CURSO DE EXTENSÃO LIBRAS: IDIOMA QUE SE FALA 2019

Sobre o Evento

LIBRAS: IDIOMA QUE SE FALA 


RESUMO

Esse projeto visa preencher algumas lacunas que existem no meio acadêmico, sobre Libras, seus usuários, formas de educação e os mitos que circundam essa temática. Com este trabalho, poderemos nos preparar para uma sociedade mais igualitária que possibilita a comunicação entre as duas comunidades, de surdos e ouvintes, que coabitam o mesmo país, mas que muitas vezes tornam-se estranhos idiomáticos. Com a execução desse projeto alcançaremos benefícios para os docentes, discentes e comunidade externa, que não tiveram a oportunidades de cursar a disciplina Libras no período da graduação, quando a Libras ainda não era institucionalizada e que sentem necessidade de formular conhecimentos e conceitos nessa língua. A partir do ano de 2005, Libras passou ser uma disciplina obrigatória nas universidades, (dec. 5626/05, cap. II). Atualizar nossos discentes a respeito da educação dos surdos, da Libras e as complicações educionais com a ausência do seu uso nas escolas são algumas das discussões trazidas por Gesser, (ano, p. 2) dizem que “nossos estudos devem ser teorizados a partir de perspectivas das culturas surdas e dos contextos de língua de sinais.” Podemos ressaltar, ainda, a importância de possibilitar à Universidade Estadual da Bahia de se tornar um ambiente bilíngüe para os ouvintes e surdos da cidade do Salvador.


OBJETIVO GERAL

Estudar e compreender a importância de interagir socialmente por meio da língua brasileira de sinais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Aproximar a comunidade universitária da Língua Brasileira de Sinais - Libras;

• Possibilitar a comunicação entre surdos e ouvintes;

• Construir conhecimentos sobre a língua de sinais brasileira;

• Conversar sobe a educação dos surdos no Brasil na atualidade;

• Conversar sobre a história das línguas de sinais pelo mundo;

• Conscientizar os participantes do curso sobre a importância de aprender a Libras para melhor interação social no contexto brasileiro. 


JUSTIFICATIVA

Esse projeto visa preencher algumas lacunas que existem no meio acadêmico, sobre Libras, seus usuários, formas de educação e os mitos que circundam essa temática. Com este trabalho, poderemos nos preparar para uma sociedade mais igualitária que possibilita a comunicação entre as duas comunidades, de surdos e ouvintes, que coabitam o mesmo país, mas que muitas vezes tornam-se estranhos idiomáticos. Com a execução desse projeto alcançaremos benefícios para os docentes que não tiveram a oportunidades de cursar a disciplina Libras no período da graduação, quando a Libras ainda não era institucionalizada e que sentem necessidade de formular conhecimentos e conceitos nessa língua. A partir do ano de 2005, Libras passou ser uma disciplina obrigatória nas universidades, (dec. 5626/05, cap. II). Atualizar nossos discentes a respeito da educação dos surdos, da Libras e as complicações educionais com a ausência do seu uso nas escolas são algumas das discussões trazidas por Gesser, (ano, p. 2) dizem que “nossos estudos devem ser teorizados a partir de perspectivas das culturas surdas e dos contextos de língua de sinais.” Podemos ressaltar, ainda, a importância de possibilitar à Universidade Estadual da Bahia de se tornar um ambiente bilíngüe para os ouvintes e surdos da cidade do Salvador. 


METODOLOGIA

A metodologia de ensino que norteará a execução deste projeto traz como base o método de interação mediante abordagem comunicativa. As aulas serão realizadas com diversos gêneros textuais, entre eles: vídeos (diálogos entre surdos e vídeo aulas), textos escritos em língua portuguesa (música, contos, piadas e etc).





Programação

Mais Informações