OFICINAS DE MARCA: CRIAÇÃO E GESTÃO – DA TEORIA À PRÁTICA
Sobre o Evento
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A "OFICINAS DE MARCA: CRIAÇÃO E
GESTÃO – da teoria à prática" é
uma atividade (curso) proposta pelo Projeto de extensão e-RP - Agência e
Observatório das Relações Públicas, realizado pelo Curso de Relações
Públicas, no âmbito das ações do Grupo
de Pesquisa Interfaces, Linha de Pesquisa Comunicação e Organizações. A ação
busca municiar os cursistas na compreensão dos saberes relativos à política
de Inovação, Empreendedorismo e Propriedade Intelectual, imbricados nos
processos de criação e gestão de marcas, especialmente a partir da
perspectiva da comunicação visual. O público pensado para a Oficina vai desde
os estudantes universitários até sujeitos integrantes da comunidade local.
A Oficina propõe vivenciar uma
combinação de conhecimentos pré-estabelecidos. Trata-se de utilizar um
conjunto de Tecnologias Sociais voltadas para a construção participativa, bem
como uma metodologia que consiste em compilar métodos inovativos e coletivos
e pesquisa de anterioridade, a fim de
garantir a originalidade para a
construção de identidades visuais novas e inexistentes até aquele momento.
Para tanto, serão reunidos um conjunto de conhecimentos em Gestalt da forma,
Semiótica, composição gráfica, técnicas de desenho, estudos cromáticos,
tipográficos, estudos semânticos figurativos e textuais, pesquisa de base
cultural, exercícios de sinergia simbólica, formação em computação gráfica,
desenho técnico, valendo-se, sempre, do universo de referências trazido pelos
cursistas.
O ministrante da Oficina, Marlon
Xavier, possui experiência em composição de marcas e as respectivas
aplicabilidade gráficas; conhecimento nos métodos de gestão em marcas e
transferência de tecnologia (licenciamento e cessão de uso); experiência em
pesquisa de métodos participativos de composição coletiva de marcas e
identidades visuais tendo ministrando oficinas para os mais variados
públicos.
As atividades realizadas envolverão
aulas expositivas sobre marcas existentes, concepções e significados
intrínsecos, extrínsecos, implícitos e explícitos de cases já existentes;
análise de sucesso de marcas conhecidas; conhecimentos e curiosidades sobre
significados e composições; oficina mão-na-massa de construção criativa;
métodos de construção coletiva de marcas.
O curso será ministrado 3 três módulos:
Módulo 1: Módulo Teórico Carga horária total: 10 horas Introdução ao Estudo de Marcas:
História do Brandind; Tipos de Marcas; Marcas registráveis; Sinais
não-registráveis.
A Evolução dos Signos visuais; Fatores
Culturais utilizados na criação de marcas; Aspectos Históricos e Geográficos;
Métodos de Criação de conceitos visuais; marcas e signos acessórios.
Semiótica voltada para a criação de
Marcas; Gestalt da Forma; Percepção Visual.
Tipografia; Estudo de Cores; Composição
Gráfica; Busca por anterioridade.
Como uma marca é criada: Fundamentação
teórica; Conceitos utilizados; Estudo cromático (teórico).
Módulo 2: Módulo Prático Carga horária total: 15 horas
Uso de grades de diagramação;
Princípios da Gestalt na Prática; Estudo artístico e signos visuais e
exercícios de codificação imagética; Ferramentas para pesquisar anterioridade
de marcas por nome e segmento.
Projeto individual de marca: primeiras
orientações.
Projeto individual de marca: primeiro
lote de técnicas.
Projeto individual de marca: segundo
lote de técnicas.
Introdução ao trabalho colaborativo,
participativo, e apresentação dos resultados obtidos.
Módulo 3: Módulo Participativo Carga horária total: 20 horas
Aula introdutória sobre metodologias
participativas; base teórica; exemplos e cases; Tipos de Marcas Coletivas;
diferenças entre métodos colaborativos e participativos; vantagens da construção
criativa nesses moldes; Etapa preliminar da Construção Criativa
Participativa: levantamento dos dados necessários para iniciar a construção
criativa coletivamente.
1ª etapa da Construção Criativa
Participativa: Brainstorm e Design Thinking.
2ª etapa da Construção Criativa
Participativa: Painel Semântico e Design Thinking.
3ª Etapa da Construção Criativa
Participativa: Composição Visual, escolhas dos elementos utilizados.
4ª Etapa da Construção Criativa Participativa: Prova de teste, prototipagem e validação. ATENÇÃO: Quando o Número de inscritos atingir o numero de vagas disponíveis será criada uma lista de espera. |
Programação
| Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
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| A "OFICINAS DE MARCA: CRIAÇÃO E GESTÃO – da teoria à prática" é uma atividade (curso) proposta pelo Projeto de extensão e-RP - Agência e Observatório das Relações Públicas, realizado pelo Curso de Relações Públicas, no âmbito das ações do Grupo de Pesquisa Interfaces. | 20/11/2019 18:00 | 19/12/2019 21:00 | Marlon Xavier |