Curso de Extensão - Antropologia, Gênero e Sexualidade (60 horas/Aulas)

Sobre o Evento

EMENTA

Sexualidade, Gênero e a Antropologia Clássica. O Tabu do incesto e a Antropologia. Dispositivo da Sexualidade. Etnografia do gênero e da sexualidade. Sexualidade e cultura brasileira. Antropologia feminista. Masculinidades. Estudos Gays e Lésbicos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O objetivo geral do curso é de oferecer uma introdução geral à abordagem da sexualidade da perspectiva das ciências sociais, com foco privilegiado (mas não exclusivo) na Antropologia.  O ponto de partida é a abordagem clássica do tema na disciplina, centrada na modelagem cultural do sexo.

Especificamente, trataremos do campo realizando um percurso de elaborações cronologicamente posteriores - tendo em vista o impacto do interacionismo simbólico, do estruturalismo, da obra de Foucault, do feminismo e dos estudos sobre homossexualidade. Problematizaremos especificamente às relações entre natureza e cultura, corporalidades e gênero, corporalidades e identidades sexuais, que se manifestam tanto no debate teórico como em convenções sociais, técnicas corporais e movimentos políticos contemporâneos.

Unidade I: Sexo, Gênero, Família: Universalidade e Diversidade Cultural.
1. A construção social da oposição “masculino” e “feminino”

2. Família, parentesco e vida sexual. 

3. Sexo, Família e Fundamentos da Vida Social.

 

Unidade II: Antropologia e Feminismo

4. Feminismo e Antropologia. Gênero e Patriarcado. Problemas envolvidos na “busca dos universais” da vida social.

5. Sexo e poder: Foucault e os estudos de sexualidade

6. Sexo, gênero, corpo, biologia e cultura: problemas relativos à construção social de pessoas e corpos marcados pelo sexo e pelo gênero

 

Unidade III: Teoria Queer e Estudos sobre LGBT

7. Práticas eróticas e identidades

8. Repensando sexo, gênero, família e parentesco

9. Teoria Queer e os estudos sobre LGBT no Brasil

Metodologia de Ensino


Aulas expositivas e dialogadas. Apresentações de seminários, uso de filmes em sala de aula e realização de resenhas dos principais textos do curso. 



CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 


A primeira avaliação será baseada na entrega de 10 resenhas sobre os textos trabalhados em sala de aula. A segunda avaliação é a entrega de um ensaio sobre algumas das temáticas do curso e da realização de seminários de apresentações dos textos-base do curso. E a terceira e última avaliação é a entrega de um texto de pesquisa do estudante com as leituras realizadas durante o curso. 



REFERENCIAS BÁSICAS


HOLANDA, HELOÍSA BUARQUE DE. PENSAMENTO FEMINISTA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS. Rio de Janeiro, ed. Bazar do Tempo, 2019. 440 p.



 REFERENCIAS COMPLEMENTARES


BUTLER, Judith. “O parentesco é sempre tido como heterossexual?” cadernos pagu, nº 21, 2003, p.219-260.


  1. FRY, Peter.  “Da hierarquia à igualdade: a construção histórica da homossexualidade no Brasil”. In: Para inglês ver: identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. Cap.4. (edição esgotada).

Michel FOUCAULT. História da Sexualidade 1 – A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

HARAWAY, - Donna. “Gênero para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra”. cadernos pagu, nº 22, 2004, p. 201-246

LÉVI-STRAUSS, - Claude.  “A família”. In: Harry L. Shapiro, org. Homem, cultura e sociedade. São Paulo: Fundo de Cultura, 1956 (edição esgotada).

LÉVI-STRAUSS, - Claude.  “O problema do incesto”. In: As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, 2003. Cap. 2.

MALINOWSKI, Bronislaw. A vida sexual dos selvagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983 (edição esgotada). Cap. 1 “As relações entre os sexos na vida tribal”; Cap. 7 “A procriação e a gravidez segundo as crenças dos nativos”. 

 Mead, Margaret. Sexo e temperamento. São Paulo: Perspectiva, 2000. “Introdução”; Cap. 17 “A padronização do comportamento sexual”; Cap. 18 “O inadaptado”. “Conclusão”.

 RUBIN, Gayle com Judith BUTLER. “Tráfico sexual – entrevista”. cadernos pagu, n º 21, 2003, p.157-209. 

 STRATHERN, - Marilyn. “Necessidade de pais e necessidade de mães”. Estudos Feministas, v. 3, nº 2, 1995.

 VANCE, Carole. “A antropologia redescobre a sexualidade: um comentário teórico”. Physis – Revista de Saúde Coletiva, v. 5, ° 1, p. 7-31.

 WEEKS, Jeffrey. “O corpo e a sexualidade”. In: Guacira Lopes Louro, org. O corpo educado – pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p.37-82. 

Programação

Vídeo do Evento

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