ATELIÊ DE PERFORME BIOGRÁFICA PELAS CANÇÕES POPULARES - 2018.1

Sobre o Evento

FREQUÊNCIA MÍNIMA DE 75% PARA RECEBER CERTIFICAÇÃO

INTRODUÇÃO:

 Esse projeto de extensão, intitulado Ateliês de Performances Biográficas pelas Canções Populares, tem o caráter de curso, com uma carga horária de sessenta horas. Trata-se de uma metodologia de trabalho que, amparada nas trilhas sonoras de compõem as histórias de vida de cada participante, estimula a produção de performances narrativas, visando a construção e reconstrução de si e do outro, a apropriação e a partilha de mundos diversos, bem como o reconhecimento de saberes não formais que influenciam no processo de autoformação dos sujeitos. Busca-se, ainda, nas palavras de Arfuch, marcar “uma abertura ética, interpretativa e crítica, com relação à vida como um valor, a vida de um, a vida de todos.” (2012, p.26).

 

Nos últimos anos, tenho realizado esses ateliês, como curso de extensão, para alunos da UNEB e para a comunidade em geral. A recepção tem sido bastante positiva e os resultados têm surpreendido os participantes e influenciando diretamente na ressignificação  das histórias desses sujeitos.

 

É por conta dessa experiência e também pelo desejo de ampliar a minha pesquisa na área de autoformação que continuo proponho a realização desse curso, acreditando que estarei contribuindo para a formação de sujeitos  mais confiantes e críticos, bem como de promover espaços de escuta e de “partilha do sensível”.

  

OBJETIVO GERAL:

 Contribuir para o processo de conhecimento de si e inserção de vozes, através da produção de narrativas (auto)biográficas, tomando como ponto de partida as canções que marcaram as trajetórias dos sujeitos, visando novos processos de subjetivações, a construção de uma consciência autoformativa e de uma abertura ética, interpretativa e crítica, com relação à viva como um valor.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


?Discutir a polifonia que caracteriza os sujeitos.

? Utilizar a potência das canções populares como dispositivos capazes de gerar novos processos de subjetivação.

? Partilhar performances biográficas, construídas a partir das canções que marcaram a vida dos sujeitos.

? Identificar e discutir os saberes não formais que influenciaram os processos de subjetivação de cada participante.

? Analisar a importância das performances biográficas nos novos processos de autoformação.

? Escrever “fábulas biográficas” a partir das performances produzidas nos ateliês.


Data: 12 de abril a 21 de junho 2018

Horário: 14:00 às 17h

Local: Sala do NEDE/UNEB




Programação

Mais Informações