O ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira: Textos fílmicos e textos escritos

Sobre o Evento

RESUMO

Historicamente a educação brasileira sempre teve uma perspectiva eurocêntrica. Com isso a diversidade de povos formadores da população brasileira é negada, dando ênfase apenas a um dos patrimônios civilizatórios formadores dessa população. A história de parte dos nossos antepassados é desconhecida e desvalorizada, com isso são disseminados estereótipos negativos sobre parte significativa de nossa população. A implementação da lei 10.639/2003, nos permite pensar possibilidades de utilização de novos temas, materiais, metodologias e ações parao atendimento dessa obrigatoriedade. Também nos instiga a pensar e transformar nossas aulas, adaptando suportes e técnicas para conseguir alcançar os objetivos da lei em referência. Como toda fonte histórica, as imagens em
movimento, trazem em seu bojo uma visão sobre um determinado tema, como em qualquer documento os valoresdos envolvidos são expressos. Ninguém fica indiferente a um filme. Portanto seu uso será explorado junto com outras
fontes.


Objetivos:

- Proporcionar aos alunos oportunidade de ver filmes desconhecidos do grande público;
- Proporcionar aos alunos oportunidade de ler textos escritos sobre temas variados;
- Analisar as questões presentes nos filmes e texto de forma sistemática;
- Proporcionar aos alunos novas formas de trabalhar textos escritos e fílmicos




Programação

Mais Informações