X Quintas acadêmicas: divulgação e memória
Sobre o Evento
O projeto “Quintas Acadêmicas: divulgação e memória” foi concebido em uma reunião do Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX - Departamento de Educação, Campus X - da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, cuja participação envolve docentes e discentes. Garantir a divulgação dos conhecimentos produzidos pela comunidade acadêmica, bem como o registro, a organização e a preservação da memória acadêmica do Departamento de Educação - Campus X se constituem objetivos norteadores desse Projeto.
Desde o ano de 2005, o “Quintas Acadêmicas: divulgação e memória” vem se constituindo em um espaço de socialização e discussão, de modo a favorecer a indissociabilidade entre os três pilares da Universidade - ensino, pesquisa e extensão. As atividades propostas estão pautadas no princípio de que a Universidade é um espaço privilegiado de produção do saber, de modo que se torna imprescindível que o conhecimento, nela produzido, seja socializado a toda comunidade acadêmica e externa.
Esperamos que essa prática possa continuar contribuindo no processo de formação dos discentes e docentes do Campus X, uma vez que o entrelaçamento entre ensino, pesquisa e extensão favorece reflexões mais consistentes sobre o fazer pedagógico, promovendo melhores condições para o desempenho do ofício de professor.
Devido ao atual contexto da pandemia do COVID-19, a decima edição do Projeto será realizada online.
PROGRAMAÇÃO
| DATA |
ATIVIDADE |
||
| 29/10/2020 |
19h às 21h Transmissão através do Canal UNEB Campus X no YouTube Atividade Cultural Mediadora: Gislaine Romana Carvalho da Silva (Licenciatura em Música) Cerimônia de Abertura Participantes: Direção, NUPEX e Coordenação do Quintas Mediadora: Kildria Vieira Alves Gigante Mesa Redonda Tema: O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior Participantes: Pró-Reitorias da UNEB - PPG, PROEX e PROGRAD Mediadora: Minervina Joseli Espíndola Reis |
||
| 04/11/2020 |
14h30min às 16h30min Transmissão através da Plataforma Microsoft Teams UNEB Comunicação Oral 19h às 21h Transmissão através da Plataforma Microsoft Teams UNEB Comunicação Oral |
||
| 05/11/2020 |
14h30min às 16h30min Transmissão através da Plataforma Microsoft Teams UNEB Comunicação Oral 19h às 20h30min Transmissão através do Canal UNEB Campus X no YouTube Lançamento de Livros de autores do Campus X Mediadora: Ana Odália Veira Sena |
||
| 06/11/2020 |
19h às 21h Transmissão através do Canal UNEB Campus X no YouTube Atividade Cultural Mediador: Gean Paulo Gonçalves Santana Mesa Redonda Tema: O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior: narrativas de egressos do Campus X Participantes: Clóvis Lisboa dos Santos Júnior, Grégory Alves Dionor, Igor José Sousa Mascarenhas e Karina Lima Sales Mediador: Clóvis Lisboa dos Santos Júnior |
Transmissão através do Canal UNEB Campus X no YouTube
Endereço: https://www.youtube.com/channel/UCJgrB_TncriEmnDKxstOQXA
INSCRIÇÕES
Para efetuar a inscrição no evento, o participante deverá preencher o formulário de inscrição no site do evento: www.sge.uneb.br/quintasacademicas2020dedcx.
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
- Os Trabalhos Científicos submetidos na X edição do "Quintas Acadêmicas: divulgação e memória" devem ser enviados em formato de Resumo Expandido e serão apresentados na forma de Comunicação Oral, enquadrando-se em uma das seguintes categorias: ensino (Pibid, Monitoria, Estágio, Residência Pedagógica), pesquisa (Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Pós-graduação), extensão (Projetos Programas, Monitoria).
- Serão aceitos para avaliação trabalhos com, no máximo, quatro autor(es) e/ou coautor(es).
- Um autor poderá inscrever até dois trabalhos como autor principal e sem limites para coautoria.
- O professor orientador deverá realizar a submissão do trabalho no evento. Para tanto, deverá preencher o formulário de submissão de trabalhos e enviar o trabalho para o e-mail trabalhosquintasacademicas@gmail.com.
Observações:
- Para participar do evento não é obrigatória a inscrição de trabalhos. Pode-se participar como ouvinte com direito a certificado de participação, aos anais e aos outros materiais distribuídos aos participantes;
- Os trabalhos dos alunos da graduação deverão ser enviados pelos seus professores orientadores.
INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS
- O Resumo Expandido submetido deve ter entre três e seis laudas e apresentar: Introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências.
- Deve estar de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa. Abaixo o resumo, deverão ser inseridas quatro (04) palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
- O documento deve estar em arquivo do WORD (.DOC ou .DOCX).
- Fonte: Arial - tamanho 12.
- Espaçamento entre linhas: 1,5.
- Margens: esquerda: 3,0 cm; direita: 2,0 cm; superior: 3,0 cm; inferior: 2,0 cm.
- Título: centralizado.
- Nome e referências (nota de rodapé) do(s) autor (es).
