CURSO DE EXTENSÃO LIBRAS: IDIOMA QUE SE FALA 2019
Sobre o Evento
LIBRAS: IDIOMA QUE SE FALA
RESUMO
Esse projeto visa preencher algumas lacunas que existem no meio acadêmico, sobre Libras, seus usuários, formas de educação e os mitos que circundam essa temática. Com este trabalho, poderemos nos preparar para uma sociedade mais igualitária que possibilita a comunicação entre as duas comunidades, de surdos e ouvintes, que coabitam o mesmo país, mas que muitas vezes tornam-se estranhos idiomáticos. Com a execução desse projeto alcançaremos benefícios para os docentes, discentes e comunidade externa, que não tiveram a oportunidades de cursar a disciplina Libras no período da graduação, quando a Libras ainda não era institucionalizada e que sentem necessidade de formular conhecimentos e conceitos nessa língua. A partir do ano de 2005, Libras passou ser uma disciplina obrigatória nas universidades, (dec. 5626/05, cap. II). Atualizar nossos discentes a respeito da educação dos surdos, da Libras e as complicações educionais com a ausência do seu uso nas escolas são algumas das discussões trazidas por Gesser, (ano, p. 2) dizem que “nossos estudos devem ser teorizados a partir de perspectivas das culturas surdas e dos contextos de língua de sinais.” Podemos ressaltar, ainda, a importância de possibilitar à Universidade Estadual da Bahia de se tornar um ambiente bilíngüe para os ouvintes e surdos da cidade do Salvador.
OBJETIVO GERAL
Estudar e compreender a importância de interagir socialmente por meio da língua brasileira de sinais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Aproximar a comunidade universitária da Língua Brasileira de Sinais - Libras;
• Possibilitar a comunicação entre surdos e ouvintes;
• Construir conhecimentos sobre a língua de sinais brasileira;
• Conversar sobe a educação dos surdos no Brasil na atualidade;
• Conversar sobre a história das línguas de sinais pelo mundo;
• Conscientizar os participantes do curso sobre a importância de aprender a Libras para melhor
interação social no contexto brasileiro.
JUSTIFICATIVA
Esse projeto visa preencher algumas lacunas que existem no meio acadêmico, sobre Libras, seus
usuários, formas de educação e os mitos que circundam essa temática.
Com este trabalho, poderemos nos preparar para uma sociedade mais igualitária que possibilita
a comunicação entre as duas comunidades, de surdos e ouvintes, que coabitam o mesmo país, mas
que muitas vezes tornam-se estranhos idiomáticos. Com a execução desse projeto alcançaremos
benefícios para os docentes que não tiveram a oportunidades de cursar a disciplina Libras no período
da graduação, quando a Libras ainda não era institucionalizada e que sentem necessidade de formular
conhecimentos e conceitos nessa língua.
A partir do ano de 2005, Libras passou ser uma disciplina obrigatória nas universidades, (dec.
5626/05, cap. II). Atualizar nossos discentes a respeito da educação dos surdos, da Libras e as
complicações educionais com a ausência do seu uso nas escolas são algumas das discussões trazidas
por Gesser, (ano, p. 2) dizem que “nossos estudos devem ser teorizados a partir de perspectivas das
culturas surdas e dos contextos de língua de sinais.” Podemos ressaltar, ainda, a importância de
possibilitar à Universidade Estadual da Bahia de se tornar um ambiente bilíngüe para os ouvintes e
surdos da cidade do Salvador.
METODOLOGIA
A metodologia de ensino que norteará a execução deste projeto traz como base o método de interação mediante
abordagem comunicativa. As aulas serão realizadas com diversos gêneros textuais, entre eles: vídeos (diálogos entre
surdos e vídeo aulas), textos escritos em língua portuguesa (música, contos, piadas e etc).
Programação
| Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
|---|---|---|---|
| CURSO DE EXTENSÃO | 20/08/2019 14:00 | 05/12/2019 16:30 | IRZYANE DOS SANTOS CAZUMBÁ |