VI EdUReg - EDUCAÇÃO, um mundo de trabalho. II Seminário de Gestão da Educação. I Seminário de Práticas de leitura, escrita e cotidiano escolar

Sobre o Evento

O Seminário Educação, Universidade e Região é uma realização do grupo de pesquisa Educação, Universidade e Região (EdUReg) vinculado aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) - mestrado profissional e Educação em Contemporaneidade (PPGEduC) – mestrado e doutorado acadêmico. Desde a primeira edição, contou com o protagonismo dos mestrandos e de atores das redes escolares e institucionais nas quais as pesquisas têm sido desenvolvidas, com especial apoio do Departamento de Educação (DEDC) do campus Salvador – UNEB.

 

O I Seminário trouxe a público pesquisas sobre a educação básica e ensino superior com o tema Gestão Educacional. No II Seminário o enfoque foi Financiamento, Expansão da Educação Básica e Ensino Superior na Bahia entre os anos 1995 a 2009. O III Seminário, realizado em dezembro de 2014, centrou-se no debate sobre a Pesquisa em Educação. O IV Seminário destacou as Tecnologias Aplicadas à Educação: seus conceitos, usos e produtos. O V Seminário, realizado em 2016, centrou-se nos debates sobre a articulação entre educação básica e superior. No mesmo evento houve o lançamento do primeiro livro do grupo de pesquisa com o título GESTÃO, TERRITÓRIOS E REDES. A formação dos profissionais da educação. 


Neste ano de 2017 realizaremos o VI Seminário do EdUReg com o temário geral EDUCAÇÃO, um mundo de trabalho. Uma das inovações deste seminário reside em darmos contornos mais precisos as duas grandes vertentes de pesquisa e produção do grupo, a saber: Gestão da Educação e Processos Pedagógicos. Deste modo o VI EdUReg será palco do II Seminário de Gestão da Educação e do I Seminário de Práticas de Escrita, Leitura e Cotidiano escolar. Espera-se, assim, reunir público, pesquisas, processos e produtos desenvolvidos no contexto da educação básica e superior, submetendo-os a crítica e debate públicos.   

 

Participe!

  

OBJETIVO GERAL

 

Debater pesquisas em torno do tema EDUCAÇÃO, um mundo de trabalho.

 

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


1. Discutir gestão da educação, práticas de leitura, escrita e cotidiano escolar; 

2. Operar como espaço formativo de diálogo e articulação para profissionais da educação básica e ensino superior das redes públicas; 

3. Difundir pesquisas, processos e produtos desenvolvidos no âmbito dos mestrados profissionais em educação;

4. Aproximar pesquisadores da área da Educação. 

  

EIXOS TEMÁTICOS

1.      Gestão da Educação

2.      Práticas de leitura, escrita e cotidiano escolar

3.      Processos tecnológicos

 

PÚBLICO ALVO

 

Mestrandos e Doutorandos da área de Educação

Pesquisadores da área de Educação

Professores Universitários e da Educação Básica

Profissionais e Técnicos da Educação

Estudantes de Graduação


 

INSCRIÇÕES

Período de inscrição: 20 de setembro a 20 de novembro de 2017.

Inscrições                                          Informações

www.sge.uneb.br/6edureg       edureg.blogspot.com.br  ou   edureg@uneb.br

 

                                                       https://www.facebook.com/edureg.edureg

 

                                        https://www.instagram.com/edureggrupodepesquisa/


SUBMISSÕES DE TRABALHOS

Modalidade 1: Comunicação Oral

Forma de submissão: Resumo Expandido de comunicação científica

Período para submissão: 20 de setembro a 29 de outubro de 2017

Divulgação dos trabalhos aprovados: 6 de novembro de 2017

Data de apresentação: 20 e 21 de novembro de 2017

Vagas limitadas: Serão selecionadas 24 comunicações (12 por data).

 

Modalidade 2: Mostra de Relato de Experiência (Produtos Tecnológicos, Projetos de intervenção, vídeos, documentário, roda de conversa, outros)

Forma de Submissão: Resumo Expandido

Período para submissão: 20 de setembro a 29 de outubro de 2017

Divulgação dos trabalhos aprovados: 6 de novembro de 2017

Data de apresentação: 20 e 21 de novembro de 2017

Número de resumos: Serão selecionados 08 relatos/produto/projetos de intervenção.

