

DCVI Inscrição - 12/06/2024 à 20/06/2024

Desenvolvimento prático teórico de técnicas de posicionamento e transferências no leito em hospitalizados. Atuação crucial para a realização da abordagem fisioterapêutica. 

Workshop: posicionamento e transferências em pessoas hospitalizadas CO

DCVI Inscrição - 12/06/2024 à 16/06/2024

Desenvolvimento prático teórico de técnicas de posicionamento e transferências no leito em hospitalizados. Atuação crucial para a realização da abordagem fisioterapêutica.

III CICLO DE DIÁLOGOS HÍBRIDO FORINLEJA-GPELCH 2024

NUPE DEDC I Inscrição - 10/06/2024 à 12/06/2024

Os Grupos de Pesquisa FORINLEJA e GPELCH -DEDC/PPGEduC/UNEB, em paceria com a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire, SMED, a LAEIINF e a PROEX realizam o CICLO DE DÍALOGOS HÍBRIDO. A III Edição de 2024 ocorrerá dia 12/06/2024, às 13:30, no Auditório Jurandir Oliveira do Departamento de Educação - Campus I/UNEB, com a temática: DIVERSIDADE E INCLUSÃO NAS INFÂNCIAS: DIÁLOGOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. A transmissão será pelo Canal do YOUTUBE do FORMACCEINFÂNCIA UNEB. CERTIFICAÇÃO: 04 horas Maiores informações: Instagram: formacceinfancia  Participem!

II SEMINÁRIO DE TRABALHO DO GRUPO DE PESQUISA EPISTEMOLOGIA, ÉTICA E LINGUAGEM

DCHTXXI Inscrição - 10/06/2024 à 14/06/2024

O Seminário de Trabalho do grupo de Pesquisa "Epistemologia, Ética e Linguagem" tem por meta promover interação e interlocuções teóricas entre os membros do grupo, sobretudo em relação aos discentes de graduação. A proposta se dá por diversas razões. A primeira delas se deve ao fato dos membros do grupo pertencerem a instituições distintas (UNEB, UESC, UEFS e UFRB) e estarem em cidades distantes umas das outras. Dessa maneira, o seminário é um meio de promover a interlocução entre os membros do grupo e de viabilizar o debate de seus trabalhos. A segunda razão para o seminário se dá com foco específico nos estudantes de graduação, pois, mediante os seminários, espera-se que eles iniciem no mundo da apresentação e debate de seus trabalhos, bem como iniciem as interlocuções com pesquisadores de outras instituições e de outras áreas. A terceira das razões, e que decorre das duas primeiras, é a consolidação de um locus e de uma rotina de trabalhos envolvendo os pesquisadores do grupo, sejam os mais experientes sejam os que estão iniciando. A segunda edição do evento é organizado pelos professores Dr. Giorgio Ferreira (UNEB), Dr. Matheus Pazos (UFRB), Dr. Luis Rusmando (UESC) e Dr. José Portugal Ramos (UEFS). Inscrições para ouvintes de 10 a 13 de Junho.

