DANÇAS CIRCULARES: PRESENÇA E INTEGRAÇÃO 2018.2

Sobre o Evento

DANÇAS CIRCULARES: PRESENÇA E INTEGRAÇÃO


A proposta das danças circulares foi resultado da pesquisa do bailarino Bernhard Wosien sobre danças folclóricas e étnicas da Europa central e oriental. Ele vislumbrou o potencial destas manifestações artístico-culturais como recursos para a aérea da educação e saúde (Wosien, 2000). As danças circulares reúnem danças tradicionais e contemporâneas inspiradas nas simbologias tradicionais na sua maioria em roda. São danças intencionais a medida que possuem um sentido revelado na cultura em que foi criada.

0 movimento de Wosien chega ao Brasil na década de 1990, com formação para formadoras promovidas pela Fundação Findhorn (Escócia) e, hoje, o movimento é mantido por diferentes centros e fundações brasileiras, não só na difusão do repertório de Wosien, como o ampliando com danças brasileiras indígenas, afrobrasileiras, folclóricas e populares em geral, a exemplo da Roda de Versos, conhecida como brincadeira infantil. Tem sido acrescentados a este repertório, trabalhos de diferentes coreógrafos/as brasileiros/as — focalizadores/as de grupos em diversos estados —, que vem sendo difundidos em eventos nacionais.


As oficinas vivencias de Danças Circulares são compostas por danças rituais, em círculo, de diferentes povos (inclusive de nossos povos indígenas) e por danças coreografadas por dançarinas brasileiras com músicas tradicionais da nossa cultura como o chorinho, a ciranda etc..


OBJETIVO GERAL
Difundir a linguagem artística da Dança como mecanismo de integração de grupos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver a integração grupal por meio de danças em círculo;
Difundir danças sagradas e rituais de diversos povos, inclusive nossos indígenas;
Contribuir para aprimorar diferentes formas de expressão dos nossos participantes.

Data: 01/09 à 01/12/2018

Dias: Todos os sábados

Horário: 08:30 às 10:30

Local: Em frente a biblioteca





Programação

Mais Informações