PSICANÁLISE E ARTE

Sobre o Evento


REFLEXÕES E DIÁLOGOS – PSICANÁLISE E ARTE EM TEMPOS DE PANDEMIA


RESUMO:
Este projeto busca articular a produção teórica com a criação literária e poética, fazendo um cotejamento entre os textos psicanalítico, poético e as artes plásticas, na promoção de estudo, reflexão e extensão dos conhecimentos para a comunidade (familiares, amigos e pacientes) neste momento da pandemia do Covid-19.Contribui com iniciativas metodológicas ativas e criativas, na veiculação do estímulo ao desenvolvimento das potencialidades artísticas dos alunos e do uso da interdisciplinaridade e transversalidade na aquisição de conhecimentos, delimitando, espaços de investigação do aluno como sujeito do seu processo acadêmico formativo e do trabalho em extensão. 

OBJETIVO GERAL:
Produzir textos teóricos sobre temas inspirados pela Pandemia do Covid-19 para posterior reflexões e debates junto aos alunos do curso de Psicologia da UNEB.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Proporcionar elementos conceituais para a construção de um pensamento teoricamente organizado sobre os impactos da pandemia. Utilizar os estímulos das artes (pintura, literatura e poesia) para tentar escrever e produzir nomes para o real das experiências com a pandemia. Produzir o encontro com o pensar que interpreta e dá lugar ao que é, até então, o impronunciável do real, tão apocalíptico em nossos tempos. Oportunizar a leitura de novos pensamentos, escritas e falas e seus efeitos criativos na construção e desconstrução de sentidos, diante do real que se impõe na aproximação de conceitos e casos concretos.

METODOLOGIA:
Serão enviados,no mínimo, dois textos mensais para o e-mail das turmas de Psicologia (de 2011 a 2019) contendo imagens de obras de arte, poemas ou textos literários articulados aos temas dos escritos teóricos. Os alunos serão estimulados a emitir questionamentos,ponderações ou acrescentar suas próprias produções, inspiradas na leitura dos textos. Este periódico poderá se transformar, posteriormente, num livro.



Programação

Mais Informações