O AGIR DOCENTE E A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE HANS JONAS

Sobre o Evento


O AGIR DOCENTE E A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE HANS JONAS



RESUMO.

A ética como elemento constitutivo da formação do ser está presente nas ações cotidianas de sujeitos integrantes de qualquer sociedade, em qualquer temporalidade independente da estrutura, organização e da diversidade que institui a cultura de uma sociedade. No entanto, é mister compreender os modos como cada civilização lida com as questões éticas que a estruturam e como enfrenta os dilemas que se apresentam frente aos problemas econômicos, políticos, sociais e ambientais. As mudanças ocorridas ao longo da história das sociedades, em decorrência das relações de poder no âmbito econômico, político e social, provocadas principalmente pelo desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente no ramo das telecomunicações com destaque para as áreas de comunicação e informática,depois da Segunda Guerra Mundial. Sem dúvida, essas mudanças geram impactos que reconfiguram as relações no mundo do trabalho e os modos como sujeitos interagem e pautam as suas formas de ser e estar no mundo. Muitas dessas relações são pautadas por normas de conduta e regras que regem o comportamento individual e coletivo dos indivíduos e permitem a convivência em comunidade. E nas relações cotidianas surgem situações nas quais os sujeitos sentem a necessidade de pautar as suas ações por normas que se julgam mais apropriadas ou dignas de serem cumpridas. Vázquez (2012, p.16) sinaliza que estas normas, se aceitas, internalizadas e reconhecidas como obrigatórias tornam se ações morais do homem que, como resultado de uma decisão refletida, sofre o julgamento de outros que formulam juízos, aprovam ou desaprovam moralmente os atos. Diante das constantes intervenções antropogênicas nos ecossistemas da biosfera e da insustentável fragilidade que tomou conta do equilíbrio ecológico do planeta, provocada por essa intervenção técnica do homem, faz-se necessária uma reflexão acerca dos problemas ambientais gerados pela humanidade no contexto da pós revolução industrial, fruto dos avanços científicos e tecnológicos nas últimas décadas; com o intúito de que esta também represente um extraordinário momento de reflexão para os professores de Ciências Naturais ressignificarem o seu papel no processo educativo de formação de indivíduos críticos e conscientes de sua presença planetária no Universo.


OBJETIVO GERAL.

Discutir as contribuições do pensamento de Hans Jonas para a formação de professores de Ciências Naturais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

- Discutir o agir docente fundamentado na ética da responsabilidade;

- Problematizar a formação de sujeitos éticos numa perspectiva do ensino por investigação em Ciências Naturais;

- Discutir os conceitos de ética e responsabilidade como categorias do entendimento humano;

- Despertar o interesse das(os) professoras(es) para a construção de propostas pedagógicas pautadas nos conceitos de ética e de e de responsabilidade.


METODOLOGIA:

Exposição dialogada e dinâmica de trabalho em grupo.

Programação

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