DIREITOS HUMANOS DESDE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: significados, desafios e repercussões" (2ª edição)

Sobre o Evento

CURSO DE EXTENSÃO

                 

                        DIREITOS HUMANOS DESDE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR:

Significados, desafios e repercussões

                            Local de realização: canal do Youtube – DCHT/UNEB                                                                                                                                    

 Horário das aulas: Aos sábados, às 16 horas

Ano Letivo: 2021.2                         Carga Horária:    30 horas/aula

Docente responsável: Euzelene Rodrigues Aguiar

 

Ementa:

Definição de Direitos Humanos. A Evolução Histórica dos Direitos Humanos. Os Sistemas Regional e Global de Proteção. Direitos Universais e Específicos. A Tutela das Minorias.  Psicologia e Direitos Humanos: Violência, trauma e intervenções psicoterapêuticas. A Interdisciplinaridade nos Direitos Humanos. A educação em Direitos Humanos no contexto contemporâneo. Políticas Públicas.

 

Objetivos:

  1. Geral:

Refletir sobre os direitos humanos desde uma perspectiva interdisciplinar, compreendendo sua evolução histórica e destacando os principais conceitos adotados no contexto contemporâneo.

  1. Específicos:

Ø  Definir os Direitos Humanos e analisar a sua evolução histórica.

Ø  Compreender os Sistemas Regional e Global de Direitos Humanos.

Ø  Estudar a Tutela das Minorias, abordando os direitos universais e específicos

Ø  Enfocar as violações de Direitos Humanos, as consequentes psicopatologias e possibilidades de intervenções psicoterapêuticas, relacionando a Psicologia e os Direitos Humanos.

Ø  Destacar a interdisciplinaridade nos Direitos Humanos.

Ø  Abordar a importância da Educação em Direitos Humanos e das Políticas Públicas no contexto contemporâneo.

 

Conteúdo Programático:

Direitos Humanos: definição e principais teorias.

Evolução histórica dos Direitos Humanos.

Sistemas Regional e Global de Proteção.

Tutela das Minorias

Concepção Contemporânea dos Direitos Humanos

A interdisciplinaridade nos Direitos Humanos.

Relação entre saúde Mental e Direitos Humanos.

Violência, Trauma e Direitos Humanos: intervenções psicoterapêuticas.  

Educação em Direitos Humanos e Políticas Públicas na contemporaneidade.

 

Metodologia:

A realização do curso se dará mediante o desenvolvimento de atividades de caráter interativo, utilizando-se o espaço virtual para a construção dos conceitos e temáticas abordadas. Dentre os procedimentos metodológicos constarão apresentações orais, leitura prévia; discussão de textos e debates para uma melhor assimilação dos conteúdos, além de recursos audiovisuais.

 

Avaliação:

A avaliação se dará através da leitura prévia dos textos e elaboração de resumos críticos, sendo considerado o interesse e a participação do aluno nas discussões, debates e reflexões nos encontros virtuais.

 

Bibliografia

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Mini-currículo:

 

Euzelene Rodrigues Aguiar

 

Psicóloga (PUC-Goiás - 1993); Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB desde 2000; Doutora pela Universidad de Salamanca – USAL; Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (2008); Especialista em Direitos Humanos (2001); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2002); Formação em Eye Movement Desensitization and Reprocessing - EMDR (2012 a 2015, em Madri e Barcelona, Espanha); Formação em Psicodrama (2011, Salamanca, Espanha). Membro do Grupo de pesquisa “Direitos Humanos, Grupos Vulneráveis e Violências” – CNPQ desde 2017. Membro do Grupo de pesquisa “Direitos Humanos, Grupos Vulneráveis e Violências” e do “Grupo Salamanca de Investigación en Antropología Indigenista y Educación Intercultural – GSIAIEI”.

 

E-mail para contato: eaguiar@uneb.br

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6535008195442479

Orcid: 0000-0002-5747-0631

 

 

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