O legado do pensamento ocidental antigo em ontologias tradicionais. Metafísica. Superação da metafísica e pós-superação da metafísica

Sobre o Evento


O legado do pensamento ocidental antigo em ontologias tradicionais. Metafísica. Superação da metafísica e pós-superação da metafísica]


RESUMO:

O curso se divide em quatro partes: 1- apresenta um recorte de paradigmas do pensamento ocidental antigo como fundamento para o surgimento da filosofia enquanto saber. Explicita passagens do pensamento parmenídico e heraclitiano que determinaram o pensamento racional do ocidente. 2- identifica em ontologias da metafísica tradicional, pressupostos do pensamento inaugural do ocidente, com vistas a formular seu domínio na noção do sujeito cartesiano, na vontade de poder nietzschiana e na ontologia fundamental de Heidegger. 3- tematiza a concepção de metafísica tradicional e a reivindicação contemporânea de sua superação. Pontuaremos as contribuições do Círculo de Viena, as investidas de Rudoph Carnap e o contraponto da reorientação dada por Heidegger para a questão da superação da metafísica. 4- Explicita desdobramentos que se seguem pós a superação da metafísica. Destacaremos encaminhamentos de pesquisas sociais e filosóficas contemporâneas, sobretudo a partir do século XX, tensionadas com o movimento da contracultura que visou a quebra de velhos paradigmas e abertura de novas possibilidades para o pensamento. 


OBJETIVO GERAL:

Apresentar os pressupostos iniciais do pensamento Ocidental Antigo e seu desdobramento como marco fundante e condutor da filosofia tradicional no Ocidente. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Apresentar os pressupostos do pensamento Ocidental Antigo, a partir de fragmentos dos textos de Parmênides e Heráclito.

Caracterizar o surgimento da filosofia e a consequente instauração do saber racional como ambiência considerada necessária ao marco civilizatório.

Identificar e explicitar pressupostos do pensamento ocidental antigo na formulação da noção de sujeito cartesiano; vontade de poder nietzschiana e na ontologia fundamental heideggeriana.

Tematizar o conceito de metafísica e a problemática a ela concernente, a partir do pensamento de Heidegger.

Apresentar o projeto filosófico de superação da metafísica protagonizado por Rudoph Carnap, a partir das contribuições do Círculo de Viena.

Expor e problematizar o projeto de superação da metafísica em Heidegger.

Apresentar e discutir encaminhamentos de pesquisas atuais. Relações e ruptura com a filosofia tradicional. Caminhos da filosofia pós-superação da metafísica. 


Programação

Mais Informações