IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PESQUISA APLICADA EM EDUCAÇÃO (IV COINPAE): GESTÃO E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL

Sobre o Evento

IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PESQUISA APLICADA EM EDUCAÇÃ

(IV COINPAE)

GESTÃO E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL 

 


1 INTRODUÇÃO

 

Trata-se de um projeto voltado à execução do IV Colóquio Internacional de Pesquisa Aplicada em Educação, a ser realizado nos dias 21 e 22 de novembro de 2022, no horário das 08h30min às 17h, que traz como tema central: Gestão e Tecnologias em Educação no contexto atual. Esse evento conta com a participação expressiva da comunidade unebiana, entre estudantes da graduação, pós-graduação, professores e demais profissionais da Educação Básica.

O referido evento configura-se enquanto uma iniciativa do Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), tendo em vista a necessidade de promover discussões que possam contribuir com a temática e com a proposição de novas pesquisas no âmbito acadêmico e/ou escolar. Assim, esses debates têm por característica convocar os participantes para apreciarem outras perspectivas ou itinerários formativos para qualificação da práxis social.

Nesta perspectiva, destaca-se que o evento acontecerá na Universidade do Estado da Bahia – Campus Salvador, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação  Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, vinculado ao Departamento de Educação – DEDC I. Ainda é importante destacar que esse evento ocorrerá no formato 100% presencial.

Sabe-se que uma das funções da universidade é fortalecer os seus pilares com a divulgação do conhecimento, por meio das pesquisas científicas. Nesse sentido, o ensino, a pesquisa e a extensão são indissociáveis e proporcionam aos estudantes, docentes e profissionais em exercício de suas funções, uma formação inicial e continuada capaz de trazer constantes reflexões acerca da sua prática, ao tempo que amplia os seus conhecimentos. Deste modo, a socialização de conhecimentos, por meio das ações deste evento, que reúne, ao mesmo tempo pesquisa e extensão, reafirma o compromisso da academia com a sociedade, possibilitando a participação de todos e, sobretudo, a construção coletiva de saberes.

O Colóquio será realizado por meio de encontros presenciais, durante os quais terão lugar conferência, comunicações de trabalhos científicos, mesas temáticas, lançamentos de livros e apresentações culturais, evidenciando as contribuições coletivas de sujeitos diversos. Portanto, esse evento e os seus desdobramentos permitem uma interação direta entre todos os participantes, tendo a universidade como espaço fortalecedor dos processos de ensino e aprendizagem.

 

2 DADOS DESCRITIVOS DO EVENTO

Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Endereço: RUA SILVEIRA MARTINS, 2555

Bairro: CABULA                                                       Cidade: SALVADOR

Telefone: (71) 3117-2200

Diretor (a) do Departamento de Educação:

Carla Liane Nascimento Dos Santos

Comissão organizadora do evento:

Marcus Túlio de Freitas Pinheiro

Fernando Luiz de Queiroz Carvalho

Lídia Boaventura Pimenta

Cláudia Paranhos de Jesus Portela

Célia Tanajura Machado

Eveline Santana Neves

Iara Machado Barreto

Jacilene Fiuza de Lima

José Antônio Carneiro Leão

Josemeire Machado Dias

Lais Cristina dos Santos Brito

Dídima Maria de Mello Andrade

Thayse Lacerda Assis

Lorames Bispo dos Santos Cruz

Comissão Científica:

Célia Tanajura Machado

Rosângela da Luz Matos

Dídima Maria de Mello Andrade

Márcea Andrade Sales

Sérgio Henrique da Conceição

André Luiz Souza da Silva (André Betonasi)

Monitoria do Evento:

 (Integrantes dos Grupos de pesquisa: ELUFOTEC/LAVORO)

 

ELUFOTEC:

Alethéia Campos de Oliveira; Claudia Urpia Rosa; Débora Synara Tavares Alencar Reis ; Maria da Glória Gomes dos Santos; Maria de Fátima Sacramento de Almeida Castro; Priscila Silva de Jesus Ramos; Rose Maria Pereira de Souza Bonfim; Selma Maurilia Carneiro de Souza.

LAVORO: Alan José Alcântara de Figueiredo; Cátia Sueli Cerqueira dos Santos; Elane Oliveira de Souza; Eliezer Vieira Lima; Enia dos Santos Costa; Leane Liny dos Santos Lima; Meiriara Lopes de Araújo Cerqueira; Nelian Costa Nascimento; Thayse Lacerda Assis.

 

3 CARACTERÍSTICAS DO EVENTO

 3.1  Ementa

Pesquisa aplicada, produção de conhecimentos, formação e aperfeiçoamento de profissionais, com foco na gestão educacional e nas práticas e processos tecnológicos pertinentes à área da educação e sua relação com demais áreas do conhecimento.