VII DIÁLOGOS SOBRE A PESQUISA

GEFEP Inscrição - 10/06/2024 à 06/11/2024

Certificado pela Universidade do Estado da Bahia e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTECUNEB (Mestrado Profissional), Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação – GEFEP UNEB/CNPq– investiga Formação de Professores em Exercício, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e espaços educativos, principalmente, escolas da rede pública de ensino – municipal e estadual. Suas atividades relacionam-se à pesquisa, ao ensino e à extensão universitária, e têm como campo de pesquisa as Instituições de Ensino Superior e Escolas públicas e suas experiências com a formação docente no exercício da profissão. Reúne, assim, estudantes e professores pesquisadores de graduação e pós-graduação; técnicos/as das IES parceiras e professores/as da Educação Básica. Os projetos de pesquisa investem em discussões de diferentes modalidades educativas como Educação de Jovens e Adultos e Educação em Prisões, e distintos segmentos - Educação Básica e Educação Superior.   O Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação – GEFEP UNEB/CNPq realiza, bienalmente, o evento Diálogos sobre a Pesquisa. Neste ano (2024),em sua 7ª edição, traz a temática Fazer Ciência e Pensar Saberes, ancorada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tais Objetivos constituem plano de ação global voltado à eliminação da pobreza extrema e da fome, oferta de educação de qualidade ao longo da vida para todos ,proteção ao planeta e promoção de sociedades pacíficas e inclusivas (Nações Unidas, Brasil. sd/sp). Assim, nesta Edição, o evento alinha-se aos seguintes ODS: 4º – Educação de Qualidade; 10º – Redução das Desigualdades;16º – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.   Em sua primeira edição (2012), o evento reuniu estudantes e pesquisadores para discutirem O Ensino pela Pesquisa, valorizando a participação de estudantes da graduação envolvidos em projetos de pesquisa. Na segunda (2014), debateu a Educação de Jovens e Adultos, contando com a participação de professores e estudantes da graduação, da pós-graduação e da Educação Básica. Na terceira (2016), discutiu Formação Docente após a LDB nº 9.394/96, ampliando a participação de professores e estudantes interessados na temática, numa parceria entre Universidade do Estado da Bahia –UNEB e Faculdade de Educação – FACED UFBA. Na quarta edição (2018), buscando expandir esta participação tivemos os Dispositivos Metodológicos de Pesquisa na Pós-graduação como mote das discussões. Na quinta edição(2020), provocados pelo contexto internacional motivado pela COVID-19, o tema foi Desterritorializados pelo ensino remoto: quais educações são possíveis e necessárias? Na última edição (2022), celebrando os 10anos deste evento, a temática foi AQUI É UMA ESCOLA: identidades (não)anunciadas. Nesta edição (2024), fazendo coro com o espírito de retomada da ciência no âmbito das políticas públicas nacionais – estaduais e federais -,damos relevo à popularização da ciência na defesa da democratização do conhecimento sistematizado.   O evento é organizado pela Universidade do Estado da Bahia e tem o apoio do Programa de Pós-graduação stricto sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC). Nesta edição, temos parceria com o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Instituto Federal Sertão Pernambucano (IFSertão-Pe) e Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Considerando o caráter multicampi destas Instituições, as atividades híbridas (on-line e presencial) acontecerão atividades em Salvador/BA e em outras cidades como Guanambi e Seabra, no estado da Bahia; e em Petrolina/PE, no estado de Pernambuco - vide Programação nestes municípios, no link do banner.   A equipe organizadora conta com professores/as do Ensino Superior e tem a participação de estudantes da graduação e da pós-graduação; e de professores/as da Educação Básica da rede de ensino pública – estadual e municipal, em sua maioria, integrantes do GEFEP.   Com o VII Diálogos sobre a Pesquisa, busca-se promover a difusão e a divulgação do conhecimento científico e acadêmico desenvolvido nos diversos espaços educativos, favorecendo o protagonismo nas redes públicas de ensino na popularização da ciência; e socializar experiências de pesquisa na Educação, tendo como perspectiva a necessária articulação entre Universidade e Educação Básica. Esperamos, assim, ampliar espaços de discussão entre profissionais da Educação em seus distintos segmentos e em todas as modalidades de ensino, tendo como objeto a formação docente no e para o exercício da sua profissão.   