Coro Oyá Igbalé: Espetáculo Xangô e Iansã: Amor, Justiça e Verdade

Sobre o Evento









No dia 15 de março de 2018, das 16h às 17h0min, acontece no Auditório Jurandyr Oliveira do Departamento de Educação do Campus I da  UNEB o Espetáculo Xangô e Iansã: Amor, Justiça e Verdade realizado pelo Coro Oyá Igbalé: Música Sacra de Matriz Afro-brasileira (DEDC-I/UNEB). A apresentação integra o FÓRUM MUNDIAL SOCIAL 2018; e,  propõe com música a reflexão sobre a Justiça e a Paz com o repertório dedicado para os Orixás que tem em comum os elementos: Amor, Justiça e Fogo (além do Raio).

O Coro Oyá Igbalé apresenta como bandeiras para o Fórum Mundial Social 2018 e para a UNEB as bandeiras: Democratização do acesso à Cultura na Universidade Pública; difusão e popularização  da música sacra afro-brasileira; combate ao racismo religioso e cultural; ampliação das Políticas de Ação Afirmativa voltadas para a população negra; liberdade de expressão  e de pensamento; rubrica própria para projetos culturais no Orçamento 2019 da UNEB.

O Coro Oyá Igbalé defende a difusão e popularização responsável da música sacra afro-brasileira. Corresponde a uma ação afirmativa nas áreas de educação e cultura, integrando a comunidade acadêmica da UNEB e a comunidade externa. A realização no dia 15 de dezembro de 2017 do espetáculo dedicado para os Orixás Iansã e Xangô é além de uma “celebração musical” um apelo na defesa da Justiça, da Paz  e da democratização e valorização da cultura oriunda dos povos da Diáspora Africana.

O projeto é vinculado ao Grupo de Estudos em Estética e Contracultura (GEEC) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas da Memória Afro-baiana (GEEPMAB). Possui como parceiros institucionais a Direção do Departamento de Educação do Campus I da UNEB, Pró-reitoria  de Ações Afirmativas (PROAF),  Pró-reitoria de Extensão (PROEX), Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americano (CEPAIA), Assessoria Especial para Projetos Interinstitucionais (ASSSEPAI), Centro de Pesquisa em educação e Desenvolvimento Regional, ASCOM e NUPE-I. Conta com o apoio cultural Edital para Promoção de Eventos PROEX-UNEB/2017, da SEPROMI-BA, IRDEB, Governo do Estado da Bahia, Rádio Motumbá: A Voz do Axé, Ori Filmes, Narrany Turismo e Eventos e Teatro UNEB.

O repertório contempla cantigas das Nações do Candomblé Kêto e Banto; além, de músicas da MPB que possuem enraizamento na tradição da Música Sacra Afro-brasileira.  O repertório está dividido em três artes, a saber: cantigas dedicadas para Oxalá e Iemanjá (abertura); cantigas e músicas dedicadas para os Orixás Iansã e Xangô; e, cantigas e músicas dedicadas para os Orixás Oxum e Oxalá.

A entrada é franca e o acesso do Público acontece a partir das  15h30min;  o Espetáculo acontece das 16h às 17h30min.  Auditório Jurandyr Oliveira está localizado na  Rua Silveira Martins, 2555, Cabula. CEP 41. 150-000. Salvador/BA.

Dentre os principais objetivos do trabalho realizado pelo Coro Oyá Igbalé, destacam-se: a difusão e popularização da música sacra afro-brasileira;  promoção do debate sobre ampliação de políticas institucionais  de combate ao racismo religioso e  defesa da dignidade da pessoa humana; realização da democratização do acesso à cultura; fomento à inclusão da população negra e das comunidades de matriz afro-brasileira no espaço da Universidade Pública; defesa da liberdade de expressão e combate ao racismo religioso e cultural.

A coordenação geral do projeto Coro Oyá Igbalé pede para que o público que,  assim como  a “Família Coro Oyá Igbalé”, vista-se de Paz (roupa branca).   Informações podem ser solicitadas pelo (ZAP) 98524-0462. Instagram: @corooyauneb.

 


Programação

Mais Informações