 

 3.3 – Público-alvo

Professores, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação e demais profissionais da educação básica.

 3.4 – Período

Data: 21 e 22 de Novembro de 2022, no horário das 08:00h às 17h.

 3.5 – Eixos / Abordagem temática

Eixo 1 - Gestão, Política Educacional e Tecnologias - Políticas para gestão da educação básica e superior. Gestão democrática e participativa na educação brasileira. Financiamento e controle social na educação básica. Técnicas e tecnologias de acompanhamento e monitoramento. Legislação, estrutura e tecnologias para a gestão da educação Básica e Superior no Brasil. Influência de organismos multilaterais na política de educação mundial e brasileira.

Eixo 2 - Formação de Profissionais da Educação - Formação dos profissionais de educação. Profissão e trabalho docente no Brasil. A formação, inicial e continuada, tecnologias e processos formativos. Programas de formação desenvolvidos no país: concepções e tendências. Influências dos organismos internacionais nas políticas de formação no Brasil. Valorização do magistério e desdobramentos na profissionalização docente.

Eixo 3 - Educação e Tecnologias - Tecnologias educacionais nas políticas para a educação no Brasil. Educação e Tecnologias transformando realidades. Tecnologias educacionais digitais. Metodologias ativas com a utilização das tecnologias. Processos tecnológicos em ambientes educacionais e redes sociais.

 

 3.6 Normas Gerais

O evento é aberto ao público a que se dedica e de participação gratuita. A coordenação do evento, entretanto, recomenda a doação de 1 kg de alimento não perecível, a ser entregue no dia 21/11, no turno matutino, quando do credenciamento dos inscritos e participantes no evento.

A inscrição no IV Coinpae é condição para a submissão de trabalhos. A inscrição no evento não garante a aprovação de trabalho inscrito.

As inscrições ocorrerão exclusivamente via site do SGE UNEB: https://www.sge.uneb.br/inicio/index .Após acesso ao site, o participante deve clicar na opção “acessar”, em seguida em “área participante”, inserindo “login e senha”. Caso o interessado não possua login e senha, deverá realizar o seu cadastro ao acessar o site.

 A Coordenação do IV Coinpae emitirá certificação de 20 horas de participação aos ouvintes e de apresentação de comunicação oral aos autores dos trabalhos aprovados e apresentados.

 

3.7 Sobre a submissão dos resumos expandidos


Submissões prorrogadas  até 02/11/2022. Acesse o site do evento para ter acesso ao template https://coinpae4.wordpress.com/


 Para a submissão de trabalhos no evento o participante deve ser professor ou estudante da pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) ou membro de grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ.

 O prazo para submissão dos resumos expandidos será de 17 a 01 de novembro de 2022.

 Quando do ato da inscrição, os resumos devem ser vinculados a apenas um dos Eixos Temáticos do evento e conforme suas ementas, a saber:

  • Eixo 1 - Gestão, Política Educacional e Tecnologias - Políticas para gestão da educação básica e superior. Gestão democrática e participativa na educação brasileira. Financiamento e controle social na educação básica. Técnica e tecnologias de acompanhamento e monitoramento. Legislação, estrutura e tecnologias para a gestão da educação Básica e Superior no Brasil. Influência de organismos multilaterais na política de educação mundial e brasileira.
  • Eixo 2 - Formação de Profissionais da Educação - Formação dos profissionais de educação. Profissão e trabalho docente no Brasil. A formação, inicial e continuada, tecnologias e processos formativos. Programas de formação desenvolvidos no país: concepções e tendências. Influências dos organismos internacionais nas políticas de formação no Brasil. Valorização do magistério e desdobramentos na profissionalização docente.
  • Eixo 3 - Educação e Tecnologias - Tecnologias educacionais nas políticas para a educação no Brasil. Educação e Tecnologias transformando realidades. Tecnologias educacionais digitais. Metodologias ativas com a utilização das tecnologias. Processos tecnológicos em ambientes educacionais e redes sociais.

 Cada trabalho poderá ter no máximo 03 autores(as), sendo 01 autor(a) e até dois(duas) coautores(as). Autor(es/as) e Coautor(es/as) deverá(ão) estar devidamente inscrito(os/as) no evento. Cada participante poderá encaminhar SOMENTE um (01) trabalho, como autor.

Os dados informados no ato da inscrição são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) e deverão estar corretos para a emissão de certificados, anais e comprovantes.

A adequação do texto à norma culta da língua portuguesa é de responsabilidade exclusiva dos(as) autores(as), assim como sua coerência e coesão textuais.

Os resumos submetidos serão avaliados pela comissão científica do evento, podendo ser aprovados ou reprovados.

 

3.9 Normas sobre a submissão dos resumos expandidos

 Serão aceitos resumos expandidos com resultados parciais ou finais de pesquisas, abordando um dos eixos propostos pelo IV Coinpae.

