X Quintas acadêmicas: divulgação e memória

Sobre o Evento

O projeto “Quintas Acadêmicas: divulgação e memória” foi concebido em uma reunião do Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX - Departamento de Educação, Campus X - da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, cuja participação envolve docentes e discentes. Garantir a divulgação dos conhecimentos produzidos pela comunidade acadêmica, bem como o registro, a organização e a preservação da memória acadêmica do Departamento de Educação - Campus X se constituem objetivos norteadores desse Projeto.

Desde o ano de 2005, o “Quintas Acadêmicas: divulgação e memória” vem se constituindo em um espaço de socialização e discussão, de modo a favorecer a indissociabilidade entre os três pilares da Universidade - ensino, pesquisa e extensão. As atividades propostas estão pautadas no princípio de que a Universidade é um espaço privilegiado de produção do saber, de modo que se torna imprescindível que o conhecimento, nela produzido, seja socializado a toda comunidade acadêmica e externa.

Esperamos que essa prática possa continuar contribuindo no processo de formação dos discentes e docentes do Campus X, uma vez que o entrelaçamento entre ensino, pesquisa e extensão favorece reflexões mais consistentes sobre o fazer pedagógico, promovendo melhores condições para o desempenho do ofício de professor.

Devido ao atual contexto da pandemia do COVID-19, a decima edição do Projeto será realizada online.


PROGRAMAÇÃO


DATA
ATIVIDADE
29/10/2020

19h às 21h

Transmissão através do Canal UNEB Campus X no YouTube


Atividade Cultural

Mediadora: Gislaine Romana Carvalho da Silva (Licenciatura em Música)


Cerimônia de Abertura

Participantes: Direção, NUPEX e Coordenação do Quintas

Mediadora: Kildria Vieira Alves Gigante


Mesa Redonda

Tema: O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior

Participantes: Pró-Reitorias da UNEB - PPG, PROEX e PROGRAD

Mediadora: Minervina Joseli Espíndola Reis

04/11/2020

14h30min às 16h30min

Transmissão através da Plataforma Microsoft Teams UNEB

Comunicação Oral


19h às 21h

Transmissão através da Plataforma Microsoft Teams UNEB

Comunicação Oral

05/11/2020

14h30min às 16h30min

Transmissão através da Plataforma Microsoft Teams UNEB

Comunicação Oral


19h às 20h30min

Transmissão através do Canal UNEB Campus X no YouTube

Lançamento de Livros de autores do Campus X

Mediadora: Ana Odália Veira Sena

06/11/2020

19h às 21h

Transmissão através do Canal UNEB Campus X no YouTube

Atividade Cultural

Mediador: Gean Paulo Gonçalves Santana


Mesa Redonda

Tema: O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior: narrativas de egressos do Campus X

Participantes: Clóvis Lisboa dos Santos Júnior, Grégory Alves Dionor, Igor José Sousa Mascarenhas e Karina Lima Sales

Mediador: Clóvis Lisboa dos Santos Júnior




Transmissão através do Canal UNEB Campus X no YouTube

Endereço: https://www.youtube.com/channel/UCJgrB_TncriEmnDKxstOQXA


INSCRIÇÕES

Para efetuar a inscrição no evento, o participante deverá preencher o formulário de inscrição no site do evento: www.sge.uneb.br/quintasacademicas2020dedcx.


INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  • Os Trabalhos Científicos submetidos na X edição do "Quintas Acadêmicas: divulgação e memória" devem ser enviados em formato de Resumo Expandido e serão apresentados na forma de Comunicação Oral, enquadrando-se em uma das seguintes categorias: ensino (Pibid, Monitoria, Estágio, Residência Pedagógica), pesquisa (Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Pós-graduação), extensão (Projetos Programas, Monitoria).
  • Serão aceitos para avaliação trabalhos com, no máximo, quatro autor(es) e/ou coautor(es).
  • Um autor poderá inscrever até dois trabalhos como autor principal e sem limites para coautoria.
  • O professor orientador deverá realizar a submissão do trabalho no evento. Para tanto, deverá preencher o formulário de submissão de trabalhos e enviar o trabalho para o e-mail trabalhosquintasacademicas@gmail.com.

Observações:

  • Para participar do evento não é obrigatória a inscrição de trabalhos. Pode-se participar como ouvinte com direito a certificado de participação, aos anais e aos outros materiais distribuídos aos participantes;
  • Os trabalhos dos alunos da graduação deverão ser enviados pelos seus professores orientadores.


INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS

  • O Resumo Expandido submetido deve ter entre três e seis laudas e apresentar: Introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências.
  • Deve estar de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa. Abaixo o resumo, deverão ser inseridas quatro (04) palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
  • O documento deve estar em arquivo do WORD (.DOC ou .DOCX).
  • Fonte: Arial - tamanho 12.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5.
  • Margens: esquerda: 3,0 cm; direita: 2,0 cm; superior: 3,0 cm; inferior: 2,0 cm.
  • Título: centralizado.
  • Nome e referências (nota de rodapé) do(s) autor (es).
  • Órgão/Agência de fomento (se houver).
  • Parágrafos: Início a 1,25 cm a partir da margem esquerda; com exceção das referências.
  • No Resumo Expandido, não há citações diretas. As citações devem ser indiretas e feitas no corpo do texto.
  • Referências: Espaçamento simples entre linhas, separadas entre si por espaço simples, organizadas em ordem alfabética e com alinhamento justificado. Ex: BITTENCOURT, M. A. L. et al. (Org.). Normas técnicas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Ilhéus: Editus, 2010.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA OS TRABALHOS A COMPOR A PUBLICAÇÃO

  • Os trabalhos submetidos pelos interessados deverão seguir as normas e calendário previamente divulgados.
  • Todos os trabalhos serão avaliados por um parecerista da Comissão Científica composta por professores do Departamento de Educação, Campus X.
  • Os trabalhos submetidos serão encaminhados para o Comitê Científico, que encaminhará o trabalho para o parecerista retirando o nome dos autores e referências que possam indicar a autoria do trabalho, bem como do parecerista, quando retornar ao autor.
  • O parecerista procederá a avaliação, levando-se em consideração a cada um dos seguintes critérios de avaliação: a) Relevância do estudo, b) Estrutura do trabalho, c) Redação, d) Consistência do desenvolvimento do trabalho e, e) Grau de reflexividade.
  • Os trabalhos serão classificados nas seguintes categorias: a) Favorável para comunicação e publicação; b) Favorável para comunicação e para posterior publicação, desde que atendidas as reformulações indicadas no parecer; c) Desfavorável.


DIVULGAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

  • Os trabalhos submetidos serão apresentados na modalidade Comunicação Oral.
  • A Comunicação Oral será realizada on-line através da plataforma Microsoft Teams e poderá ser realizada por até dois autor(es) e/ou coautor(es). O cronograma de apresentação e link da sala serão disponibilizados no site do evento e enviado por e-mail.
  • A apresentação do trabalho contará com 15 minutos para exposição oral e, ao final das apresentações será concedido um tempo para as considerações e debates sobre os trabalhos apresentados.
  • O certificado de apresentação do trabalho irá conter o nome de todos os autor(es) e/ou coautor(es) do trabalho. Os nomes aparecerão no certificado da forma em que foram informados na ficha de submissão de trabalhos. Fique atento à grafia e não abrevie nenhum nome dos autor(es) e/ou coautor(es).
  • Todos os trabalhos aceitos para publicação irão compor os Anais da “X Quintas Acadêmicas: divulgação e memória”, desde que atendam orientações dos pareceres, em meio eletrônico disponível para download no site www.sge.uneb.br/quintasacademicas2020dedcx.


DATAS IMPORTANTES

Submissão de trabalhos prorrogada até o dia 16 de outubro de 2020.

ATIVIDADE 
DATA
Inscrição no evento
On-line até o dia do evento
Submissão de trabalhos
De 10/09 a 12/10/2020
Avaliação de trabalhos por pareceristas
Até dia 19/10/2020
Publicação de trabalhos selecionados para Comunicação Oral
Dia 21/10/2020
Apresentação de trabalhos
A partir do dia 30/10/2020
Revisão de trabalhos para publicação nos Anais pelos autores
De 21/10 a 21/11/2020
 Avaliação de trabalhos por pareceristas
Até dia 30/11/2020
 Publicação dos Anais
Até dia 28/02/2021


ACESSO AOS ANAIS

     

REALIZAÇÃO

  • Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Departamento de Educação – Campus X
  • Núcleo de Pesquisa e Extensão do Campus X
  • Projeto Quintas Acadêmicas: divulgação e memória


COMISSÃO ORGANIZADORA

Docentes

  • Ana Odália Vieira Sena
  • Clovis Lisbôa dos Santos Junior
  • Gean Paulo Gonçalves Santana
  • Gislaine Romana Carvalho da Silva
  • Kildria Vieira Alves Gigante
  • Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho
  • Minervina Joseli Espíndola Reis
  • Priscila Alves Pereira
  • Tatiana Dias Silva

Discentes

  • Hávila Said Silva Evangelista
  • Isadora Dias Mariano de Oliveira


APOIO

  • Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD
  • Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação – PPG
  • Pró-Reitoria de Extensão – PROEX


LOCALIZAÇÃO DO EVENTO

  • Online na plataforma Microsoft Teams e Canal do YouTube do DEDC X


CONTATO

  • Comissão Organizadora das Quintas Acadêmicas
  • E-mail: quintasacademicascampusx@gmail.com.
  • Site: www.sge.uneb.br/quintasacademicas2020dedcx.

Programação