Objetivos Promover divulgação e difusão do conhecimento científico-acadêmico dos diversos espaços educativos voltados à popularização da ciência, destacando formação em exercício e articulação entre Universidade e Educação Básica; Discutir políticas públicas voltadas à formação docente em exercício, tendo em vista a valorização do magistério; a indução à docência; a gestão na Educação; Debater a valorização do magistério com ênfase na articulação entre Universidade e Educação Básica, visibilizando pesquisas realizadas em Instituições de ensino, na graduação e na pós-graduação; Difundir pesquisas e perspectivas metodológicas desenvolvidas em Programas stricto sensu em Educação que tenham como objeto de estudo a formação em exercício de professores, o currículo, a gestão da educação, a relação ensino e pesquisa e as tecnologias educacionais; Discutir distintas possibilidades de educar em espaços diversos para ampliação da oferta de educação de qualidade ao longo da vida para todos.   Público-alvo Professores e Estudantes de Educação Básica: rede privada e rede pública de ensino – municipal e estadual -; diferentes modalidades educativas, incluindo a educação para restritos e para privados de liberdade; Professores e Estudantes de Instituições de Ensino Superior: cursos de graduação e Pós-graduação latu e stricto sensu; Profissionais e Técnicos da Educação: Educação Básica e Instituições de Ensino Superior; Profissionais de Áreas correlatas, interessados na Área de Educação; Integrantes de Movimentos Sociais que discutem Educação Popular.   O VII Diálogo sobre a Pesquisa ocorrerá de forma híbrida – presencial com transmissão online -, tendo a participação de convidados/as que discutem temáticas situadas nos Eixos a seguir.   Eixo 1: Políticas Públicas Educacionais e Popularização da Ciência - ODS 10º- Redução das Desigualdades A Ciência e o conhecimento têm definições próprias nos diferentes argumentos epistêmicos, havendo consenso deque o conhecimento científico se difere dos demais – empírico, religioso, artístico, filosófico... Fazer-pensara ciência é ação realizada por e para humanos em suas relações com outros elementos. Importa, então, entender as intervenções do Estado na Educação através de políticas públicas e políticas públicas educacionais e suas ressonâncias no fomento ao ensino, à pesquisa e à extensão, tendo em vista o planejamento de mudanças para os distintos seguimentos educacionais. Assim, este Eixo contempla temáticas sobre: Equidade de Gênero, Raça e Diversidade; Saberes científicos de Povos e Comunidades Tradicionais; Políticas Públicas Educacionais; Documentos Oficiais como PNE (2024/2034); PNPG (2024-2028), dentre outros.   Eixo 2: Currículo e Formação de Professores - ODS 4º- Educação de Qualidade O currículo voltado à formação em exercício de professores e os desafios que o permeiam, traz em concepções desta formação em seus diversos espaços de atuação, provocadas pela mediação tecnológica. Programas voltados à Formação de Professores, assim como pesquisas que envolvem narrativas na investigação sobre formação profissional, são instados a debater sobre metodologias e experiências curriculares situadas no contexto da prática docente no ensino remoto. Neste Eixo serão consideradas pesquisas que contemplem discussões sobre Programas voltados à Formação em Exercício como PARFOR, PIBID e Residência Pedagógica; iniciativas que promovam a inserção de Meninas e Mulheres na Ciência; Experiências Curriculares nas distintas Modalidades Educativas; Discussões curriculares antirracista, gênero, geração e religiosidade, educação ambiental sustentável. Práticas pedagógicas no contexto da educação básica, da educação profissional e do ensino superior.   Eixo 3: Gestão Educacional - ODS 4º - Educação de Qualidade No espaço escolar os sujeitos se conectam para performar sentido, pois, aí, todos têm contribuições e saberes para compartilhar, já que os processos realizados neste espaço são experiências formativas. A gestão e os direcionamentos que a escola é submetida são instados à reflexão, tendo em vista a necessária participação democrática de atores da organização escolar, buscando entender como as tecnologias de gestão aplicadas a espaços escolares podem contribuir para adaptação à mutante realidade da educação. Assim, este Eixo favorece o debate em torno de temáticas como a necessária articulação entre Universidade e Educação Básica; Programas voltados à Formação em Exercício - PARFOR; PIBID; Políticas Institucionais para Educação Ambiental; Gestão Escolar em espaços de restrição e privação de liberdade; Projeto Político Pedagógico e Gestão Democrática, considerando as dimensões: Administrativa, Jurídica, Financeira e Pedagógica.   