Leitura e Escrita na Educação: experimentação (po)ética com o texto
Sobre o Evento
O grupo de pesquisa Educação, Universidade e Região (EdUReg) vinculado
aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu Gestão e
Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) - mestrado profissional e Educação em
Contemporaneidade (PPGEduC) – mestrado e doutorado acadêmico, desde o ano de
2016 oferece minicursos e cursos de curta duração para a comunidade acadêmica,
redes de ensino e apoiadores da pesquisa em Educação.
Desde a primeira edição, essas atividades acadêmico-científicas, contam
com o protagonismo dos mestrandos, professores e de atores das redes escolares
e institucionais nas quais as pesquisas têm sido desenvolvidas, com especial
apoio do Departamento de Educação (DEDC) do campus Salvador – UNEB. Além disso
essas atividades constituem aprendizagem complementar e de interação sócio
institucional para nossos mestrandos e doutorandos.
Nossa perspectiva afirma-se no compromisso de que fazer pesquisa é
sobretudo estar implicado com o território e suas necessidades!
Neste ano de 2018 iniciamos a oferta com o minicurso Leitura e Escrita
na Educação: experimentação (po)ética com o texto. Esta proposta está
vinculada às pesquisas desenvolvidas no EdUReg e que se ocupam de desnaturalizar
Leitura e Escrita no contexto da educação. Neste minicurso contamos com a participação do curso de Psicologia da UNIJORGE - Paralela.
Para fazê-lo temos nos ocupado de reunir e problematizar diferentes variações em torno da escrita e da leitura praticados por discentes, professores e
pesquisadores, no contexto da formação e da docência, em Educação e nas
Humanidades.
Assim o minicurso, ora proposto, cria espaço de experimentação com o
texto.
RESUMO
O texto efetiva-se como política de combate e ou (po)ética. O
texto se faz como produção de sentidos que se constitui como parte de uma desobediência
a linguagem (SKLIAR, 2016; BEDIN, 2017). Para este tipo de experimentação
provoca-se um procedimento de leitura e escrita junto com o texto Galáxias, do poeta Haroldo de Campos (2004).
Referências
BEDIN, Luciano. Ainda escrever: 58 combates para uma política do texto. São
Paulo: Lumme editor, 2017.
CAMPOS, Haroldo. Galáxias. São Paulo: Editora 34, 2004.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. (Trad. Giane Lessa) Belo Horizonte:
Autêntica, 2014.
Programação
| Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
|---|---|---|---|
| Curso de curta duração | 29/03/2018 08:00 | 29/03/2018 12:00 | Dra. Sônia Regina da Luz Matos - Pós-Doutorado Université Paris 10 - Nanterre, Laboratório de pesquisa filosofia, arte e estética. Doutorado em cotutela em Educação - UFRGS e Sciences de l'Education - |
| minicurso | 05/11/2018 19:00 | 05/11/2018 21:00 | Sônia Regina da Luz Matos - Dra. Educação - UFRGS - Professora PPG Educação UCS RS |