V Diálogos Sobre a Pesquisa
Sobre o Evento
Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação – GEFEP UNEB CNPq realiza, bienalmente, o evento intitulado Diálogos sobre a Pesquisa. Neste ano (2020), em nossa 5ª edição, provocados pelo contexto internacional motivado pela COVID-19, assumimos como tema: Desterritorializados pelo ensino remoto: quais educações são possíveis e necessárias?
Em sua primeira edição (2012), o evento reuniu estudantes e pesquisadores para discutirem O Ensino pela Pesquisa, valorizando a participação de estudantes da graduação envolvidos em projetos de pesquisa. Na segunda (2014), debateu a Educação de Jovens e Adultos, contando com a participação de professores e estudantes da graduação, da pós-graduação e da Educação Básica. Na terceira (2016), discutiu Formação Docente após a LDB 9394/96, ampliando a participação de professores e estudantes interessados na temática, numa parceria entre Universidade do Estado da Bahia – UNEB e Faculdade de Educação – FACED UFBA. Na última edição (2018), buscando ampliar esta participação tivemos os Dispositivos Metodológicos de Pesquisa na Pós-graduação como mote das discussões.
O evento está vinculado ao Programa de Pós-graduação stricto sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC). Em sua organização, conta com estudantes da graduação e da pós-graduação; além de acolher a participação de atores da escola básica da rede de ensino pública – estadual e municipal -, de Institutos Federais; e de técnicos da UNEB – todos integrantes do GEFEP. O GEFEP tem parceria com os Grupos FEL UNEB/CNPq e FEP UFBA/CNPq; além do Colégio Estadual Governador Roberto Santos (Salvador/BA). Nestes espaços de discussão, as pesquisas realizadas vêm fortalecendo as redes colaborativas de trabalho, na Educação.
Com o V Diálogos sobre a Pesquisa, buscamos promover a difusão e a divulgação do conhecimento científico e acadêmico desenvolvido nos diversos espaços educativos, favorecendo o protagonismo nas redes públicas de ensino; e socializar experiências de pesquisa na Educação, tendo como perspectiva a necessária articulação entre Universidade e Educação Básica. Esperamos, assim, ampliar espaços de discussão entre profissionais da Educação em seus distintos segmentos e em todas as modalidades de ensino, tendo como objeto a formação docente no e para o exercício da sua profissão.
Objetivos
- Promover a divulgação e a difusão do conhecimento científico e acadêmico produzido nos diversos espaços educativos, destacando formação a docente no exercício da profissão e a necessária articulação entre a Universidade e a Educação Básica.
- Discutir políticas públicas voltadas para a formação docente em exercício, tendo em vista a valorização do magistério; a indução à docência; a gestão na Educação.
- Debater a valorização do magistério com ênfase na articulação entre Universidade e Educação Básica, visibilizando pesquisas realizadas em Instituições de ensino, na graduação e na pós-graduação.
- Difundir pesquisas e perspectivas metodológicas desenvolvidas em Programas stricto sensu em Educação que tenham como objeto de estudo a formação em exercício de professores, o currículo, a gestão da educação, a relação ensino e pesquisa e as tecnologias educacionais.
- Discutir sobre as possibilidades de educar em espaços diversos.
Público Alvo
- Professores e Estudantes de Educação Básica e Superior – Graduação e Pós-graduação – e Institutos Federais;
- Profissionais e Técnicos da Educação.
O V Diálogo sobre a Pesquisa ocorrerá toda de modo remoto - no formato de webinário, tendo a participação de convidados/as que discutem as temáticas relacionadas a este Evento; e, em turno oposto, encontros on-line para apresentação de Relatos de Pesquisa, situados nos Eixos a seguir.
Eixo 1: Políticas Públicas Educacionais, Financiamento e Gestão na Educação Básica
No cenário de pandemia a importância das políticas públicas ficou mais latente para toda a população, diante da importância das intervenções do Estado na Educação através de políticas públicas educacionais. Este eixo aborda as ressonâncias destas políticas e do financiamento a instituições de ensino, tendo em vista a Educação Básica e o Ensino Superior. Não obstante, pesquisas em torno da Gestão na Educação Básica também compõem nosso horizonte de categorias para propiciar uma discussão sobre a gerência da educação antes, durante e no planejamento das mudanças tanto para o ensino mediado por tecnologias, quanto para a volta às aulas.
Eixo 2: Currículo e Formação de Professores
Na Quarentena motivada pela COVID-19 as discussões sobre currículo e formação de professores, seja para a Educação Básica ou Educação Superior, foram intensificadas. Aqui, circundamos o currículo voltado à formação docente e os desafios que o permeiam, tendo em vista as concepções desta formação em seus diversos espaços de atuação, provocadas pela mediação tecnológica. Programas voltados à Formação em Exercício de Professores; assim como pesquisas que envolvem narrativas na investigação sobre formação docente, são instados a debater sobre metodologias e experiências curriculares situadas no contexto da prática docente no ensino remoto.
Eixo 3: Gestão Educacional
No espaço escolar os sujeitos se conectam para performar sentido, pois, aí, todos têm contribuições e saberes para compartilhar, já que os processos realizados neste espaço são experiências formativas. No entanto, na Quarentena motivada pelaCOVID-19, conexões/relações para formação foram revisitadas, instando repensar sobre as alternativas de gestão para o enfrentamento do distanciamento social. A gestão e os direcionamentos aos quais a escola é submetida foram provocados a serem repensados, tendo em vista a necessária participação democrática dos atores da organização escolar, buscando entender como as tecnologias de gestão aplicadas a espaços escolares podem contribuir para adaptação à nova realidade da educação, no cenário pós-pandemia.