Os trabalhos deverão apresentar rigor teórico-metodológico e atender às seguintes normas:

Todo o texto deve ser escrito em Língua Portuguesa, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, alinhamento justificado, margens 2,5 cm e em papel tamanho A4.

Os trabalhos devem ser originais e ser encaminhados sob a forma de resumo expandido, com, no mínimo 5.000 e máximo de 7.000 caracteres (com espaço). Devem estar incluídos na contagem final de caracteres título e subtítulo (quando houver), introdução, desenvolvimento, conclusões ou considerações finais e referências.

As citações e referências devem obedecer às Normas da ABNT.

O trabalho deve ser submetido em dois formatos: em pdf, em arquivo não identificado, e em word em arquivo identificado.

Os trabalhos aprovados serão apresentados na forma de comunicação oral

 

4 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

A Comissão Científica fará a avaliação dos trabalhos seguindo os seguintes critérios:

 Relevância, pertinência e originalidade do trabalho no escopo do eixo em que foi submetido;

Adequação conceitual na formulação de problemas e objetivos;

Consistência na abordagem teórico-metodológica, na argumentação e com relação à produção da área da Educação, em particular em relação ao eixo a que o trabalho foi submetido;

Contribuição para o avanço do conhecimento na área do evento, especialmente no eixo a que foi submetido;

Adequação às normas de produção acadêmica, normas gramaticais e de uso da linguagem.

 

5 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS - COMUNICAÇÃO ORAL

 Os trabalhos aprovados serão apresentados na forma de comunicações orais, realizadas em sessões presenciais e coordenadas por docentes da comissão científica do evento, ou outro por ela indicado.

Cada apresentação deverá se realizar, no máximo, em 15 minutos, devendo o coordenador da sala organizar a apresentação em blocos de no máximo 4 trabalhos, seguidos de 30 minutos de debates, quando haverá interação entre autores e demais pesquisadores presentes.

Os participantes deverão permanecer na sala até o término da sessão.

Receberão os certificados os trabalhos que forem efetivamente apresentados por um ou mais de seus autores.

 

6 JUSTIFICATIVA

 O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec), com mais de uma década de existência, possui compromisso com a produção do conhecimento, por meio da realização de pesquisas sobre tecnologias e gestão da educação básica e superior, mas também com a difusão do conhecimento para a sociedade, com vistas ao desenvolvimento humano, social e cultural local e universal.

Ao longo dos anos, o Gestec realiza este mister por meio da realização das atividades regulares do Programa (aulas, orientações, reuniões de grupos de pesquisas), mas também em atividades que envolvem diferentes sujeitos do Programa e convidados, como aulas inaugurais, encontros, seminários, colóquios e diferentes outros eventos realizados por pesquisadores do Programa vinculados às áreas de Gestão Educacional e Práticas e Processos Tecnológicos e aos seus grupos de pesquisa.

O Colóquio Internacional de Pesquisa Aplicada à Educação (Coinpae) se constitui em uma das atividades coletivas mais importantes realizadas pelo Programa porque permite o diálogo de pesquisadores do Programa (estudantes e professores) com pesquisadores de outros programas de pós-graduação, de outras instituições e regiões do Brasil e de outros países.

Neste ano de 2022, o IV Coinpae possui o grande desafio de abordar como pauta que deve direcionar as discussões que ocorrerão nos dias 21 e 22 de novembro o tema da Gestão e Tecnologias em Educação no contexto atual. Considera-se importante e desafiador o tema do evento neste ano tendo em vista o preciso momento histórico que vivemos; egressos de uma pandemia e imersos em um cenário incerto no tocante às políticas sociais e educacionais no Brasil, professores, pesquisadores, estudantes e toda comunidade universitária reúne-se para, juntos, pensar alternativas e estratégias para enfrentar as adversidades e fazer ciências no Brasil.

Assim, este evento deverá trazer renovadas energias para os sujeitos que fazem a história do Gestec e permitir trocas acadêmicas e científicas significativas aos trabalhos realizados pelo Programa.

 

7 OBJETIVOS

 Objetivo geral

Compreender os desafios dos estudos e pesquisas sobre gestão e tecnologias em educação no contexto atual.

 Objetivos Específicos

Discutir gestão, política educacional e tecnologias, como campos de pesquisa da educação básica e superior;

Analisar o estado atual das pesquisas no campo da formação de profissionais da educação e o desenvolvimento de tecnologias educacionais aplicadas a processos formativos;

Debater sobre a relação entre educação e tecnologias na sociedade contemporânea, o potencial da técnica e da tecnologia para a transformação de saberes e realidades nos ambientes escolares e educacionais.

  

 

 


Programação

Mais Informações