Eixo 4: Educação para Jovens e Adultos e em situação de Restrição e Privação de Liberdade – ODS 16º - Paz, Justiça e Instituições Eficazes A Educação para privados de liberdade, seja em Unidades Escolares Prisionais ou na Socioeducação, deve ser discutida na perspectiva da importância da intersetorialidade na relação do educar em espaços socialmente reconhecidos. Busca-se, assim, neste Eixo, discutir políticas públicas na área da Execução Penal e Educação para os privados de liberdade, situando demandas da educação em prisões e na Socioeducação com os atores sociais que atuam nesses espaços. Fomentar o debate para além da escolarização, considerando a individualização da pena para os restritos e privados de liberdade.    PROGRAMAÇÃO - presencial, em Salvador; on-line (o link será informado para as pessoas inscritas)   12 de novembro de 2024   Local: DEDC I – Campus UNEB Cabula Acesso on-line: acesso à transmissão no YouTube 17h00 às 18h00 – Atividade Cultural; Mesa de Abertura  18h00 às 19h30 – Conferência: Caminhos para a Pesquisa Transdisciplinar Convidado: Dr. Elizeu Pinheiro/UNEB  Mediação: Márcea Andrade Sales/UNEB 20h00 às 21h00 - Lançamento do Livro Fazer Ciência e Pensar Saberes (2024)   13 de novembro de 2024  Local: Instituto Anísio Teixeira - IAT Acesso on-line: acesso à transmissão no YouTube 08h30 as 10h00: Roda de Diálogo 1 - Educação ao longo da vida para todos/as  Convidados/as: Francisco Guimarães/UNEB; Hélder Eterno Silveira/UFU; Delmaci Ribeiro/Clube de Ciência Mediação: Ivete Teixeira dos Santos    10h30 as 12h00 – Roda de Diálogo 2 - Experiências Curriculares no Exercício da Profissão  Convidados/as: Carlinda Leite/UPorto (online); Maria Inez Carvalho/UFBA; Mônica Daltro/EBMSP  Mediação:  Neurisângela Miranda/IF Baiano   13h30 às 16h00 - Apresentação de Relatos de Pesquisa (4 eixos): Os Relatos de Pesquisa serão apresentados, apenas, neste dia/horário. O acesso on-line é exclusivo para quem não estiver em Salvador  Coordenação: Adriana Lopes; Barbara Garcez; Daniele Santos; Darlaine Bomfim EIXO 1: acesso à sala no Microsoft Teams EIXO 2:  acesso à sala no Microsoft Teams EIXO 3:  acesso à sala no Microsoft Teams EIXO 4:  acesso à sala no Microsoft Teams   16h00 as 17h30: GEFEP Convida O Mapa da Verdade - Cacique Juvenal Payayá Acesso on-line: acesso à transmissão no YouTube   14 de novembro de 2024  Local: Instituto Anísio Teixeira - IAT Acesso on-line: acesso à transmissão no YouTube 08h30 as 10h00: Roda de Diálogo 3 - Democratização do conhecimento sistematizado na produção de saberes  Convidados/as: Ana Paula Uetanabaro/UESC; Iuri Rubim/IAT; Marília Fontes/ECemFOCO; Viviane Gomes Almeida/INPI  Mediação: Ginaldo Araújo/UNEB    10h30 as 12h00 – Roda de Diálogo 4 - Educação para restritos e privados de liberdade  Convidados/as: Adriana Lopes/SEC-BA;  Everaldo Carvalho/SEAP; Mercedes Agrícola/SMED; Rowayne Ramos/UNIDA IIPE; Mediação:  Maria das Graças Barreto/FINEPIS-BA   14h00 às 16h00 - GEFEP Convida Diálogos entre Grupos de Pesquisa   ORIENTAÇÕESPARA SUBMISSÃO DE RELATO DE PESQUISA   ACESSE O TEMPLATE AQUI   Período de submissão: 10 de junho a 12 de agosto de2024 Limite de vagas: 20 Relatos por Eixo Orientação para escrita do trabalho: acessar Template disponível no SGE UNEB Submissão de Relato de Pesquisa: enviar arquivo por e-mail:gefep@uneb.br   Para obtenção de Certificado no evento com carga horária total de 20horas, os inscritos devem ter, no mínimo,75% (setenta e cinco por cento) de participação.   Os trabalhos aprovados e apresentados para socialização e discussão, no evento, serão publicados nos Anais do VII Diálogos sobre a Pesquisa, desde que cumpram, rigorosamente, as normas de submissão constantes no Template.   CRONOGRAMA   Atividades Períodos Divulgação INSCRIÇÃO Com Submissão de Trabalhos 10 de junho a 12 de agosto SGE UNEB INSCRIÇÃO Apenas como Ouvinte 10 de junho a 06 de novembro SGE UNEB Resultado da Submissão dos Trabalhos 30 de setembro por e-mail da inscrição Apresentação dos Trabalhos submetidos 13 de novembro Presencial e On-line Organização dos ANAIS do evento 01 de outubro a 10 de novembro (intra GEFEP) Divulgação dos ANAIS do evento 14 de novembro Site do GEFEP UNEB/CNPq   COMISSÃO ORGANIZADORA Adriana Maria Gomes Lopes – SEC Bahia Barbara Teixeira Santos Garcez – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Daniele Santana Santos – SEC Bahia Ginaldo Cardoso de Araújo – UNEB/DCH VI Ivete Teixeira dos Santos – UNEB/DCHT XXII Jeovangela de Matos Rosa Ribeiro – IFBA/Seabra Maria das Graças Reis Barreto – SEC Bahia Márcea Andrade Sales – UNEB/DEDC I Neurisângela Maurício dos Santos Miranda – IF Baiano Rosilene Souza de Oliveira – IF Sertão PE / UPE Tatiana Dias Silva – UNEB/DEDC X   COMISSÃO DE APOIO Andréa Ladislau – SMED Salvador Claudia Barbosa Ramos - UNEB Hávila Said Silva Evangelista – UNEB/DEDC X Judiney Dias Abbondanza – SEC Bahia Leandro Almeida Meneses dos Santos - UNEB/DEDC XV Luiza de Oliveira Kruschewsky Ribeiro – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Newdith Mendonça Dias – SEC Bahia    