- Órgão/Agência de fomento (se houver).
- Parágrafos: Início a 1,25 cm a partir da margem esquerda; com exceção das referências.
- No Resumo Expandido, não há citações diretas. As citações devem ser indiretas e feitas no corpo do texto.
- Referências: Espaçamento simples entre linhas, separadas entre si por espaço simples, organizadas em ordem alfabética e com alinhamento justificado. Ex: BITTENCOURT, M. A. L. et al. (Org.). Normas técnicas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Ilhéus: Editus, 2010.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA OS TRABALHOS A COMPOR A PUBLICAÇÃO
- Os trabalhos submetidos pelos interessados deverão seguir as normas e calendário previamente divulgados.
- Todos os trabalhos serão avaliados por um parecerista da Comissão Científica composta por professores do Departamento de Educação, Campus X.
- Os trabalhos submetidos serão encaminhados para o Comitê Científico, que encaminhará o trabalho para o parecerista retirando o nome dos autores e referências que possam indicar a autoria do trabalho, bem como do parecerista, quando retornar ao autor.
- O parecerista procederá a avaliação, levando-se em consideração a cada um dos seguintes critérios de avaliação: a) Relevância do estudo, b) Estrutura do trabalho, c) Redação, d) Consistência do desenvolvimento do trabalho e, e) Grau de reflexividade.
- Os trabalhos serão classificados nas seguintes categorias: a) Favorável para comunicação e publicação; b) Favorável para comunicação e para posterior publicação, desde que atendidas as reformulações indicadas no parecer; c) Desfavorável.
DIVULGAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
- Os trabalhos submetidos serão apresentados na modalidade Comunicação Oral.
- A Comunicação Oral será realizada on-line através da plataforma Microsoft Teams e poderá ser realizada por até dois autor(es) e/ou coautor(es). O cronograma de apresentação e link da sala serão disponibilizados no site do evento e enviado por e-mail.
- A apresentação do trabalho contará com 15 minutos para exposição oral e, ao final das apresentações será concedido um tempo para as considerações e debates sobre os trabalhos apresentados.
- O certificado de apresentação do trabalho irá conter o nome de todos os autor(es) e/ou coautor(es) do trabalho. Os nomes aparecerão no certificado da forma em que foram informados na ficha de submissão de trabalhos. Fique atento à grafia e não abrevie nenhum nome dos autor(es) e/ou coautor(es).
- Todos os trabalhos aceitos para publicação irão compor os Anais da “X Quintas Acadêmicas: divulgação e memória”, desde que atendam orientações dos pareceres, em meio eletrônico disponível para download no site www.sge.uneb.br/quintasacademicas2020dedcx.
DATAS IMPORTANTES
Submissão de trabalhos prorrogada até o dia 16 de outubro de 2020.
| ATIVIDADE |
DATA |
| Inscrição no evento |
On-line até o dia do evento |
| Submissão de trabalhos |
De 10/09 a 12/10/2020 |
| Avaliação de trabalhos por pareceristas |
Até dia 19/10/2020 |
| Publicação de trabalhos selecionados para Comunicação Oral |
Dia 21/10/2020 |
| Apresentação de trabalhos |
A partir do dia 30/10/2020 |
| Revisão de trabalhos para publicação nos Anais pelos autores |
De 21/10 a 21/11/2020 |
| Avaliação de trabalhos por pareceristas |
Até dia 30/11/2020 |
| Publicação dos Anais |
Até dia 28/02/2021 |
ACESSO AOS ANAIS
- Anais da IX edição do Projeto Quintas Acadêmicas: divulgação e memória (2017)
- Anais da X edição do Projeto Quintas Acadêmicas: divulgação e memória (2020)
REALIZAÇÃO
- Universidade do Estado da Bahia - UNEB
- Departamento de Educação – Campus X
- Núcleo de Pesquisa e Extensão do Campus X
- Projeto Quintas Acadêmicas: divulgação e memória
COMISSÃO ORGANIZADORA
Docentes
- Ana Odália Vieira Sena
- Clovis Lisbôa dos Santos Junior
- Gean Paulo Gonçalves Santana
- Gislaine Romana Carvalho da Silva
- Kildria Vieira Alves Gigante
- Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho
- Minervina Joseli Espíndola Reis
- Priscila Alves Pereira
- Tatiana Dias Silva
Discentes
- Hávila Said Silva Evangelista
- Isadora Dias Mariano de Oliveira
APOIO
- Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD
- Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação – PPG
- Pró-Reitoria de Extensão – PROEX
LOCALIZAÇÃO DO EVENTO
- Online na plataforma Microsoft Teams e Canal do YouTube do DEDC X
CONTATO
- Comissão Organizadora das Quintas Acadêmicas
- E-mail: quintasacademicascampusx@gmail.com.
- Site: www.sge.uneb.br/quintasacademicas2020dedcx.
Programação
| Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
|---|---|---|---|
| Quintas acadêmicas: divulgação e memória | 29/10/2020 00:00 | 30/10/2020 00:00 | .. |