OFICINAS DE MARCA: CRIAÇÃO E GESTÃO - DA TEORIA À PRÁTICA 2° TURMA

Sobre o Evento

A "OFICINAS DE MARCA: CRIAÇÃO E GESTÃO – da teoria à prática"  é uma atividade (curso) proposta pelo Projeto de extensão e-RP - Agência e Observatório das Relações Públicas, realizado pelo Curso de Relações Públicas, no âmbito das ações  do Grupo de Pesquisa Interfaces, Linha de Pesquisa Comunicação e Organizações. A ação busca municiar os cursistas na compreensão dos saberes relativos à política de Inovação, Empreendedorismo e Propriedade Intelectual, imbricados nos processos de criação e gestão de marcas, especialmente a partir da perspectiva da comunicação visual. O público pensado para a Oficina vai desde os estudantes universitários até sujeitos integrantes da comunidade local.

 

A Oficina propõe vivenciar uma combinação de conhecimentos pré-estabelecidos. Trata-se de utilizar um conjunto de Tecnologias Sociais voltadas para a construção participativa, bem como uma metodologia que consiste em compilar métodos inovativos e coletivos e  pesquisa de anterioridade, a fim de garantir a originalidade  para a construção de identidades visuais novas e inexistentes até aquele momento. Para tanto, serão reunidos um conjunto de conhecimentos em Gestalt da forma, Semiótica, composição gráfica, técnicas de desenho, estudos cromáticos, tipográficos, estudos semânticos figurativos e textuais, pesquisa de base cultural, exercícios de sinergia simbólica, formação em computação gráfica, desenho técnico, valendo-se, sempre, do universo de referências trazido pelos cursistas.

 

O ministrante da Oficina, Marlon Xavier, possui experiência em composição de marcas e as respectivas aplicabilidade gráficas; conhecimento nos métodos de gestão em marcas e transferência de tecnologia (licenciamento e cessão de uso); experiência em pesquisa de métodos participativos de composição coletiva de marcas e identidades visuais tendo ministrando oficinas para os mais variados públicos.

 

As atividades realizadas envolverão aulas expositivas sobre marcas existentes, concepções e significados intrínsecos, extrínsecos, implícitos e explícitos de cases já existentes; análise de sucesso de marcas conhecidas; conhecimentos e curiosidades sobre significados e composições; oficina mão-na-massa de construção criativa; métodos de construção coletiva de marcas.

 

O curso será ministrado 3 três módulos:

 

Módulo 1: Módulo Teórico

Carga horária total: 10 horas

Introdução ao Estudo de Marcas: História do Brandind; Tipos de Marcas; Marcas registráveis; Sinais não-registráveis.

 

A Evolução dos Signos visuais; Fatores Culturais utilizados na criação de marcas; Aspectos Históricos e Geográficos; Métodos de Criação de conceitos visuais; marcas e signos acessórios.

 

Semiótica voltada para a criação de Marcas; Gestalt da Forma; Percepção Visual.

 

Tipografia; Estudo de Cores; Composição Gráfica; Busca por anterioridade.

 

Como uma marca é criada: Fundamentação teórica; Conceitos utilizados; Estudo cromático (teórico).

 

Módulo 2: Módulo Prático

Carga horária total: 15 horas

 

Uso de grades de diagramação; Princípios da Gestalt na Prática; Estudo artístico e signos visuais e exercícios de codificação imagética; Ferramentas para pesquisar anterioridade de marcas por nome e segmento.

 

Projeto individual de marca: primeiras orientações.

 

Projeto individual de marca: primeiro lote de técnicas.

 

Projeto individual de marca: segundo lote de técnicas.

 

Introdução ao trabalho colaborativo, participativo, e apresentação dos resultados obtidos.

 

Módulo 3:

Módulo Participativo

Carga horária total: 20 horas

 

Aula introdutória sobre metodologias participativas; base teórica; exemplos e cases; Tipos de Marcas Coletivas; diferenças entre métodos colaborativos e participativos; vantagens da construção criativa nesses moldes; Etapa preliminar da Construção Criativa Participativa: levantamento dos dados necessários para iniciar a construção criativa coletivamente.

 

1ª etapa da Construção Criativa Participativa: Brainstorm e Design Thinking.

 

2ª etapa da Construção Criativa Participativa: Painel Semântico e Design Thinking.

 

3ª Etapa da Construção Criativa Participativa: Composição Visual, escolhas dos elementos utilizados.

 

4ª Etapa da Construção Criativa Participativa: Prova de teste, prototipagem e validação.


Programação

Mais Informações