PERCURSOS IDENTITÁRIOS NA LITERATURA INFANTIL: LEITURAS E RELEITURAS CONTEMPORÂNEAS

Sobre o Evento

Percursos identitários na literatura infantil: leituras e releituras contemporâneas


RESUMO

A literatura, examinada a partir dos eixos identitários da raça, da etnia, da relação intergeracional e das diferenças que marcam os personagens que transitam pelo espaço ficcional, afigura-se como lugar das representações das relações sociais, configurando-se a literatura como um projeto ao mesmo tempo ético, estético e político, que possibilita uma reflexão mais ampla sobre questões relativas à alteridade.A inserção de práticas pedagógicas no Ensino Fundamental que contemplem atividades de construção de sentido a partir de textos literários em que sejam valorizadas a diversidade , as identidades e as diferenças, constitui-se um caminho importante para a educação intercultural e a formação de uma sociedade plural que acolha processos de comunicação abertos e dinâmicos

OBJETIVO GERAL

Formar professores com vistas à promoção de uma educação em que sejam valorizadas a diversidade, as identidades e as diferenças, recorrendo às potencialidades da literatura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar a função literária, sociocultural e educativa da literatura infantil na sociedade contemporânea. • Organizar acervo temático, selecionando narrativas que valorizem a cultura indígena e a cultura negra. • Analisar as representações da realidade cultural e as imagens do Outro veiculadas em livros infantis. • Construir categorias de análise de obras infantis que contemplem seus aspectos formais e temáticos e possibilitem a identificação de diferentes modos de representação de percursos identitários.

JUSTIFICATIVA 

A literatura infantil brasileira, examinada a partir dos eixos identitários da raça, da etnia, da relação intergeracional e das diferenças que marcam os personagens que transitam pelo espaço ficcional, afigura-se como lugar das representações das relações afetivas, familiares e comunitárias da criança, configurando-se como um projeto ao mesmo tempo ético, estético e político, que possibilita uma reflexão mais ampla sobre questões fundamentais do debate contemporâneo e privilegiado instrumento para se pensar a infância em relação aos contextos sociais. As narrativas identitárias, enquanto uma linha e tendência da literatura infantil contemporânea, conformada, principalmente em torno dos signos da memória e da ancestralidade, promovem o reconhecimento da alteridade e rasuram o discurso da igualdade como representativo da nação. A inserção de práticas pedagógicas no Ensino Fundamental que contemplem atividades de construção de sentido a partir de narrativas literárias em que sejam valorizadas a diversidade, as identidades e as diferenças, constitui-se em um caminho importante para a educação intercultural e a formação de uma sociedade plural que acolha processos de comunicação abertos e dinâmicos. A partir dessas reflexões é que se formula um projeto de Pesquisa e Extensão Extensão no âmbito da literatura infantil, com ênfase na investigação dos percursos de construção identitária nos textos literários.

METODOLOGIA

Utilizando a abordagem analítica-comparativa, a ação extensiva aspira ao conhecimento de obras literárias configuradas como construções identitárias e de seus usos na formação docente . Nessa perspectiva, propõe-se o seu desenvolvimento através das etapas concernentes a: a) Levantamento bibliográfico; b) Seleção de livros; c) Leitura e análise de obras de literatura infantil; d) Produção de categorias de análise das obras; e) Organização e circulação de acervos O curso se desenvolverá através de 10 sessões, realizadas em encontros semanais, durante o trimestre compreendido entre os meses de setembro a novembro de 2018.


Programação

Mais Informações