A (des)construção do brincar a partir da diversidade: desafios para a inclusão das diferenças
Sobre o Evento
Curso vinculado ao Programa Encontros Formativos Pedagógicos em tempos de Pandemia - Pedagogia Campus II
Docentes: Magdalânia França, Laíse Araújo Costa e Linna Almeida.
Período: De 29/09/2020 à 17/11/2020 , com encontros semanais sempre na terça e quinta-feira, no horário de 18:30 às 21:00
Carga horária: 45 horas
Apresentação
Abordar a diversidade de forma lúdica na infância visa contribuir para a formação de sujeitos mais bem resolvidos, com autoestima elevada, com atitude crítica e compromissada com a construção de novas formas de pensar, sentir e agir que constituirão o novo normal de uma sociedade mais justa, com equidade e respeito a toda diversidade humana.
O ato de brincar enriquece a construção de significados e sentidos sobre a realidade vivenciada. Pelo brincar a criança e o adolescente explora as suas potencialidades de tornar-se pessoa ao tempo que deixa fluir a sua imaginação no mundo do faz de conta, na imitação das cenas do cotidiano e pelos jogos experimenta os mecanismos das normas da convivência social. Segundo Vygotsky (1984) o brincar é a principal atividade da criança para o desenvolvimento de funções superiores contribuindo para a sua maturidade psicossocial.
O brincar, assim como toda ação humana, também reproduz as tensões sociais que nutrem as tramas da exclusão fabricadas culturalmente. Destarte, o bullyng caracterizado como violência reiterada contra o outro diferente, tem ocupado amplo espaço de discussão no cenário educacional e demanda transformações em vários campos sociais.
Portanto, para subverter essa ordem excludente, propomos esse curso com o objetivo de problematizar, fundamentar teoricamente e propor intervenções na utilização do lúdico com as crianças na aprendizagem de temas sobre a diversidade como um caminho de suma importância para o desenvolvimento de saberes, competências e atitudes para formar pessoas que respeitem a diversidade.
Conteúdos
Módulo 1 - Problematização sobre a (des)construção do brincar e suas implicações na inclusão das diferenças na infância
Módulo 2 - Diversidade na educação: fundamentos teóricos, concepções, aspectos legais
Módulo 3 - Diversidade na educação de crianças: práticas, projetos e aulas inclusivas
Programação
| Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
|---|---|---|---|
| Aulas do curso de extensão | 29/09/2020 18:30 | 17/11/2020 21:00 | Magdalânia França, Laíse Araújo Costa e Linna Almeida. |