XIII Semana de Urbanismo

Sobre o Evento

A Semana de Urbanismo (SEMUR) é um evento de caráter acadêmico e natureza extensionista, que promove discussões e reflexões sobre as diversas problemáticas inseridas no meio urbano com uma linguagem interdisciplinar envolvendo as áreas das humanidades e das ciências sociais aplicadas. Acontece regularmente em ciclo anual no mês de novembro, para a celebração do dia Internacional do Urbanista sendo esse último celebrado no dia 08.

Têm um público alvo diversificado, sendo de antemão o foco principal os discentes, docentes e egressos vinculados ao curso. Contudo entende-se que o planejamento e gestão urbanos necessitam de uma ampla abordagem entre outros profissionais tais como, arquitetos, antropólogos, economistas, geógrafos, sociólogos, entre outros, os quais são convidados a participarem do evento bem como os estudantes desses cursos em outras Universidades localizadas em Salvador e no país, gestores vinculados a órgãos estaduais e municipais, membros de associação de moradores e lideranças de bairro, comunidades socialmente excluídas e pessoas de modo geral que tenham interesse e/ou atuação na área, quer seja de maneira formal ou informal.

Nessa décima terceira edição, o evento ganha um novo formato o de “Desconferência” que visa a promoção de uma maior interação entre os participantes na construção dos debates a serem propostos, retirando-os do lugar de meros ouvintes e provocando-os a compartilhar suas próprias experiências, reconhecendo-os como agentes produtores do espaço urbano e inseridos dentro de uma complexa rede de relações interseccionadas nos aspectos etnográficos, de gênero, renda e diversidade sexual e comportamental. A formatação promove também uma maior aproximação através de uma formalidade menos rígida, visando romper o estigma da inacessibilidade da participação popular de eventos promovidos por entidades acadêmicas, reconfigurando desde a inscrição e divulgação do evento – em formato viral; através das redes sociais oficiais do evento no Facebook; e de maneira performática indo nas instituições de ensino -  até a organização espacial das salas e o horário das atividades – concentrando-as no turno da manhã e da tarde – visando possibilitar uma maior acessibilidade ao evento.

O evento desse ano tem como principal tema: “Os rumos da cidade – Por novas utopias urbanas”; distribuindo-se em três eixos temáticos: “Autonomia popular e poder local”; “Labor e a produção do espaço urbano”; “Inclusão e justiça social”. As discussões serão desdobradas durante os 05 dias de evento, com a conferência de abertura sendo realizada pela noite. As mesas de debate serão distribuídas nos demais dias concentrando-se no turno matutino.

Programação

Mais Informações