CURSO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA

Sobre o Evento


No decorrer das 20 horas de trabalho, os cursistas podem iniciar uma construção/ reconstrução acerca de como a criança constrói o conceito de mero bem como das operações cognitivas envolvidas nessa construção. Para tanto, serão realizadas oficinas teórico - metodológicas, cuja metodologia teve como eixo central a resolução de problemas e a metacognição.


A construção/reconstrução, acerca dos conteúdos associados aos eixos temáticos do curso, ocorre a partir da análise dos estudos de Jean Piaget. Segundo ele, mero é um conhecimento lógico-matemático, portanto não é possível ensiná-lo. É uma construção do sujeito, quando este faz uma síntese entre a relação de ordem e inclusão hierárquica de classes.


Embora o conceito de número não possa ser ensinado, o cursista pode ser o mediador dessa construção. Nesse contexto, entende-se Mediação como um ato intencional com propósito específico, no qual o mediador trabalha ativamente para focar a atenção no estímulo (Mentis, 1997, p.25 ).


Partindo desta perspectiva, os cursistas podem analisar e refletir acerca :


 

     dos estágios de desenvolvimento cognitivo segundo Piaget;


    das operações cognitivas envolvidas na construção do conceito de mero pela criança;


     das competências numéricas a serem desenvolvidas pelas crianças.



Programação

Mais Informações