Estágio e Mercado de Trabalho

DCHTXIX Inscrição - 09/06/2024 à 13/06/2024

Estágio e Mercado de Trabalho

Monitoria voluntária V JAPEX

NUPE DCET I Inscrição - 06/06/2024 à 10/07/2024

A monitoria voluntária visa dar apoio às atividades da V Jornada Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão - V JAPEX. Garantimos certificado. Aguardamos por você.

Oficina de Documentário

DCHT-XVII Inscrição - 06/06/2024 à 25/06/2024

12º Café Contábil - Campus XIX

DCHTXIX Inscrição - 05/06/2024 à 07/06/2024

Tema: Carreira nos tribunais de contas para o profissional de contabilidade

XIII Café Científico

DCHTXIX Inscrição - 05/06/2024 à 10/06/2024

Apresentação de projetos de pesquisa

Análise de Custos para Tomadas de Decisões

NUPE DCH I Inscrição - 04/06/2024 à 07/06/2024

Analisar dados contábeis para prover informações necessárias à Gestão Empresarial. Classificar Métodos de Custeio. O Curso ocorrerá aos domingos, das 08h às 12h.

Oficinas de Práticas Educativas em Saúde Fonoaudiológica

NUPE DEDC I Inscrição - 04/06/2024 à 14/06/2024

     A Prof.ª Juciana Cerqueira - DCV I, em parceria com a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire - DEDC I, realiza Oficinas de Práticas Educativas em Saúde Fonoaudiológica, nos dias 06, 07 e 14 de junho de 2024, no Departamento de Ciências da Vida - Campus I/UNEB. Dia 06/06 - na sala 108 do DCV I Dias 07 e 14/06 - na sala 307 do DCV I      O Projeto visa a promoção, a conscientização e o conhecimento sobre a importância da saúde vocal, auditiva, da comunicação humana e do desenvolvimento cognitivo. COM CERTIFICAÇÃO

