Revisitando a Matemática na formação de futuros professores de matemática
Sobre o Evento
O PCN (Brasil, 2001) assinala que a Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar.
O ensino efetivo de Matemática requer compreensão daquilo que os alunos sabem e precisam aprender, bem como o sequente estímulo e apoio para que o aprendam corretamente. Essa aprendizagem deve acontecer com compreensão, de forma a construir e/ou reconstruir ativamente novos conhecimentos a partir da experiência e de conhecimentos prévios.
Neste sentido, o presente projeto de extensão pretende revisitar conceitos e conteúdos matemáticos a futuros professores de matemática (alunos da Licenciatura) num contexto da resolução de problemas, por acreditar que a Matemática é uma atividade criativa constituindo-se da formulação e da resolução de problemas.
OBJETIVO GERAL
O projeto pretende revisitar conceitos e conteúdos matemáticos a futuros professores de matemática (alunos da Licenciatura) num contexto de resolução de problemas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Mostrar os principais ramos da Matemática e suas singularidades.
- Relacionar integradamente a Aritmética, Geometria e Álgebra.
- Trabalhar conceitos e conteúdos matemáticos voltados para a Aritmética, Álgebra e Geometria
- Mostrar o significado e o sentido que a Matemática possui.
- Trabalhar a compreensão matemática, mostrando que suas ideias não estão isoladas e sim conectadas.
- Apresentar a resolução de problemas como um caminho para ensinar e aprender matemática.
- Favorecer um ambiente de formulação e resolução de problemas.
METODOLOGIA
O curso será ministrado pelos professores Célia Barros Nunes e Solon Gomes de Sousa durante o semestre 2019.2, uma vez por semana com carga horária semanal de 2h, totalizando ao final do curso 40h, com emissão de certificados.
As aulas serão ministradas fazendo uso da metodologia de Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através Resolução de Problemas, no qual o problema será o ponto de partida para ressignificação do conceito ou conteúdo matemático que será explorado e ao mesmo tempo, trabalhar com a formulação de problemas.
Programação
| Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
|---|---|---|---|
| Inscrição no curso | 28/10/2019 00:00 | 05/11/2019 23:59 | Célia Barros Nunes e Solon Gomes de Sousa |