DIREITOS HUMANOS DESDE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: significados, desafios e repercussões" (2ª edição)
Sobre o Evento
CURSO DE EXTENSÃO
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DIREITOS
HUMANOS DESDE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: Significados, desafios e repercussões Local de realização: canal do
Youtube – DCHT/UNEB
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Horário
das aulas: Aos sábados, às 16 horas |
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Ano Letivo: 2021.2 Carga Horária: 30 horas/aula |
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Docente responsável: Euzelene Rodrigues Aguiar |
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Ementa: Definição
de Direitos Humanos. A Evolução Histórica dos Direitos Humanos. Os Sistemas
Regional e Global de Proteção. Direitos Universais e Específicos. A Tutela
das Minorias. Psicologia e Direitos
Humanos: Violência, trauma e intervenções psicoterapêuticas. A
Interdisciplinaridade nos Direitos Humanos. A educação em Direitos Humanos no
contexto contemporâneo. Políticas Públicas. |
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Objetivos:
Refletir sobre os direitos
humanos desde uma perspectiva interdisciplinar, compreendendo sua evolução
histórica e destacando os principais conceitos adotados no contexto
contemporâneo.
Ø
Definir os
Direitos Humanos e analisar a sua evolução histórica. Ø
Compreender os
Sistemas Regional e Global de Direitos Humanos. Ø
Estudar a
Tutela das Minorias, abordando os direitos universais e específicos Ø
Enfocar as
violações de Direitos Humanos, as consequentes psicopatologias e possibilidades
de intervenções psicoterapêuticas, relacionando a Psicologia e os Direitos
Humanos. Ø
Destacar a
interdisciplinaridade nos Direitos Humanos. Ø
Abordar a
importância da Educação em Direitos Humanos e das Políticas Públicas no
contexto contemporâneo. |
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Conteúdo Programático: Direitos
Humanos: definição e principais teorias. Evolução
histórica dos Direitos Humanos. Sistemas
Regional e Global de Proteção. Tutela
das Minorias Concepção
Contemporânea dos Direitos Humanos A interdisciplinaridade nos
Direitos Humanos. Relação
entre saúde Mental e Direitos Humanos. Violência,
Trauma e Direitos Humanos: intervenções psicoterapêuticas. Educação
em Direitos Humanos e Políticas Públicas na contemporaneidade. |
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Metodologia:
A
realização do curso se dará mediante o desenvolvimento de atividades de
caráter interativo, utilizando-se o espaço virtual para a construção dos
conceitos e temáticas abordadas. Dentre os procedimentos metodológicos
constarão apresentações orais, leitura prévia; discussão de textos e debates
para uma melhor assimilação dos conteúdos, além de recursos audiovisuais. |
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Avaliação: A
avaliação se dará através da leitura prévia dos textos e elaboração de
resumos críticos, sendo considerado o interesse e a participação do aluno nas
discussões, debates e reflexões nos encontros virtuais. |
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Bibliografia AGUIAR,
Euzelene R. Políticas Públicas para a
Educação Superior Indígena na Bahia: ¿Caminhos para o Protagonismo e a
Autonomia? Dissertação de Mestrado, Departamento de Ciências
Humanas/Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Salvador, Bahia, Brasil,
2008; _______________Os Mecanismos
de Proteção dos Direitos Humanos: um estudo sobre a aplicabilidade dos
instrumentos de alcance geral e específico. Monografia publicada na Revista do Curso de Especialização em
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Universidade do Estado da Bahia. Brasil, 2001; _______________ Análisis
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Bahía (Brasil): un proceso individual, colectivo y étnico. Trabalho de Grado (Tesina), apresentado na
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Daniela e; PIOVESAN, Flávia ( Coords.). Igualdade, diferença e direitos
humanos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. |
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Mini-currículo:
Euzelene Rodrigues Aguiar
Psicóloga
(PUC-Goiás - 1993); Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB
desde 2000; Doutora pela Universidad de Salamanca – USAL; Mestre em Políticas
Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (2008);
Especialista em Direitos Humanos (2001); Especialista em Metodologia do Ensino
Superior (2002); Formação em Eye Movement Desensitization and Reprocessing -
EMDR (2012 a 2015, em Madri e Barcelona, Espanha); Formação em Psicodrama
(2011, Salamanca, Espanha). Membro do Grupo de pesquisa “Direitos Humanos,
Grupos Vulneráveis e Violências” – CNPQ desde 2017. Membro do Grupo de
pesquisa “Direitos Humanos, Grupos Vulneráveis e Violências” e do “Grupo
Salamanca de Investigación en Antropología Indigenista y Educación
Intercultural – GSIAIEI”.
E-mail para
contato: eaguiar@uneb.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/6535008195442479 Orcid: 0000-0002-5747-0631
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Programação
| Atividade do Evento | Início | Término | Palestrante |
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| Inscrição para o evento | 09/10/2021 00:00 | 22/10/2021 23:59 |