EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

Sobre o Evento

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS XV
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UNEAD
NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO - NUPE

CONVITE NUPE nº 013/2022.

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação, Campus XV e da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) convida toda comunidade para participar do evento acadêmico EDUCAÇÃO BILINGUE PARA SURDOS: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA em formato de mediação tecnológica, com transmissão pelo Canal TV DEDC XV, no YouTube. O evento acontecerá no dia 14 de maio de 2022 com programação em anexo a este texto-convite. Este evento deriva da apresentação de artigos dos especialistas em Letras/Libras da UNEAD/UNEB.

OBJETO E JUSTIFICATIVA DO EVENTO.

Este evento se justifica na medida em que se faz necessário discutir os parâmetros educacionais, sociais e jurídicos da inserção do ensino bilíngue para pessoas surdas nos espaços formais de educação no Brasil. A mudança na LDB, a partir da Lei 14.191 de 2021, insere o ensino bilíngue para as pessoas surdas nas escolas, a fim de torná-lo uma modalidade independente, estabelecendo a Libras como primeira língua e o português escrito como segunda. A educação bilíngue será aplicada em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, para educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, optantes pela modalidade de educação bilíngue de surdo.

Discutir as nuances e panoramas nesta realidade socioeducacional possibilita um espaço de discussão necessária para garantir que as pessoas surdas tenham ainda mais acesso a comunicação e entendimento de sua própria realidade no Brasil. Além disso, ele é importante para a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura, o que ainda não acontece da maneira devida em nosso país.

No entanto, ressalta-se que a conquista do ensino bilíngue em escolas de surdos, permanece em um campo de batalha, visto a resistência a sua real efetivação, devido às inúmeras tentativas de subtrair esse direito, o qual acaba sendo revogado por meio da proposta de inclusão indiscriminada destes alunos no ensino regular. Ainda assim, a comunidade surda continua mobilizada para que as conquistas sejam respeitadas e o direito ao ensino bilíngue em escola específica, tal qual previsto na legislação, não seja subtraído.

A compreensão acadêmica e universitária sobre a perspectiva da educação bilíngue precisa estar alinhada com o reforço da a importância da capacitação pedagógica, para que, além da fluência de professores surdos e ouvintes na Língua de Sinais, seja fomentado um conhecimento abrangente dos processos diferenciados de desenvolvimento e aprendizagem do aluno surdo para alicerçar as práticas pedagógicas. A partir do reconhecimento da singularidade de aprendizagem deste alunado, é fundamental a construção de um currículo organizado pelo viés da perspectiva visuoespacial, em consonância com a cultura visual surda, de modo que o sujeito surdo seja perspectivado, em função de sua diferença, como produtor e apreciador da cultura do povo surdo.

PALESTRANTES CONVIDADOS.

Igor Rosário Santos.
Signwriting: a relevância em desenvolver a escrita de sinais pela pessoa surda na sua língua natural.

Lorena de Oliveira Moreira Cerqueira.
Libras como ferramenta pedagógica no processo educacional do aluno surdo.

Manuela dos Santos.
Valdelina Costa de Oliveira.
O processo de inclusão do aluno surdo na escola municipal Manoel Pereira dos Santos no município de Taperoá-BA: desafios e possibilidades.

Neuraide Moraes Marinho.
José Eudes Alves da Silva.
Tecnologia assistiva: para um ensino de libras e português mais inclusivo à pessoa surda.

*Angélica Sílvia de Jesus Lopes.
*Marcela Oliveira Souza Alves.
A inserção da LIBRAS e o processo de inclusão escolar do surdo: uma abordagem investigativa no ensino fundamental em Ubaíra e Santo Antônio de Jesus/Bahia.

MEDIADORES.
Professora Angélica Silvia de Jesus Lopes.
David Kaique Rodrigues dos Santos.
Silvana Alves Silva de Jesus.

COMO POSSO ME INSCREVER? Para participar do evento pelo YouTube, você deverá se inscrever no site do Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ingressando no link disponibilizado neste texto-convite.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 26/04 a 14/05/2021.

*CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÃO.*

ONDE POSSO ASSISTIR O EVENTO? Todos os eventos mediados por tecnologias de digitais de transmissão de áudio e vídeo podem ser acessados no site do Canal de Apontamento de Pesquisas no YouTube, pelo celular, pelo tablet ou pelo computador.


O evento conta com certificado de participação expedido pela própria instituição, com carga horária de 4 horas. Para ter direito ao certificado, o participante inscrito deverá preencher o formulário de frequência, disponibilizado pelos monitores no dia do evento.

MAIORES INFORMAÇÕES: Acesso o nosso WhatsApp Institucional 71 9 9218-4693.

Contamos com a sua presença!

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