Obs: Esta modalidade representa a aplicação do resultado da pesquisa do mestrado profissional e/ou doutorado em educação.

      Modalidade 3: Artigo Científico

Forma de Submissão: Texto completo

Período para submissão: 21 de novembro a 05 de dezembro de 2017

Divulgação dos trabalhos aprovados: 20 de dezembro de 2017

Data da publicação: à confirmar

Número de artigos: Serão selecionados 10 artigos completos.

           

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

   

ü  A inscrição no evento é obrigatória para aqueles que desejam submeter trabalhos na modalidade Comunicação Oral e/ou Mostra/Relato de Experiência.

ü  A submissão de trabalhos será realizada através do www.sge.une.br/6edureg  

ü  Em todos os trabalhos submetidos deverá ser especificado o Eixo Temático

ü  Devem ser encaminhados 2 arquivos, apresentados em formato docx conforme as regras abaixo:

·         Um arquivo em docx sem a identificação do (s) autor (es)

·         Um segundo arquivo em docx com a identificação do (s) autor (es)

ü  Submissões de trabalhos que não observarem as regras serão desclassificados.

 

Modalidade 1 e 2: COMUNICAÇÃO ORAL e MOSTRA DE RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

ü  Os trabalhos de Comunicação Oral devem ser submetidos no formato de Resumo Expandido e devem ter no máximo 4 laudas, cada uma com 500 palavras, o que não inclui título e identificação do(s) autor(es);

ü  O Título deve ser centralizado (em fonte Times New Roman, tamanho 14), o(s) nome do autor(es), sua vinculação institucional, titulação e endereço eletrônico (em fonte Times New Roman, tamanho 10) devem ser apresentadas logo abaixo do título no lado direito da página. As mesmas informações deverão ser apresentadas caso o resumo tenha coautores;

ü  O Resumo Expandido deve ser objetivo e conciso contendo os tópicos: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussões, Conclusão ou subtítulos que correspondam a estes acima referidos;

ü  As Palavras-chave devem vir no fim do resumo expandido e em número de 3 (três), separadas por ponto (.);

ü  As Referências devem ser apresentadas ao final do Resumo, após as |Palavras-chave no formato ABNT; 

ü  Não incluir gráfico, tabelas e fotos no Resumo Expandido; 

ü  Atenção: Para o caso de Comunicação Oral ou Mostra de Relato de Experiência de produto tecnológico ou artístico cultural que exija a inclusão de imagens, gentileza anexar em separado arquivo com extensão jpeg ou pdf ou gif;

ü  Será aceito somente 1 trabalho por autor principal. Para efeito de avaliação será considerado o último trabalho enviado;

ü  Serão aceitos somente trabalhos com até 3 autores (1 autor e 2 co-autores);

ü  O autor responsável pela apresentação do trabalho deverá necessariamente inscrever-se no VI Seminário EdUReg;

ü  Será disponibilizado apenas um Certificado por trabalho apresentado contendo o nome dos autores e coautores;

ü  Os Certificados serão disponibilizados após o evento: http://www.sge.uneb.br/6edureg

 

Modalidade 3: ARTIGO CIENTÍFICO texto completo

      ü  Cada autor e/ou coautor poderá concorrer com apenas um artigo;

  ü  Será aceito somente 1 trabalho por autor principal. Para efeito de avaliação será considerado o último trabalho enviado;

ü  Serão aceitos somente trabalhos com até 3 autores (1 autor e 2 co-autores);

ü  O autor deverá necessariamente inscrever-se no VI Seminário EdUReg;

ü  O resultado será publicado no endereço www.sge.uneb.br/6edureg;

ü  Será disponibilizado apenas uma Declaração de Aceite por trabalho contendo o nome do autor e coautor;

ü  A Declaração de Aceite será disponibilizada por e-mail para autor e coautores;

ü  O autor do artigo deve ser preferencialmente mestre ou mestrando e ter como co-autor estudantes de graduação ou profissionais da Educação com ou sem mestrado concluído;

ü  Os artigos devem observar as Normas Editoriais para a publicação de originais da Caderno de Pesquisa ESSEN IN CURSO, disponibilizadas no website das revistas UNEB   https://www.revistas.uneb.br/index.php/esseincurso/user/register. 

