A (des)construção do brincar a partir da diversidade: desafios para a inclusão das diferenças

Sobre o Evento

Curso vinculado ao Programa Encontros Formativos Pedagógicos em tempos de Pandemia -  Pedagogia Campus II 

Docentes: Magdalânia França, Laíse Araújo Costa e Linna Almeida.

Período: De 29/09/2020 à 17/11/2020 , com encontros semanais sempre na terça e quinta-feira, no horário de 18:30 às 21:00

Carga horária: 45 horas

Apresentação


 Abordar a diversidade de forma lúdica na infância visa contribuir para a formação de sujeitos mais bem resolvidos, com autoestima elevada, com atitude crítica e compromissada com a construção de novas formas de pensar, sentir e agir que constituirão o novo normal de uma sociedade mais justa, com equidade e respeito a toda diversidade humana.

O ato de brincar enriquece a construção de significados e sentidos sobre a realidade vivenciada. Pelo brincar a criança e o adolescente explora as suas potencialidades de tornar-se pessoa ao tempo que deixa fluir a sua imaginação no mundo do faz de conta,  na imitação das cenas do cotidiano e pelos jogos experimenta os mecanismos das normas da convivência social. Segundo Vygotsky (1984) o brincar é a principal atividade da criança para o desenvolvimento de funções superiores contribuindo  para  a sua maturidade  psicossocial. 

O brincar, assim como toda ação humana, também  reproduz  as  tensões sociais que nutrem as tramas da exclusão fabricadas culturalmente. Destarte, o bullyng caracterizado como violência reiterada contra o outro diferente,   tem ocupado amplo  espaço de discussão no cenário educacional e demanda transformações em vários campos sociais.

Portanto, para subverter essa ordem excludente, propomos esse curso com o objetivo de problematizar, fundamentar teoricamente e propor intervenções na utilização do lúdico com as crianças na aprendizagem de temas sobre a diversidade  como um caminho de suma importância para o desenvolvimento de saberes, competências e atitudes para formar pessoas que respeitem a diversidade.

Conteúdos

  Módulo 1 -  Problematização sobre  a (des)construção do brincar e suas implicações na inclusão das diferenças na infância

Módulo  2 - Diversidade na educação: fundamentos teóricos, concepções,  aspectos legais

 Módulo 3  -  Diversidade na educação de crianças: práticas, projetos e aulas inclusivas



Programação

Mais Informações