ORDEM & DISTOPIA

Sobre o Evento

Surgido como o posto ao conceito de utopia, a distopia consolidou-se como um gênero literário para, em tempos diversos, revelaram uma visão crítica do mundo, apontando estados extremos de tensão, desilusão, medo e obscurantismo. Estabelecem um panorama social que revela as idiossincrasias de nosso próprio tempo apontando para um futuro no qual as promessas de tempos melhores não se concretizam.

Um dos elementos comuns ás distopias é o da ordem, estabelecida por robustos e arbitrários instituições estatais, construindo um estado de coisas, permeado pelo medo e vigilância. Desde clássicos como Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley; e Fahrenheit 451, de Ray Bradbury e 1984, de George Orwell ao recente A polícia da memória, de Yoko Ogawa ou as chamadas distopias adolescentes (como as séries Jogos Vorazes e Divergente) o elemento ordem compões importante elemento e remete a estruturas normativas. Este minicurso pretende dedicar especial atenção a tal aspecto. 

Rafael Ottati é doutor em Literatura Comparada pela UFRJ, com mestrado na mesma instituição. Possui graduação em Letras Português e Inglês. Egresso de uma pós-graduação lato sensu em Filosofia Contemporânea na PUC-RJ. Integra o Grupo de Estudos Comparados de Literatura e Cultura (GECOMLIC), que é filiado ao Centro de Estudos Afrânio Coutinho, na UFRJ, onde desenvolve pesquisas sobre distopias, ciborguização, cibridismo, pós-humanismo e Black Mirror.

Carga-horária: 4h/a.

*Evento será realizado em ambiente virtual.

*O presente minicurso faz parte das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Justiça, ficção e sociedade: encontros de Direito e Literatura (Colegiado de Direito, Departamento de Educação, Campus VIII, Paulo Afonso).

Programação

Mais Informações