Eixo 4: Educação para Jovens e Adultos em situação de Restrição e Privação de Liberdade
A Educação para privados de liberdade, seja em Unidades Escolares Prisionais ou na Socioeducação, deve ser discutida na perspectiva da importância da intersetorialidade na relação do educar em espaços socialmente reconhecidos. Busca-se, assim, discutir políticas públicas na área da Execução Penal e Educação para os privados de liberdade, situando demandas da educação em prisões e na Socioeducação com os atores sociais que atuam nesses espaços. Além disto, diante das recomendações sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS), importa problematizar propostas educacionais para o ensino para jovens e adultos privados de liberdade no contexto da COVID-19.
PROGRAMAÇÃO
09 de novembro de 2020
14h00 às 17h00 - Apresentação de Relatos de Pesquisa (Plataforma Teams)
19h00 às 21h00 - Roda de Diálogo 1 - Políticas Públicas Educacionais, Financiamento e Gestão na Educação Básica
Convidados/as: Dra. Lídia Pimenta/UNEB, Dr. Marcio Costa/UEFS-FAPESB; Ms. Nildon Pitombo/UEFS-CEE/BA.
Mediação: Ms. Ginaldo Araújo/UNEB
10 de novembro de 2020
14h00 às 17h00 - Apresentação de Relatos de Pesquisa (Plataforma Teams)
19h00 às 21h00 - Roda de Diálogo 2 - Currículo e Formação de Professores
Convidados/as: Dr. Marcelo Faria/UEFS; Dra. Mary Valda Sales/UNEB; Dra. Monica Daltro/EBMSP
Mediação: Ms. Neurisângela Miranda/IF Baiano
11 de novembro de 2020
14h00 às 17h00 - Apresentação de Relatos de Pesquisa (Plataforma Teams)
19h00 às 21h00 - Roda de Diálogo 3 - Gestão Educacional
Convidados: Ms. Adson Moradillo/SEC-BA; Ms. Ivan Oliveira/IFBA-SEC/BA; Dr. Marcius Gomes/UNEB-SEC/BA;
Mediação: Ms. Ivete Santos/UNEB
12 de novembro de 2020
14h00 às 17h00 - Apresentação de Relatos de Pesquisa (Plataforma Teams)
19h00 às 21h00 -Roda de Diálogo 4 - Educação para Jovens e Adultos Privados de Liberdade
Convidadas: Dra. Alba Guedes/UNEB; Ms. Ana Verena Amorim/SEC-BA; Ms. Maria das Graças Barreto/SEC-BA
Mediação: Ms. Newdith Dias/SEC-BA
O Webinário será exibido no canal do Gefep no Youtube através do link: https://www.youtube.com/channel/UCDCkUBD_VjR1viDSNX_ekEg
Orientações para Submissão de Relato de Pesquisa
Período de submissão: 13 de outubro a 02 de novembro de 2020.
Limite de vagas: 30 relatos por eixo
Orientação para escrita do trabalho: Acesse aqui o Template
Submissão de Relato de Pesquisa: enviar arquivo para o e-mail gefepuneb@gmail.com
Para obtenção de certificado no evento com carga horária de 8 horas, os inscritos devem ter, no mínimo, 75% (setenta por cento) de participação. Durante as atividades, serão informados links para registro das presenças.
Os trabalhos aprovados e apresentados para socialização e discussão, no evento, serão publicados nos Anais do V Diálogos sobre a Pesquisa, desde que cumpram, rigorosamente, as normas de submissão constantes no Template.
A comissão organizadora do evento, enviará para o e-mail do/a participante o link para acesso a sala da apresentação, 03 horas antes.
Comissão Organizadora
Camila Ferreira Arouca – SMED Salvador
Daiane Silva das Chagas
Daniele Santana Santos – UNEB
Ginaldo Cardoso de Araújo – UNEB
Ivete Teixeira dos Santos – UNEB
Jeovangela de Matos Rosa Ribeiro – IFBA/Seabra
Maria das Graças Reis Barreto – SEC Bahia
Márcea Andrade Sales – UNEB – Líder do grupo de pesquisa GEFEP
Márcia Andrade Oliveira Bello – SEC Bahia
Neurisângela Maurício dos Santos Miranda – IF BAIANO
Rosilene Souza de Oliveira – IF SERTÃO-PE
Tatiana Dias Silva – UNEB
Vivia Santos Andrade – Rede Municipal de Cansanção/BA
Comissão de apoio
Adriana Maria Gomes Lopes – SEC Bahia
Ana Regina Teixeira
Ana Terra dos Santos Araújo
Carolina Nunes Belens
Darlaine Pereira Bomfim das Mercês
Érica Ramos Rocha Silva
Kleber Henrique Santos da Silva
Newdith Mendonca Dias – SEC Bahia
ISSN 2526-1878
Sejam todos/as bem-vindos/as!
Programação
| Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
|---|---|---|---|
| Inscrição no evento sem submissão de Relato de Pesquisa. | 13/10/2020 00:00 | 08/11/2020 23:59 | |
| Inscrição no evento com submissão de Relato de Pesquisa | 13/10/2020 00:00 | 02/11/2020 23:59 | 30 vagas por eixo. |