ü  No caso de artigos que necessitem de anuência de Comitê de Ética, será imperativo, para a publicação, apresentar a documentação de sua aprovação, quando for solicitado;

ü  No caso de inserção de fotos, gravuras e desenhos o arquivo deverá vir em separado, no programa de origem; resolução de 300 dpi; incluir numeração e legenda; indicar o local de sua inserção no texto; autorização de veiculação assinada pelo autor; em caso de ilustrações retiradas de outras fontes, o autor deve apresentar a respectiva autorização do uso de imagem (os formulários específicos constam no endereço www.sge.uneb.br/6edureg );

ü  Os artigos deverão conter entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) páginas numeradas, incluindo as referências bibliográficas e os anexos, e deverão ser apresentados conforme a seção COMO PUBLICAR, no título NORMAS PARA PUBLICAÇÃO, disponibilizadas no website das revistas UNEB   https://www.revistas.uneb.br/index.php/esseincurso/user/register. 

ü  O artigo apresentado em formato diferenciado daquele indicado será desclassificado.


 INSTRUÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 A Comunicação Oral deverá ser apresentada em slide com o máximo de 8 telas, destacando os principais tópicos do trabalho, incluindo a capa e as  referências. A apresentação terá duração de 15 min, sendo destinados 5 minutos a perguntas e respostas.

 CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DOS TRABALHOS (RESUMOS EXPANDIDOS SUBMETIDOS)

  Além dos requisitos de resumos acima explicitados a Comissão Avaliadora considerará os seguintes critérios:

ü  Relevância teórica e/ou natureza inovadora;

ü  Processo tecnológico e/ou educacional apresentado; 

ü Práticas? de pesquisa/Projetos de intervenção/Relatos de experiência implicados com a educação básica e/ou superior;

ü  Definição precisa de objeto de estudo/tema de estudo, objetivos, justificativa, metodologia, resultados esperados/alcançados e conclusões;

ü  Necessária aderência do objeto de estudo ao Eixo Temático indicado;

ü  Observância dos padrões de normalização e normatização prescritos no item NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS.

Obs1: Os resumos que não cumprirem às normas para submissão não serão avaliados pela Comissão de Avaliação.

Obs2: Os resumos expandidos aprovados pela Comissão de Avaliação serão publicados nos ANAIS do Seminário nos endereços

           edureg.blogspot.com.br e www.sge.uneb.br/6edureg

Obs3: Os artigos aprovados pela Comissão de Avaliação serão publicados na Revista ESSEN IN CURSO.

 

DOCUMENTOS

ü  Resumo Expandido

Download para MODELO Resumo Expandido (Word) disponível em: http://www.sge.uneb.br/6edureg

 

ü  Comunicação Oral

Download para MODELO Comunicação Oral (PowerPoint) disponível em: http://www.sge.uneb.br/6edureg

 

ü  Artigo Científico texto completo

      Download  para MODELO artigo completo (Word) disponibilizadas no website das revistas UNEB   https://www.revistas.uneb.br/index.php/esseincurso/user/register.  

 PROGRAMAÇÃO

Disponível em: http://www.sge.uneb.br/6edureg ou edureg.blogspot.com.br


COMITÊ CIENTÍFICO

 

Dra. Betina Schüler – UNISINOS

Dr. Edivaldo Machado Boaventura – UFBA/UNIFACS

Dr.  Fernando Juan Garcia Massip – UNAM Unidade Xochimilco – México

Dra. Lídia Boaventura Pimenta – UNEB

Dra. Maria Alba Guedes Machado Mello – UNEB

Dra. Maria Cristina Elyote Marques Santos – UNEB

Dra. Nádia Hage Fialho – UNEB

Dr.  Paulo César Marques de Andrade Santos - UPE

Dra. Rosângela da Luz Matos – UNEB

Dra. Rosilda Arruda Ferreira – UFRB

Dra. Sônia Regina da Luz Matos – UCS

Programação

Vídeo do Evento