PERCURSOS IDENTITÁRIOS NA LITERATURA INFANTIL: LEITURAS E RELEITURAS CONTEMPORÂNEAS
Sobre o Evento
Percursos identitários na literatura infantil: leituras e releituras contemporâneas
RESUMO
A literatura, examinada a partir dos eixos identitários da raça, da etnia, da relação intergeracional e das diferenças
que marcam os personagens que transitam pelo espaço ficcional, afigura-se como lugar das representações das
relações sociais, configurando-se a literatura como um projeto ao mesmo tempo ético, estético e político, que
possibilita uma reflexão mais ampla sobre questões relativas à alteridade.A inserção de práticas pedagógicas no
Ensino Fundamental que contemplem atividades de construção de sentido a partir de textos literários em que sejam
valorizadas a diversidade , as identidades e as diferenças, constitui-se um caminho importante para a educação
intercultural e a formação de uma sociedade plural que acolha processos de comunicação abertos e dinâmicos
OBJETIVO GERAL
Formar professores com vistas à promoção de uma educação em que sejam valorizadas a diversidade, as
identidades e as diferenças, recorrendo às potencialidades da literatura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar a função literária, sociocultural e educativa da literatura infantil na sociedade
contemporânea.
• Organizar acervo temático, selecionando narrativas que valorizem a cultura indígena e a cultura
negra.
• Analisar as representações da realidade cultural e as imagens do Outro veiculadas em livros
infantis.
• Construir categorias de análise de obras infantis que contemplem seus aspectos formais e
temáticos e possibilitem a identificação de diferentes modos de representação de percursos identitários.
JUSTIFICATIVA
A literatura infantil brasileira, examinada a partir dos eixos identitários da raça, da etnia, da relação intergeracional e
das diferenças que marcam os personagens que transitam pelo espaço ficcional, afigura-se como lugar das
representações das relações afetivas, familiares e comunitárias da criança, configurando-se como um projeto ao
mesmo tempo ético, estético e político, que possibilita uma reflexão mais ampla sobre questões fundamentais do
debate contemporâneo e privilegiado instrumento para se pensar a infância em relação aos contextos sociais. As
narrativas identitárias, enquanto uma linha e tendência da literatura infantil contemporânea, conformada,
principalmente em torno dos signos da memória e da ancestralidade, promovem o reconhecimento da alteridade e
rasuram o discurso da igualdade como representativo da nação. A inserção de práticas pedagógicas no Ensino
Fundamental que contemplem atividades de construção de sentido a partir de narrativas literárias em que sejam
valorizadas a diversidade, as identidades e as diferenças, constitui-se em um caminho importante para a educação
intercultural e a formação de uma sociedade plural que acolha processos de comunicação abertos e dinâmicos. A
partir dessas reflexões é que se formula um projeto de Pesquisa e Extensão Extensão no âmbito da literatura infantil,
com ênfase na investigação dos percursos de construção identitária nos textos literários.
METODOLOGIA
Utilizando a abordagem analítica-comparativa, a ação extensiva aspira ao conhecimento de obras literárias
configuradas como construções identitárias e de seus usos na formação docente . Nessa perspectiva,
propõe-se o seu desenvolvimento através das etapas concernentes a:
a) Levantamento bibliográfico;
b) Seleção de livros;
c) Leitura e análise de obras de literatura infantil;
d) Produção de categorias de análise das obras;
e) Organização e circulação de acervos
O curso se desenvolverá através de 10 sessões, realizadas em encontros semanais, durante o trimestre
compreendido entre os meses de setembro a novembro de 2018.
Programação
| Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
|---|---|---|---|
| OFICINA DE EXTENSÃO | 20/08/2019 19:00 | 24/09/2019 21:30 | MARIA ANTÔNIA RAMOS COUTINHO |