PROCEDIMENTOS SUCESSÓRIOS E EXTRAJUDICIAIS

DCHI Inscrição - 04/06/2024 à 05/06/2024

Olá, pessoal! ? É com muita alegria e na expectativa de bons aprendizados que a Prof.ª. Ainah  Angelini e os alunos do 9º semestre de Direito da UNEB convidam você para participar da Roda de Conversa: “Procedimentos Sucessórios Extrajudiciais”, com a convidada Carolina Catizane de Oliveira, mestra e tabeliã do 8º Ofício de Notas de Salvador-BA.  O momento acontecerá dia 05/06, 8h, na Sala 5 do DCH-I (UNEB), e conferirá certificação  de 2h.  Esperamos você!

CURSO DE EXTENSÃO ONLINE: EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE: MUITOS DESAFIOS E NOVAS POSSIBILIDADES

NUPE DEDC I Inscrição - 03/06/2024 à 17/06/2024

OBJETIVO GERAL: Contribuir para a formação ética de professores na perspectiva do educar para a sustentabilidade e da ecoformação. OBJETIVOS ESPECIFÍCOS: Discutir sobre os desafios da alfabetização científico-tecnológica e ecológica a partir do pensamento ecossistêmico e da ética da responsabilidade. - Problematizar a formação de sujeitos éticos numa perspectiva do ensino por investigação e da ecoformação; - Refletir sobre os conceitos de ética e responsabilidade como categorias do entendimento humano; - Despertar o interesse das(os) professoras(es) para a construção de propostas pedagógicas de educar para sustentabilidade, pautadas nos conceitos de ética e de e de responsabilidade. CONTEÚDOS: – Os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e as questões socioambientais no contexto contemporâneo. – Alfabetização científico-tecnológica e alfabetização ecológica. – Pensamento complexo, Pensamento ecossistêmico, Ecoformação e ética da  Responsabilidade. – Planejamento e construção de propostas pedagógicas de educar para a  sustentabilidade. CARGA HORÁRIA: 12 horas REALIZAÇÃO DO CURSO: Dias da aula: 17/06 (Segunda-feira) 19/06 (quarta-feira) 03/07 (quarta-feira) 05/07 (sexta-feira) Horário:  18:30 -  21:50 Plataforma: Microsoft Teams

