CURSO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Sobre o Evento
No decorrer das 20 horas de trabalho, os cursistas podem iniciar uma construção/ reconstrução acerca de como a criança constrói o conceito de número bem como das operações cognitivas envolvidas nessa construção. Para tanto, serão realizadas oficinas teórico - metodológicas, cuja metodologia teve como eixo central a resolução de problemas e a metacognição.
A construção/reconstrução, acerca dos conteúdos associados aos eixos temáticos do curso, ocorrerá a partir da análise dos estudos de Jean Piaget. Segundo ele, Número é um conhecimento lógico-matemático, portanto não é possível ensiná-lo. É uma construção do sujeito, quando este faz uma síntese entre a relação de ordem e inclusão hierárquica de classes.
Embora o conceito de número não possa ser ensinado, o cursista pode ser o mediador dessa construção. Nesse contexto, entende-se Mediação como um ato intencional com propósito específico, no qual o mediador trabalha ativamente para focar a atenção no estímulo (Mentis, 1997, p.25 ).
Partindo desta perspectiva, os cursistas podem analisar e refletir acerca :
• dos estágios de desenvolvimento cognitivo segundo Piaget;
• das operações cognitivas envolvidas na construção do conceito de número pela criança;
• das competências numéricas a serem desenvolvidas pelas crianças.
Programação
| Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
|---|---|---|---|
| Aulas do curso de extensão. 13h30 às 17h30. Terças-feiras. 06,13,20,27/06 e 04/07/2017 | 06/06/2017 13:30 | 04/07/2017 17:30 | Profa. Isaura Moreira |