CURSO DE EXTENSÃO A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A AUTONOMIA ESCOLAR

Sobre o Evento


CURSO DE EXTENSÃO

A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A AUTONOMIA ESCOLAR

         

 I.     RESUMO

Essa atividade de extensão propõe a oferta de curso de formação em um tema específico, com a carga total de 60 horas, para alunos do curso de Pedagogia do Departamento de Educação – Campus 1. Visa a aplicabilidade do conhecimento teórico construído ao longo do curso de formação inicial, favorecendo a relação entre teoria e prática, a partir da inserção do estudante no campo de atuação profissional. Busca contribuir para a ampliação do trabalho formativo realizado pela Universidade do Estado da Bahia garantindo, ainda, a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

O planejamento escolar constitui um instrumento fundamental para uma escola democrática e transformadora, pois está alinhado ao processo de decisões e implementação de ações que ultrapassam o âmbito técnico da gestão escolar para assumir uma concepção política, visto que os interesses da escola estão em permanente interlocução com o saber e poder que transitam na sociedade. O Projeto Politico Pedagógico (PPP) é um instrumento que visa promover a mediação entre as diretrizes do sistema educacional e as proposições educativas da escola, tendo em vista o contexto em que se insere. Viabiliza a busca dos anseios da escola, permitindo que a equipe gestora, o corpo docente e outros membros da comunidade escolar envolvidos nos processos de ensinar e aprender criem um diálogo entre a realidade existente e a mudança desejada.

 

II.            OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Entender a importância do Projeto Político Pedagógico como instrumento orientador das deliberações e diretrizes que norteiam o trabalho escolar com vistas à promoção de uma ação educativa crítica, reflexiva e emancipatória.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·                    Relacionar o planejamento escolar com o sistema educacional vigente;

·                    Identificar o planejamento participativo e suas possibilidades de aplicação na escola;

·                    Perceber o projeto político-pedagógico da escola como elemento fundamental para a prática educativa;

·                    Reconhecer os elementos que compõem o Projeto Político Pedagógico e suas funcionalidades para o processo da gestão pedagógica.

 

III.           OPERACIONALIZAÇÂO DO CURSO

 

Serão oferecidas duas turmas com previsão de matrícula de 30 alunos em cada, sendo que uma turma funcionará às segundas-feiras, no horário das 16:45 às 18:22 horas, a outra, as terças, das 16:45 às 22 horas.

A duração do curso será de 60 horas, distribuída da seguinte forma: 40 horas de estudos teóricos e 20 horas de atividades técnicas na unidade escolar investigada. Serão realizados 10 encontros presenciais ao longo do semestre, no período de 22 de julho a 23 de setembro do corrente ano.

Programação

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