BASES PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTA´VEL 2024

DEDCXII Inscrição - 03/06/2024 à 14/09/2024

Imaginemos o empreendedorismo como a capacidade de criar soluções inovadoras e de colocá-las em prática. Perceberemos, assim, que ele sempre esteve presente na trajetória humana. Pode-se afirmar que o empreendedor é aquele indivíduo que desenvolve a arte de empreender, de conquistar e mudar. Para ser uma empreendedora, a pessoa precisa aprender a exteriorizar aquilo que é e sempre foi. O termo empreendedor está relacionado ao seu próprio ser, ao seu ego. Ser empreendedor não significa, necessariamente, iniciar um empreendimento empresarial, mas também criar soluções práticas e inovadoras para problemas sociais que surgem a partir das demandas da sociedade. Apesar de o empreendedorismo ser uma característica do ser humano, muitas pessoas precisam desenvolver suas habilidades empreendedoras, o que pode ser feito por meio do aprendizado, a partir do processo educacional. Nem todas as pessoas que almejam iniciar um negócio ou mesmo trabalhar em uma organização têm acesso a uma formação para o empreendedorismo. Os motivos são os mais variados: escassez de tempo, residir distante de um centro de formação, possibilidade de pagar por um treinamento, entre outros. A partir dos conhecimentos adquiridos com este projeto, os participantes (membros da comunidade externa) aprenderão conceitos fundamentais de empreendedorismo, além de conhecer ferramentas e técnicas que os habilitarão a iniciar empreendimentos empresariais e encontrar soluções para problemas que afetam os processos empresariais e tornam tais empreendimentos ineficientes. O projeto é constituído por um curso, cujo conteúdo é composto por conhecimentos que envolvem: características e competências empreendedoras; planejamento empresarial (Plano de Negócio); passos para iniciar um negócio; qualidade no atendimento ao cliente; relações interpessoais; finanças empresariais. Esse projeto é de caráter educativo e social, e visa treinar e capacitar membros da comunidade externa, com conhecimentos e competências voltados para um empreendedorismo sustentável. Poderá participar do projeto, qualquer pessoa, que seja da comunidade externa, sem distinção de crença, raça ou gênero. A diversidade é a característica do público-alvo para este projeto. Destaca-se que nada impede que membros da comunidade interna possa participar do curso de capacitação. A falta de conhecimento inviabiliza a sustentabilidade de pequenos empreendimentos, e o objetivo do curso é exatamente oferecer subsídios para uma gestão sustentável e que os pequenos empreendimentos tenham vida longa e produzam os resultados almejados. O Curso de BASES PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL tem como objetivo capacitar pessoas, membros da comunidade externa, e torná-las aptas para empreenderem, além de atuar no mercado de trabalho, poderão fazer intervenções que visem melhorias e aperfeiçoamento nos processos de gerenciamento e utilização de técnicas e tecnologias desenvolvidas para empreendimentos de qualquer natureza. A ideia é que novos empreendimentos sejam sustentáveis, não fechando as portas precocemente, e possa desenvolver gerando resultados positivos, a partir da eficiência na gestão

Sessão Aberta LANAF: A relação do fonoaudiólogo com a Laser Terapia no Processo de Amamentação

DCVI Inscrição - 01/06/2024 à 04/06/2024

Sessão aberta da LANAF com a fonoaudióloga Ana Elisa Araújo sobre o uso da Laser Terapia no processo de amamentação

Roda de conversa: Residência Multiprofissional em Fisioterapia

DCVI Inscrição - 29/05/2024 à 13/06/2024

Roda de conversa sobre a temática de Residência Multiprofissional em Fisioterapia com a presença de ingressantes, egressos e a coordenadora de um dos programas lotado em Salvador/BA

RODA DE CONVERSAS: BOAS PRÁTICAS NA REURB EM FAVELAS

DCHI Inscrição - 28/05/2024 à 03/06/2024

RODA DE CONVERSAS: BOAS PRÁTICAS NA REURB EM FAVELAS Em celebração à Semana Nacional do Solo Seguro Favela, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizaremos uma Roda de Conversas: Boas práticas na  REURB em Favelas. O objetivo do evento é apresentar o programa “Registra Bahia - Favela” bem como promover uma roda de conversa que reúna professores, alunos, especialistas e membros da comunidade para debater os desafios e as soluções relacionadas à regularização fundiária e à segurança jurídica em áreas de favelas. Público-Alvo: Estudantes de diversos cursos da universidade (Arquitetura, Direito, Geografia, Urbanismo, Sociologia, entre outros); Professores e pesquisadores interessados em questões urbanas e jurídicas. Certificação: 4h   Quando: 03 de junho de 2024. Onde: DCET I - UNEB - Campus I Horário: 9h às 13h

Formação sobre Associativismo e o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

DCHI Inscrição - 28/05/2024 à 29/05/2024

Olá, comunidade unebiana!  O projeto de extensão Centro de Assessoria Jurídica Popular do Cabula, sob orientação do professor Cloves Araujo, convida a comunidade da UNEB para uma atividade de formação sobre Associativismo e o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, com a participação do pesquisador da PROAP e Mestrando em Desenvolvimento Territorial e Gestão Social (UFBA) - Walter Jorge Andrade, da Educadora social e coordenadora de Educação de Santa Luzia - Mariselma Bonfim, e do Presidente da CONFOCO e membro da Plataforma MROSC - Tiago Leonardo Muniz.  A atividade, além de ser uma ótima oportunidade de formação e ampliação de conhecimento, será certificada!!